Paulo Nunes

Avançado, 53 anos,
Brasil
Equipa Principal: 1 época (1997-1997), 8 jogos (409 minutos), 2 golos

Darkboy

Holmesreis

Ontem, aconteceu algo "engraçado" num torneio de futsal da minha escola e que também demonstra a necessidade de ensinar a História do Benfica aos nossos adeptos mais jovens.

Ao assistir a um jogo, reparo num miúdo de 15 anos a partir tudo e todos envergando uma camisola do Palmeiras com o nome do Paulo Nunes estampado.

O miúdo é português, nasceu em Portugal, mas o pai é brasileiro de S. Paulo e verdão doente, tendo conseguido a camisola do Paulo Nunes durante a final de um Paulistão.

No final do jogo, falo com o miúdo e pago o lanche à equipa e durante a conversa, o miúdo diz-me que o pai tem em casa um memorial à figura do Paulo Nunes: camisolas, posters, calendários, livros, cachecóis, etc,etc. Eu, naturalmente pergunto-lhe se também por lá anda uma camisola do Benfica e para espanto meu, o miúdo responde-me que não e que pensava que eu estava a brincar quando disse que o Paulo tinha passado pelos nossos quadros em 1997. E o miúdo perguntou «Como foi possível desaproveitarem um talento como o dele?» O meu pai passa horas por semana a ver os DVDs das jogadas dele e eu coloco isso em prática nos meus jogos.»

Poupei o miúdo de lhe explicar das "n" vezes em que o Paulo Nunes foi suplente do...Pringle.

Red skin

Citação de: Holmesreis em 25 de Fevereiro de 2017, 11:32
Ontem, aconteceu algo "engraçado" num torneio de futsal da minha escola e que também demonstra a necessidade de ensinar a História do Benfica aos nossos adeptos mais jovens.

Ao assistir a um jogo, reparo num miúdo de 15 anos a partir tudo e todos envergando uma camisola do Palmeiras com o nome do Paulo Nunes estampado.

O miúdo é português, nasceu em Portugal, mas o pai é brasileiro de S. Paulo e verdão doente, tendo conseguido a camisola do Paulo Nunes durante a final de um Paulistão.

No final do jogo, falo com o miúdo e pago o lanche à equipa e durante a conversa, o miúdo diz-me que o pai tem em casa um memorial à figura do Paulo Nunes: camisolas, posters, calendários, livros, cachecóis, etc,etc. Eu, naturalmente pergunto-lhe se também por lá anda uma camisola do Benfica e para espanto meu, o miúdo responde-me que não e que pensava que eu estava a brincar quando disse que o Paulo tinha passado pelos nossos quadros em 1997. E o miúdo perguntou «Como foi possível desaproveitarem um talento como o dele?» O meu pai passa horas por semana a ver os DVDs das jogadas dele e eu coloco isso em prática nos meus jogos.»

Poupei o miúdo de lhe explicar das "n" vezes em que o Paulo Nunes foi suplente do...Pringle.
Aquela velha história que se contava que o Paulo Nunes era incompatível com o JVP  :crazy2:

Ainda se tivéssemos abundância de qualidade... enfim!

Mzungo

Citação de: Red skin em 25 de Fevereiro de 2017, 12:21

Aquela velha história que se contava que o Paulo Nunes era incompatível com o JVP  :crazy2:

Bem sei que é o tópico do Paulo Nunes, mas com os vossos posts, lembrei-me de outro que passou por cá e poucos se lembram dele: Mario Stanic

darkwolf

o Paulo Nunes foi um flop do caraças. O JVP todos os anos mudava de colega de ataque.

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: Mzungo em 25 de Fevereiro de 2017, 15:06
Citação de: Red skin em 25 de Fevereiro de 2017, 12:21

Bem sei que é o tópico do Paulo Nunes, mas com os vossos posts, lembrei-me de outro que passou por cá e poucos se lembram dele: Mario Stanic

O Stanic completamente desaproveitado...

terrorista

Pancho Lopes 67

O Paulo Nunes foi um flop no Benfica mas muito honestamente acho que isso foi mais culpa da confusão que o Benfica era nessa altura, nessa temporada de 1997-98 tinhamos dois jogadores de qualidade no início do campeonato o qual não sabemos tirar proveito deles, Paulo Nunes e Taument.

