Domingos Soares de Oliveira (Dirigente)

Rui Costa

Citação de: tiagoterceira em 06 de Junho de 2009, 15:50
o Benfica quando entrou nos TOP 20 dos clubes k mais geraram receitas..foi auditado por uma entidade imparcial e externa...

E essa auditora foi a .... ?

Antes de auditada, podes dizer "auditada". A única coisa que fizeram foi partir do principio que o relatório da Benfica SAD estava devidamente correcto. Os numeros lá inscritos são da responsabilidade de quem os escreveu. A Deloitte não investiga nada neste caso, apenas parte do principio que todos sabem o que fazem e fazem-no de boa fé.

Uma auditora num periodo de crise mundial, sem interesses... é que vou ali e já venho.

trainmaniac

Denim

"Podemos fazer 60 milhões com três jogadores"

Domingos Soares Oliveira lança as bases para a próxima época do clube encarnado em entrevista exclusiva a O JOGO. A enfrentar o segundo ano consecutivo fora da Liga dos Campeões, o Benfica encara dificuldades e deverá vender jogadores. Mas isso não impede o administrador da SAD de olhar com optimismo para este "novo ciclo"...

Benfica já contratou três jogadores. Vai haver mais?

Todos os anos, o Benfica tem arranjado forma de cumprir as suas ambições em termos de aquisições. Este ano, é diferente, porque há uma crise económica que tem repercussões em todos os clubes, pois dificulta o acesso ao crédito. Vamos ter a disponibilidade que temos tido, mas somos obrigados a recorrer a outro tipo de mecanismos. As aquisições poderão ser feitas com prazos de pagamento mais dilatados ou através de parcerias. O Benfica tem alguma capacidade de investimento, mas os mecanismos que vamos utilizar serão diferentes dos de anos anteriores.

O orçamento para a nova temporada já está estabelecido?

O orçamento está estabelecido, mas também dependerá das vendas. Temos a plena consciência daquilo que podemos ou não fazer.

O Benfica precisa de vender jogadores para contratar reforços e equilibrar também as suas contas?

Não é fácil manter um equilíbrio de tesouraria se estivermos dois anos seguidos sem vender jogadores e sem ir à Liga dos Campeões. Num segundo ano consecutivo, é um processo mais difícil. Se não avançarmos para a venda de jogadores, teremos dificuldades de gestão de tesouraria. É provável que tenhamos de vender neste Verão.

Tem de ser um grande encaixe?

Tem de ser um encaixe razoável. O Benfica nunca fez um encaixe muito grande, pois não tem uma política de venda de jogadores como têm outros clubes nacionais.

Um encaixe de seis a sete milhões de euros basta?

A média dos últimos anos tem sido na casa dos 12 a 15 milhões de euros. Há oportunidades que têm de ser encaradas. Por outro, se o acesso ao crédito está mais difícil, significa que teremos de gerar mais cash.

O Benfica já tem essa oportunidade em mãos?

Têm surgido propostas, mas há determinados jogadores para os quais neste momento nem nos interessa ouvir ofertas. Há outros que aceitamos vir a discutir. Na Europa, em Abril/Maio dizia-se que não iriam acontecer grandes negócios este Verão. Quando, de repente, há um actor no mercado como o Real Madrid que, em duas operações, gasta 160 milhões de euros, isso tem um efeito de contágio em todo o lado. Os clubes sentem-se com capacidade para fazer mais compras, começa a circular muito mais dinheiro. É natural que em Julho e Agosto apareçam mais oportunidades.

Que jogadores aceita vender?

Não vou responder.

O Benfica vai reduzir a massa salarial do plantel?

Temos andado com uma massa salarial razoavelmente estável ao longo dos anos. Por ano, temos gasto na casa dos 22, 25, 26 milhões de euros. Houve um pico grande em 2005/2006, com 31. Depois regressou-se outra vez aos 26 ou 27. Este época que passou andará por volta dos 30 milhões de euros. O mais expectável é voltarmos a 25, 26 ou 27 milhões em 2009/10.

Já disse que era possível contratar um jogador por 20 milhões de euros. Mantém essa perspectiva?

A realidade é que o Benfica tem gasto todos os anos esse valor em aquisições, o que prova que temos capacidade. Mas se calhar só iria buscar um jogador.

O FC Porto vendeu Cissokho ao AC Milan por 15 milhões de euros após seis meses de valorização. Por que razão o Benfica não consegue fazer uma operação assim?

