Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

ChamaImensaSLB

Citação de: Francescoli em 10 de Fevereiro de 2015, 19:37
Subimos de rendimento no inicio do ano, mas a equipa nos ultimos 3, 4 jogos não me convenceu nada.

Parecemos muito mal em termos fisicos, não há explosão nem rasgo nem força.

Estou prepcupado.

Não consigo separar essa quebra da ausência do Gaitan.
E não me digam "ah isso é só um jogador". A equipa este ano depois de todas as ausências está presa por arames. Saiu enzo faz agora 1 mês e parou gaitan tambem. Depois de todas as mudanças do verão é impossivel que um jogador como gaitan não tenha uma influencia brutal na equipa.

Francescoli

nfgl

aguia20

Impressão minha ou a conf. imprensa foi muito curta? Nem deu para saber se o Nico e o Ruben podem regressar, ou o Jonathan se pode estrear..  :disgust:

10Baggio

O Carlos Daniel é o unico que tem coragem para dizer as verdades sobre o trabalho de JJ ao longo de 6 anos.

slbenfica_croft

O Carlos Daniel exagera, mas grosso modo, acertou em cheio em algo evidente.

É que JJ está IGUAL ao de sempre. Para o BEM e para o MAL.

O BENFICA continua a jogar vezes sem conta em INFERIORIDADE NUMÉRICA e em jogos a DOER e contra adversários de qualidade isso nota-se mais.

O nosso miolo não é muito intenso e como se isso não bastasse joga em inferioridade numérica contra equipas de qualidade semelhante ou superior.

O cerne das dificuldades do BENFICA nos jogos a doer prende-se com o MEIO CAMPO. E esqueçam os nomes que lá estão. Tem a ver com o desenho.

Pensem simplesmente que o BENFICA joga com dois alas que sobem muito, dois avançados, um ligeiramente recuado, mas claramente avançado, e depois tem dois jogadores no miolo que aguentam este peso todo e levam 90 minutos com 3 médios.

Claro que quando é contra boavistas isto não interessa, mas quando do outro lado há qualidade semelhante ou superior isto significa tão simplesmente PERDER ligação entre meio campo e ataque e dois homens a acudirem fogos em todo o lado, mas sem se libertarem no processo ofensivo.

É um erro não se jogar com 3 médios em alguns jogos. E com 3 médios não é preciso ter dois trincos, basta 1 e dois médios mais de transição capazes de encostar no trinco sem bola e/ou pressionar o adversário. E o pior é que temos vários médios que encaixam melhor precisamente num meio campo a 3.

Isto é o CERNE.

Não sou sabichão da bola, mas isto é o CERNE. Estou absolutamente convencido disso.

Endless

Citação de: PsychoFan em 10 de Fevereiro de 2015, 19:56
Citação de: Flirt4ever em 10 de Fevereiro de 2015, 15:59
2 - Displicência defensiva (ver o Cedric...) :

Sabes o que é defender zona? Não deves saber.

O teu conceito de defender zona é ocupar o mesmo espaço que o lateral esquerdo, quando a equipa defende e deixar adversário desmarcar-se...?
Entendeu tanto o que tinha que fazer que o Jesus chamou-o a atenção mais que uma vez pela sua displicência....er...defesa zona...

Já agora o Talisca entrou bem. Não tropeçou, não entrou a fazer o pino , fê-lo com passadas vigorosas em progressão.

220373

Citação de: slbenfica_croft em 10 de Fevereiro de 2015, 23:21

O BENFICA continua a jogar vezes sem conta em INFERIORIDADE NUMÉRICA e em jogos a DOER e contra adversários de qualidade isso nota-se mais.

O nosso miolo não é muito intenso e como se isso não bastasse joga em inferioridade numérica contra equipas de qualidade semelhante ou superior.

O cerne das dificuldades do BENFICA nos jogos a doer prende-se com o MEIO CAMPO. E esqueçam os nomes que lá estão. Tem a ver com o desenho.

Pensem simplesmente que o BENFICA joga com dois alas que sobem muito, dois avançados, um ligeiramente recuado, mas claramente avançado, e depois tem dois jogadores no miolo que aguentam este peso todo e levam 90 minutos com 3 médios.

Claro que quando é contra boavistas isto não interessa, mas quando do outro lado há qualidade semelhante ou superior isto significa tão simplesmente PERDER ligação entre meio campo e ataque e dois homens a acudirem fogos em todo o lado, mas sem se libertarem no processo ofensivo.