Trankas1904

Citação de: Pancho Lopes 67 em 20 de Fevereiro de 2019, 14:50
O Paulo Nunes foi um flop no Benfica mas muito honestamente acho que isso foi mais culpa da confusão que o Benfica era nessa altura, nessa temporada de 1997-98 tinhamos dois jogadores de qualidade no início do campeonato o qual não sabemos tirar proveito deles, Paulo Nunes e Taument.
Só esses?  E gamarra que podia ter sido mto mais?  O próprio Sanchez...

Pancho Lopes 67

Citação de: Trankas1904 em 20 de Fevereiro de 2019, 15:34

Sim mas o Gamarra no pouco tempo que teve cá mostrou mta qualidade, tanto que não é raro falar com benfiquistas que até hoje acham que em talento puro o Gamarra foi provavelmente o melhor central que viram no Benfica, a sua passagem no Benfica apenas pecou por curta e por jogar num Benfica desorganizado, mas ele mostrou que era bom jogador, enquanto o Paulo Nunes e Taument não há quase nada para recordar, tirando o bis do zuka na 1ªjornada do campeonato. O Sanchez era bom mas muito honestamente acho que não era jogador para ser uma estrela no Benfica, o Boavista era um clube perfeito para ele, não acho que tivesse tanta qualidade como por exemplo o Timofte que teve belíssimas temporadas no Porto. Preferia mto mais que tivessemos ido buscar o romeno para a Luz.

Trankas1904

Citação de: Pancho Lopes 67 em 20 de Fevereiro de 2019, 15:49
Citação de: Trankas1904 em 20 de Fevereiro de 2019, 15:34

Sim mas o Gamarra no pouco tempo que teve cá mostrou mta qualidade, tanto que não é raro falar com benfiquistas que até hoje acham que em talento puro o Gamarra foi provavelmente o melhor central que viram no Benfica, a sua passagem no Benfica apenas pecou por curta e por jogar num Benfica desorganizado, mas ele mostrou que era bom jogador, enquanto o Paulo Nunes e Taument não há quase nada para recordar, tirando o bis do zuka na 1ªjornada do campeonato. O Sanchez era bom mas muito honestamente acho que não era jogador para ser uma estrela no Benfica, o Boavista era um clube perfeito para ele, não acho que tivesse tanta qualidade como por exemplo o Timofte que teve belíssimas temporadas no Porto. Preferia mto mais que tivessemos ido buscar o romeno para a Luz.
Gamarra era mto bom sem dúvida, pouquíssimo tempo por cá, caso contrário ficaria ali junto de mozer e Ricardo. De Taument não há nada mesmo a recordar, consta que a sua passagem coincidiu com problemas familiares. Percebo o teu raciocínio mas Sanchez teria que dar mto mais, pegando no ex de timofte teria tido sucesso lá para cima.

Pancho Lopes 67

Citação de: Trankas1904 em 20 de Fevereiro de 2019, 21:32
Gamarra era mto bom sem dúvida, pouquíssimo tempo por cá, caso contrário ficaria ali junto de mozer e Ricardo. De Taument não há nada mesmo a recordar, consta que a sua passagem coincidiu com problemas familiares. Percebo o teu raciocínio mas Sanchez teria que dar mto mais, pegando no ex de timofte teria tido sucesso lá para cima.

Talvez tenhas razão no Sanchez...

Pancho Lopes 67

Percebo o teu raciocínio mas Sanchez teria que dar mto mais, pegando no ex de timofte teria tido sucesso lá para cima.

Falando do Timofte, nunca percebi a sua saída do Porto, já ouvi dizer que houve algum problema relacionado com o Pinto da Costa, agora não sei o que...

