Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Mestre30

Citação de: Far(away) em 13 de Maio de 2013, 23:20
Citação de: Meio_metro em 13 de Maio de 2013, 23:18
Citação de: Far(away) em 13 de Maio de 2013, 23:15
Citação de: Mestre30 em 13 de Maio de 2013, 23:14
Citação de: Far(away) em 13 de Maio de 2013, 23:13
Precisava de uma injecção de benfiquismo, então fui ver o Vitórias e Património do José Águas. Não curou as feridas mas fez-me acreditar mais na vitória na quarta.

Dá-me essa alegria Benfica!
Aponta aí: É nossa crl!!

Está apontado. Se não vencermos, vou pessolmente ao porto, dar-te um par de estalos!
vens é festejar com o pessoal do Norte...

não há romarias com as do norte...

Não vou falar em festejos. Não consigo pensar nisso agora.

Ainda estou a sarar feridas profundas, para me andar a perder com ilusões.
Eu não moro no Porto....  :dance:

Shoky

Citação de: lonstrup em 13 de Maio de 2013, 23:21
não se pode simplesmente estar sempre a invocar com emoção o «acreditem»..

conhecem a história do pedro e do lobo?

Também já estou cansado dos videos motivacionais.

D.F.

Citação de: Shoky em 13 de Maio de 2013, 23:03
Citação de: D.F. em 13 de Maio de 2013, 23:00
Há dias li isto. Reflitam.

"No passado sábado, assistimos a mais um jogo onde ficou provada a superioridade do FC Porto sobre o SL Benfica. Por muito bom futebol que o Benfica pratique, o resultado parece invariável. "Mas como?" - perguntam-se os benfiquistas. A explicação não está na tática nem na técnica...

A própria génese encarnada ainda vive dos êxitos do passado, da popularidade, da fama e, sobretudo da "glória" (essa que até cognomeia o clube), mas são essas mesmas palavras de ordem que fazem do clube aquilo que ele é hoje. Enquanto que, contra a maioria das equipas, servem de motivação, pois os jogadores e adeptos acreditam que são os melhores, já contra o FC Porto e outras equipas de nível mundial são motivo de pressão exagerada, de obrigação de ganhar para que não percam a sua mística. Os jogadores sentem que um resultado desfavorável é quebrar e desonrar os valores que associam ao clube. O pensamento cinge-se ao "e se perdermos?" e não ao "vamos ganhar".

As derrotas com o FC Porto, quase que anedóticas, não são (só) azar ou um árbitro que não é "limpinho", porque muitas vezes o é, mas arranjar uma desculpa para se dizer que se foi roubado pode "minimizar" as bocas do outro lado. No fim, só as agrava. É sim um complexo de superioridade que se torna de inferioridade, pois o medo de perder é sempre maior que a fé em ganhar. Penso que é a isto que, em 1977, José Maria Pedrotto chamava de "estofo de campeão". Quem é campeão, sente-o.

O SL Benfica tem melhor treinador que o FC Porto (talvez até baste dizer "tem treinador"), tem um onze equilibrado mas um banco fortíssimo, mais adeptos e um estádio maior para abarcar com todos eles, mas na hora da verdade não são os pés dos jogadores ou o "xadrez" de Jesus que vem ao de cima, mas sim a força mental, a vontade e esse mesmo "estofo" de que falei.

Com dois campeonatos perdidos a "morrer na praia", talvez a pressão baixe finalmente e o SL Benfica consiga equilibrar a balança, mas até lá é preciso ser-se humilde e reconhecer erros na forma demasiado confiante ou inibida como se abordam os jogos. No futebol jogado, o SL Benfica já há algum tempo que é melhor que o FC Porto.

A história deverá ser recordada como "aquele campeonato que o FC Porto ganhou sem derrotas" e não como "aquele onde o Benfica mereceu conquistar, mas acabou por vacilar exatamente onde não podia". Quando o SL Benfica começar a ganhar e a saber ganhar, aí sim, se vai formando o "estofo de campeão"." - J.P.Loureiro

Reflectir em quê?
Eu estive lá...no Dragão. O jogo e o campeonato eram nossos até o Kelvin se lembrar de marcar o golo da vida dele.

Claro que vale tudo...é o tão famoso "geneticamente mais fortes".
Como eles adoram essa conversa para boi dormir.

