Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

TJSF

De onde ele veio era suficiente, no 442 não. Mas é algo que pode aperfeiçoar.

abar85

Citação de: Phant em 24 de Janeiro de 2012, 11:01

Os lances são semelhantes. O objectivo era comparar a complementaridade com o lateral. Se não tivesse colocado a jogada desde o início não estavam a contestar isto. O Gaitán defende bem em organização porque se sabe colocar, não por ser especialmente agressivo. Eu disse lá atrás que não queria comparar os dois, apenas exemplificar uma das limitações - na minha maneira de ver, claro - do jogo do Nolito.

Outra coisa: parece-me que o problema passa também por não conseguires ou não tentares detectar padrões. Analisando os lances da maneira que fazes é muito difícil avançar na compreensão do jogo porque tudo parece aleatório. Não encarem o vídeo como prova definitiva (porque não é), mas sim como uma indicação e vão tendo atenção a lances do mesmo tipo nos próximos jogos.

Na minha opinião os lances são muito diferentes, e a atitude do adversário no lance então é absurda, tal como o espaço em que a equipa do Benfica está colocada. No lance do Gaitan a equipa está compacta e até é uma saida do Luisão que impede o avanço do jogador que cai na direita, para além de que o Gaitan está de frente parta o jogo e parado o que permite uma leitura mais fácil do jogo. No outro a equipa está dispersa, o Nolito vem em esforço desde a área adversária, de costas para o jogo e o lateral entra na linha sem outra oposição, que no outro lance (neste caso é o médio que cai na linha ) até é feita numa 1ª fase pelo Luisão que impede que o adversário entre nas costas do Gaitan.

Se queres fazer uma comparação, como dizes, e não tentar fazer valer o teu ponto de vista utilizando apenas 2 lances, quanto a mim distintos, podes fazer. Se eu pegasse em lances dos últimos jogos porventura também o Gaitan não tinha complementaridade com o defesa lateral e isso seria falso.

Existem padrões básicos em qualquer equipa, mas como não se joga contra a mesma equipa todas as semanas, muitos outros padrões têm que ser alterados para melhor se adequarem ao adversário e por isso a variabilidade, e não aleatoriedade, existe também.

abar85

Citação de: Batistuta em 24 de Janeiro de 2012, 11:21
O "defender" do Nolito é ir correr feito maluco atrás da bola.

Realmente no Barcelona é assim que se aprende a defender!!!!

EPluribusUnum

Citação de: Phant em 23 de Janeiro de 2012, 22:45
Há uns tempos discutíamos aqui o porquê de o Nolito não ter jogado tanto como a sua capacidade de desequilíbrio merecia e eu indiquei a sua capacidade posicional ao longo do flanco como uma das possíveis explicações. O espanhol é um jogador muito forte em termos de reacção à perda e agressividade no pressing mas isso não é tudo quando se defende. Ora bem, para ilustrar o que pretendia dizer - e lembro-me que na altura me pediram exemplos concretos - deixo aqui este pequeno vídeo.

A comparação é com o Gaitán, que de facto tem uma percepção muito boa de como se deve posicionar ao longo do flanco, mas não pretende comparar a valia global dos 2 jogadores, nem alimentar guerras. Vejam lá e avaliem as diferenças de comportamento entre os alas em duas situações praticamente idênticas.

Excelente vídeo, Phant.

Percebe-se que Nolito e Gaitán são dois jogadores diferentes, que oferecem formas diferentes de defender à equipa.

Nolito é um jogador mais de pressão alta sobre o portador da bola, nem tanto ao espaço zonal da equipa. Gaitán é um bom jogador para defender à zona, sabe-se posicionar e compreende bem a forma como a equipa defende.

Já agora, em que ponto se encontra o Bruno César na tua opinião, comparando com estes dois?

Bola7

prefiro isso a ver alguem a faze-lo com a força dos olhos...e alguns com o de tras..

Pilar

Citação de: Bola7 em 24 de Janeiro de 2012, 12:06
prefiro isso a ver alguem a faze-lo com a força dos olhos...e alguns com o de tras..
:buck2:
mas tenho que admitir que a descrição é muito boa. ;D

Riquelme_10

Eu a jogar a bola normalmente jogo na posiçâo do Nolito e até nem sou muito de defender...mas acredita que se tivesse o Emerson atrás tambem ia a correr feito maluco atrás da bola. :ashamed:

Phant

Citação de: EPluribusUnum em 24 de Janeiro de 2012, 11:47
Há uns tempos discutíamos aqui o porquê de o Nolito não ter jogado tanto como a sua capacidade de desequilíbrio merecia e eu indiquei a sua capacidade posicional ao longo do flanco como uma das possíveis explicações. O espanhol é um jogador muito forte em termos de reacção à perda e agressividade no pressing mas isso não é tudo quando se defende. Ora bem, para ilustrar o que pretendia dizer - e lembro-me que na altura me pediram exemplos concretos - deixo aqui este pequeno vídeo.

