Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Nramos

Citação de: rosmani em 21 de Fevereiro de 2014, 19:13
Citação de: Nramos em 21 de Fevereiro de 2014, 19:09
Citação de: helmar em 21 de Fevereiro de 2014, 18:58
Citação de: policeMAN em 21 de Fevereiro de 2014, 18:41
essa do potenciar do melhorar é ridicula...

a base de comparação é jogadores do genero do Thomas, do Calado, do Tahar, do Armando, do Chano, do Andrade...
para jogadores como o Witsel, o Matic, o Di Maria, o Ramires, o Coentrão, o Javi.....

antes do Jesus jogadores como M Fernandes, Tiago, Simão e Miguel foram bem vendidos..

acho que a QUALIDADE do JOGADOR tem tudo mais a ver do que a QUALIDADE ou falta dela do TREINADOR...

claro que jogar regularmente ajuda sobremaneira a evolução de um jogador!!!
Mas a verdade é que tens melhores jogadores devido às vendas efectuadas.

Por exemplo Coentrão e Di Maria valiam muito pouco quando ele chegou e as suas vendas deram para contratar alguns craques.

Isto é uma sequência lógica e que nesse aspecto ele tem mérito da mesma forma que lhe podemos culpabilizar pelos fracassos a nível de títulos.

E o Passivo astronomico galopante é seqencia lógica do quê?

Se for acompanhado de um Activo astronómico galopante não há problema...

Claro, claro. Essa ideologia tem dado excelentes resultados.

Flirt4ever


Diogo20

Citação de: Flirt4ever em 21 de Fevereiro de 2014, 19:18
Mister, é possível ?



Só um jogador do Benfica, o Enzo.
Não conheço os outros  :2funny: :2funny: :2funny:

Nramos


Flirt4ever


Nramos



Çula

#657862
Citação de: Flirt4ever em 21 de Fevereiro de 2014, 19:09
Citação de: Çula em 21 de Fevereiro de 2014, 18:48
Citação de: Flirt4ever em 21 de Fevereiro de 2014, 17:27
Citação de: LuigiSLB83 em 21 de Fevereiro de 2014, 17:23
Citação de: Flirt4ever em 21 de Fevereiro de 2014, 17:17
Então mas não é isso que estamos a falar ? O que é o potenciar para vocês ??? O potenciar um jogador não é obter o máximo possível de rendimento dele ?? Se um jogador atingiu o seu Top com um treinador, não é esse o treinador que mais conseguiu potencia-lo ? Seja ele o Mourinho ou o Jesus ?
Na sua carreira, quando é o o Postiga marcou mais golos ?
O meu ponto é: quando vem à conversa que JJ potencia jogadores, há 2 correntes de opinião contrárias.
1. Os que acham que sim, que JJ potencia muitos jogadores.
2. Os que acham que não, que ele só potencia aquilo que tem qualidade, ou seja, que qualquer treinador o faria também.
O que eu questiono aos que vão pela corrente 2, é que se há jogadores que podiam ser potenciados e não foram, porque razão eles saiem do Benfica e não "explodem", já que o problema desses jogadores era o treinador que não os potenciava.
Isso é outra coisa, não me respondeste.
Mas já agora o que a tua pergunta tem a ver com qualquer uma das "correntes" que identificaste ?
Flirt, pega na pergunta que fizeste anteriormente e agora pensa no seguinte.
Qual foi o jogador que saiu do campeonato português para um colosso europeu saído de um clube que não um dos 3 grandes? Assim de repente não me lembro de um unico.
Isso quer dizer que só nestes 3 clubes é que se trabalha bem os jogadores?
Achas por exemplo que o Simeone fez mais pelo Falcao do que por exemplo o Jesualdo Ferreira? No entanto o rendimento do colombiano em Espanha foi bem superior à sua primeira época em Portugal. No entanto o trabalho do Jesualdo foi assombroso, talvez o treinador a quem o Falcao mais deve neste momento.
Volto a dar o exemplo do Paulo Ferreira, que já dei há uns dias. Foi com o Mourinho que ele atingiu o estrelato mas é ao Jesus que ele deve a sua evolução enquanto lateral direito.
Colosso europeu não direi, porque também não me lembro de nenhum. Mas tens casos como o Diego Costa,o Luís Leal,o Sebá (brevemente ??), Licá, Carlos Eduardo, Jefferson, Steven Vitória, Josué, entre outros, que foram potenciados a jogar em clubes melhores.

