Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

PAslb

Citação de: Spartans em 21 de Fevereiro de 2014, 17:28
Citação de: pcssousa em 21 de Fevereiro de 2014, 17:20
Citação de: Spartans em 21 de Fevereiro de 2014, 16:51
Josué = Participa no jogo que dá o título ao Porto e não faz nada de relevante para impedir  a vitória deste último.

Resultado: contratado  pelo Porto

Steven Vitória = Participa no jogo que rouba o título ao Benfica e faz uma excelente exibição, sendo muito importante para aguentar o empate.

Resultado: contratado pelo Benfica

Posso ser só eu, mas malas de dinheiro aparte, há todo um universo de actos legais, gestão de expectativas e, sobretudo, coerência, que devia ser colocada em prática pelo Benfica de forma a (já que é impossível impedir), pelo menos minimizar as jogadas manhosas dos nossos adversários.

Recompensar com a possibilidade de jogar pelo Benfica alguém que tanto se esforçou para obter um resultado que nos foi tão prejudicial, é um excelente exemplo do que não se deve fazer.

Qualquer dia regressamos aos tempos em que o sonho de um jogador era marcar um golo ao Benfica para ver se este o contratava.
Ainda me lembro do Vata nos meter dois golos na Luz e depois vir no pacote Miranda...

Mas é algo que já vinha, pelo menos, do tempo do Moinhos ou do Folha"o cambalhotas".
Até o Cristiano, creio que nos marcou e foi contratado...

Mas que é um péssimo hábito que temos, isso é. É óbvio que, entre tantos bonecos, há um ou outro que acaba por ser importante, nem que seja em 2 ou 3 jogos.

Interrogo-me se os nossos resultados melhorariam se fizéssemos o inverso. Ou seja, contratássemos as vedetas das equipas adversárias que jogassem mal contra nós...

Beto?

mellamotom

Citação de: PAslb em 21 de Fevereiro de 2014, 17:26
Citação de: LuigiSLB83 em 21 de Fevereiro de 2014, 17:23
Citação de: Flirt4ever em 21 de Fevereiro de 2014, 17:17
Então mas não é isso que estamos a falar ? O que é o potenciar para vocês ??? O potenciar um jogador não é obter o máximo possível de rendimento dele ?? Se um jogador atingiu o seu Top com um treinador, não é esse o treinador que mais conseguiu potencia-lo ? Seja ele o Mourinho ou o Jesus ?

Na sua carreira, quando é o o Postiga marcou mais golos ?

O meu ponto é: quando vem à conversa que JJ potencia jogadores, há 2 correntes de opinião contrárias.
1. Os que acham que sim, que JJ potencia muitos jogadores.
2. Os que acham que não, que ele só potencia aquilo que tem qualidade, ou seja, que qualquer treinador o faria também.

O que eu questiono aos que vão pela corrente 2, é que se há jogadores que podiam ser potenciados e não foram, porque razão eles saiem do Benfica e não "explodem", já que o problema desses jogadores era o treinador que não os potenciava.
Não faças perguntas difíceis.

não é nada dificil...

depende do treinador que apanham claro, mas, mais importante ainda, depende principalmente da sua atitude profissional.

e pode-se potenciar jogadores menos bons sim, basta ver o que o mourinho fez quando estava nos porkos... ou o Trapattoni quando foi campeão com aquele plantel... é claro que também tiveram sorte À mistura, sem sorte nunca se faz nada.

Sendo inseridos num esquema de jogo que funcione, parecem melhores do que o que são... e os porkos ja fizeram isso imensas vezes, e até os lagartos... (e o Benfica também)

abar85

Citação de: JPSilva em 21 de Fevereiro de 2014, 17:31
Citação de: pec em 21 de Fevereiro de 2014, 17:28
Só parece um bocado difícil de acreditar que tenha sido necessário meter um médio-centro na direita contra uma equipa que passou o jogo todo de autocarro estacionado para conseguir parar o lateral-esquerdo de 36 anos.

Mas o Benfica ganhou e marcou fora, no fundo é isso que interessa, suponho.

Eu acho que estão a ver isto pelo prisma errado. O Jesus queria abordar o jogo rodando a equipa e por isso aproveitou e meteu o Andre Gomes ali como podia ter posto o Amorim, mas esse ficou mais atrás no lugar do Fejsa.

