Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Miguel Gouveia

Citação de: |OnE| em 16 de Fevereiro de 2014, 21:10
Pois é Strata.
Hoje já não dá para justificar com "jogou mal mas marcou, como diziam quando era o Cardozo".

JPSilva

Citação de: Manpaz1904 em 16 de Fevereiro de 2014, 21:41
Hoje o Paços pôs a nu as fragilidades desta táctica. Ao contrário do Sporting, pressionaram os centrais e Fejsa, o que obrigou muitas vezes os centrais a bater longo. Ainda por cima sem Enzo, que é jogador para recuar e acelerar. Coisa que Amorim não fez. Aliás, mesmo no trabalho sem bola Amorim esteve mal.
Os nossos 2 golos nascem de um canto e de um contra-ataque, onde a defesa do Paços foi apanhada em contra-pé. Se bem me lembro, o único ataque (em condições) pela zona central que fizemos na 1ª parte, foi também numa jogada de contra-ataque, em que o central do Paços leva amarelo.

Boa vitória.

Não vai ser so o Paços, vão ser todas as equipas que jogam com autocarro se forem inteligentes.

melanda72

Acho que o benfica deste ano não esta tanto com nota artística , mas sim mais solidário que acho uma excelente noticia ,pois o importante são os 3 pontos e não o espetáculo.
Sera que jj aprendeu ao fim de 4 anos.

RAFL

Citação de: Manel dos Anzois em 16 de Fevereiro de 2014, 20:25
Citação de: Strata em 16 de Fevereiro de 2014, 20:08
A organização defensiva da equipa que muito tem evoluído de há uns tempos para cá começa na frente da equipa e acaba em Oblak. Nem tudo se deve a Oblak. Ganhámos um guarda-redes, é inegável, como também ganhámos um defesa-esquerdo, o Maxi tem estado a subir de forma, os centrais têm estado irrepreensíveis, no meio-campo e apesar da saída de Matic, temos estado muito bem com Fejsa, Enzo e agora Amorim, o Gáitan e o Markovic estão muito mais disponíveis tacticamente revelando maturidade em campo, e na frente Lima e Rodrigo ajudam a pressionar, a fechar espaços a defender e a abrir espaços a atacar. Tudo isto junto faz com que a equipa se apresente muito mais sólida e organizada em campo e, consequentemente, a sofrer menos golos. A sofrer e não só. Mesmo com Lima e Rodrigo sem marcarem, hoje igualámos os lagartos no melhor ataque da Liga.

Eu já cheguei a um ponto em que pouco me apetece discutir futebol, tácticas, substituições e afins. Ganhámos. Missão cumprida.

Subscrevo inteiramente esta opinião.
A equipa está mais defensiva, equilibrada e sólida defensivamente.

Acrescento ainda que a ausência de Cardozo tem oferecido à equipa maior consistência, uma vez que o paraguaio é um jogador mais estático, menos móvel e menos operário que os seus colegas da linha da frente.
f*, a única coisa que deu consistência à equipa foi tirar de lá o frango e colocar um GR na baliza

JPSilva

Citação de: melanda72 em 16 de Fevereiro de 2014, 21:56
Acho que o benfica deste ano não esta tanto com nota artística , mas sim mais solidário que acho uma excelente noticia ,pois o importante são os 3 pontos e não o espetáculo.

O ano passado também fizemos isto.

Çula

Hoje o Paços pôs a nu as fragilidades desta táctica. Ao contrário do Sporting, pressionaram os centrais e Fejsa, o que obrigou muitas vezes os centrais a bater longo. Ainda por cima sem Enzo, que é jogador para recuar e acelerar. Coisa que Amorim não fez. Aliás, mesmo no trabalho sem bola Amorim esteve mal.
Os nossos 2 golos nascem de um canto e de um contra-ataque, onde a defesa do Paços foi apanhada em contra-pé. Se bem me lembro, o único ataque (em condições) pela zona central que fizemos na 1ª parte, foi também numa jogada de contra-ataque, em que o central do Paços leva amarelo.

Boa vitória.

Manpaz, se com a mesma táctica apresentámos rendimento diferente é mais uma prova de que o problema ou a solução não está num modelo táctico mas sim na dinâmica colocada em cada jogo. Contra o sporting e contra o fcp apresentámos uma dinâmica fantástica desde o primeiro minuto, enquanto hoje entrámos de sapatinho fino. A diferença foi mesmo essa. Isto vale para o 4-4-2 ou para o 4-3-3, uma vez que não existem tácticas perfeitas.

Muito mais importante do que adoptar o modelo X ou Y é ter um modelo bem trabalhado. Se a isso lhe juntarmos a dinâmica certa estaremos sempre mais perto da vitória. Hoje arriscámos-nos essencialmente porque entrámos com medo de sujar o calçanito.

Manpaz1904

Citação de: Made in Benfica em 16 de Fevereiro de 2014, 21:49

Boa vitória.
é por isso que eu digo que este Benfica é muito mais adulto , sabe que este tipo de equipas nao sao capaz de fazer essa pressao durante os 90 minutos , este Benfica sabe esperar pelos momentos do jogo na vez de atacar à maluca , e sobretudo nao deixa os adversarios criar perigo
Poucas são as equipas pequenas que jogam contra as grandes e procuram 'criar perigo'. O fundamental é não deixar o adversário fazer isso. Até porque se há equipa que queria o marcador a zeros e um jogo morninho e calmo, era o Paços.