A comparação é com o Gaitán, que de facto tem uma percepção muito boa de como se deve posicionar ao longo do flanco, mas não pretende comparar a valia global dos 2 jogadores, nem alimentar guerras. Vejam lá e avaliem as diferenças de comportamento entre os alas em duas situações praticamente idênticas.

Excelente vídeo, Phant.

Percebe-se que Nolito e Gaitán são dois jogadores diferentes, que oferecem formas diferentes de defender à equipa.

Nolito é um jogador mais de pressão alta sobre o portador da bola, nem tanto ao espaço zonal da equipa. Gaitán é um bom jogador para defender à zona, sabe-se posicionar e compreende bem a forma como a equipa defende.

Já agora, em que ponto se encontra o Bruno César na tua opinião, comparando com estes dois?

Aleluia e obrigado por perceberes o que quis dizer. Quanto ao BC estará provavelmente no meio, mais próximo do Gaitán. Mas é algo que não tenho bem definido na minha cabeça porque não o tenho constatado de forma muito clara durantes os jogos.

Phant

Citação de: abar85 em 24 de Janeiro de 2012, 11:41

Na minha opinião os lances são muito diferentes, e a atitude do adversário no lance então é absurda, tal como o espaço em que a equipa do Benfica está colocada. No lance do Gaitan a equipa está compacta e até é uma saida do Luisão que impede o avanço do jogador que cai na direita, para além de que o Gaitan está de frente parta o jogo e parado o que permite uma leitura mais fácil do jogo. No outro a equipa está dispersa, o Nolito vem em esforço desde a área adversária, de costas para o jogo e o lateral entra na linha sem outra oposição, que no outro lance (neste caso é o médio que cai na linha ) até é feita numa 1ª fase pelo Luisão que impede que o adversário entre nas costas do Gaitan.

Se queres fazer uma comparação, como dizes, e não tentar fazer valer o teu ponto de vista utilizando apenas 2 lances, quanto a mim distintos, podes fazer. Se eu pegasse em lances dos últimos jogos porventura também o Gaitan não tinha complementaridade com o defesa lateral e isso seria falso.

Existem padrões básicos em qualquer equipa, mas como não se joga contra a mesma equipa todas as semanas, muitos outros padrões têm que ser alterados para melhor se adequarem ao adversário e por isso a variabilidade, e não aleatoriedade, existe também.

Não vou explicar outra vez o porquê dos lances serem idênticos. A sério. O primeiro parágrafo são tudo pormenores insignificantes e é aí que tu te perdes e acabas por não compreender nada. Eu quis exemplificar o que apontei há uns tempos e agora vocês aceitam ou não. A minha convicção é baseada nos jogos que vejo e revejo ao pormenor e se achas que estou errado tens de o provar com o mesmo nível de pormenor que eu.  Assunto encerrado que tu és mais casmurro que o Bola7. :tonge:

nokas7

Descrição perfeita, em geral, do Gaitán..

EPluribusUnum

Citação de: Phant em 24 de Janeiro de 2012, 12:17
Citação de: EPluribusUnum em 24 de Janeiro de 2012, 11:47

Excelente vídeo, Phant.

Aleluia e obrigado por perceberes o que quis dizer. Quanto ao BC estará provavelmente no meio, mais próximo do Gaitán. Mas é algo que não tenho bem definido na minha cabeça porque não o tenho constatado de forma muito clara durantes os jogos.

Concordo, talvez tenha sido por isso que o Jesus o colocou a jogar naquela sequência em detrimento do Nolito.

Já agora, como achas que ele vai fazer para o próximo jogo? Com o Rodrigo em altas e o Aimar de volta? Irá apostar no mesmo onze do Gil ou fará mudanças?

Far(away)

Vocês dão corda ao fant, depois aturem-no :disgust:

sammer

Citação de: nokas7 em 24 de Janeiro de 2012, 12:38

Descrição perfeita, em geral, do Gaitán..

Que por vezes rende mais que a pressão à maluca do Nolito. Há que saber defender/pressionar com cabeça. Pressionar à Nolito por vezes, apesar de apressar a tomada de decisão do adversário, abre mais espaços nas costas do jogador, o que pode ser letal.

andrebond

Se o jogador estiver bem posicionado não precisa de correr muito. No barça só se corre para desequilibrar.

TJSF

Citação de: andrebond em 24 de Janeiro de 2012, 12:47

Se o jogador estiver bem posicionado não precisa de correr muito. No barça só se corre para desequilibrar.
Deves desconhecer a regra dos 6 segundos.