Graeme Souness

Treinador, 71 anos,
Reino Unido
Equipa Principal: 2 épocas (1997-1999), 71 jogos (41 vitórias, 15 empates, 15 derrotas)

Alexandre1976

Quanto ao Souness foi na globalidade um fiasco como treinador do Benfica.Começou mal com empates na Luz com o Salgueiros e com o Estrela da Amadora e derrotas no Maritimo e no curral das Antas.A equipa depois encarrilhou para uma segunda volta magnifica onde 2 resultados foram determinantes para não chegarmos ainda mais perto dos corruptos antes de os recebermos na Luz.O empate em Faro onde inventa com a colocação do Bruno Basto a extremo e deixa o Poborsky a suplente e depois o jogo na Luz com o Boavista onde fomos fortemente prejudicados por uma arbitragem tugão made in os aninhos dourados do penta feito pelo cabrão do Mario Mendes de Coimbra que já tinha um historico jeitoso em nos prejudicar.Ah e claro,nesse periodo ninguem se esquece da arbitragem de um dos rostos do penta suino (Antonio Costa) e a sua vergonhosa actuação no antro no jogo em que ignobilmente anula um golo limpo ao Kandaurov.E para acabar de referir ainda que um dos pontos a que levou o Souness a ser equilibrado e coerente q.b. nessa 1ª epoca foi a presença do Prof. Nelo Vingada como adjunto.

Alexandre1976

Citação de: dfernandes em 21 de Setembro de 2022, 13:25
Citação de: Alexandre1976 em 21 de Setembro de 2022, 13:18
O João Pinto estava praticamente vendido para o Coruña em Dezembro de 97 na altura em que o Vale e Azevedo começou a despachar os jogadores que tinham os salários mais altos do plantel.Sairam nesse periodo Gamarra e Paulo Nunes e já em Janeiro de 98 o Taument que ao que parece tambem mamava um balurdio.O JVP não sai nessa altura porque salvo erro quando ia ser feita a conferencia de imprensa para explicar a situação os sócios invadiram a sala e boicotaram o negocio.Como o Vale estava a apenas 2 meses na presidencia enfiou o rabo entre as pernas e desfez a transferencia .

Não me lembro dessa invasão, mas lembro-me de uma entrevista do João Pinto, que penso que incluí no documentário sobre o período 94/04, na qual ele diz que que pura e simplesmente se recusou a falar com os representantes do Corunha, porque não queria sair.

Isto da mercadoria ter vontade própria é fodido.
Invadiram DFernandes.Até houve um sócio que batia na foto do João Pinto a dizer "este é dos nossos,ninguem o leva".

Alexandre1976

Aquele plantel da segunda metade da epoca de 97-98 com 2 ou 3 ajustes ficava uma excelente equipa para disputar até ao fim o campeonato da época seguinte.Mais um central ou 2 e um lateral direito e diria que ficavamos com um belo 11 inicial.

IlMaestro

Citação de: dfernandes em 21 de Setembro de 2022, 13:04
Citação de: IlMaestro em 21 de Setembro de 2022, 12:48
Citação de: dfernandes em 21 de Setembro de 2022, 11:50
Citação de: IlMaestro em 21 de Setembro de 2022, 01:57
Citação de: Celticfan em 21 de Setembro de 2022, 01:54
Is he hated at Benfica?

Celtic fans hate him. Was a good but dirty player. We hated him as manager of Rangers and Blackburn.

Será ele odiado no Benfica?

Os fãs celtas o odeiam-no. Era um bom mas sujo jogador. Odiávamo-lo como treinador do Rangers e Blackburn.

Can't talk for my fellow Benfiquistas but my personal opinion is that he was (and is) a cunt.

One of persons responsible for the departure of our greatest player at the time (and one of the best ever), João Vieira Pinto.

If you don't know him look him up, super underrated player.

As for Souness, even as a pundit he's awful.

O responsável directo foi o Heynckes, que o dispensou. Quem o queria fora do Benfica desde 1997 era o Vale e Azevedo. O Souness já tinha saído há muito tempo quando o João Pinto foi doado ao Sporting antes do Euro 2000.

Convém ser minimamente rigoroso quando se diz estas coisas.

Amigo dfernandes, apesar de não me conheceres eu há muitos anos que aprecio os teus resumos da época e outros vídeos que produziste acerca do Maior. Se há coisa que não gosto é de me enganar, não por uma questão de ego mas sim por fazer questão de ser rigoroso nas minhas afirmações e quando me engano sou o primeiro a dar a mão à palmatória.

Eu tive o cuidado de dizer que o Souness foi UMA das pessoas responsáveis pela saída do JVP, nunca disse que foi a principal. Aliás, se formos rigorosos o principal responsável foi o Vale, penso ser consensual.

Em relação à minha afirmação e para que não restem dúvidas, que tal ouvirmos o que o JVP pensa, dito pelo mesmo ao vivo e a cores?

https://youtu.be/sAzNaRPmQxk?t=1605

Um abraço.

O João Pinto nem se deu bem nem com o Souness, nem com o Heynckes, e especialmente nem com o Vale e Azevedo, que o queria vender desde Dezembro de 1997. Mas problemas entre treinadores, jogadores e direcção aconteceram aos magotes nesse período.