Eles continuaram com a mesma estratégia na 2ª parte. Até na jogada do 2-0 o Paços continua na mesma forma de jogar.

Só abrandou quando o resultado já estava feito. E não sofreu nenhum golo através de um jogada muito elaborada pelo ataque do Benfica, mas sim através de um canto e através de um erro do Tiago Valente na abordagem ao lance frente ao Lima (e até houve um ressalto que deu a bola a Markovic)
Aliás, não me lembro de muitas jogadas trabalhadas pelo Benfica.

Se calhar é este Benfica que não sabe jogar de forma muito diferente.

Aguia_Rea1

Citação de: RAFL em 16 de Fevereiro de 2014, 21:56
A organização defensiva da equipa que muito tem evoluído de há uns tempos para cá começa na frente da equipa e acaba em Oblak. Nem tudo se deve a Oblak. Ganhámos um guarda-redes, é inegável, como também ganhámos um defesa-esquerdo, o Maxi tem estado a subir de forma, os centrais têm estado irrepreensíveis, no meio-campo e apesar da saída de Matic, temos estado muito bem com Fejsa, Enzo e agora Amorim, o Gáitan e o Markovic estão muito mais disponíveis tacticamente revelando maturidade em campo, e na frente Lima e Rodrigo ajudam a pressionar, a fechar espaços a defender e a abrir espaços a atacar. Tudo isto junto faz com que a equipa se apresente muito mais sólida e organizada em campo e, consequentemente, a sofrer menos golos. A sofrer e não só. Mesmo com Lima e Rodrigo sem marcarem, hoje igualámos os lagartos no melhor ataque da Liga.

Eu já cheguei a um ponto em que pouco me apetece discutir futebol, tácticas, substituições e afins. Ganhámos. Missão cumprida.

Acrescento ainda que a ausência de Cardozo tem oferecido à equipa maior consistência, uma vez que o paraguaio é um jogador mais estático, menos móvel e menos operário que os seus colegas da linha da frente.
f*, a única coisa que deu consistência à equipa foi tirar de lá o frango e colocar um GR na baliza

sim de facto o cardozo não é o mesmo "operário" que é o lima. Um faz obra o outro não  :smokin:

Manpaz1904

Citação de: Çula em 16 de Fevereiro de 2014, 21:57

Manpaz, se com a mesma táctica apresentámos rendimento diferente é mais uma prova de que o problema ou a solução não está num modelo táctico mas sim na dinâmica colocada em cada jogo. Contra o sporting e contra o fcp apresentámos uma dinâmica fantástica desde o primeiro minuto, enquanto hoje entrámos de sapatinho fino. A diferença foi mesmo essa. Isto vale para o 4-4-2 ou para o 4-3-3, uma vez que não existem tácticas perfeitas.

Muito mais importante do que adoptar o modelo X ou Y é ter um modelo bem trabalhado. Se a isso lhe juntarmos a dinâmica certa estaremos sempre mais perto da vitória. Hoje arriscámos-nos essencialmente porque entrámos com medo de sujar o calçanito.
Nem eu falei de 4-4-2, 4-3-3 ou 5-3-2, até porque concordo com o que disseste.
Limitei-me foi a dizer que o treinador do Paços percebeu bem por onde podia anular o Benfica.

RAFL

Citação de: Aguia_Rea1 em 16 de Fevereiro de 2014, 21:59
Citação de: RAFL em 16 de Fevereiro de 2014, 21:56

sim de facto o cardozo não é o mesmo "operário" que é o lima. Um faz obra o outro não  :smokin:
o Lima esta na profissão errada, aqui é necessário jogadores de futebol e não "operários"
se é preciso um gajo para correr eu sou voluntario...e só cobro metade do ordenado

draconic

Acho que esta táctica funciona se as dimensões do campo assim o ajudarem, nestes relvados mais curtos fica mais dificil esta abordagem táctica acho eu. Talvez em vez de jogar com 2 avançados jogar com 1 avançado e um médio ofensivo que faça melhor a ligação do jogo. E temos tantas soluções para essa posição.

ForçadoBloqueio

10 jogos

1 ponto de vantagem

Eventual tolerância de 1 empate/derrota...eventual

Em resumo, ou ganhas os 10 jogos ou vamos com o caralho...outra vez!

Fake Blood

Citação de: Manel dos Anzois em 16 de Fevereiro de 2014, 20:26
Dar também os parabéns a Jesus pela vitória de hoje.
e mt jogo colectivo maninho
parece a laranja mecanica

20Nico Gaitan20

Citação de: ForçadoBloqueio em 16 de Fevereiro de 2014, 22:15
10 jogos

1 ponto de vantagem

Eventual tolerância de 1 empate/derrota...eventual

Em resumo, ou ganhas os 10 jogos ou vamos com o caralho...outra vez!
Este porto nao ganha ao sporting.

AG

Citação de: JPSilva em 16 de Fevereiro de 2014, 21:57
Citação de: melanda72 em 16 de Fevereiro de 2014, 21:56

O ano passado também fizemos isto.
2011-12 foi igual a isto, e depois deu o que deu.