Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

mrfalcon

Citação de: Flavius Julius em 18 de Fevereiro de 2014, 12:28
Citação de: mrfalcon em 18 de Fevereiro de 2014, 12:23
Citação de: Trezeguet em 18 de Fevereiro de 2014, 12:20
o Fejsa do sporting será sempre assim com sporting, porto, equipas joguem igual por igual. agora na liga que estamos em termos construção é curto

Mas então o Javi Garcia também era curto. Aliás, o Javi, ao contrário do Fejsa, só fazia passes para o lado e para trás.
Mas o Javi é um gajo que luta muito corre muito, bate no peito e diz "te amo Benfica" é efusivo, um "puro" latino!
O Fejsa tem uma forma de estar oposta é um tipo low profile, como era Matic, agora como não é tão bom jogador como o compatriota e como não "ferve" como o Javi, os adeptos olham com desconfiança!

A malta olha com desconfiança porque houve decréscimo de qualidade na posição 6. Obviamente que ninguém pode esperar que o Fejsa seja outro Matic até porque são poucos os jogadores no mundo que se assemelhem ao Nemanja.

Eu também me recordo dos primeiros jogos do Matic depois da saída do Javi. Quase que houve suicídios colectivos aqui no fórum com as falhas defensivas do Matic. Porquê? Porque estavam habituados a um 6 forte defensivamente. Agora estavamos habituados a um "6" capaz de ser o 1º a construir jogo.

Acho que será uma questão de tempo até a malta voltar a ver o "6" como uma função essencialmente defensiva e, consequentemente, passarem a ver o Fejsa com outros olhos.

Fly 13

Citação de: |OnE| em 18 de Fevereiro de 2014, 12:37
Citação de: Fly 13 em 18 de Fevereiro de 2014, 12:35
Citação de: abar85 em 18 de Fevereiro de 2014, 12:31
Citação de: Fly 13 em 18 de Fevereiro de 2014, 12:30
Citação de: abar85 em 18 de Fevereiro de 2014, 12:26
Citação de: Fly 13 em 18 de Fevereiro de 2014, 12:24
O Fejsa é um jogador mais posicional,mais defensivo,mais destruidor que construtor. Claro que contra equipas que se fecham mais,notam-se mais essas fragilidades.

Mas por outro lado potencia imenso os ataques rapidos onde o Benfica é forte porque joga rapido e simples.

Há vantagens e desvantagens, mas claro que com Matic era outra coisa.
Para mim o Matic é só o melhor médio defensivo do mundo neste momento.

Eu não consigo catalogar o Matic de médio defensivo.
Porque não estamos habituados a ver alguém a jogar naquela posição com a qualidade técnica que ele tem,com a capacidade ofensiva dele.
Não?
Olha pensa lá bem...
Um médio que ataca e defende...
Com a qualidade dele? Estou a falar de médios defensivos,não esquecer esse pormenor  :)

|OnE|

Citação de: Fly 13 em 18 de Fevereiro de 2014, 12:39
Com a qualidade dele? Estou a falar de médios defensivos,não esquecer esse pormenor  :)
Não estou a falar de jogadores.
Estou a falar da posição.
Um médio que ataca e defende.

Fly 13

Citação de: |OnE| em 18 de Fevereiro de 2014, 12:40
Yaya Toure.

Flavius Julius

Citação de: |OnE| em 18 de Fevereiro de 2014, 12:32
Citação de: Flavius Julius em 18 de Fevereiro de 2014, 12:29
Citação de: |OnE| em 18 de Fevereiro de 2014, 12:25
Citação de: Fly 13 em 18 de Fevereiro de 2014, 12:24
O Fejsa é um jogador mais posicional,mais defensivo,mais destruidor que construtor. Claro que contra equipas que se fecham mais,notam-se mais essas fragilidades.
Veremos se é só contra equipas que se fecham mais.
Eu acho que se apanhamos um clube que nos pressione mais o meio campo vamos-nos ver aflitos.
Mas isso já era com Matic, qual é a duvida!
Nenhuma.
É que o Matic sabia o que fazer com a bola.
este quando estiver apertado, passa a bola ao mestre da estática! qual é a duvida!

|OnE|

Citação de: Fly 13 em 18 de Fevereiro de 2014, 12:42
Yaya Toure.
Não é isso que te estou a tentar dizer. Nem o abar85.
É que o Matic não é um médio defensivo.
É mais um box to box. Um 8.

