Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Johnny|SLB

Usar a mesma expressão para ganhar a champions e ganhar a liga europa é todo um novo conceito para mim.

Nramos

SE ganhassemos Campeonato, Taça e LE, era de facto uma época de sonho.

Mas afirmar que estava a ser uma época de sonho até ao jogo com o Estoril, quando os unicos dados efectivos eram a eliminação da Champions e da Taça da Liga, não é a mesma coisa.

Eu não posso concordar.

JPSilva

Citação de: Nramos em 22 de Fevereiro de 2014, 01:20
Citação de: JPSilva em 22 de Fevereiro de 2014, 01:15
Citação de: abar85 em 22 de Fevereiro de 2014, 01:14
Citação de: JPSilva em 22 de Fevereiro de 2014, 01:11
Citação de: P∑T∑7 em 22 de Fevereiro de 2014, 01:09
Citação de: abar85 em 22 de Fevereiro de 2014, 01:02
E esse é outro aspecto, aquele do tal Benfica europeu que só por uma vez com JJ passou a fase de grupos da champions.

E podemos vangloriar-nos de estar em 6º lugar do ranking europeu... à pala da 2ª divisão europeia.

Se fosse assim tão simples estariam la mais equipas "à pala" da Liga Europa digo eu.

Não é a questão de ser simples ou não, é a questão de ser um ranking que na pratica não traduz nada, a não ser que temos mais jogos que muitas equipas que passam muito mais vezes a fase de grupos da champions.

As coisas são o que são, se o ranking é assim porque não aproveitá-lo? É porque apesar do que dizes não é fácil fazer tantos pontos mesmo na Liga Europa. Nós conseguimos porque de facto temos tido boas equipas.

E se temos essas boas equipas, que temos, qual a explicação para os constantes falhanços na Champions?

Este ano foi um falhanço total porque estávamos no pote 1. O ano passado o Celtic teve todo o mérito (e felicidade) em ganhar ao Barça - este ano levou banhada como seria óbvio. Mas este ano não estávamos num bom momento, em condições normais tínhamos ganho ao Olympiakos em casa mas a equipa ainda estava meio perdida.

André Sousa

Citação de: Johnny|SLB em 22 de Fevereiro de 2014, 01:21
Usar a mesma expressão para ganhar a champions e ganhar a liga europa é todo um novo conceito para mim.

É. E, pelos vistos, com tal rigidez mental, até me parece que será algo que não conseguirás assimilar.

Pelo contexto em que estamos inseridos, uma conquista europeia será sempre uma conquista europeia. E não falemos de Intertotos, porque isso é o mesmo que dizer que uma Taça da Liga é uma competição interna de relevo.

Mas, uma Taça UEFA/Liga Europa, para um clube português, deve ser um troféu com relevo. É uma conquista europeia, seja a segunda divisão da Europa ou não. É um troféu com prestígio.

Uma Liga dos Campeões é outro nível? É. Mas algum dia isso está ao alcance de um clube português nos dias de hoje? Não. Nem em sonhos. Seja o Porto ou o Benfica. Jogue-se a final na Luz ou no Dragão.

miniMilk

Dizer que ganhar a LE, Campeonato e Taça não é época de sonho..

Fomos kickados? fomos, mas depois ganhavamos a LE.
E lá também há equipas que a querem ganhar. Até ver é uma competição europeia. Nós não temos assim tantas. Eu curtia de a ganhar. Mas isso sou eu.

Quanto ao Ranking, como disse um user, muitas outras equipas usam a LE para ganhar pontos, e somos nós que estamos em 6º. E para lá chegar tivemos que bater em muitos "marretas" na LE. E fizemo-lo melhor que todas as outras equipas.

Não se traduz em titulos, mas não deixo de gostar e valorizar este posto.

Eu falo por mim. Antes do Estoril estava nas nuvens.

P∑T∑7

Citação de: André Sousa em 22 de Fevereiro de 2014, 01:16
Citação de: P∑T∑7 em 22 de Fevereiro de 2014, 01:12
Bem, até pensava que o golo irregular teria sido o segundo, o da estocada final. Mas não. Tinham apenas empatado e o Benfica ainda tinha tudo para vencer o jogo, mesmo com esse "roubo". Adiante.

Vamos então estar agora dependentes do estofo mental dos jogadores para os próximos finais de época, rezando a todos os santinhos que nada de mau nos aconteça entretanto, um tropeção, uma derrota inesperada, um resultado injusto, sob pena de voltarmos a cair no mesmo buraco, porque, subentendo, eles não estarão preparados psicologicamente para a adversidade. É isso?

Ou poderás ver como o golo que, se é invalidado, não alterava nada até ao fim do jogo, dando ao Benfica a Taça de Portugal.

É. Não vou, como é óbvio, discutir mais este ponto com alguém que despreza a magnitude das coisas e acha que aquilo que aconteceu foi um simples tropeção.

A questão é mesmo essa, não foi um simples tropeção. Foram vários.

E tudo tem uma explicação. Ou azar, ou incompetência, ou bruxaria. Ou as três. Não consigo atribuir a culpa a mais nenhuma variável.