De qualquer forma, Çula, não percebi o que querias dizer ? Estás a discordar do que eu estava a dizer ? O que eu estava a defender é que é muito mais "fácil" potenciar talento do que potenciar "cepos". Apenas isso. Da mesma forma que não haverão exemplos de jogadores que o Jesus não aproveitou e fizeram grandes carreiras, também não haverão exemplos de cepos que o Jesus potenciou.

O que digo é que é normal os jogadores apresentarem certos niveis de rendimento em conformidade com o clube onde jogam. Se jogarem num clube onde há mais jogadores e qualidade é normal que o seu futebol evolua só por esse motivo. Isso por si só não pode ser definidor de um melhor ou pior trabalho dos treinadores. Caso contrário não haveriam treinadores de clubes médios a trabalhar melhor que treinadores em clubes grandes, uma vez que só quando chegam a um clube de topo é que conseguem dar o salto para o nivel seguinte.

O Di hoje joga num nivel mais elevado do que quando estava cá, será que o Ancelotti ou o Mourinho tiveram um papel mais importante que aquela metamorfose ocorrida na época 2009/10?

O Tiago saiu para o Chelsea em 2004, achas que o Camacho fez mais pelo jogador do que por exemplo o Cajuda quando o chamou dos juniores e o moldou de forma brilhante ao futebol sénior?

As coisas não são sempre tão nítidas como à partida podem parecer.

ps - ninguém potencia cepos. Para se potencializar as qualidades de um jogador esse jogador tem que ter algo para se poder trabalhar. E aí não há milagres, chame-se ele Jesus, Mourinho ou Prof. Neca.

lobotomizado

Citação de: Maomé em 21 de Fevereiro de 2014, 01:42
Citação de: lobotomizado em 21 de Fevereiro de 2014, 00:11
Eu acho que o JJ é um gajo esperto. Tem aprendido com os erros. Ao longo dos anos foi melhorando em pequenas merdas, primeiro na integração de certos jogadores, depois na rotação... é um bom treinador. Acredito que se começar a vencer, ninguém o pára.

Considerar Jorge Jesus como esperto é insultar quem tem um pouco mais de inteligência. E escrevo isto com toda a seriedade.

É verdade que foi evoluindo em muitos aspectos, mas também é facto que essa melhoria não se revelou suficiente. Continua com opções criticáveis, a rotação de jogadores deixa muito a desejar e acaba inexplicavelmente na fase determinante da época, a apatia em situações de desvantagem ou quando as coisas não correm bem é uma constante.

Só acredito que ninguém o pare quando estiver a jogar sozinho (entenda-se, com FC Porto bastante mais fraco que o habitual).


Citação de: lobotomizado em 21 de Fevereiro de 2014, 00:15E mais acrescento, no ano passado ficou queimado e muita gente acha que é um loser, mas relembro que no início da época, com a saída de Witsel e Javi, toda a gente tinha atirado a toalha ao chão, isso sim, uma atitude de loser. Depois começámos a engrenar e na habitual montanha russa, já íamos ganhar tudo e mais um par de botas. Chegámos a uma final europeia como não acontecia há muito tempo e jogámos melhor. O campeonato decidiu-se num pormenor. Mas queria ver quantos treinadores tinham conseguido adaptar-se ao retirarem-lhe no início, 2 das pedras fundamentais do 11 titular que tinha preparado.