Ou o Ivan, ou o Djuricic ou levasse o Urreta qualquer um fazia mais sentido...

Workaluk

Então mas não é isso que estamos a falar ? O que é o potenciar para vocês ??? O potenciar um jogador não é obter o máximo possível de rendimento dele ?? Se um jogador atingiu o seu Top com um treinador, não é esse o treinador que mais conseguiu potencia-lo ? Seja ele o Mourinho ou o Jesus ?

O meu ponto é: quando vem à conversa que JJ potencia jogadores, há 2 correntes de opinião contrárias.
2. Os que acham que não, que ele só potencia aquilo que tem qualidade, ou seja, que qualquer treinador o faria também.

O que eu questiono aos que vão pela corrente 2, é que se há jogadores que podiam ser potenciados e não foram, porque razão eles saiem do Benfica e não "explodem", já que o problema desses jogadores era o treinador que não os potenciava.

Porque não perguntar aos que vão pela corrente 1, quem são ao certo os "muitos jogadores" que ele potencia?

Enzo? Como jogador nem pensar, como adaptação a 8, ai sim tem dedo dele.

Matic? Não, esteve cá 1 ano a penar com o Mestre, e só não passou 2 porque o Javi foi vendido em cima da hora, depois o que elevou o Matic a grande jogador, foi a sua força, talento e inteligência, nada disso teve a ver com o Jesus, dava essa como garantida, se aquando da sua chegada tivesse sido aposta continuada.

Di Maria? ;D ;D, claro, claro, foi tanto ele como foi o David Luiz.

Quem mais?

Witsel? a mesma coisa, já era jogador feito.

O unico jogador com dedo do Jesus, foi o Coentrão, veio para cá e começou a ser aposta na lateral esquerda, esse sim reconheço-lhe mérito, mas claro, o Chalana tambem apostou no Miguel a LD pela prineira vez, vamos a ver e tambem é um El Potenciador!
Agora que se diga que o JJ tem olho para "alguns" jogadores, epa ai até aceito.

PAslb

Citação de: mellamotom em 21 de Fevereiro de 2014, 17:33
Citação de: PAslb em 21 de Fevereiro de 2014, 17:26

Não faças perguntas difíceis.

não é nada dificil...

depende do treinador que apanham claro, mas, mais importante ainda, depende principalmente da sua atitude profissional.

e pode-se potenciar jogadores menos bons sim, basta ver o que o mourinho fez quando estava nos porkos... ou o Trapattoni quando foi campeão com aquele plantel... é claro que também tiveram sorte À mistura, sem sorte nunca se faz nada.

Sendo inseridos num esquema de jogo que funcione, parecem melhores do que o que são... e os porkos ja fizeram isso imensas vezes, e até os lagartos... (e o Benfica também)
Sim, mas ele refere-se mais ao facto de alguns jogadores que são idolatrados por aqui e que não jogam no Benfica, segundo eles porque o treinador não aposta neles, esses jogadores acabam por serem fiascos.

Vou dar 1 exemplo: Nolito.

PS: Eu acho que vai acabar por acontecer o mesmo com o André Gomes.

JPSilva

Citação de: abar85 em 21 de Fevereiro de 2014, 17:35
Só parece um bocado difícil de acreditar que tenha sido necessário meter um médio-centro na direita contra uma equipa que passou o jogo todo de autocarro estacionado para conseguir parar o lateral-esquerdo de 36 anos.

Eu acho que estão a ver isto pelo prisma errado. O Jesus queria abordar o jogo rodando a equipa e por isso aproveitou e meteu o Andre Gomes ali como podia ter posto o Amorim, mas esse ficou mais atrás no lugar do Fejsa.

Podia perfeitamente ter sido o Ivan sim. Mas ele se calhar quis proteger as subidas do Maxi.

Spartans

Citação de: PAslb em 21 de Fevereiro de 2014, 17:33
Josué = Participa no jogo que dá o título ao Porto e não faz nada de relevante para impedir  a vitória deste último.

Steven Vitória = Participa no jogo que rouba o título ao Benfica e faz uma excelente exibição, sendo muito importante para aguentar o empate.

Posso ser só eu, mas malas de dinheiro aparte, há todo um universo de actos legais, gestão de expectativas e, sobretudo, coerência, que devia ser colocada em prática pelo Benfica de forma a (já que é impossível impedir), pelo menos minimizar as jogadas manhosas dos nossos adversários.

