Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

trainmaniac

Como não encontro o tópico dos blogs, posto aqui... até porque é o JJ o maior responsável por tornar isto realidade.

Viagem ao Benfica

CitaçãoPassei muitos Fevereiros da minha vida a ver o Benfica a demasiados pontos da liderança. Tive azar no ano de nascimento, azar nas pessoas que vi tomarem conta do clube, azar no momento, azar na História. Tivesse eu nascido nas décadas anteriores e todo o meu crescimento e entrada na vida adulta - embora não esteja ainda certo de que algum um dia algum ser humano o faz - teriam sido momentos à Benfica. Momentos de vitórias e felicidades umas atrás das outras.

Como nasci em 1981, o máximo e mais feliz que posso dizer de mim é que como ser benfiquista - e o benfiquismo é de longe mais importante do que a cidadania ou até, se queremos ir ao fundo da questão, da existência - vivi uma infância feliz, pontuada, ainda que ao de leve e já na entrada para a adolescência, por uma suspeita que nascia no meu pequeno coração de adepto: a chusma tinha invadido o futebol português.

Lembro-me do momento preciso em que perdi a virgindade do amor puro ao futebol: estávamos no início de 90´s, o Estádio da Luz a transbordar 120.000 almas, vermelho, branco, loucura e desvario, sol sobre nós, um clássico contra o Porto e um árbitro.

É importante que se fale na forma como eu via os árbitros: uma gente estranha que não podia tocar na bola, que se vestia de modo peculiar, que não era de nenhuma equipa e que, por alguma razão que me transcendia, tinha o direito a pisar aquele viçoso relvado que parecia ser acessível apenas a artistas - epíteto que não podia ser atribuído a tais personagens já que uma vez, a meio do aquecimento, vi um deles tentar dar toques numa bola, não passando dos quatro e quatro toques muito mal amanhados. Virei-me para o meu Pai, incrédulo: "O que faz ali aquela pessoa?" e ele deve ter dito qualquer coisa muito pedagógica e educativa que ainda me fez mais confusão uma vez que eu estava habituado a vê-lo atirar caralhadas ao excelentíssimo senhor jogos, meses e anos a fio.

Para mim, o árbitro estava ali porque não tinha outro síto para onde ir. Talvez não tivesse casa, fosse pobre, não tivesse família ou gente que o recebesse para uma almoçarada. Talvez tivesse ganho o bilhete no 123 e o Carluz Cruz o tivesse avisado: "olhe, você vai ao estádio mas, como está cheio, tem de ir ver o jogo no relvado". Alguma razão tinha de existir para aquela pobre alma andar feita louca varrida em correrias atrás dos meus jogadores e até dos outros. Uma razão que, devido ao meu cérebro mirrado, atribuí a factores além-futebol, nunca me passando pela cabeça que aquele gordo careca tinha uma relação sensorial com o jogo.

E foi então que percebi: ele estava ali para mandar. Não sei porquê nem quem lhe tinha dado esses direitos mas apercebi-me de tal ingomínia quando, sentado ao lado do meu Pai e de um amigo portista (que, neste dia, sob aquele sol imenso e de frente para um coliseu vibrante de encarnado, terá ponderado mudar de clube - o que acabou por não fazer e ainda hoje sente remorsos de tal facto), o filho da puta (estou a citar o estádio) do árbitro fez uma daquelas exibições que ficarão para os anais - literal e não literalmente. Não me recordo totalmente de todo o manancial de palhaçadas que o excelso executou, mas sei que saí daquele jogo pronto a contar na escola a novidade: já não era virgem.

Tive azar na década. Pude, no entanto, experimentar Benfica durante 12, 13 anos e esses levo colados ao peito, orgulhoso, com aquela saudade triste das coisas que sabemos que não podem voltar. Gostava de dá-las de presente a quem nasceu 10 anos depois de mim, entre abraços: "Tiveste ainda mais azar do que eu, toma, fica com isto: é o Benfica".

Pior do que ter visto o Benfica desaparecer num lodaçal de equívocos só o nunca ter visto de forma nenhuma. Por isso me merecem tanto respeito os jovens de 20 anos que trazem o Benfica com tanta força agarrado ao coração - como, se por osmose, entre pais, primos, tios, amigos, conhecidos, estranhos, o benfiquismo tivesse conseguido verter para dentro deles. Por isso quero tanto, por eles e por mim, que o Benfica regresse.

