Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Zlatan

Quanto a outros (David, Ramires, Witsel e Di Maria) tem mérito, mas já são casos diferentes.

mellamotom

Citação de: PAslb em 21 de Fevereiro de 2014, 17:36
Citação de: mellamotom em 21 de Fevereiro de 2014, 17:33
Citação de: PAslb em 21 de Fevereiro de 2014, 17:26
Citação de: LuigiSLB83 em 21 de Fevereiro de 2014, 17:23
Citação de: Flirt4ever em 21 de Fevereiro de 2014, 17:17
Então mas não é isso que estamos a falar ? O que é o potenciar para vocês ??? O potenciar um jogador não é obter o máximo possível de rendimento dele ?? Se um jogador atingiu o seu Top com um treinador, não é esse o treinador que mais conseguiu potencia-lo ? Seja ele o Mourinho ou o Jesus ?

Na sua carreira, quando é o o Postiga marcou mais golos ?

O meu ponto é: quando vem à conversa que JJ potencia jogadores, há 2 correntes de opinião contrárias.
1. Os que acham que sim, que JJ potencia muitos jogadores.
2. Os que acham que não, que ele só potencia aquilo que tem qualidade, ou seja, que qualquer treinador o faria também.

O que eu questiono aos que vão pela corrente 2, é que se há jogadores que podiam ser potenciados e não foram, porque razão eles saiem do Benfica e não "explodem", já que o problema desses jogadores era o treinador que não os potenciava.
Não faças perguntas difíceis.

não é nada dificil...

depende do treinador que apanham claro, mas, mais importante ainda, depende principalmente da sua atitude profissional.

e pode-se potenciar jogadores menos bons sim, basta ver o que o mourinho fez quando estava nos porkos... ou o Trapattoni quando foi campeão com aquele plantel... é claro que também tiveram sorte À mistura, sem sorte nunca se faz nada.

Sendo inseridos num esquema de jogo que funcione, parecem melhores do que o que são... e os porkos ja fizeram isso imensas vezes, e até os lagartos... (e o Benfica também)
Sim, mas ele refere-se mais ao facto de alguns jogadores que são idolatrados por aqui e que não jogam no Benfica, segundo eles, porque o treinador não aposta neles, esses jogadores acabam por serem fiascos.

Vou dar 1 exemplo: Nolito.

PS: Eu acho que vai acabar por acontecer o mesmo com o André Gomes.

Nao acho o Nolito nenhum prodigio mas acho que podia ter sido muito melhor utilizado... é muito objectivo e acho que até o tem mostrado nos emprestimos, nao é muito regular mas vai jogando, assistindo e marcando... Antes destas contrataçoes todas desta epoca, seria um elemento muito util ao plantel.

LuigiSLB83

Citação de: Workaluk em 21 de Fevereiro de 2014, 17:40
Citação de: LuigiSLB83 em 21 de Fevereiro de 2014, 17:37
Nem Coentrão, nem Matic. Para mim o jogador melhor trabalhado foi o Enzo.

Trabalhado no aspecto de jogar numa posição diferente, concordo.

Não como alguns querem fazer passar, de que o Jesus transformou um cepo num craque... O Enzo era um excelente ala antes mesmo de cá chegar.

Não me lembro de ver alguém dizer que o Enzo era um cepo, mas admito que haja. As opiniões também são como as ....

Workaluk

Citação de: LuigiSLB83 em 21 de Fevereiro de 2014, 17:41
O Matix quando começou a jogar, ninguém diria que vinha a dar um excelente 6. Tal como Enzo ninguém diria que vinha dar um excelente 8.

Witsel, sim, era um jogador feito. Mas o mérito do treinador está no facto de perder o meio campo ano após ano e a equipa não se recente disso, recorrendo a jogadores que à partida não estavam talhados para essas posições.

Concordo.