Essa situação é excepcional. Nós temos muitos jogadores que ao fim de um ano estão valorizados em mais cem, 200 ou até 500 por cento. Por exemplo, o Urreta, o Di María ou o David Luiz entraram com um determinado valor e hoje têm uma cotação que multiplicou por muito esse valor. Neste momento temos uma oferta em cima da mesa pelo dobro do que pagámos por um jogador, e a nossa decisão é não vender. No Benfica, só foi feita uma revalorização de activos em finais do século passado. O plantel de hoje, no seu conjunto, está valorizado em 60 milhões de euros. Se os pusermos à venda, podemos fazer 60 milhões de euros com três jogadores.

Tem propostas em cima da mesa?

Temos propostas que recusámos, porque entendemos que determinado jogador se pode valorizar mais ou porque não queremos o dano que nos vai causar a sua saída. Numa situação de desespero completo, garanto-lhes que vendia os jogadores. Prefiro isso do que chegar a Setembro ou Outubro e ter ordenados em atraso. Não estamos numa situação de desespero. O mercado está mais difícil, o crédito mais difícil, não vamos outra vez à Champions, temos uma série de dificuldades, mas entendemos que há formas de ultrapassar esse problema. Não tenham dúvidas de que, com três jogadores, fazemos 60 milhões de euros!

Quem são esses três jogadores?

[risos]...

O prejuízo de 18,4 milhões de euros nos primeiros nove meses da época são preocupantes?

Qualquer resultado negativo tem de ser objecto de uma explicação. Eu fico mais preocupado com as surpresas do com aquilo de que já estamos à espera. Surpresa é ficarmos, por exemplo, na fase de grupos da Taça UEFA, já que esperávamos passar a fase de grupos e fazer mais duas eliminatórias. Isso tem um impacto financeiro e temos de criar mecanismos alternativos para reduzir custos ou aumentar receitas. Já sabíamos que seria um ano negativo e que dependeria muito do que fizéssemos de vendas no fim deste exercício. Há aqui uma situação que tem de ser tomada nos próximos 15 dias: ou forçamos a venda de algum activo até ao final do mês de Junho e nessa altura atenuamos o prejuízo acumulado, ou consideramos que isso é mau para o negócio e podemos fazer a venda desse jogador um mês mais tarde, por um valor superior. Deixamos que a conta de resultados seja impactada durante este exercício, mas defendemos a parte de tesouraria no arranque de Julho ou Agosto, quando o período de transferência estiver em alta.

"A parceria com a Olivedesportos é boa"

O Benfica recebe cerca de oito milhões de euros anuais pelos direitos televisivos. É um valor justo?

Imaginem que os jogos do Benfica só dão num operador. Se houver cem mil clientes que dizem que preferem o operador A e não o B, porque o A passa jogos do Benfica e o B não, então isso significa que são cem mil clientes multiplicados por 20 euros mensais. Pela quantidade de pessoas que se transferiram de um operador para o outro atrás da Benfica TV, sabemos quanto valem os jogos. Não digo se são 30, 40 ou 50 milhões de euros. Mas quem ficar com os direitos terá um impacto de dezenas de milhões. O Benfica tem de ser compensado por valores superiores.

Renovar com a Olivedesportos está fora de questão?

Nada disso. A parceria com a Olivedesportos é boa, pois foi uma entidade que apoiou o Benfica numa altura extremamente difícil. É preciso ter memória, pois é isso que nos ajuda a preparar o futuro. Mas tenho a certeza de que a próxima negociação vai ser dura. Isso é garantido.

A Benfica TV trouxe maior poder negocial ao clube?

Não foi criada para isso. Não estou à espera de passar os jogos no canal do Benfica e passar o canal a pago.

Ao lado das SAD rivais

Mantém alguma relação com outras SAD?

As três principais SAD têm-se encontrado. Eu acho que sempre soubemos separar as águas, porque existem pessoas equilibradas no FC Porto, no Benfica e no Sporting, independentemente do que são as guerras institucionais e que nós tentamos que se restrinjam ao relvado. Todos temos interesse em que a indústria do futebol se desenvolva em bases sãs. Temos trabalhado com o FC Porto e Sporting, e as reuniões têm sido muito produtivas.

Quem são as pessoas com quem se reúne da SAD do FC Porto?

Não vou citar nomes. Posso dizer que com quase todas as pessoas, e o mesmo se passa em relação ao Sporting.

"Sportinguismo é demagogia pura"

Faz sentido dar os prémios aos administradores da SAD em função dos resultados financeiros e não dos resultados desportivos? O principal objectivo do Benfica é ganhar dentro de campo...

É uma questão um bocadinho populista. Quase todos os gestores de topo têm remunerações fixas e variáveis, que estão indexadas ao seu trabalho. Seria muito fácil pegar nessa remuneração variável, integrá-la na remuneração fixa e ninguém discutia nada. Mesmo assim, ficávamos infinitamente abaixo das remunerações pagas em outros conselhos de administração. Os prémios que foram pagos não tiveram nenhum impacto nas contas da SAD e nem sequer foram pagos pela SAD.

