José Jardim (Voleibol)

Treinador, 62 anos,
Portugal
Estatísticas: 19 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (5), Taça de Portugal (8), Supertaça (6), Taça AVL (1), Taça de Honra da AVL (7)

Far(away)

faneca_slb4ever

José Jardim respondeu aos leitores do Site
"Esta equipa não deixava mal o nome do Benfica em muitos confrontos europeus"

Em  entrevista ao Site Oficial do Benfica, o treinador da equipa de  voleibol masculino anteviu a final da Taça de Portugal com o Castêlo da  Maia e abriu um pouco o véu sobre a discussão do play-off com o Sp.  Espinho. Para José Jardim, é importante manter a actual aposta na  modalidade para cimentarem uma posição duradoura no voleibol nacional.

Quais  são as principais qualidades do Castêlo da Maia e de que forma o  Benfica pretende contrariá-las na final da Taça de Portugal?
Manuel Ferreira, Lisboa
-  As principais qualidades são o serviço agressivo. Tem vários jogadores  a fazer bem o serviço em suspensão flutuante, alternando bem com outros  jogadores com serviço em suspensão forte. Quando esse serviço entra,  cria bastantes dificuldades à recepção da equipa adversária e a forma  de contrariar esse serviço é conseguirmos receber bem quando eles  acertam esses serviços. Nas situações em que não consigamos construir  na perfeição, é construir de forma a podermos realizar o ponto, mesmo  que seja contra o bloco duplo ou triplo.

Na fase regular o  Benfica perdeu um jogo e ganhou outro ao Castêlo da Maia. É de esperar,  por isso, um encontro onde a nota de equilíbrio será dominante?
José Luís, Matosinhos
-  É de esperar uma final equilibrada. A equipa do Castêlo da Maia baseia  mais o seu jogo ofensivo num jogador que é preponderante nessa  organização. O Benfica tem normalmente uma maior distribuição com os  seus atacantes.

Sei que primeiro há o jogo da final da Taça de  Portugal, mas gostaria de saber quais as hipóteses reais do Benfica na  final do campeonato com o Sp. Espinho?
João Manuel, Lisboa
-  Não quero ouvir falar da final do campeonato enquanto não realizarmos a  final da Taça de Portugal, mas é evidente que quem vai a uma final é  para ganhar, não tem outra hipótese.

Sou seu admirador, pela sua determinação e garra que tenta passar para os seus jogadores.
Quero agradecer a sua dedicação ao SL Benfica e desejar que esta época corra pelo melhor.
Pergunta: Qual a razão para as oscilações da nossa equipa nas recepções?
Fernando Saramago
-  As razões prendem-se com duas situações. Os atletas que normalmente  executam essa função e estou a referir-me aos jogadores que jogam na  entrada da rede têm como principal característica a sua elevada  capacidade de ataque, de bloco e serviço, e menos ao nível da recepção.  No entanto, quero realçar o muito trabalho realizado por eles ao longo  do ano. Exactamente porque é público - e mesmo as equipas adversárias  têm dito isso - que tem havido uma clara progressão ao nível da  recepção. A recepção está ligada ao serviço adversário e às vezes as  oscilações também têm a ver com o mérito da agressividade do serviço  adversário, tal como a nossa equipa provoca nas equipas contrárias. Se  lembrarmo-nos, por exemplo, que o Castêlo da Maia aqui no primeiro  "set" perdeu por 25-14, com muitos serviços directos do Benfica, nessa  altura, se calhar foram eles que oscilaram mais do que nós.

Parece-me  que este plantel é mais forte que os anteriores. Chega para ser  campeão? Mesmo que o não seja parabéns pelo que tem feito.
Obrigado pelo seu trabalho em prol do Benfica.
António Correia
-  Não sei se chega, mas vamos tentar que chegue como é evidente. Sei que  estamos perante um adversário, o Sp. Espinho, que tem um dos plantéis  mais fortes. Conhecem-se há mais tempo, mas temos as nossas armas e vamos esgrimi-las, tal como o adversário e acredito que vai ser uma excelente final.

