Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

André Sousa

Citação de: PsychoFan em 11 de Fevereiro de 2015, 01:23
O meu conceito de defender zona é o mesmo de Jesus. E neste conceito, o adversário jamais é uma referência. Talisca estava no lançamento lateral. Fez contenção ao portador da bola e de seguida foi para a linha dos seus colegas. Tudo correcto. De seguida, a bola entra na zona de Samaris e ele faz o corte. Nada de errado aqui.

Ainda vale a pena acrescentar, que por muito pouco, Cedric não cai em fora-de-jogo.

O Eliseu devia ter acompanhado e voltado para fechar dentro quando a bola vai para... dentro. Está na cobertura ao Talisca, a bola roda para trás e não havia qualquer necessidade de fazer a permuta pela pouca distância que separava os jogadores do Sporting.

Há uma altura onde está o Eliseu e o Talisca, com meio metro entre si.

André Sousa

Mas não consigo perceber se houve permuta ou não. Dependendo do jogador que saiu ao Carrillo, depois do Cédric devolver, o outro devia ter dado cobertura mais por dentro. Quando a bola chega ao Montero, fechava ainda mais por dentro.

jo3l

todos em condições considero esta a melhor equipa:

JC

Maxi
Luisão
Jardel
Silvio

Fej
Samaris
Talisca

Gaitan
Jonas
Salvio

Banco:
artur
lisandro
eliseu
Amorim
ola
pizzi
lima

PsychoFan

Parece-me haver. O jogador que sai ao Carrillo é Eliseu. E depois não havia tempo para essa tal cobertura mais por dentro, já q Carrillo mete logo em Montero.

SLBCARLOS

eu ainda estou para perceber como com 15 jornadas para jogar, ja se anda a gerir um vantagem de 6pts.    ainda por cima gerir (jogar) para um empate parr se perder 2 pontos, e passar so a ter 4pts de vantagem com 14 jogos para jogar. 

ridiculo.   so se entendia jogar para o empate no caso se o jogo fosse contra os corruptos, ou se fosse o jogo do titulo, se esse empate chega-se. 

André Sousa

Não consigo perceber, pela alteração da filmagem. Mas se o Cédric tem tempo de entrar com bola depois de a deixar no Carrilo, quem estava na cobertura só tinha de fechar mais por dentro. Como disse, há uma altura em que o Talisca e o Eliseu estão quase de mão dada.

Isto até é relativamente simples. O Talisca estava na contenção ao Cédric e o Eliseu na cobertura. Quando o Cédric toca a bola para o Carrillo, o Talisca só tinha de sair para a contenção e o Eliseu manter a cobertura. A distância entre os jogadores não justificava a que o Eliseu saísse em contenção para o Talisca passar a fazer cobertura.

Mas isto é algo que não é treinado, sequer. É impossível replicar todos os contextos que aparecem durante o jogo, num treino. Isto é algo mais derivado ao intelecto dos jogadores do que outra coisa.

fjr

Citação de: PsychoFan em 11 de Fevereiro de 2015, 01:23
Citação de: Endless em 10 de Fevereiro de 2015, 23:37
Citação de: PsychoFan em 10 de Fevereiro de 2015, 19:56
Citação de: Flirt4ever em 10 de Fevereiro de 2015, 15:59
2 - Displicência defensiva (ver o Cedric...) :

Sabes o que é defender zona? Não deves saber.

O teu conceito de defender zona é ocupar o mesmo espaço que o lateral esquerdo, quando a equipa defende e deixar adversário desmarcar-se...?
Entendeu tanto o que tinha que fazer que o Jesus chamou-o a atenção mais que uma vez pela sua displicência....er...defesa zona...

Já agora o Talisca entrou bem. Não tropeçou, não entrou a fazer o pino , fê-lo com passadas vigorosas em progressão.
O meu conceito de defender zona é o mesmo de Jesus. E neste conceito, o adversário jamais é uma referência. Talisca estava no lançamento lateral. Fez contenção ao portador da bola e de seguida foi para a linha dos seus colegas. Tudo correcto. De seguida, a bola entra na zona de Samaris e ele faz o corte. Nada de errado aqui.

Ainda vale a pena acrescentar, que por muito pouco, Cedric não cai em fora-de-jogo.

O Eliseu é que, parece-me, demora imenso a perceber o lance. Quando o Cédric deixa de ter a bola e começa a desmarcar-se o Eliseu já devia estar a regressar ao seu posicionamento na linha defensiva...

O Jesus a treinar o posicionamento defensivo dos defesas é dos melhores treinadores do Mundo, não podemos é pedir que não hajam erros de posicionamento pontuais quando jogamos com jogadores medianos lá... Não fosse o treinador que temos e a jogar com estes jogadores levaríamos muitos mais golos...

rlaranjeiro

Citação de: SLBCARLOS em 11 de Fevereiro de 2015, 01:42
eu ainda estou para perceber como com 15 jornadas para jogar, ja se anda a gerir um vantagem de 6pts.    ainda por cima gerir (jogar) para um empate parr se perder 2 pontos, e passar so a ter 4pts de vantagem com 14 jogos para jogar. 

ridiculo.   so se entendia jogar para o empate no caso se o jogo fosse contra os corruptos, ou se fosse o jogo do titulo, se esse empate chega-se. 