Como é que convive com as acusações de que é um sportinguista dentro do Benfica...

Não comento nada disso. Já estou cá há tempo suficiente para que as pessoas saibam apreciar o meu trabalho. Mais uma vez acho que é demagogia pura. 

scoop

Um diz que dificilmente venderão.

O outro que é provável que tenham de vender.

E assim vai o Benfica... com uma direcção de incompetentes que colocou a SAD na sua pior situação económica de todos os tempos, com capitais próprios negativos e absolutamente esquizofrénica.

E o pior é que muito provavelmente ambos acreditam no que dizem e estão convencidos de que o outro concorda com eles.

Mufete

Do que tenho lido, parece-me que é um profissional muito competente.

Isso a mim satisfaz-me e, para mim, é suficiente.

med06053

Citação de: scoop em 17 de Junho de 2009, 04:16

E assim vai o Benfica... com uma direcção de incompetentes que colocou a SAD na sua pior situação económica de todos os tempos, com capitais próprios negativos e absolutamente esquizofrénica.

E o pior é que muito provavelmente ambos acreditam no que dizem e estão convencidos de que o outro concorda com eles.

Convém não inventar. Estás a fazer campanha de uma forma demasiado evidente. As criticas só têm valor se forem acompanhadas de verdade.
Basta consultar a cmvm para ver que nem estas são as piores finanças de sempre, nem sequer estamos com capitais próprios negativos e em falência técnica.

A verdade acima de tudo. Se a gestão da actual direcção é assim tão mã, basta a verdade para chamar a atenção dos sócios.

Redady

Exactamente, uma cambada de farsantes que dizem que trabalham e em equipa mas pelas palavras ontem do Vieira é não vendem, o Rui diz, não chegaram propostas, e o DSO diz que pode fazer 60M€ em 3 jogadores o que é mentira, não lhe dá jeito ser honesto agora!

Estou farto deste charlatanismo-

Ah, afinal já é bom fazer negócio como o Olivierinha por mais anos, a qualquer preço!

Vergonhoso!

scallabis

Citação de: Redady em 17 de Junho de 2009, 08:31

Exactamente, uma cambada de farsantes que dizem que trabalham e em equipa mas pelas palavras ontem do Vieira é não vendem, o Rui diz, não chegaram propostas, e o DSO diz que pode fazer 60M€ em 3 jogadores o que é mentira, não lhe dá jeito ser honesto agora!

Ah, afinal já é bom fazer negócio como o Olivierinha por mais anos, a qualquer preço!

Vergonhoso!

Conseguem mentir a tudo e todos olha como o vieira transpirava ontem das mentiras que tava a dizer!!!

Special_Red

Vergonhoso!

Tás a exagerar, não é isso que o homem diz em relação à Olivedesportos.

Corrosivo

Vergonhoso!

A PARCERIA COM A OLIVEDESPORTOS FOI BOA!!!!

E agora, meus amigos Vieiristas?

Velazquez

Dizer que vai haver uma negociação dura com a Olivedesportos quer dizer que vão fazer negocio a qualquer preço?
Parece-me que nunca foi dito que não iriam negociar mais com a Olivedesportos mas sim que teriam que ser por valores mais altos

Gonzalex

Este senhor claramente quer protagonismo, nunca vi o director financeiro de uma empresa dar tantas entrevistas como este senhor dá, e falar do futebol como fala...até parece que é ele o DD. Tou farto deste senhor e da sua ânsia de protagonismo

PattyBrooks

Gostei muito da entrevista DSO. Muito frontal e com claro conhecimento do mercado ao nível da sustentabilidade das SAD.

PattyBrooks

Citação de: Corrosivo em 17 de Junho de 2009, 09:22

Vergonhoso!

A PARCERIA COM A OLIVEDESPORTOS FOI BOA!!!!

E agora, meus amigos Vieiristas?

Vá lá... até um porquista percebe o que ele quis dizer... sem dúvida que se a Olivedesportos quisesse lixar o Benfica tinha seguido com a queixa em tribunal por quebra de contrato e o Benfica se calhar hoje já nem existia!... vamos ser racionais!

Mr.Costa

vamos la ver...

60 milhoes em 3 vendas?

os unicos jogadores que veem à cabeça que podem valer 15-20  serao:

luisao
di maria
sidnei
david luis
cardozo

o problema é que nao me acredito que nos desfaçamos de mais que 1 central

resultado:
di maria 20
luisao/david luis/sidnei  15-20
cardozo 20-25

é preciso puxar as orelhas a dizer que CARDOZO NÃO É PARA VENDER?

espero bem que esteja enganado