13ªJorn: Benfica x Belenenses Dom 4Jan 16h Sem TV

JM21

Mendes

Depois de no passado dia 28 de Dezembro ter afastado o Fundão da Taça de Portugal, o Benfica regressou aos jogos para o campeonato, desta feita com o líder Belenenses. Com César Paulo tocado e Gonçalo Alves recuperado, os encarnados precisavam de uma vitória para se aproximar dos azuis e brancos, no topo da classificação. Assistiu-se, assim, à re-edição da final do play-off da época passada.

Mau começo

Puxado pelo público, com a casa bem composta, o Benfica não entrou no jogo como era desejado. O Belenenses entrou melhor, controlando o ritmo do jogo e aproximando-se da baliza adversária. Já os encarnados não aproveitavam a posse de bola, atacando pouco pois as dificuldades nas saídas de pressão eram grandes.

Show time

Foi com a entrada de Ricardinho e Gonçalo Alves que tudo acalmou, passando o Benfica a ser dono e senhor jogo. Com quatro minutos jogados, acabado de saltar do banco, o número 10 roubou a bola em zona proibida, para depois tabelar com Gonçalo e fazer, de calcanhar, sem ninguém na baliza, o primeiro golo da partida. Daí em diante, foi sempre o número 10 que tentou criar perigo no meio-campo adversário com vistosos remates à baliza de Marcão. O segundo golo estava à vista e acabou por acontecer. À passagem do minuto dezassete, Arnaldo roubou a bola no meio-campo adversário, tocando logo de seguida para Rogério que cavalgou até perto da área, onde assistiu, na ala, o número seis do Benfica para de ângulo difícil fazer um bonito golo. 2-0 era o resultado. Antes do intervalo houve ainda tempo para um livre de 10 metros que Bebé defendeu, exemplarmente, a remate do ex-Benfica Miguel Almeida.

Adormecidos, outra vez

O Belém começou a segunda parte explorando o guarda-redes avançado, coisa que tinha feito, também, nos minutos finais da primeira parte. Os remates surgiam e era Bebé quem evitava o golo azul e branco. No entanto, o guarda-redes encarnado não podia chegar a tudo e, quando o cronómetro assinalava 6 minutos do jogo, o Belém reduziu, após uma boa jogada colectiva e finalização de Pedro Cary.

Raça, querer e ambição!

Foi preciso um golo para despertar os encarnados. O Benfica voltou novamente à carga, decidido a mostrar que o golo do adversário tinha sido apenas um percalço. Numa boa iniciativa do capitão Pedro Costa, o árbitro Pedro Paraty acabaria por assinalar falta do guardião belenense, Marcão. Os pedidos de segundo amarelo e consequente expulsão eram intensos, mas Paraty nada mostrou. Ricardinho foi quem chutou para o fundo da baliza fazendo o 3-1, quando faltavam doze minutos para o fim, o que levou o pavilhão da Luz ao rubro.

Ricardinho, o Mágico

Com o Belenenses cabisbaixo, o Benfica era quem comandava, novamente, as operações. Com quinze minutos decorridos na 2ª parte, uma desantenção dos azuis custou-lhes mais um golo. Ricardinho recuperou a bola na ala, correu até à marca de penalty onde, com um remate rasteiro, fez o seu terceiro golo e quarto do Benfica. Era a festa na Luz. Festa essa que não demorou a aparecer novamente. Boa jogada colectiva do Benfica a 3 toques, com Arnaldo a atirar para defesa apertada de Marcão. Este tentou sair a jogar apanhando Ricardinho à sua frente que lhe roubou o esférico e o colocou no fundo da baliza. 5-1 eram os números do marcador. Antes do término do encontro o Belenenses conseguiu reduzir a vantagem, por intermédio de Renato. 5-2 foi o resultado final.

O Benfica conquistou, assim, 3 importantes pontos que lhe permitem diminuir a distância face aos azuis e brancos e à Fundação, que por sua vez empatou em casa com o Sporting a quatro bolas.

Destaques individuais

Pelos quatro golos e pela grande exibição que realizou, Ricardinho é o destaque deste jogo. Foi com a sua entrada que o Benfica deixou uma imagem defensiva e passou a atacar com mais frequência e a ter mais posse de bola. Realçar também a exibição de Arnaldo, sempre muito activo, tanto no ataque como na defesa e a exibição de Bebé que defendeu, várias vezes, bolas que levavam "selo de golo".

Ficha de Jogo

Campeonato Nacional FutSagres, 13ª Jornada
SL BENFICA 5-2 CF "OS BELENENSES" (2-0 ao intervalo)
Pavilhão nº2 da Luz, cerca de 1100 espectadores
Árbitros: Pedro Paraty e Victor Rocha

Benfica: Bebé; Rogério Vilela, Pedro Costa (cap), Arnaldo (1), Zé Maria. Pedrinho, Gonçalo Alves, Ricardinho (4), Anilton.
Não jogaram: Zé Carlos (GR), César Paulo.
Treinador: André Lima

Os Belenenses: Marcão; Caio Japa, Jardel, Miguel Almeida, Diego Sol. Marcelinho, Pedro Cary (1), Renato Barbosa (1), Paulinho, Drula (cap).
Não jogaram: Marco (GR); Ricardo.
Treinador: Alípio Matos

Disciplina: Cartões amarelos a Pedro Costa; Marcão, Pedro Cary, Renato Barbosa, Miguel Almeida.