Workaluk

Citação de: LuigiSLB83 em 21 de Fevereiro de 2014, 17:43

Não como alguns querem fazer passar, de que o Jesus transformou um cepo num craque... O Enzo era um excelente ala antes mesmo de cá chegar.

Não me lembro de ver alguém dizer que o Enzo era um cepo, mas admito que haja. As opiniões também são como as ....

Acredita que os há, mas apenas como forma de fazer passar mais uma potencialização do mestre.

mellamotom

na altura li num pasquim qq que o Enzo estava habituado a jogar no centro também... mas ja nem me lembro qual...

Foi uma adaptaçao excelente, deu muito mais influencia ao Enzo, que na ala so aparecia de x em quando, e passámos a ter algum fio de jogo

LuigiSLB83

Citação de: Workaluk em 21 de Fevereiro de 2014, 17:45

Acredita que os há, mas apenas como forma de fazer passar mais uma potencialização do mestre.

Como existem os que acham que qualquer outro treinador faria o mesmo que JJ fez muitos jogadores.

Flirt4ever

Citação de: mellamotom em 21 de Fevereiro de 2014, 17:45

na altura li num pasquim qq que o Enzo estava habituado a jogar no centro também... mas ja nem me lembro qual...

Foi uma adaptaçao excelente, deu muito mais influencia ao Enzo, que na ala so aparecia de x em quando, e passámos a ter algum fio de jogo
Nar Argentina já tinha atuado como médio interior direito. É diferente de a 8.

Workaluk

Citação de: LuigiSLB83 em 21 de Fevereiro de 2014, 17:46
Citação de: Workaluk em 21 de Fevereiro de 2014, 17:45

Como existem os que acham que qualquer outro treinador faria o mesmo que JJ fez muitos jogadores.

Isso não nos leva a lado nenhum, tambem os há quem acredite que só o JJ poderia fazer isso aos jogadores... Se, se, se ,se....

O que é facto é que conseguiu "descobrir" grandes jogadores em posições que não as suas de origem, mas pelo meio tambem tivemos n tentativas com muitos outros que não resultaram.

Nramos

Alguém que me responda:

O Quique potenciou o Sidnei?

Vilas Boas e Vitor Pereira são bons ou maus potenciadores?

Workaluk

Citação de: Nramos em 21 de Fevereiro de 2014, 17:51
Alguém que me responda:

Não faças perguntas dificeis.

LuigiSLB83

Alguém que me responda:

O Sidnei podia ser melhor que o David Luiz, assim tivesse cabeça no lugar. Não depende de nenhum treinador. Depende dele.

PAslb

Citação de: Workaluk em 21 de Fevereiro de 2014, 17:43
Citação de: LuigiSLB83 em 21 de Fevereiro de 2014, 17:41
O Matix quando começou a jogar, ninguém diria que vinha a dar um excelente 6. Tal como Enzo ninguém diria que vinha dar um excelente 8.

Witsel, sim, era um jogador feito. Mas o mérito do treinador está no facto de perder o meio campo ano após ano e a equipa não se recente disso, recorrendo a jogadores que à partida não estavam talhados para essas posições.

Concordo.
É preciso é traduzir isso nos comentários.

O Máxi quando chegou era médio ala (ainda hoje oé na sua seleção), o Enzo era médio ala e hoje é médio-centro, o Witsel já era bom, mas saiu por 40M depois de fazer uma excelente época no Benfica, o Matic era um desconhecido, jogava mais à frente e hoje é um dos melhores trincos do Mundo. Eu sei que jogar no Benfica dá projeção, mas tanto pode dar projeção positiva como negativa se jogarmos um péssimo futebol.

Workaluk

Citação de: LuigiSLB83 em 21 de Fevereiro de 2014, 17:57
Alguém que me responda:

O Sidnei podia ser melhor que o David Luiz, assim tivesse cabeça no lugar. Não depende de nenhum treinador. Depende dele.

E da falta de um Rodizio para onde fôr.