O o jogo e o campeonato não foram perdidos nesse jogo, se é que me entendes.
Eu sou bastante ponderado, nunca achei que o Benfica alguma vez esteve, ao longo do campeonato, muito superior ao porto. Muito menos o contrário claro. A performance de ambos é excelente. Mais 10 jornadas que não existem e voltariamos ao 1º lugar.
O Benfica não é superior ao Chelsea. É perfeitamente possível vencer. Mas não há a OBRIGAÇÃO de ganhar. Mas têm sim que QUERER ganhar.

Eu oiço (e ouvi durante o jogo) bastantes portistas a a dizer que até era bom o porto perder o jogo e/ou o campeonato para o VP ir embora.
Mas já se dão ao luxo de desejar ou mesmo pensar tal coisa só pq não gostam do treinador? A verdade é que dão mesmo. Pq ganham.

O que quero dizer é que há muita gente que tem de fazer alguma reflexão de como vê as coisas, e como devem ser vistas.

Pensar não custa.

maxi04

Citação de: maxi04 em 13 de Maio de 2013, 23:19
http://www.youtube.com/watch?v=_itUmmAmwrU&feature=youtu.be

Pronto, já começam, estamos numa segunda-feira, oh sorte.
Eia eu meti isto aqui, mas porque me mandarm, nem tinho visto ainda,
Bem, a parte do JJ de joelhos, e do miúdo a chorar, pqp...porquê ?? porquÊ caralho ??

Far(away)

Citação de: Mestre30 em 13 de Maio de 2013, 23:22
Precisava de uma injecção de benfiquismo, então fui ver o Vitórias e Património do José Águas. Não curou as feridas mas fez-me acreditar mais na vitória na quarta.

Está apontado. Se não vencermos, vou pessolmente ao porto, dar-te um par de estalos!

Eu não moro no Porto....  :dance:

Eu descubro rapidamente onde moras.

É só seguir o rasto desse cu que postas no avatar.

lonstrup

Citação de: JustMe em 13 de Maio de 2013, 23:21
Citação de: lonstrup em 13 de Maio de 2013, 23:20
Citação de: JustMe em 13 de Maio de 2013, 23:17
O Benfica pôs-se a jeito porque errou uma vez. Cedeu um empate inesperado num campeonato absolutamente fantástico e que nem tão cedo voltará a repetir.

A diferença é que nós cometemos um erro e somos logo duramente castigados por isso. Os outros podem estar à vontade nesse aspecto.
Se não cometermos erros como aquele, eles ficam nada à vontade.

Isso é impossível, é estarmos a pedir a perfeição absoluta a uma equipa. Haverá sempre erros, haverá sempre pontos perdidos. E isso é que revolta, é preciso estarmos num nível perto do divino para ganhar um título em Portugal. Patético.
perfeição absoluta??? ganhar 24 jogos em 30 na fabulosa liga portuguesa é pedir perfeição?? ganhar em casa ao estoril é perfeição absoluta??

Zlatan

Mais do que acreditar, é mostrar isso em campo.

JPSilva

Citação de: Shoky em 13 de Maio de 2013, 23:18
Citação de: JPSilva em 13 de Maio de 2013, 23:17
Esta época até estava a correr melhor devido à baixa enorme de expectativas no começo da época. E o facto de toda a gente estar sempre a espera da equipa quebrar ajudou a que isso não acontecesse. Quando toda a gente passou à loucura com a equipa, perdemo-nos novamente.

Era só o que faltava a culpa ser nossa.

Não é nossa adeptos, é nossa Benfica.

Sparrow

Eu já tinha dito isto antes...mas passou ao lado de todos...
O porto não é o Benfica...e existem inúmeras diferenças, que fazem com que uns ganhem constantemente e outros esporadicamente.
Hoje em dia a mentalidade do porto é muito mais forte que a nossa...

Reparem numa coisa...
O porto fica a 4 pontos do Benfica. Cedo supostamente o título estaria entregue. Entretanto o porto vence o braga (com quem empatamos) vai ganhar fácil a coimbra (onde nós empatamos) e vai ganhar fácil ao nacional (com quem nós empatamos).
Isto para dizer o quê...nós no lugar deles, após termos ficado a 4 pontos teríamos deixado uns pontinhos aqui e ali, como aconteceu na época passada contra olhanense, sporting e rio ave...após a derrota na luz com eles, que ficamos a 3 pontos e na jornada seguinte a 1.