Não percebo mxm porque o Benfica ou o Sporting não foram busca-lo, ele saiu do Porto com 26 anos para um clube pequeno, jogava que se fartava e tinha um tiro forte e colocado, daqueles que nasceu com a arte do remate no pé.

E tudo bem que a Roménia na altura tinha uma belíssima geração mas o Timofte só ter 10 internalizações é um verdadeiro crime...

Trankas1904

Citação de: Pancho Lopes 67 em 24 de Fevereiro de 2019, 21:55
Percebo o teu raciocínio mas Sanchez teria que dar mto mais, pegando no ex de timofte teria tido sucesso lá para cima.

Falando do Timofte, nunca percebi a sua saída do Porto, já ouvi dizer que houve algum problema relacionado com o Pinto da Costa, agora não sei o que...

Não percebo mxm porque o Benfica ou o Sporting não foram busca-lo, ele saiu do Porto com 26 anos para um clube pequeno, jogava que se fartava e tinha um tiro forte e colocado, daqueles que nasceu com a arte do remate no pé.

E tudo bem que a Roménia na altura tinha uma belíssima geração mas o Timofte só ter 10 internalizações é um verdadeiro crime...
[/quote

Realmente..... Se calhar não fazia parte dos amigos de hagi....

VitorPaneira7

97-98 devia ter sido um ano zero. Com um bom treinador é claro.

Começamos 1997-98 com os defeitos do costume: a ausência de laterais direitos, de um extremo esquerdo de qualidade, de um trinco de qualidade e de um ponta de lança .

No entanto, apesar das dispensas de Taument e Paulo Nunes e venda de Gamarra, o Benfica acaba em 2º lugar com uma boa 2ª volta onde ganhou 4-1 ao Sporting e 3-0 ao Porto. Os defeitos estavam lá mas havia uma boa base:

GR-Preud'Homme e Ovchinnikov

DD- Sousa

DE-Minto, Bruno Basto

DC-Ronaldo, Paulo Madeira, Jorge Soares, Tahar

MDC-Amaral, Tiago,

MC- Calado, Hugo Leal

Mo- Panduru, Deco, Sanchez

ED-Poborsky

EE- Luís Carlos

2ºAV João Pinto

PL-Nuno Gomes, Bryan Deane e Pringle.

Ora olhando para o plantel o mais urgente era:
2 DC titular
DD titular
ED suplente
EE titular

Foram buscar Andrade para DD, Porfirio para EE titular, Nandinho para ED suplente, Marco Freitas para MDC e os britânicos Pembridge para EE e Thomas para MC.

Mais uma vez tiros nos pés, estavamos em poupanças no entanto o interesse britânico prevaleceu  e voltamos a dar tiros nos pés quando Souness achou que Deco era mau fisicamente,  foi no negócio Nandinho juntamente com Candido Costa,  e depois dispensou Tiago, Amaral e Sanchez para dar espaço a Thomas.

Foi mais um tiro nos pés com clara responsabilidade Souness e Vale e Azevedo, que resultou em Simões, que trouxe Andrade,Marco Freitas, Porfirio e Nandinho, a bater com a porta.

O Benfica de 1998-99 podia ter construído um 442  à volta da seguinte equipa:
                                                Preud'homme
                    DD titular         DC  titular         DC titular      Minto
                                          Amaral              Calado
                    Poborsky                                            João Pinto (a cair para o meio)
                                         Nuno Gomes   Deane

João Pinto actuou por muitas vezes como falso extremo esquerdo no Benfica no tempo de Toni, fruto da perda de qualidade de Pacheco e mais tarde saída deste. E foi na selecção do Euro 2000 que actuou aí, caindo mais para o meio em apoio a Nuno Gomes e Rui Costa.
Para Suplentes haveria Ovchinnikov, Sousa, B.Basto, Ronaldo\P.Madeira, Tiago, Sanchez, Nandinho, Porfirio, Pringle (aqui talvez o maior ponto fraco). No entanto ainda se contratou Cadete neste ano.

Havia bases, quer em 95-96 e 97-98, onde construir algo melhor mas foi um período onde se preferiu destruir vezes sem conta essas bases.