António Livramento (Hóquei em Patins)

Avançado, (1943-02-28 - 1999-06-07),
Portugal
Estatísticas: 13 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (8), Taça das Nações/Torneio de Montreux (1), Campeonato Regional de Lisboa (8), Campeonato Metropolitano (4), Torneio de Abertura da APL (7)

Sequel

Certamente, ele terá ficado contente com este título. Esteja ele onde estiver :)

JG10

joaonunes

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 17 de Novembro de 2010, 11:42
Independentemente de ser o melhor jogador português de todos os tempos, não devia estar nos imortais do nosso clube...

What?

Mais de uma década com a nossa camisola, melhor jogador de todos os tempos, 7 campeonatos nacional com a camisola vermelha, etc., etc. ...

RedVC

Citação de: joaonunes em 03 de Junho de 2013, 16:22
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 17 de Novembro de 2010, 11:42
Independentemente de ser o melhor jogador português de todos os tempos, não devia estar nos imortais do nosso clube...

What?

Mais de uma década com a nossa camisola, melhor jogador de todos os tempos, 7 campeonatos nacional com a camisola vermelha, etc., etc. ...

É o costume. Jogou no SCP por isso...

Por vezes nas modalidades existe uma lógica clubística algo diferente do que se passa no futebol. Livramento foi gigante como jogado no Benfica e Sporting e como treinador no FCP.

Para compreenderem melhor a natureza deste grande homem e desportista aqui fica uma ligação para um excelente artigo num blog de hóquei:

http://hoqueiem.blogspot.pt/2008/05/antnio-livramento-9-anos-de-saudade.html

miki_moto

Citação de: Covenant em 02 de Julho de 2009, 11:01
Citação de: pcssousa em 02 de Julho de 2009, 09:38
Citação de: Covenant em 02 de Julho de 2009, 05:49
Citação de: pcssousa em 30 de Junho de 2009, 21:24
Era escusado era ter vestido o trapo verde e ganhar a taça dos campeões lá...
Se calhar, também era escusado ter sido Sportinguista toda a vida. :P
Quem te disse isso?
Li algures que o Sporting era o clube do coração... Mas já não me lembro onde.

acho que era do belenenses

Shoky

johnny supernova

Próximo dia 7 fará 14 anos que nos deixou!

Acho que nós Benfiquistas e o próprio Benfica não lhe dá-mos a devida importância. Tenho muita pena, porque este senhor foi A Lenda do hóquei.

RedVC

Citação de: Shoky em 03 de Junho de 2013, 23:51
Jogava com que número?

Sujeito a confirmação penso que era o nº 4

Torgeir Bryn

A questão da presença do António Livramento na categoria de Imortal é, a meu ver, paradigmática.
O peso no clube mede-se pela sua acção enquanto atleta, ou seja, pela sua dimensão desportiva, ou tem que se sentir e afirmar como benfiquista? a figura de Livramento ajuda bastante a resolver essa questão: pode o Benfica (e os benfiquistas) dar-se ao luxo de cair na ignomínia de relativizar a glória da maior lenda do hóquei patinado mundial, porque no seu coração o clube que o tocava era outro?
A meu ver, a resposta aqui é simples: Livramento seria imortal por onde quer que passasse, pois ele era o hóquei em pessoa.
Mas em termos conceptuais, e perante alguns históricos do nosso clube com percursos gloriosos, mas um pouco menos dourados, essa questão vai sempre surgir.
Excepção ou regra? Eu próprio não estou certo quanto à minha resposta, daí poluir este tópico de um desportista singular e extraordinário, com estas filosofices.