Se se deve reconhecer mérito a quem o tem, também devemos criticar severa e objectivamente caso haja oportunidade. E, se por um lado, Jorge J esteve irrepreensível ao montar uma equipa que ficara "desmembrada", a verdade é que errou numa merda duma merda: a abordagem ao jogo. Líder invicto em 28 jornadas não pode entrar a medo no jogo decisivo do campeonato. O tacanho do treinador perdeu por culpa própria e mereceu perder. Infelizmente, a derrota custou o campeonato para o SL Benfica.


CitaçãoNão é o treinador perfeito. Duvido que os haja, ninguém ganha sempre, mas se houver, não estão ao nosso alcance financeiramente. Admiro o trabalho do treinador do Estoril, poderá ser uma boa alternativa se o JJ sair, mas para já, acho que é o melhor treinador que conseguimos ter.

Referir limitações no alcance financeiro quando o SL Benfica tem um treinador que recebe 4 Milhões para não ganhar, parece-me dramaticamente irónico.

E porque referiste o Marco Silva, repito aquilo que referi noutro tópico: "Despedir um treinador perdedor para ir buscar um que parece muito mais competente e que, na pior das hipóteses, faz igual (zero títulos) com um ordenado muito mais baixo? Prefiro a qualquer dia da semana."
Prmeiro, fiz quote só para destacar alguém que se dá ao trabalho de ler e dar a sua opinião fundamentada. Tenderei a dar razão nalguns pontos (a escolha da palavra "financeiro" não foi a melhor, eu próprio o pensei para mim próprio depois de escrever, mas não me dei ao trabalho de corrigir :P). No fundo concordamos com tudo, apenas atribuímos responsabilidades de certas coisas a causas diferentes.
De qualquer das maneiras, é bom, ver alguém a discutir assim.


Red Eyes

Tanto conhecimento desperdiçado...
O que me surpreende é que o conhecimento pode provir da experiência; é o chamado conhecimento empírico mas isso é demasiada areia...

piratas15

Este homem tem sido   o melhor treinador nos ultimos tês  anos do ...foculporto

Workaluk

Citação de: helmar em 21 de Fevereiro de 2014, 18:53
Citação de: Workaluk em 21 de Fevereiro de 2014, 17:36
Citação de: LuigiSLB83 em 21 de Fevereiro de 2014, 17:23
Citação de: Flirt4ever em 21 de Fevereiro de 2014, 17:17
Então mas não é isso que estamos a falar ? O que é o potenciar para vocês ??? O potenciar um jogador não é obter o máximo possível de rendimento dele ?? Se um jogador atingiu o seu Top com um treinador, não é esse o treinador que mais conseguiu potencia-lo ? Seja ele o Mourinho ou o Jesus ?

Na sua carreira, quando é o o Postiga marcou mais golos ?

O meu ponto é: quando vem à conversa que JJ potencia jogadores, há 2 correntes de opinião contrárias.
1. Os que acham que sim, que JJ potencia muitos jogadores.
2. Os que acham que não, que ele só potencia aquilo que tem qualidade, ou seja, que qualquer treinador o faria também.

O que eu questiono aos que vão pela corrente 2, é que se há jogadores que podiam ser potenciados e não foram, porque razão eles saiem do Benfica e não "explodem", já que o problema desses jogadores era o treinador que não os potenciava.

Porque não perguntar aos que vão pela corrente 1, quem são ao certo os "muitos jogadores" que ele potencia?

Enzo? Como jogador nem pensar, como adaptação a 8, ai sim tem dedo dele.

Matic? Não, esteve cá 1 ano a penar com o Mestre, e só não passou 2 porque o Javi foi vendido em cima da hora, depois o que elevou o Matic a grande jogador, foi a sua força, talento e inteligência, nada disso teve a ver com o Jesus, dava essa como garantida, se aquando da sua chegada tivesse sido aposta continuada.