Estando  o nosso Benfica já apurado para as duas finais (taça e campeonato), e  desde já desejando as maiores alegrias ao professor, porque as suas  alegrias são as alegrias de todo o universo benfiquista, gostaria de  perguntar: Será que para a próxima época poderemos esperar um Benfica  europeu, capaz de levar o nosso glorioso ao mais alto nível do voleibol  europeu?
Um abraço e espero festejar os dois títulos.
António Manuel Ferreira Guimarães, Vila do Conde - sócio n.º 25012
-  A aposta na participação de competição europeia não depende apenas de  nós, mas da direcção do Benfica. É evidente que temos de ter os pés bem  assentes na terra. Se tivermos a ombrear com equipas italianas, polacas  ou russas, são muito fortes e com grandes orçamentos. Esta equipa já  este ano de certeza que não deixava mal o nome do Benfica em muitos  confrontos europeus.

Olá Sr. José Jardim, começo por lhe dar os  parabéns pelo seu amor e dedicação ao Benfica e ao vólei ao longo  destes anos. Realmente é um jogo lindo, mas o senhor dá-lhe um perfume  especial. Acho que o senhor transpira vólei pelos poros. Gostava de  saber o que o levou a escolher o voleibol e não outro desporto?
Helena Dantas, Lisboa - sócia 42358
-  Tenho de recuar quase ou mesmo 30 anos para me lembrar onde comecei a  iniciar-me. Foi numa escola. Começamos a nos apaixonar por este  desporto, vamos aumentando cada vez mais essa ligação e é uma paixão  que continua desde essa altura.

Tendo sido um dos grandes  jogadores que passaram pelo voleibol do Benfica, gostaria de saber se  no plantel existe algum jogador cujas características fossem parecidas  com as suas enquanto jogador.
Adriano Costa, Braga
- Não  tenho que realçar as minhas características enquanto jogador, tenho é  que realçar as características dos meus atletas. Os sócios do Benfica,  principalmente os mais antigos, conhecem a minha forma de actuar.  Defendo de forma muita aguerrida a equipa do Benfica e é esses valores  que passo e transmito. Não podemos querer que os atletas sejam  exactamente iguais a nós, cada um tem a sua forma de se expressar em  campo. O importante é que estejam concentrados e de acordo com a sua  personalidade consigam tirar o máximo de rendimento.

Qual a conquista que mais prazer lhe deu ao serviço do Benfica?
Filipe Guerra, Odivelas – sócio n.º 11506
-  Como treinador da equipa de seniores claramente a conquista do  campeonato nacional em 2004/2005 e a Taça de Portugal também na mesma  época. Foi um reiniciar ao nível sénior do Benfica nas principais  competições nacionais.

Para mim o Benfica vai muito para além do  futebol. No entanto, face à tradição dessa modalidade e exposição  mediática, a maioria das pessoas dá pouca atenção às outras  modalidades. O que podem os benfiquistas fazer para apoiar as restantes  modalidades e mais especificamente o voleibol, para além de irem ver os  jogos?
André Romão Miguel
- O principal é mesmo vir aos  jogos. Temos sempre tido um apoio efectivo de alguns adeptos que não  falham um jogo, mas acho que esta equipa merece que venham em maior  número. A propósito da equipa que eliminámos nos play-off, caso do V.  Guimarães, não há dúvida nenhuma que esta equipa soube responder  perante um ambiente bastante adverso. E é importante que o Benfica  também tenha um ambiente de grande fervor e de grande apoio às suas  equipas. Para que consigamos mais sócios e adeptos de voleibol, é  preciso chegar aos grandes momentos e conquistá-los. Acho que esta  equipa tem conseguido isso e é altura de receber essa retribuição.

-  Julga que os preços dos bilhetes, a qualidade técnica das equipas e a  divulgação de informações e notícias sobre a modalidade são realmente  atractivas para levar adeptos e sócios do Sport Lisboa e Benfica aos  jogos de voleibol?
André Romão Miguel
- Nestas fases  finais os preços são atractivos. Estamos a falar de finais de  campeonatos nacionais e da Taça de Portugal. Estamos a falar dos  melhores praticantes em Portugal. Se me falar num cômputo geral, numa  fase inicial, se calhar são um pouco mais elevados, embora o Benfica  tenha em atenção os sócios de modalidades e tenha outras formas de  cativar a presença os seus adeptos nos pavilhões.