Recompensar com a possibilidade de jogar pelo Benfica alguém que tanto se esforçou para obter um resultado que nos foi tão prejudicial, é um excelente exemplo do que não se deve fazer.

Qualquer dia regressamos aos tempos em que o sonho de um jogador era marcar um golo ao Benfica para ver se este o contratava.
Ainda me lembro do Vata nos meter dois golos na Luz e depois vir no pacote Miranda...

Mas é algo que já vinha, pelo menos, do tempo do Moinhos ou do Folha"o cambalhotas".

Mas que é um péssimo hábito que temos, isso é. É óbvio que, entre tantos bonecos, há um ou outro que acaba por ser importante, nem que seja em 2 ou 3 jogos.

Interrogo-me se os nossos resultados melhorariam se fizéssemos o inverso. Ou seja, contratássemos as vedetas das equipas adversárias que jogassem mal contra nós...

Beto?

Qual deles?

O que jogava bem contra nós e era do Beira-Mar ou o que jogava mal e era do Sporting? :p

LuigiSLB83

Nem Coentrão, nem Matic. Para mim o jogador melhor trabalhado foi o Enzo.

Almeida92

O Felipe Menezes nunca teve qualidade e em 2010/2011 fartou-se de fazer jogos.

abar85

Citação de: JPSilva em 21 de Fevereiro de 2014, 17:36
Citação de: abar85 em 21 de Fevereiro de 2014, 17:35

Podia perfeitamente ter sido o Ivan sim. Mas ele se calhar quis proteger as subidas do Maxi.

Como tem feito com o Makovic.
Eu não desconfio da intenção dele, questiono claramente é a opção que ele tomou.

Workaluk

Citação de: LuigiSLB83 em 21 de Fevereiro de 2014, 17:37

Trabalhado no aspecto de jogar numa posição diferente, concordo.

Não como alguns querem fazer passar, de que o Jesus transformou um cepo num craque... O Enzo era um excelente ala antes mesmo de cá chegar.

Zlatan

Citação de: LuigiSLB83 em 21 de Fevereiro de 2014, 17:37

Diferente. O Enzo já tinha jogado a 8 na Argentina, mas alcançou um nível que nunca esperei. Ainda assim, já era um jogador relativamente conhecido ainda antes de chegar e já se expectava algum sucesso da sua parte. Não tanto, certamente, mas já tinha fama. Ainda assim, sim, é uma grande "vitória" de Jesus.

O Coentrão também é "seu". Fez dele um grande jogador.

Mas o Matic é o seu euromilhões. Eu não dava nada pelo Matic. Trapalhão com a bola nos pés, sempre a dar pau, fora dela, desposicionado, não se adaptava na equipa... epá nunca pensei.

PAslb

Citação de: Spartans em 21 de Fevereiro de 2014, 17:37
Citação de: PAslb em 21 de Fevereiro de 2014, 17:33

Beto?

Qual deles?

O que jogava bem contra nós e era do Beira-Mar ou o que jogava mal e era do Sporting? :p
Aquele GR do Leixões que fazia grandes exibições e depois mamou 5 (salvo erro) do porto...
Imagina tu onde foi jogar na época seguinte?

LuigiSLB83

O Matic quando começou a jogar, ninguém diria que vinha a dar um excelente 6. Tal como Enzo ninguém diria que vinha dar um excelente 8.

Witsel, sim, era um jogador feito. Mas o mérito do treinador está no facto de perder o meio campo ano após ano e a equipa não se recente disso, recorrendo a jogadores que à partida não estavam talhados para essas posições.

Flirt4ever

Citação de: LuigiSLB83 em 21 de Fevereiro de 2014, 17:29
Citação de: Flirt4ever em 21 de Fevereiro de 2014, 17:27
Isso é outra coisa, não me respondeste.
Mas já agora o que a tua pergunta tem a ver com qualquer uma das "correntes" que identificaste ?
O que tem a ver, é que há muito radicalismo quando se fala em JJ. Nunca há meio termo.
Ok, concordo contigo. Mas também acho normal que haja, pela falta de resultados desportivos.

Mas o "potenciar" é além do radicalismo, estava a tentar falar de casos concretos.