Isso não quer dizer que o Souness tenha tido alguma coisa a ver com a sua dispensa, que só aconteceu mais de 1 ano depois da sua saída. Quem o despediu foi o Heynckes com o alto patrocínio do Vale e Azevedo, que cá pra mim foi o principal causador de todos os conflitos.

Há muito mais coisas em que pegar em relação à passagem do Souness pelo Benfica do que essa.

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/benfica/detalhe/joao-pinto-heynckes-nao-gosta-de-jogadores-portugueses

O próprio JVP associa o homem à sua saída, que acontecendo mais tarde é resultado de um acumular de situações desde que o Vale é Presidente. Eu só disse que é um dos responsáveis, e mantenho o que disse, até porque ao ouvir esse episódio do balneário se percebe que estava ao lado do Presidente na vontade de mandar o João embora.

Quanto ao resto, eu lembro-me bem do que era o Benfica e o Souness, não preciso que me recordes. Acho é fantástico vires-me acusar de falta de rigor, eu mostrar-te as afirmações do próprio jogador e ainda assim continuares a insistir no mesmo ponto.

O Souness foi UM dos responsáveis pela saída do JVP. Não foi o maior ou o mais decisivo. Mas contribuiu para o facto e de que maneira.

Festivus

Citação de: Celticfan em 21 de Setembro de 2022, 01:54
Is he hated at Benfica?

Celtic fans hate him. Was a good but dirty player. We hated him as manager of Rangers and Blackburn.

Será ele odiado no Benfica?

Os fãs celtas o odeiam-no. Era um bom mas sujo jogador. Odiávamo-lo como treinador do Rangers e Blackburn.

He's the first manager I remember at Benfica. I was a little kid at the time. Don't have very clear memories of him.

I personally don't care about him and I think his football predictions are usually wrong. Seems like a mediocre pundit.

duarteslb

E quando este gajo, num jogo, admitiu que meteu os cepos todos (porfirios, cadetes e mais uns quantos) apenas para provar aos jornalistas que eram uma merda. E admitiu isso numa CI. Bons tempos. Benfica tazonde?

Tiago_I_

Detesto este palhaço do Souness, nunca mas nunca devia ter posto os pés no Benfica.

E o Jupp Heynckes igual!

Teriamos ficado melhor servidos com o Toni, Mario Wilson ou um qualquer Vitor Oliveira, Manuel José ou outro.

Isto colocando de parte os presidentes que tem sido um pior que o outro...

Só um clube muito especial como o Benfica sobrevive a tanta escumalha que passou pelo clube!

RedVC

Souness sempre foi um arrogante, e como se viu um treinador medíocre.
Como comentador continua o nível.
Foi um grande jogador e devia ter ficado por aí.

Elvis the Pelvis

É um palhaço!

Foi um grande jogador, como treinador mediano/mau, como comentador tem aquela pseudo superioridade britânica. Não passa de um burgesso.

Só faltou dizer que o Chelsea é um gigante e o Benfica um clube pequenino. A Liga inglesa é só dinheiro(graças aos oligarcas e sheiks de países e regimes antidemocráticos), mas é muito marketing também, já teve mais qualidade nos early 2000's.

Sequel

Um idiota nunca deixará de o ser.

SLUG

Um treinador e comentador de merda.

elpayaso10

Citação de: Alexandre1976 em 21 de Setembro de 2022, 13:30
Citação de: dfernandes em 21 de Setembro de 2022, 13:25
Citação de: Alexandre1976 em 21 de Setembro de 2022, 13:18O João Pinto estava praticamente vendido para o Coruña em Dezembro de 97 na altura em que o Vale e Azevedo começou a despachar os jogadores que tinham os salários mais altos do plantel.Sairam nesse periodo Gamarra e Paulo Nunes e já em Janeiro de 98 o Taument que ao que parece tambem mamava um balurdio.O JVP não sai nessa altura porque salvo erro quando ia ser feita a conferencia de imprensa para explicar a situação os sócios invadiram a sala e boicotaram o negocio.Como o Vale estava a apenas 2 meses na presidencia enfiou o rabo entre as pernas e desfez a transferencia .

Não me lembro dessa invasão, mas lembro-me de uma entrevista do João Pinto, que penso que incluí no documentário sobre o período 94/04, na qual ele diz que que pura e simplesmente se recusou a falar com os representantes do Corunha, porque não queria sair.

Isto da mercadoria ter vontade própria é fodido.
Invadiram DFernandes.Até houve um sócio que batia na foto do João Pinto a dizer "este é dos nossos,ninguem o leva".

Se não me engano foi o jorge máximo, invadiram a Sala de imprensa, o Figueiredo que agora comenta na cmtv tb era da direção e dizia que o dolar valia 180 escudos por isso era uma boa oportunidade.
Eram tempos em que não havia informação, o desporto eram 5 min no telejornal basicamente havia notícias 3 vezes ao dia com o telejornal e a bola branca.

ag0stinh0

RGouveia.SLB

Já era uma merda como treinador e como comentador mantém a mesma bitola.

HoMiCiDaL