Passei muitos Fevereiros da minha vida a ver o Benfica a demasiados pontos da liderança. Façam-me este favor: dêem-me um Março campeão.

http://ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.com/2012/02/viagem-ao-benfica.html

Bora!

sardao

Citação de: chico_SLB em 18 de Fevereiro de 2012, 15:30
Era bom que se concretizasse
:metal:
Agora uma pergunta que não tem nada a ver mas que eu gostava que me ajudassem se possivel

Alguém sabe onde se pode comprar um cachecol igual ao que o JJ usou em S Petersburgo? Já procurei na loja virtual e nada...

Eu não sei :P

ELITE

muito bem escrito

eu também nasci nesse ano... 1981


fred9

Se esta época formos campeões e vencermos a Taça da Liga... Mais uns quartos-de-final da Champions... Acho que é a melhor época do Benfica desde...1993/1994?...

pec

A Taça da Liga não é relevante para as contas de melhor época.

Basta chegar aos quartos e ser campeão para ser uma das melhores épocas dos últimos tempos, só faltou a Taça infelizmente.


nikas

Grande Texto, Parabéns ao Autor!

Muit bom.

blueviper

Nascido em 84 eu sei exactamente o que ele quer dizer e sim para quem nasceu no meu tempo ser Benfiquista tem um  grande significado já que nós tornamo-nos Benfiquistas a ver o Benfica perder.....não sei que significado isto têm para quem não nasceu nesta época e viu um Benfica a mandar no futebol interno e a dar cartas lá fora...mas para mim e acredito que para aqueles que nasceram no meu tempo .....sim tem muito.

Spider1502

Eu nasci em 1988... E revejo-me nesse texto... Às vezes penso: "Porque razão fui escolher, ou melhor, apaixonei-me por um clube que mora longe da minha casa (estou a falar do estádio da Luz) e que desde que me lembro tem sido enxovalhado pela CS, pelos outros clubes apesar da história e dos títulos que tem?!" Ainda hoje procuro essa resposta, mas para ser sincero não estou muito preocupado. Sofri muito pelo Benfica, na escola, na natação (modalidade que pratiquei), no café, enfim em todo o lado... Mas essas pessoas só me fizeram gostar ainda mais do Benfica, pois é na altura do fracasso, da desilusão que se vê quem ama o clube. Eu amo o Benfica pelo que foi, pelo que é e pelo que será no futuro.

Como estamos no tópico do Jorge Jesus, convém dizer que nestes 2 anos e meio de clube senti o Benfica mais forte desde os anos de 93/94...

Spider1502

Citação de: blueviper em 19 de Fevereiro de 2012, 01:09
Nascido em 84 eu sei exactamente o que ele quer dizer e sim para quem nasceu no meu tempo ser Benfiquista tem um  grande significado já que nós tornamo-nos Benfiquistas a ver o Benfica perder.....não sei que significado isto têm para quem não nasceu nesta época e viu um Benfica a mandar no futebol interno e a dar cartas lá fora...mas para mim e acredito que para aqueles que nasceram no meu tempo .....sim tem muito.

Se tem...

Eric Cartman

Citação de: fred9 em 19 de Fevereiro de 2012, 00:07
Se esta época formos campeões e vencermos a Taça da Liga... Mais uns quartos-de-final da Champions... Acho que é a melhor época do Benfica desde...1993/1994?...

Basta ver que seria a melhor série de campeonatos (2 em 3 anos) em 20 anos.

Roy Kent

O Benfica a última vez en ficou apenas uma época sem ganhar a Liga foi entre 88/89 e 90/91.

joao_manike

Ainda sou do tempo em que o Sporting ficou 3 ou 4 épocas seguidas à frente do Benfica ;D

De facto, para mim, é completamente inovador ver o Benfica quase ao nível ( este ano até está melhor) do FCP.

Nos últimos 17 anos (tenho 18 anos, mas não estou a contar com o título de este ano, porque o campeonato ainda vai a meio), ganhamos 3 ( a contar com o de 93/94), o SCP ganhou 2 e o Boavista 1. O FCP ganhou .. 12.

Tr - 17

Um texto engraçado..

Força Benfica!!

jonyc90

a que horas e a conferencia de imprensa???

ELITE

JJ FORÇA HOMBRE

MOSTRA COMO SE DOMINA O GUIMARAES COM CLASSE

JJ RULES