Mário Wilson, o Velho Capitão

Treinador, (1929-10-17 - 2016-10-03),
Portugal
Equipa Principal: 5 épocas (1975-1976, 1979-1980, 1995-1997), 132 jogos (88 vitórias, 23 empates, 21 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

Miguel23xxx


Pancho Lopes 67

#1322
Nos 3 anos que treinou o Benfica ganhou smp títulos, em 1975-76 ganha o campeonato mas foi preterido para a chegada de Mortimore. Em 1979-80 fica em 3º mas vence a Taça na célebre final que os lagartos foram apoiar o Benfica contra o Porto. A temporada de 1995-96 foi a única das 3 que assisti, vence a Taça e termina em 2ºlugar na liga obtendo incríveis 73 pontos com um plantel que vinha ser dizimado dxd o final de 1993, e após pegar numa equipa destruída em cacos pelo monstro Artur Jorge, perdendo o campeonato para um Porto dos mais fortes que houve, comandado por Bobby Robson com Mourinho a adjunto.

Sabem dizer-me porque saiu em 1976? E em 1980 o 3ºlugar foi uma desilusão muito grande?

Alexandre1976

Saiu em 1976(belo ano) para ir para o Boavista onde julgo foi ganhar mais e porque o Dr. Borges Coutinho queria um Inglês a treinar a equipa.Em 1980 o desgaste da guerra que travou com o porco do Pedroto numa altura em que era tambem seleccionador poderá ter sido uma das causas.

Pancho Lopes 67

#1324
Citação de: Alexandre1976 em 04 de Março de 2021, 17:03
Saiu em 1976(belo ano) para ir para o Boavista onde julgo foi ganhar mais e porque o Dr. Borges Coutinho queria um Inglês a treinar a equipa.Em 1980 o desgaste da guerra que travou com o porco do Pedroto numa altura em que era tambem seleccionador poderá ter sido uma das causas.

Sim, sei que o Mário Wilson acusava o Pedroto de ser um conflituoso e terem picardias...

O belo ano do título de 1976 foi atípico tb com Boavista (2º) e Belenenses (3º) a acabarem a frente de Porto (4º) e Sporting (5º)...

Harlem

Faz 5 anos de que perdemos Mário Wilson. Sempre uma boa oportunidade para recordar um dos melhores discursos da nossa história:



https://www.youtube.com/watch?v=77JmyKNWmEU



:smitten: :smitten: :smitten: :cry2: :cry2: :cry2:



Vem sempre as putas das lágrimas.

Bekambol

A sua enorme presença, estava e estará sempre presente, no nosso sempre Glorioso Sport Lisboa e Benfica.
Acima de tudo, uma grande altivez de caráter, Um enorme Senhor do mundo do futebol.
Sabia, cativar, acarinhar, estar presente em tudo e todos, Sempre com uma enorme magnitude.

Trapattoni

Nunca me irei esquecer do telefonema do Sr Toni à BTV na noite em que se deu o seu falecimento. Acho que foi o dia em que mais chorei em anos recentes, eterna saudade.

Phils

Fazes-nos tanta falta...
5 anos, já...

Um grande bocado de Benfica foi-se embora com ele.

Eternas saudades.

P245RS

Em relação ao conflito entre o Velho Capitão e o Mário Wilson, descobri isto:

"Pedroto acusou-me de dopar jogadores, de alcoolismo, para além de me ter chamado palhaço. Só faltou chamar-me batoteiro incorrigível, ditador inveterado, desrespeitador da ética e da deontologia, para esboçar o seu próprio retrato. Porque Pedroto, para quem o conhece, é tudo isso e não só."

No mesmo artigo em que isto saiu, eis o que Pedroto disse:

"Pareceu-me que os dirigentes em fim-de-estação da FPF foram demasiado benevolentes e que os 30 dias de suspensão são castigo ínfimo para falta tão grave. De facto, quando disse que Wilson, como treinador, era um palhaço ao dar o agrément a um jogo internacional entre uma eliminatória europeia, não tive intenção de ofender os próprios palhaços. Toda a gente sabe que, normalmente, são brancos e não negros e se porventura mais morenos até se pintam de branco. Como se pensou que houve intenção de injuriar, em vez de 30 dias deveria ser castigado em 30 anos. Parece-me também que a multa de 500 escudos é demasiado rigorosa — e uma prepotência. É que 500 escudos, mesmo inflacionados, são sempre 500 escudos e julgo que não se deve tirar assim dinheiro a um trabalhador, mesmo quando ele é abrangido por contratos colectivos."

Eish, que racista era este Pedroto. E a gente ficou ofendida quando o Grande Capitão disse que tinha atitudes racista

Eduardo Gomes

@PR_LX_1904

Álvaro Magalhães 🇵🇹
Mário Wilson 🇲🇿/🇵🇹