André Lima (Futsal)

Ala, 53 anos,
Portugal
Estatísticas: 6 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (3), Supertaça (3)

Dixi

Agradeço ao André um dos melhores momentos de sempre do Benfica no presente ano.

BrunoP

Citação de: Dixi em 31 de Dezembro de 2010, 18:58
Agradeço ao André um dos melhores momentos de sempre do Benfica no presente ano.
x2 neste meu caso, no ano passado. xD

Aloutre

Citação de: BrunoP em 01 de Janeiro de 2011, 22:29
Citação de: Dixi em 31 de Dezembro de 2010, 18:58
x2 neste meu caso, no ano passado. xD
Completamente de acordo, estive lá e vai ser algo que vai ficar-me na memória para o resto da vida, chorei nesse dia de orgulho

faneca_slb4ever

Foi para o Benfica já com 30 anos mas a idade não impediu André Lima de singrar no Benfica. Com inúmeros golos pelo emblema encarnado, o atacante foi somando elogios ao longo da carreira. Tem uma enorme paixão pelo Benfica e conseguiu já como treinador conquistar a Taça Uefa Futsal Cup, que nunca antes nenhum clube português havia vencido.

Nome - José André Soares Lima
Data de nascimento - 10-05-1971
Clubes como jogador - Miramar e Benfica
Clubes como treinador - Benfica

1 - Começou a jogar no Miramar, clube que há vários anos não milita na 1ª Divisão nacional. Recorda com saudade esse clube?

Claro que recordo com saudade os anos que passei no Miramar, foi o clube que me formou como jogador, foi o clube que sempre acarinhou todos os seus antigos jogadores e é com grande tristeza que vejo que não consegue voltar a ser um clube de referência no futsal nacional. Não nos podemos esquecer que durante muitos anos, muitos dos melhores jogadores nacionais cresceram no Miramar.

2 - Com as boas exibições na altura no Miramar, o Benfica contratou-o. Ficou surpreso na altura pelo convite?

Fiquei um pouco surpreso com o convite só pela questão da minha idade que na altura tinha 30 anos e muita gente duvidou de que eu tinha condições para jogar no Benfica. Mas parece que quem teve razão foi quem me contratou.

3 - Era um sonho seu jogar no Benfica?

Depois da entrada do Benfica no futsal, é claro que tinha como sonho representar este grande clube, eu e muitos mais jogadores naquela altura, eu tive esse privilégio.

4 - Quando chegou ao clube encarnado, que diferenças encontrou comparando com o Miramar?

Acho que nem se pode comparar porque as diferenças são abismais começando pela instituição, depois estamos a falar de um clube como o Miramar que era dirigido por uma pessoa. No Benfica, por exemplo, jogamos quase sempre para mil ou mais espectadores, a pressão é outra sendo que a responsabilidade e o hábito de ganhar eram os mesmos.

5 - No Benfica conquistou vários títulos como jogador. Há algum que tenha tido um sabor mais especial?

Houve dois títulos que foram especiais, um foi o primeiro campeonato ganho pela secção de futsal.  Ser campeão no primeiro ano quando cheguei ao Benfica e numa altura em que a secção trabalhava para se impor no clube, porque estamos a falar na altura de uma modalidade nova e independente, e esse título foi muito importante para a secção se impôr no clube. O outro é obrigatoriamente o campeonato de 2004/2005 em que fomos à final com o Sporting, e no terceiro e último jogo do Play off ganhámos 7-5 em que eu marquei 5 golos numa das maiores enchentes do pavilhão da luz. Foi um jogo muito especial para mim.

6 - Qual o adversário mais difícil que já defrontou na sua opinião?

Em Portugal o adversário mais difícil que defrontei foi com certeza o Sporting pela qualidade do plantel e por toda a rivalidade existente entre os dois clubes mas, não podemos esquecer do Belenenses que nos últimos anos estava sempre nas finais com o Benfica. Internacionalmente foi o Interviu, de Espanha, que para mim foi a melhor equipa do mundo durante muitos anos, anos esses que foi sempre essa equipa que nos tirava o sonho europeu mas foi também essa equipa que nos proporcionou uma final de sonho no pavilhão atlântico, que nos levou à grande vitória da UEFA Cup.

7 - Relativamente a jogadores. Qual o jogador mais difícil que teve pela frente ?

Para mim o jogador mais difícil de defrontar foi o jogador brasileiro do Interviu de Espanha chamado Schumacher.

8 - A rivalidade com o Sporting é inegável em Portugal. Como era defrontar o emblema de Alvalade?

Defrontar o Sporting é sempre especial por tudo que envolve os jogos entre os dois clubes. A rivalidade, a paixão, o grau de exigência dos próprios jogos.

9 - Como jogador nunca conseguiu vencer a Uefa Futsal Cup. Fica desapontado?

É claro que gostava de ter sido campeão europeu como jogador. Não foi possível mas acredito que ajudei para que o Benfica mais tarde pudesse ter melhores condições para ganhar essa competição como se veio a verificar.

10 - A nível de selecção nacional, acha que a breve prazo Portugal poderá conquistar títulos importantes?

A selecção portuguesa já esteve em grandes decisões e só não ganhou por detalhes, mas tal como o Benfica acredito que vai um dia conquistar algo importante. Penso que é mais uma questão de mentalidade do que de qualidade.

11 - Abraçou a carreira de treinador aos 37 anos, no Benfica. Esperava ganhar a UEFA Futsal Cup?