Di Maria? ;D ;D, claro, claro, foi tanto ele como foi o David Luiz.

Quem mais?

Witsel? a mesma coisa, já era jogador feito.

O unico jogador com dedo do Jesus, foi o Coentrão, veio para cá e começou a ser aposta na lateral esquerda, esse sim reconheço-lhe mérito, mas claro, o Chalana tambem apostou no Miguel a LD pela prineira vez, vamos a ver e tambem é um El Potenciador!
Agora que se diga que o JJ tem olho para "alguns" jogadores, epa ai até aceito.
Sinceramente não concordo nada com estas análises.
O Matic quando jogava, fazia-o sempre com apenas mais 1 homem ao seu lado, forma em que com Javi isso não acontecia.
O Di Maria era um jogador inconsequente e irregular e com o JJ deu claramente o salto, tal como o David Luiz. O Witsel e o Ramires até compreendo, mas senão tivessem feito grandes épocas não tinham ido para onde foram.

Já agora nos vendemos para o Chelsea e Real Madrid, enquanto os do porto vão para os Mónaco's desta vida. Aliás o meio-campo do Chelsea frente ao City era Matic, David Luiz e Ramires.

Também não percebo esse tipo de comentário quando os próprios jogadores o assumem.

Que estamos todos "cansados" do JJ ainda compreendo, mas não é preciso deitar a baixo o pouco que ele fez de bom e em relação a vendas isso é mais do que notório.

O David Luiz já era titular antes mesmo do mestre cá chegar.

O Ramirez quando veio, já tinha guia de marcha para o Chelsea, apenas efectuou uma paragem de um ano para se ambientar ao futebol europeu.

Dizer que vendemos para Real e Chelsea e os porkos para o Monaco, até parece que é sinonimo de qualidade dos jogadores em causa. Enquanto os porkos num "puto" que faz um ou outro jogo mais conseguido e nada mais, receberam 45 milhões dos Monacos desta vida, o Matic que é o melhor trinco do Mundo, foi por 25 milhões.

Di Maria era um jogador de grande qualidade, aliás foi contratado para substituir o Simão, simplesmente necessitava de se ambientar e ganhar um pouco mais de estaleca, aliás, na primeira época cá fez mais de 40 jogos, depois veio o Quique com as suas rotações e trocas de posição dos jogadores e estragou tudo.

Quanto as vendas, nem sequer discuto, por ser um assunto sem pes nem cabeça,o Benfica sempre vendeu, sempre fez bons negócios, basta para isso que os jogadores tenham qualidade, coisa que com o JJ aumentou exponencialmente devido aos mega planteis que tem tido, simples.

peterslimer

Citação de: Flirt4ever em 21 de Fevereiro de 2014, 13:47
Citação de: .:VMPT:. em 21 de Fevereiro de 2014, 13:19
Não é ser génio, nem deixar de o ser....
Marcação à zona....

