Silvino

Guarda-redes, 65 anos,
Portugal
Equipa Principal: 9 épocas (1984-1985, 1986-1994), 262 jogos (20042 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (1), Supertaça (1)

Captain Kid

Concordo. A baliza naquela altura não estava ao nível do resto da equipa, ao contrário do que se passou entre 95 e 00...

E, também para mim, Preud'Homme foi o melhor guarda-redes que vi até hoje. Só teve o azar de nascer num país pequeno.

Zlatan

Silvino de Almeida Louro. Setúbal. 5 de Março de 1959. Guarda-redes.
Épocas no Benfica: 8 (86/94). Jogos: 259. Títulos: 4 (Campeonato Nacional), 2 (Taça de Portugal) e 1 (Supertaça).
Outros clubes: V. Setúbal, V. Guimarães, FC Porto e Salgueiros. Internacionalizações: 23.

Quando o patriarca Manuel Galrinho Bento se lesionou no Mundial do México, em 1986, o pânico quase se instalou nas hostes encarnadas. Desde José Bastos, passando por Costa Pereira e José Henrique, até ao mais internacional guarda-redes benfiquista de sempre, a baliza do Glorioso jamais tinha constituído motivo de apreensão. Exigente tarefa aguardava Silvino, contratado no início da época de 86/87, vindo de Guimarães, depois de ter entrado no pátio da fama pelas paragens da sua Setúbal natal.

Por apodo, Mãozinhas ficou. Doce e diminutiva alcunha essa. Mãozorras ficar-lhe-ia melhor. Ele que era mão-tenente, mão-posta, antítese de mãos-largas. Ou até mão-de-judas, apagador último dos vestígios ofensivos dos adversários. A mãos ambas, entregou-se à empreitada. Em primeira mão, passou incólume, com mãos de ferro, com mãos de mestre. Sem nunca meter os pés pelas mãos, sem nunca ficar fora de mão, mão de rédea exerceu, a mão ao sucesso deu.

Nas quatro primeiras épocas, a concorrência perdeu veleidades. Silvino era o dono das redes. Venceu dois Campeonatos, uma Taça, uma Supertaça ainda. Por duas vezes, participou na final dos Campeões Europeus. À primeira oportunidade, manteve a baliza inviolada durante 120 minutos, mas já não foi capaz de suster seis pontapés da marca de grande penalidade, desferidos por jogadores do PSV. Na segunda, dois anos depois (89/90), o holandês Rijkaard conseguiu desfeiteá-lo, dando o titulo ao Milan. Mesmo assim, teve uma atitude globalmente positiva e os pecados benfiquistas, se os houve, não podem ser assacados à retaguarda.

No segundo ciclo da sua estada na Luz, as coisas não correram já tanto de feição. Laureado foi em mais dois Campeonatos e uma Taça, mas ficou muitos encontros na sombra do ágil Neno, seu principal candidato ao lugar. Só na temporada de 92/93 se aproximou das melhores anotações do passado recente. No termo de 94, na condição de campeão nacional, despediu-se no Bessa por entre lágrimas devido ao já conhecido abandono de Toni e os aplausos pela revalidação do titulo. Apenas esse jogo fez, durante a temporada, jogo merecido, jogo de consagração. Era à época o quarto guarda-redes mais internacional do futebol autóctone, depois de Vítor Baia, Bento e Vítor Damas.

No Benfica, Silvino revelou-se aposta ganha. Na linha dos melhores intérpretes da função no longo historial do clube, irradiou simpatia, conquistou adeptos, cimentou prestigio, na arte de bem defender a baliza.

Tópico: Memorial Benfica, Glórias
Autor: Ednilson
Link: http://serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=22362.195

Shoky

Benfica 2-0 Sporting | Campeonato 1988/89

Rickfy

Sempre gostei mais do Neno e depois não gostava do seu comportamento nos jogos contra nós ao serviço dos corruptos e depois como adjunto do Mourinho. Realmente não compreendia porque é que ele se portava daquela maneira...

Hanzo

Eu gosto é da curiosidade de um "sportinguista" ter estado nos grandes menos no que supostamente era o seu desde pequeno. Também gostava mais do Neno que ele e não gostei da forma como ele falava quando foi lá para cima.
Dito isto na minha opinião pelo que fez no clube apesar de tudo merecia estar mais na saudade que alguns que andam por lá.

Shoky

O que eu nunca lhe perdoei foi aquela figura patética que fez nos penaltys de Estugarda...

Çula

De todas as tricas e meias tricas acerca da secção de cada um, acerca das quais não ligo puto, este é sem dúvida o caso que me faz mais confusão como é que pode estar na secção em que está. Por mais voltas que dê à mona não consigo chegar lá.

4 vezes campeão nacional, 2 Taças de Portugal, 2 finais da champions.
É estranho.

josantiago

Citação de: Shoky em 30 de Julho de 2013, 22:01
O que eu nunca lhe perdoei foi aquela figura patética que fez nos penaltys de Estugarda...
Os arrotos à labrego :P

Elvis the Pelvis

Citação de: Çula em 31 de Julho de 2013, 00:42
De todas as tricas e meias tricas acerca da secção de cada um, acerca das quais não ligo puto, este é sem dúvida o caso que me faz mais confusão como é que pode estar na secção em que está. Por mais voltas que dê à mona não consigo chegar lá.

É estranho.

É por ter passado no porto, trabalhar com o Mourinho, etc. Só isso.

Çula

Citação de: Elvis the Pelvis em 31 de Julho de 2013, 10:56

É estranho.

O Eurico também passou pelo porto, o Alhinho a mesma coisa, o Rui Águas idem.
Depois vemos malta que passa por cá um ano e depois vai embora que só falta ver o pessoal a indicá-los para a Gran-Cruz da ordem do mérito.

Bekambol

grande guarda redes, mas não conseguimos ter nele a aposta certa, enfim opções erradas, mas aconteceu, acontece em futebol.

Çula

clicar para aumentar

NunoDuarte

Equipamento genial.

pcssousa

Citação de: Çula em 31 de Julho de 2013, 12:11
Citação de: Elvis the Pelvis em 31 de Julho de 2013, 10:56

É estranho.

O Eurico também passou pelo porto, o Alhinho a mesma coisa, o Rui Águas idem.
Depois vemos malta que passa por cá um ano e depois vai embora que só falta ver o pessoal a indicá-los para a Gran-Cruz da ordem do mérito.
O Alhinho passou pelo porto antes de jogar no Benfica. O Eurico perdeu a titularidade no Benfica, foi para os lagartos e só depois para o porto, o Rui Águas voltou ao Benfica... todas situações diferentes.
Mas estou em condições de assegurar que o Silvino não foi para o sporting, depois de ter saido do Benfica, porque não quis e entendeu que por aquilo que viveu no Benfica não deveria representar o rival.
Anos mais tarde, surgiu o porto, a vontade de voltar aos titulos e de ganhar mais uns trocos sobrepôs-se ao resto. Não gostei que tivesse ido para lá, mas sei que fez bem, foi o melhor para ele.

Sei além de tudo que aqui e ali acabou por ter atitudes que poderia e deveria ter evitado. É a vida, eu também me arrependo de algumas coisas que fiz e disse.
Se eu mandasse alguma coisa não estava aqui. Mas actualmente desvalorizo estas coisas.

Saïd Old Roof

É estranho.
Não é só a ti.