Fly 13

Citação de: |OnE| em 18 de Fevereiro de 2014, 12:43
Yaya Toure.
Eu vejo-o mais como um 6 com capacidade para fazer de 8.

|OnE|

Citação de: Fly 13 em 18 de Fevereiro de 2014, 12:46
Yaya Toure.
Uma vez que no Benfica é que se fixou mais atrás... é capaz de ser mais o contrário.

peterslimer

Yaya Toure.
O matic era um médio defensivo, mas sim ele foi adaptado no meio campo a um box to box, mas era demasiado constructor para ter apenas essa função. Até porque a sua resistência provavelmente era o maior defeito dele, com o ramires a box to box não havia esse problema durante 90 minutos.

abar85

Para mim, o Matic é simplesmente um médio completo, não o consigo associar a nenhum numero em especial.

O Enzo também é, mas de uma forma um pouco diferente.

era uma excelente dupla porque podiam perfeitamente alternar as funções que desempenhavam em campo.

arco das maldivas

Yaya Toure.

Porque é que é um 8? Recupera tantas bolas como o Fernando

PAslb

O Matic era um 8 antes de chegar ao Benfica, o JJ adaptou-o a trinco e o Matic para além das suas características de transportar jogo para a frente, adquiriu rotinas defensivas. Por isso é que hoje é um dos melhores trincos do Mundo, não se limita a saber defender, como se distingue na pressão sobre o transportador de bola adversário, como no princípio da organização de jogo da sua equipa. É daqueles jogadores que qualquer treinador gostaria de ter.

Em Inglaterra já lhe chamam a "aranha", monta a "teia" para condicionar o jogo das equipas adversarias.

O Fejsa é um jogador completamente diferente, limita-se a defender, raramente da mais do que 2 toques na bola, é um jogador de processos simples e que obriga o Benfica a ter outro médio que saiba ter a bola, que saiba transportar a bola para a frente e que não necessite tanto de defender, esse jogador é o Enzo Perez e por isso terá cada vez mais destaque na equipa do Benfica.

Çula

Yaya Toure.

O jogo do Matic só explodiu quando passou a arrancar de zonas mais recuadas, como organizador puro.
Ele a 8 entrava no jogo já numa fase intermédia de construção e isso fazia dele apenas um bom jogador (um pouco como aconteceu este ano sempre que jogou à frente do Fejsa).

Neste momento é um médio defensivo que é ao mesmo tempo organizador, uma espécie de Pirlo  com menos capacidade cerebral mas com mais duas mudanças na caixa de velocidades.

É um dos melhores do mundo.

Fly 13

Citação de: |OnE| em 18 de Fevereiro de 2014, 12:47
Yaya Toure.
Uma vez que no Benfica é que se fixou mais atrás... é capaz de ser mais o contrário.
Ele evidenciou-se a 6 e não a 8.

Strata

Citação de: PAslb em 18 de Fevereiro de 2014, 13:05
O Matic era um 8 antes de chegar ao Benfica, o JJ adaptou-o a trinco e o Matic para além das suas características de transportar jogo para a frente, adquiriu rotinas defensivas. Por isso é que hoje é um dos melhores trincos do Mundo, não se limita a saber defender, como se distingue na pressão sobre o transportador de bola adversário, como no princípio da organização de jogo da sua equipa. É daqueles jogadores que qualquer treinador gostaria de ter.

Em Inglaterra já lhe chamam a "aranha", monta a "teia" para condicionar o jogo das equipas adversarias.

O Fejsa é um jogador completamente diferente, limita-se a defender, raramente da mais do que 2 toques na bola, é um jogador de processos simples e que obriga o Benfica a ter outro médio que saiba ter a bola, que saiba transportar a bola para a frente e que não necessite tanto de defender, esse jogador é o Enzo Perez e por isso terá cada vez mais destaque na equipa do Benfica.

Isso da aranha, aranhiço, e afins, já vem daqui de Portugal. Os ingleses sabendo disso, estão a dar continuidade. Ainda há tempos li um artigo inglês que referia essas alcunhas que o Matic tinha aqui em Portugal e que eles próprios agora já percebiam melhor o porquê disso.