Estão a marcar que zona ? A pequena área ?
Isto chama se marcaçao a zona lol

Flirt4ever

Citação de: Çula em 21 de Fevereiro de 2014, 19:36
Citação de: Flirt4ever em 21 de Fevereiro de 2014, 19:09
Citação de: Çula em 21 de Fevereiro de 2014, 18:48
Citação de: Flirt4ever em 21 de Fevereiro de 2014, 17:27
Citação de: LuigiSLB83 em 21 de Fevereiro de 2014, 17:23
Citação de: Flirt4ever em 21 de Fevereiro de 2014, 17:17
Então mas não é isso que estamos a falar ? O que é o potenciar para vocês ??? O potenciar um jogador não é obter o máximo possível de rendimento dele ?? Se um jogador atingiu o seu Top com um treinador, não é esse o treinador que mais conseguiu potencia-lo ? Seja ele o Mourinho ou o Jesus ?
Na sua carreira, quando é o o Postiga marcou mais golos ?
O meu ponto é: quando vem à conversa que JJ potencia jogadores, há 2 correntes de opinião contrárias.
1. Os que acham que sim, que JJ potencia muitos jogadores.
2. Os que acham que não, que ele só potencia aquilo que tem qualidade, ou seja, que qualquer treinador o faria também.
O que eu questiono aos que vão pela corrente 2, é que se há jogadores que podiam ser potenciados e não foram, porque razão eles saiem do Benfica e não "explodem", já que o problema desses jogadores era o treinador que não os potenciava.
Isso é outra coisa, não me respondeste.
Mas já agora o que a tua pergunta tem a ver com qualquer uma das "correntes" que identificaste ?
Flirt, pega na pergunta que fizeste anteriormente e agora pensa no seguinte.
Qual foi o jogador que saiu do campeonato português para um colosso europeu saído de um clube que não um dos 3 grandes? Assim de repente não me lembro de um unico.
Isso quer dizer que só nestes 3 clubes é que se trabalha bem os jogadores?
Achas por exemplo que o Simeone fez mais pelo Falcao do que por exemplo o Jesualdo Ferreira? No entanto o rendimento do colombiano em Espanha foi bem superior à sua primeira época em Portugal. No entanto o trabalho do Jesualdo foi assombroso, talvez o treinador a quem o Falcao mais deve neste momento.
Volto a dar o exemplo do Paulo Ferreira, que já dei há uns dias. Foi com o Mourinho que ele atingiu o estrelato mas é ao Jesus que ele deve a sua evolução enquanto lateral direito.
Colosso europeu não direi, porque também não me lembro de nenhum. Mas tens casos como o Diego Costa,o Luís Leal,o Sebá (brevemente ??), Licá, Carlos Eduardo, Jefferson, Steven Vitória, Josué, entre outros, que foram potenciados a jogar em clubes melhores.

De qualquer forma, Çula, não percebi o que querias dizer ? Estás a discordar do que eu estava a dizer ? O que eu estava a defender é que é muito mais "fácil" potenciar talento do que potenciar "cepos". Apenas isso. Da mesma forma que não haverão exemplos de jogadores que o Jesus não aproveitou e fizeram grandes carreiras, também não haverão exemplos de cepos que o Jesus potenciou.

O que digo é que é normal os jogadores apresentarem certos niveis de rendimento em conformidade com o clube onde jogam. Se jogarem num clube onde há mais jogadores e qualidade é normal que o seu futebol evolua só por esse motivo. Isso por si só não pode ser definidor de um melhor ou pior trabalho dos treinadores. Caso contrário não haveriam treinadores de clubes médios a trabalhar melhor que treinadores em clubes grandes, uma vez que só quando chegam a um clube de topo é que conseguem dar o salto para o nivel seguinte.

O Di hoje joga num nivel mais elevado do que quando estava cá, será que o Ancelotti ou o Mourinho tiveram um papel mais importante que aquela metamorfose ocorrida na época 2009/10?

O Tiago saiu para o Chelsea em 2004, achas que o Camacho fez mais pelo jogador do que por exemplo o Cajuda quando o chamou dos juniores e o moldou de forma brilhante ao futebol sénior?

As coisas não são sempre tão nítidas como à partida podem parecer.

ps - ninguém potencia cepos. Para se potencializar as qualidades de um jogador esse jogador tem que ter algo para se poder trabalhar. E aí não há milagres, chame-se ele Jesus, Mourinho ou Prof. Neca.
Isso é o que eu estou a tentar dizer há umas horas. E é por isso que não reconheço o Jesus com o "potenciador" que alguns querem por força que seja. Reconheço-lhe qualidades, claro que sim, mas isto de se chamar "potenciador" é que não concordo minimamente.

Vou mais longe e digo até que o Jesus só não é um excelente treinador devido à sua própria incapacidade de reconhecer os seus próprios erros (não precisa de os admitir a ninguém e muitos menos publicamente) e má gestão humana. Isso limita-o muito.