É um erro não se jogar com 3 médios em alguns jogos. E com 3 médios não é preciso ter dois trincos, basta 1 e dois médios mais de transição capazes de encostar no trinco sem bola e/ou pressionar o adversário. E o pior é que temos vários médios que encaixam melhor precisamente num meio campo a 3.

Isto é o CERNE.

Não sou sabichão da bola, mas isto é o CERNE. Estou absolutamente convencido disso.
ou então como no 1º ano do JJ em que 1 dos ala eram menos extremo e mais médio e sabia ajudar o trinco, o Ramirez

não é preciso desmontar o esquema tático habitual

slbenfica_croft

Citação de: 220373 em 10 de Fevereiro de 2015, 23:41
Citação de: slbenfica_croft em 10 de Fevereiro de 2015, 23:21

Isto é o CERNE.

ou então como no 1º ano do JJ em que 1 dos ala eram menos extremo e mais médio e sabia ajudar o trinco, o Ramirez

não é preciso desmontar o esquema tático habitual
aí não concordo.

Até olhando aos nossos jogadores eu creio que, em determinados jogos, TEMOS mesmo que jogar com 3 médios.

Infelizmente JJ nem coloca essa hipótese, seja em que circunstância for. O pior é que desconfio que essa casmurrice advém daquela declaração infeliz sobre o 4-3-3 e consequentemente por sistema com 3 médios no miolo.

BENFIKA

Concordo com o slbenfica_crof, e já o digo há muito que jogar apenas com 2 médios centro em jogos mais complicados é um erro.

Em alvalade como se não bastasse jogar assim, jogamos com 2 jogadores que não construiam jogo, e aí viu-se bem a nossa falta de jogo atacante.
Mas já deixei de bater nesta tecla, com o Jesus não há volta a dar, será sempre em 4-4-2.

alsohugo

Este ano, e com todos os médios disponíveis, ainda mais sentido faz jogarmos, por vezes, em 4x3x3.

nikas

Ele ate nem precisaria de mudar muito o boneco na táctica.
Neste caso, ou seja, no seu 4-4-2, era só recuar um dos avançados.
Um bocado à imagem do que fez no Dragão com Talisca, mas em vez de usar um Médio/Avançado, podia em alguns jogos usar esse esquema com um Médio mais de contenção.

Basicamente era passar disto:

MDC
             MC
MD                          ME
             AV
                 PLC

Para isto:

MDC
            MC MC
MD                        ME
           PLC/AC

Ou seja basta abdicar do Avançado mais móvel e simplesmente meter um médio, não era preciso andar a inventar muito.

JPSilva

Citação de: Francescoli em 10 de Fevereiro de 2015, 19:37
Subimos de rendimento no inicio do ano, mas a equipa nos ultimos 3, 4 jogos não me convenceu nada.

Parecemos muito mal em termos fisicos, não há explosão nem rasgo nem força.

Estou prepcupado.

O surpreendente para mim foram esses 3 ou 4 jogos, quando a equipa tinha acabado de perder Enzo.

PsychoFan

Citação de: Endless em 10 de Fevereiro de 2015, 23:37
Citação de: PsychoFan em 10 de Fevereiro de 2015, 19:56
Citação de: Flirt4ever em 10 de Fevereiro de 2015, 15:59
2 - Displicência defensiva (ver o Cedric...) :

Sabes o que é defender zona? Não deves saber.

O teu conceito de defender zona é ocupar o mesmo espaço que o lateral esquerdo, quando a equipa defende e deixar adversário desmarcar-se...?
Entendeu tanto o que tinha que fazer que o Jesus chamou-o a atenção mais que uma vez pela sua displicência....er...defesa zona...

Já agora o Talisca entrou bem. Não tropeçou, não entrou a fazer o pino , fê-lo com passadas vigorosas em progressão.
O meu conceito de defender zona é o mesmo de Jesus. E neste conceito, o adversário jamais é uma referência. Talisca estava no lançamento lateral. Fez contenção ao portador da bola e de seguida foi para a linha dos seus colegas. Tudo correcto. De seguida, a bola entra na zona de Samaris e ele faz o corte. Nada de errado aqui.

Ainda vale a pena acrescentar, que por muito pouco, Cedric não cai em fora-de-jogo.

vermelhoftw

Na verdade se esta epoca fizemos 5 jogo bem conseguidos foi muito o benfica está a jogar mal e a isso deve se apenas a uma pesssoa o mister jj.