Marcha do Marcador: 1-0 Ricardinho (4'); 2-0 Arnaldo (17'); 2-1 Pedro Cary (27'); 3-1 Ricardinho (28'); 4-1 Ricardinho (35'); 5-1 Ricardinho (36'); 5-2 Renato Barbosa (38').

Patrone

modalidades SLB

Citação de: [Rita] em 04 de Janeiro de 2009, 18:16
Citação de: Ronald1nh0 em 04 de Janeiro de 2009, 18:09
Citação de: [Rita] em 04 de Janeiro de 2009, 18:03
Concordo porque cada vez que ha uma derrota, ha sempre alguem a dizer mal e que se devia acabar  :blah:. E ja disse antes, o Ricardinho nao ganha jogos sozinho e o Benfica nao esta dependente dele. Mas tambem nao podemos fazer da entrevista a unica imagem que temos dele. O que é certo e que continua a jogar bem e com a mesma atitude de sempre. Mas, e claro que tem de respeitar o Clube dentro e fora de campo, tal como tem de respeitar os adeptos.

Não é  :blah: :blah: :blah:.

E, olhando para o jogo de hoje, até parece que jogou com outra atitude, ele e a equipa, já que ultimamente têm tido jogos sofridos com equipas bem mais fracas. Agora, claro que essa não é a única imagem que tenho do Ricardinho. A imagem que tenho dele é esta:

Acho que diz tudo. Por isto, por ter vários anos de casa, por tudo aquilo representa para os adeptos, devia ter conduzido as coisas de outra forma. Eu não digo que não tem razão, se as coisas são como ele diz, e acredito que sejam, têm razão para se sentir, no mínimo, revoltado. Mas as coisas não se podem fazer como ele as fez.

Desculpa, mas e  :blah: :blah: quando depois de uma unica derrota se diz para terminarem as modalidades para haver mais dinheiro para o futebol.Ha coisas que nao se fingem, e a festa que ele fez, o ano passado, quando fomos campeoes, nao era falsa. Notava-se.
Eu nao me estava a referir a ti quando disse que a entrevista e a unica imagem que alguns tem dele. Alguns users sao demasiado radicais e mudam logo a opiniao que tem sobre o jogador. (sobre a pessoa que ele é, ate eu mudei de opiniao)

Concordo que nao tenha sido da melhor maneira que ele expos a sua situaçao. Mas, nao vale a pena discutir mais, amigo. O que importa e que apoiemos a equipa nas vitorias e derrotas, com ou sem Ricardinho.  :drunk: :drunk:

São parvos.

modalidades SLB

Parabéns.

Obrigada Ricardinho e Arnaldo.

Parabéns aos restantes.

:flagglorioso: :flagglorioso:

ladybug

Parabens à equipa por mais uma vitoria!!  :cheerleaders:

Parabens aos lagartos pelo empate.  :2funny:  :2funny:
2ª divisão à vistaaaaaaaaaaaa  :2funny:  :2funny:

danhel

Citação de: katso em 04 de Janeiro de 2009, 16:45
bebe defende livre de 10 mts

Amigo Katso, como se chama o nº 18 do Belenenses que marcou esse penálti? Parece-me o Miguel Almeida mas não tenho a certeza. Tenho um vídeo dessa defesa e querida colocar o comentário correcto no Youtube.
Um abraço

Slbstriker

Hoje viu-se a equipa a jogar um bom futsal, com o Ricardinho em grande a dar espectáculo, e com o Belenenses, onde apesar de ter marcado dois golos, teve muito poucas oportunidades.
Parece que o Benfica esqueceu de vez a eliminação na Taça Uefa, e está-se a concentrar de novo no campeonato.

Slbstriker

Citação de: danhel em 04 de Janeiro de 2009, 23:06

Amigo Katso, como se chama o nº 18 do Belenenses que marcou esse penálti? Parece-me o Miguel Almeida mas não tenho a certeza. Tenho um vídeo dessa defesa e querida colocar o comentário correcto no Youtube.
Um abraço

Foi de facto o Miguel Almeida.

danhel

Citação de: Slbstriker em 04 de Janeiro de 2009, 23:08
Citação de: danhel em 04 de Janeiro de 2009, 23:06

Um abraço

Foi de facto o Miguel Almeida.

Obrigado

Pedro Neto

Ainda estou meio eufórico e eléctrico com a vitória, tal foi a prestação do Benfica. Preciso sempre de explanar estas emoções para um texto, e por isso faço uma crónica para quem não viu o jogo, entre hoje e amanhã. É por tardes como a de hoje - pelo jogo, pelos golos, pelo ambiente, pelo benfiquismo - que vale a pena fazer 300 km, em exclusivo, para ver o Futsal Benfica. Sei que seria um benfiquista muito mais infeliz e frustrado se o Futsal Benfica não existisse. Obrigado a esta malta por isso.

Platini

Citação de: Pedro Neto em 04 de Janeiro de 2009, 23:34
Ainda estou meio eufórico e eléctrico com a vitória, tal foi a prestação do Benfica. Preciso sempre de explanar estas emoções para um texto, e por isso faço uma crónica para quem não viu o jogo, entre hoje e amanhã. É por tardes como a de hoje - pelo jogo, pelos golos, pelo ambiente, pelo benfiquismo - que vale a pena fazer 300 km, em exclusivo, para ver o Futsal Benfica. Sei que seria um benfiquista muito mais infeliz e frustrado se o Futsal Benfica não existisse. Obrigado a esta malta por isso.
De Leiria a Lisboa são 300 km ?  :o

Pedro Neto