Quais foram os melhores jogadores com quem jogou?
Rute Silva, Alverca
-  É sempre difícil. Quando digo os melhores atletas com quem joguei,  muitas vezes acabo por referir os atletas que mais sentiram o clube.  Ainda na semana passada fomos visitados por um atleta búlgaro, o  Davidkov, que foi um dos primeiros estrangeiros a representar o Benfica  e que sentiu muito o Clube. Curiosamente ao convidá-lo para jantar ele  mostrou aos meus filhos a carteira com o símbolo do Benfica dessa  altura, mas outros atletas têm passado por este Clube. Em termos de  gestos técnicos, do remate, o Gravilov, um búlgaro, foi claramente para  mim o melhor atacante que já passou por Portugal.

Estamos em  duas finais. Nestes dias que faltam como vão trabalhar o lado emocional  dos jogadores e a ansiedade que há nestas decisões?
Paulo Roberto Mrtvi, Londrina-Paraná (Brasil)
-  Isso trabalha-se dia-a-dia, treino a treino, conversando...Em todos os  momentos essa parte também está presente e transmitimos-lhes uma  confiança enorme.

Em primeiro lugar gostaria de mostrar o meu  apreço enquanto sócio do SL Benfica com quota das modalidades pelo  excelente trabalho desenvolvido por si ao longo dos últimos anos na  liderança técnica da equipa de Voleibol, passando da subida à A1, como  pela conquista do título nacional em 2004/2005. Mesmo nas últimas  épocas em que por restrições financeiras o SL Benfica apresentou  plantéis mais frágeis foi sempre possível sentir da equipa de voleibol  muita raça e muito orgulho em todos os que representaram o SL Benfica,  sendo desse modo possível ter sempre equipas competitivas e que  orgulharam os seus adeptos e sócios, muito obrigado! A minha questão é  a seguinte, existem condições para o Benfica tornar-se a curto/médio  prazo o clube mais vencedor no Voleibol Nacional?
Tiago Godinho, Sacavém – n.º Sócio 28335
-  Quero realçar que o Benfica depois de uma clara quebra, reconhecida  pelo próprio presidente, este honrou-nos com o reconhecimento do nosso  trabalho na época anterior. O Benfica disputou até à última as provas e  o presidente deu-nos a possibilidade de formarmos uma equipa que  pudesse discutir essas provas e isso está acontecer. Já nos deixa  satisfeitos, mas não plenamente satisfeitos. Já tenho dito aos próprios  jogadores que esta não é uma equipa fantástica. Uma equipa fantástica é  aquela que ganha. É importante manter essa aposta para podermos  cimentar uma posição duradoura no voleibol nacional.

http://www.slbenfica.pt/Informacao/Modalidades/Voleibol/Noticias/noticiasvoleibol_volentjosejardimperguntasrespostas_020410_59960.asp

Joga Bonito

modalidades SLB

nokas7

Para mim, continua a ser um exemplo no BENFICA..

JM21

Perdemos hoje, vamos ganhar no fim-de-semana. Força, mister!

Bulk

Apesar da derrota, gostei especialmente dum momento durante o 3º set onde num tempo técnico estando nós a perder por 5/6 pontos faltando outros tantos para o Castêlo fechar o set, ele diz com enorme convicção para os seus jogadores: "Temos ou não temos equipa para recuperar estes 5 pontos?".

De quem sente claramente o que é o Benfica. Tive orgulho. Força prof. Jardim!

Far(away)

Boa mister! Primeira vitória rumo ao título :metal:

joaonunes

"O" treinador. Um exemplo a seguir dentro da nossa casa.

Parabéns pela vitória de hoje mister. Já só faltam mais duas vitórias.

:slb2: :flagglorioso:

Ruud

Grande treinador! Continuação de excelente trabalho!

modalidades SLB

Citação de: JM21 em 03 de Abril de 2010, 23:18
Perdemos hoje, vamos ganhar no fim-de-semana. Força, mister!

O0

joaonunes

Só falta um mister.

:coolsmiley:

modalidades SLB

Moreira16

Ninguém pára o BENFICA!!!
CARREGA JJ

Duk

este é um exemplo...

por acaso acho que à excepção do Andebol temos bons treinadores em tudo o que acompanho: Futebol (seniores, juniores, juvenis e iniciados), Basket, Futsal, Volei, Hoquei