Rogério Pipi

Avançado, (1922-12-07 - 2019-12-08),
Portugal
Equipa Principal: 12 épocas (1942-1954), 311 jogos (27990 minutos), 205 golos

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (6), Taça Latina (1)

Viciado no Benfica


Gonçalo_SLB

Os meus parabéns atrasados (peço desculpa) a este grande Imortal do nosso Clube!!

Messi87


Theroux

Excelente programa.

Fala-se muito, e com justiça, dos campeões europeus, mas o Rogério "Pipi" não lhes fica atrás.

RedVC

E pensar que o SCP bem tentou contrata-lo...
Felizmente por sua vontade foi para onde tinha de ir e onde se tornou uma referência.
Penso que terá abandonado por volta de 1954 ou seja quando teria 32 anos de idade.
Outros tempos em que o profissionalismo tinha poucos argumentos.

RedVC

Uma camisola estranha.
Durou pouco a sua experiência Brasileira.


faneca_slb4ever


Chelas

Um simbolo, nascido em Chelas  :clap1:

RedVC

#128
Alguns instantâneos da passagem do Sr. Rogério Lantres de Carvalho pelo Botafogo (o Glorioso como era designado) do Rio de Janeiro.


Julho 1947 (data por definir), chegada de Rogério Pipi ao Rio de Janeiro com a sua esposa, jornalistas e diretores do Botafogo (Paula e Silva e Nelson Cintra, este último o homem que conduziu as negociações ainda em Lisboa).

Já de estrela ao peito:


Em acção num jogo contra o Atlético Mineiro:


Com o seu colega Teixeirinha:


Momento de descontração com os colegas, algo que nem sempre aconteceu:


Segundo o que declararia mais tarde, a sua adaptação falhou por dois grandes factores, falta de camaradagem e problemas de adaptação e saúde da sua esposa.

No primeiro caso foi particularmente falada a acção da estrela do Botafogo Heleno de Freitas. Talvez não seja exagero. A wikipedia diz a respeito deste jogador: "Advogado, boêmio, catimbeiro, boa vida, irritadiço, galã, Heleno era homem de boa aparência, mas quase intratável". Homem que jogou em outros clubes (Boa Juniors, Vasco da Gama e América entre outros), era nessa época a grande estrela da equipa e ainda hoje existem bandeiras com a sua efígie. Curiosamente sairia também do Botafogo (para a Argentina) em 1948.

Heleno de Freitas, ídolo do Botafogo


nota: Heleno é colocado ainda hoje ao nível das grandes figuras do Botafogo e convenhamos não é pequena nem pouco distinta: Garrincha, Didi, Amarildo, Carlos Alberto, Gérson, Jairzinho, Nilton Santos, Manga, Túlio Maravilha, Zagallo... Tinha mesmo que haver uma dessas figuras e logo uma verdadeira "prima-dona" aquando da passagem do Sr. Rogério Pipi...


No segundo caso, a Senhora Maria Isabel terá tido efectivos problemas de saúde e adaptação. O casal era recém casado e terá experimentado tempos complicados.
O lado Brasileiro com a pontinha de maldade própria destas situações alegou que o Sr. Rogério chegou a faltar a alguns treinos pois a sua esposa não o teria deixado sair de casa.

O que é certo é que financeiramente também não era assim tão compensador pois viviam num hotel com custos elevados. Por isso foi breve essa aventura. O regresso deu-se para grande satisfação da imensa massa adepta do Benfica e dos seus antigos colegas de equipa. Ainda assim aqui fica uma demonstração do destaque que teve no Brasil:



Em qualquer situação: Classe.

Alguns anos depois o factor brasileiro voltou a revelar-se pouco positivo para o Sr. Rogério. Em 1954 com a chegada de Otto Glória começariam novos tempos no futebol Português. Iniciou-se a efectiva profissionalização e isso teve algumas vítimas. Entre uma carreira futebolística que não teria muitos mais anos de duração e a continuidade da sua actividade profissional o Sr. Rogério optou pela segunda.

Saíu no pico das suas capacidades. Ficou a lenda. Graças a Deus ainda temos o homem.  :slb2:


RedVC


Theroux


faneca_slb4ever

Enorme.

Um dos Grandes da nossa História.

Vitor84



Um dos maiores da nossa história.



Deve ser o mais velho dos nossos imortais que ainda está entre nós.

Theroux

Nasceu a 7 de Dezembro de 1922
Rogério "Pipi" celebra 92 anos este domingo


Rogério Lantres de Carvalho, mais conhecido por Rogério "Pipi", completa 92 anos este domingo.

Rogério Pipi foi herói nas hostes "encarnadas" nas décadas de 40 e 50. Conquistou três Campeonatos Nacionais, seis Taças de Portugal e é um dos heróis da Taça Latina conquistada em 1950.

Futebolista de grandes recursos técnicos, jogando bem com qualquer dos pés, próximo da baliza adversária era temível: podia rematar de longe colocando a bola fora do alcance do guarda-redes ou em dribles eficazes tornear os defesas e o guarda-redes marcando junto à linha de golo! O facto de ser imprevisível possibilitou-lhe a marcação de inúmeros golos, sendo por isso o melhor goleador português a jogar na posição de extremo.

A 29 de Janeiro de 1954 foi eleito "Sócio de Mérito" do Clube.

A 5 de Setembro de 1954 o Benfica realizou-se uma festa de homenagem, no início da época de 1954/55, no Estádio Nacional, quando empatámos a um golo com o FC Porto.
_______________

Parabéns!

Universo Benfica

Parabéns Sr. Rogério!!!