Eu disse na minha apresentação como treinador que aquilo que não tinha vencido como jogador queria vencer como treinador. Não aconteceu no primeiro ano como treinador em que fizemos o triplete, mas aconteceu no segundo ano da maneira mais brilhante que podia ter acontecido. Vencemos em todas as fases as melhores equipas da actualidade, encontrámos uma equipa russa que era só vice campeã da Europa na fase de Elite, jogámos a meia-final da prova com os campeões italianos e vencemos considerada por muitos a melhor equipa do mundo Interviu Movistar na final, que eu chamei de final perfeita, e aí tenho que agradecer a toda gente que fez com que os jogadores e equipa técnica tivessem todas as condições para ganhar. Tais como a Direcção, pessoas que fizeram com que o pavilhão atlântico fosse um palco de sonho para qualquer um. Obrigado a todos.

12 - Vê muita evolução da modalidade ao longo dos anos em Portugal? Acha que tem agora mais projecção o futsal?

Infelizmente não vejo evolução na modalidade, muito pelo contrário, na minha opinião este campeonato esta a ser um dos mais fracos de sempre dado ao desinvestimento por parte de muitos clubes com que fez que a qualidade do campeonato baixasse drasticamente, o que é um contra-senso dado que se analisarmos o que fez a nossa selecção que se sagrou vice campeã da Europa e o Benfica campeão europeu. É com desilusão que vejo ninguém a fazer nada pela modalidade, o que até parece que Portugal tem muitos campeões europeus para se orgulhar!

13 - O Benfica e o Sporting estão este ano juntos na Final-Four da UEFA Futsal Cup. Vê o Benfica de novo vencedor? Teria um significado maior se a final fosse frente ao rival?

Seria de grande importância se fosse uma final europeia entre Benfica e Sporting, mas como disse anteriormente, será que mesmo assim as pessoas com responsabilidade vão olhar para a modalidade com outros olhos? As pessoas deviam saber que isto que o Benfica fez o ano passado e que agora o Sporting se junta na final, é muito difícil de conseguir. Este esforço não cai do céu! Espero sinceramente que algo mude na modalidade porque senão vai ser mais uma modalidade a cair, e em que se aproveitarmos melhor pode dar muitas alegrias a muita gente.

http://www.modalidades.com.pt/20110105187/Futsal/em-entrevista-com-andre-lima.html

JNF

12 - Vê muita evolução da modalidade ao longo dos anos em Portugal? Acha que tem agora mais projecção o futsal?

Infelizmente não vejo evolução na modalidade, muito pelo contrário, na minha opinião este campeonato esta a ser um dos mais fracos de sempre dado ao desinvestimento por parte de muitos clubes com que fez que a qualidade do campeonato baixasse drasticamente, o que é um contra-senso dado que se analisarmos o que fez a nossa selecção que se sagrou vice campeã da Europa e o Benfica campeão europeu. É com desilusão que vejo ninguém a fazer nada pela modalidade, o que até parece que Portugal tem muitos campeões europeus para se orgulhar!

Por esta é que eu não estava à espera!

Pedro Neto

Aloutre

Infelizmente também o acho, é inglório mas é o que se tem vindo a passar, e até temos mais gente nos pavilhões, no entanto parece que as instituições não acompanham...

Juvelacio

O desinvestimento no futsal e nas modalidades restantes, futebol principalmente, devia ser geral, Portugal não tem o dinheiro que julga ter. Os clubes vivem acima das possibilidades.

Apostar na formação é o caminho.

JNF

Há desinvestimento, mas não terá havido muita evolução? Nomeadamente no que ao jogo jogado diz respeito?

Pedro Neto

O desinvestimento, a longo prazo, limita o jogo jogado. Vejo cada vez mais os grandes jogadores nos grandes clubes, enquanto que os outros lutam para conseguir manter-se a competir. E agora é o Belenenses a ficar mais fraco. O Freixieiro já não é o que era, a Fundação está pelas horas da morte. A crise no Futsal nota-se mais porque há muitos clubes com apoios das autarquias, e agora fechou a torneira.

pica_foices

Citação de: Pedro Neto em 30 de Janeiro de 2011, 10:59
O desinvestimento, a longo prazo, limita o jogo jogado. Vejo cada vez mais os grandes jogadores nos grandes clubes, enquanto que os outros lutam para conseguir manter-se a competir. E agora é o Belenenses a ficar mais fraco. O Freixieiro já não é o que era, a Fundação está pelas horas da morte. A crise no Futsal nota-se mais porque há muitos clubes com apoios das autarquias, e agora fechou a torneira.

x2

Trezeguet

não há dinheiro não há vicios. O Belem para inscrever estes 3 brasileiros teve resolver antigas dividas a ex jogadores e ainda algumas tem

Safe

a popularização do futsal fez com que muitos parasitas quisessem entrar na modalidade para daí tirar beneficio próprio. É difícil a alguma modalidade ter um crescimento sustentável (como o futsal estava a ter) quando malta que se lembra disto só quando é moda aparece. Foi por isso que nunca gostei que a SIC tivesse garantido os direitos de transmissão do campeonato, à uns anos atrás.
Isto, aliado ao facto de termos uma FPF que se está bem a cagar para isto, corrobora o que o André disse nessa entrevista. Só choca quem anda desatento.

Nuno Eiras

Citação de: JNF em 30 de Janeiro de 2011, 10:41
Há desinvestimento, mas não terá havido muita evolução? Nomeadamente no que ao jogo jogado diz respeito?

A Filosofia de jogo mudou. Um treinador diferente.

E, além disso, mudou-se o tipo de jogo: de mais individualista (com o Ricardinho) para mais colectivo

Roger_10

Citação de: Trezeguet em 30 de Janeiro de 2011, 13:11
não há dinheiro não há vicios. O Belem para inscrever estes 3 brasileiros teve resolver antigas dividas a ex jogadores e ainda algumas tem

algumas ´´e favor. . .