Quem nao percebe que era essencial nao perder este jogo nem sequer vale a pena discutir...

Quer se queira quer nao o sporting tem uma boa equipa do meio-campo para a frente. Alias, nao me custa nada a admitir que com todas as limitacoes que tivemos para o jogo em Alvalade o meio-campo e ataque do sporting eram em geral superiores aos nossos.

Podiamos ter atacado mais? Podiamos e talvez devessemos. Agora, a estrategia foi basicamente a mesma com que jogamos no dragao. Consistencia defensiva e aproveitar os erros e o balanceamento atacante do adversario.

As 2 grandes diferencas para o jogo no dragao foram:

- muito menor qualidade nos nossos jogadores chave atacantes e basicamente a ausencia de um desequilibrador. E' comparar Almeida com Enzo e Ola John com Gaitan e esta explicada muito da nossa inoperancia atacante.

- a falta de risco do opositor. Tanto porto como sporting so tinham um resultado que lhes interessava. Enquanto que o porto fez por isso, apesar de tb nao ter criado um grande sufoco (excepcao aos ultimos 10 min), o sporting nunca arriscou nada. Basta dizer que o Tanaka ia entrar para os descontos... Logo, sem o sporting arriscar tambem ficou muito dificil o Benfica criar perigo.

Pessoalmente nao me importo nada que o JJ adopte esta estrategia nestes jogos principalmente desde a epoca passada em que demonstrou que finalmente o Benfica consegue ser uma equipa muito segura defensivamente.

kramxel²

Se há alguém que fica nas covas nesse lance, é o Eliseu.

Fernando Ferreira

O que disse o Carlos Daniel?

Acho que a linha defensiva não subiu o suficiente nesse lance, mais do que a descoordenação Eliseu - Talisca.

abar85

Para mim quem fica nas covas aí é o Talisca. O Talisca decide sair na pressão ao Cedric, o Eliseu preocupa-se com o Carrilho. Neste caso o Talisca tem que perceber que o Cedric vai ficar sozinho. Dificilmente o acompanharia mas tinha que tentar.

policeMAN

Querer fazer do ELISEU defesa esquerdo é bem mais grave do que qualquer erro defensivo nesse lance... entre tantos outros...

insistir em jogadores que são uma nulidade jogo após jogo é que é de grande treinador!!!

abar85

Citação de: André Sousa em 11 de Fevereiro de 2015, 01:44
Não consigo perceber, pela alteração da filmagem. Mas se o Cédric tem tempo de entrar com bola depois de a deixar no Carrilo, quem estava na cobertura só tinha de fechar mais por dentro. Como disse, há uma altura em que o Talisca e o Eliseu estão quase de mão dada.

Isto até é relativamente simples. O Talisca estava na contenção ao Cédric e o Eliseu na cobertura. Quando o Cédric toca a bola para o Carrillo, o Talisca só tinha de sair para a contenção e o Eliseu manter a cobertura. A distância entre os jogadores não justificava a que o Eliseu saísse em contenção para o Talisca passar a fazer cobertura.

Mas isto é algo que não é treinado, sequer. É impossível replicar todos os contextos que aparecem durante o jogo, num treino. Isto é algo mais derivado ao intelecto dos jogadores do que outra coisa.

Aqui não concordo contigo. Se o Eliseu recua na cobertura e o Talisca vem na contenção ao Carrillo, fica o Cedric sozinho, um 2 para um na linha.
Para mim o Talisca não pode nunca deixar o Cedric passar ali utilizando o corpo.

Pedro Nunes 28

Citação de: SLBCARLOS em 11 de Fevereiro de 2015, 01:42

Porque temos um tgreinador para equipa pequena que pensa que está a treinar o Guimarães ou o Felgueiras...daí este tipo de jogos e as participações vergonhosas na Champions de há 6 anos para cá.

abar85

Quanto ao jogo, que ainda não tinha comentado, dentro do que se passou o empate foi importante.
Agora, não entendi a abordagem do JJ, completamente fora daquilo que foram as suas opções durante a época, onde sempre usou no meio campo, para além dos titulares, PIzzi e Cristante. Agora optou pelo Almeida, o que para mim faria sentido, mas não bate com as opções de JJ. Depois eu pensava que o Almeida seria o 6 e o Samaris ficaria mais livre, mas jogaram lado a lado, até mais livre o Almeida a maioria das vezes.
Não gostei do jogo, uma abordagem semelhante ao jogo do golo aos 92 e à do dragão esta época. Fomos felizes no Dragão e acabamos por ser felizes em Alvalade.
Não vejo motivo para uma abordagem destas ao jogo nem para tanta festa no final, no golo sim, muito bem, mas depois não, perdemos dois pontos para o Porto.