Há uma cultura de vitória...que nós não temos. Há exigência por aquelas bandas...que nós não temos. Se o porto tem empatado no nacional por exemplo e depois nós empatássemos com o Estoril iam logo rolar cabeças para aquelas bandas por terem falhado essa oportunidade.

Dirão que o porto falhou após o Benfica ter empatado no nacional e empataram com o olhanense...é certo. Mas a contestação foi grande...e iam em primeiro. Eles encaram cada desaire como uma desgraça e não se pode repetir...nós encaramos de ânimo leve. E falamos do porto de vitor pereira...

brazio

Citação de: lonstrup em 13 de Maio de 2013, 23:23
Citação de: JustMe em 13 de Maio de 2013, 23:21
Citação de: lonstrup em 13 de Maio de 2013, 23:20
Citação de: JustMe em 13 de Maio de 2013, 23:17
O Benfica pôs-se a jeito porque errou uma vez. Cedeu um empate inesperado num campeonato absolutamente fantástico e que nem tão cedo voltará a repetir.

A diferença é que nós cometemos um erro e somos logo duramente castigados por isso. Os outros podem estar à vontade nesse aspecto.
Se não cometermos erros como aquele, eles ficam nada à vontade.

Isso é impossível, é estarmos a pedir a perfeição absoluta a uma equipa. Haverá sempre erros, haverá sempre pontos perdidos. E isso é que revolta, é preciso estarmos num nível perto do divino para ganhar um título em Portugal. Patético.
perfeição absoluta??? ganhar 24 jogos em 30 na fabulosa liga portuguesa é pedir perfeição?? ganhar em casa ao estoril é perfeição absoluta??

Ora bem...

Meddler

O Benfica perdeu o campeonato porque não foi superior ao Porto em nenhum dos jogos entre ambos.

É isto e nem vale a pena falarem em injustiças, que isso é conversa de perdedores.

Se tivéssemos feito o nosso trabalho no jogo da Luz, éramos campeões.

Esta liga é nivelada por baixo e era expectável que Benfica e Porto vencessem a maioria dos jogos contra os pequenos. Tal como seria expectável que o Benfica se impusesse contra o FCP pelo menos uma vez. Não aconteceu. Tal como não acontece desde o Benfica vs Porto de Dezembro de 2009. Desde então, é só borrar a cueca.

Meio_metro

eu tb... eu estou doente ainda... hoje aturei dezenas de portistas... hoje todos me foram dizer bom dia... ouvi n vezes a frase: AJOELHOU VAI TE QUE REZA...

Tiago_SLB

Citação de: JackWhite em 13 de Maio de 2013, 23:11
O jogo do passado Sábado não prova coisa absolutamente nenhuma. Nem estofo, nem superioridade, nem estrutura, nem mentalidade. Foi um jogo praticamente morto a ser ressuscitado num lance caído do céu aos trambolhões.

Eu sei que gostamos de procurar padrões, e explicações conjunturais, e grandes esquemas cósmicos do Universo, mas não há nada para encontrar. Vão escrever-se crónicas e textinhos durante anos e anos para interpretar e compreender o jogo de Sábado, mas é tempo perdido.

Fomos enrabados por um puto de 19 anos que parece uma arara. Foi isto que aconteceu. O desporto está cheio de histórias destas.

É isto!

Normalmente arranja-se sempre um culpado mais ou menos óbvio. Uma das razões para a frustração pós jogo, para além de todas as óbvias, foi o facto de não poder odiar ninguém e apontar-lhe o dedo.
Perdemos simplesmente porque tudo nos corre mal pra crl e aos porcos tudo corre bem. Devem ter feito algum pacto com o diabo ou algo que o valha, é simplesmente inexplicável tanta vaca.

Cachatra

Também já me cansei do "acreditem".

Eu acredito sempre no Benfica. Sempre.

Far(away)

Citação de: Zlatan em 13 de Maio de 2013, 23:23
Mais do que acreditar, é mostrar isso em campo.

E os jogadores como estão animicamente, terão essa capacidade? Ou melhor, terá o treinador capacidade para dar a volta a essa questão? Nesta altura mais do que dar tácticas, é preciso ser um gestor de emoções humanas.