Eterno Livramento, e Viva o Benfica.

fyure

Citação de: bmbr em 12 de Novembro de 2008, 15:49

Nome Completo: ANTÓNIO José Parreira do LIVRAMENTO
Posição: Avançado
Data de Nascimento: 28-02-1943
Nacionalidade: Portuguesa
Número da Camisola: 4
Peso: n/d
Altura: n/d

Títulos pelo Benfica:
8 Campeonatos Nacionais (1959/60, 1960/61, 1962/63, 1965/66, 1966/67, 1967/68, 1969/70, 1971/72, 1973/74)
6 Campeonatos Metropolitanos (1966/67, 1967/68, 1969/70, 1971/72, 1972/73, 1973/74)
1 Taça de Portugal (1962/63)

Aqui no fórum consideramos - correctamente - essa Taça de Portugal '63 como sendo um campeonato. Além disso faltam aqui os metropolitanos e a Taça das Nações de 1962 ;)

pcssousa

Citação de: johnny supernova em 04 de Junho de 2013, 00:40

Próximo dia 7 fará 14 anos que nos deixou!

Acho que nós Benfiquistas e o próprio Benfica não lhe dá-mos a devida importância. Tenho muita pena, porque este senhor foi A Lenda do hóquei.
Quem ficou neste Mundo em sua representação não se portou bem para com o Benfica. Preferências clubísticas à parte, o Benfica foi o clube onde António Livramente mais tempo jogou, a camisola que mais vezes envergou, foi o clube onde se fez homem, jogador e Lenda. Livramento era o "Eusébio do hóquei", quem por cá anda e responde em seu nome não se devia esquecer disso, tal como o Benfica não se pode esquecer de António Livramento, expoente máximo do seu hóquei, uma das grandes bandeiras do clube durante anos a fio. É e para sempre será um imortal do Benfica e do desporto português.

Quem por cá ficou, honre António Livramento e, o gesto que teve para com o Sporting clube de Portugal, doando-lhe parte do seu espólio pessoal, tenha-o também para com o Benfica, de modo a que o Benfica possa para sempre honrar no seu Museu quem tantas vezes o honrou em pista.

O que escrevi não é uma crítica, tão só uma chamada de atenção, um reparo, pois todos nós estamos sempre a tempo de emendar injustiças que tenhamos cometido.
Para rematar deixo aqui as palavras que um dia um ex-atleta do clube teve para comigo "Paulo, seja qual fôr a nossa preferência, quem passa por aquela casa não esquece. O Benfica é inesquecível".

RedVC

Foi pena que António Livramento não tivesse tido a oportunidade de ser treinador do nosso clube. Carlos Dantas ocupou esse lugar durante os anos em que teria sido possível. Nada contra Carlos Dantas que fez um grande trabalho em alguns desses anos, lutando contra uma grande escassez de recursos  mas... António Livramento, treinador do Benfica... o que teria sido? Foi pena.

AChamaImensa

Só por curiosidade, não é para atacar a figura de Livramento, porque até é verdade:

No Porto, há uma coisa que não existe em Lisboa: mentalidade. Interessa ganhar e não importa quem entra. O António Livramento falou com o meu tio [Paulo Alves, n.d.r] e disse que tinha de ser jogador do FC Porto.

Gonçalo Alves.

pcssousa

Citação de: RedVC em 07 de Junho de 2013, 22:56
Foi pena que António Livramento não tivesse tido a oportunidade de ser treinador do nosso clube. Carlos Dantas ocupou esse lugar durante os anos em que teria sido possível. Nada contra Carlos Dantas que fez um grande trabalho em alguns desses anos, lutando contra uma grande escassez de recursos  mas... António Livramento, treinador do Benfica... o que teria sido? Foi pena.
Duvido que Livramento tivesse feito melhor que Dantas fez naquela altura. À época, o Dantas era treinador de top, montou uma equipa campeã num clube que vinha de um longo jejum, ganhou o primeiro troféu europeu da história do clube e tornou os nossos 4 jogadores de campo nos titulares da selecção nacional campeã do Mundo (antes de chegarem ao Benfica nenhum deles era titular da selecção e só Luis Ferreira se aproximava disso).
Livramento não tem fama de ter sido como treinador aquilo que foi como jogador... pelo menos, enquanto seleccionador foi bem criticado.