O Bayern também teve uma tragédia em mãos e na época seguinte... O que aconteceu aos bávaros foi bem pior do que ao Benfica. Mas reergueram-se e na época seguinte ganharam tudo!

Não vou comparar as situações linearmente, mas aqui o psicológico deles ganhou pujança a triplicar.

Deste ponto de vista, não espero outra coisa dos profissionais do Benfica.

Nramos

Citação de: André Sousa em 22 de Fevereiro de 2014, 01:21
Citação de: Nramos em 22 de Fevereiro de 2014, 01:17
Isso não é menosprezar o papel do treinador?

Os exemplos vêm de cima, e esses no Benfica, não são os melhores.

Os jogadores são o reflexo em campo do treinador. Tem de ser.

Não acho que seja. As coisas devem ser introduzidas dentro de um determinado contexto. E o contexto daquela época, como já disse atrás, é demasiado cruel para se avaliar as coisas de forma tão fria. A equipa tinha vindo de duas derrotas que nos tinham custado dois títulos. Aos 92'. Pá, foi uma estocada como poucas vezes vi no futebol. Depois, para melhorar, ainda leva com um golo irregular a pouco tempo do fim do jogo.

E esse mesmo contexto, devia ser explorado ao máximo para incutir aos jogadores que o Guimarães tinha de pagar as favas. Mais que qualquer outra, aquela tinha de ser nossa, sem opção.

E estamos a falar do Guimarães. E se alguns jogadores não tinham condições para isso, é função do treinador perceber e corrigir.

Pessoalmente, acho que quem não tinha condições era o treinador. E a sua reacção prova isso mesmo.

abar85

E esse é outro aspecto, aquele do tal Benfica europeu que só por uma vez com JJ passou a fase de grupos da champions.

E podemos vangloriar-nos de estar em 6º lugar do ranking europeu... à pala da 2ª divisão europeia.

Se fosse assim tão simples estariam la mais equipas "à pala" da Liga Europa digo eu.

Não é a questão de ser simples ou não, é a questão de ser um ranking que na pratica não traduz nada, a não ser que temos mais jogos que muitas equipas que passam muito mais vezes a fase de grupos da champions.

As coisas são o que são, se o ranking é assim porque não aproveitá-lo? É porque apesar do que dizes não é fácil fazer tantos pontos mesmo na Liga Europa. Nós conseguimos porque de facto temos tido boas equipas.

Claro que mesmo assim não é fácil, mas a verdade é que também mostra consecutivos falhanços num dos objectivos da época que é passar a fase de grupos.
E tem reflexo na vertente financeira, e não só a nível directo.

André Sousa

Citação de: Nramos em 22 de Fevereiro de 2014, 01:26
E esse mesmo contexto, devia ser explorado ao máximo para incutir aos jogadores que o Guimarães tinha de pagar as favas. Mais que qualquer outra, aquela tinha de ser nossa, sem opção.

E estamos a falar do Guimarães. E se alguns jogadores não tinham condições para isso, é função do treinador perceber e corrigir.

Pessoalmente, acho que quem não tinha condições era o treinador. E a sua reacção prova isso mesmo.

Pensar assim, dará sempre direito a interpretar as coisas do modo mais fácil para determinada argumentação. Seja a minha, seja a tua.

E eu até acho que o JJ foi dos mais afectados pelos "desaires" que referi. E não o condeno por isso. Isso foi bem visível não só em Guimarães, mas também no Dragão. Como já referi e repeti, foi cruel. Contado, dias antes, ninguém acreditava e toda a gente diria que era motivo para um suicídio em massa.

Nramos

Citação de: JPSilva em 22 de Fevereiro de 2014, 01:23
Citação de: Nramos em 22 de Fevereiro de 2014, 01:20

E se temos essas boas equipas, que temos, qual a explicação para os constantes falhanços na Champions?

Este ano foi um falhanço total porque estávamos no pote 1. O ano passado o Celtic teve todo o mérito (e felicidade) em ganhar ao Barça - este ano levou banhada como seria óbvio. Mas este ano não estávamos num bom momento, em condições normais tínhamos ganho ao Olympiakos em casa mas a equipa ainda estava meio perdida.

O problema é que estes falhanços, e com equipas obrigatoriamente acessiveis para nós, nõ são a exceção. São a regra.

Independentemente do pote 1, os nossos grupos deviam ter sido acessíveis para nós, e não foram. Passamos se calhar no ano teoricamente mais dificl. Terá alguma relação? Não sei.

André Sousa

Citação de: P∑T∑7 em 22 de Fevereiro de 2014, 01:26
A questão é mesmo essa, não foi um simples tropeção. Foram vários.

E tudo tem uma explicação. Ou azar, ou incompetência, ou bruxaria. Ou as três. Não consigo atribuir a culpa a mais nenhuma variável.

O Bayern também teve uma tragédia em mãos e na época seguinte... O que aconteceu aos bávaros foi bem pior do que ao Benfica. Mas reergueram-se e na época seguinte ganharam tudo!

Não vou comparar as situações linearmente, mas aqui o psicológico deles ganhou pujança a triplicar.

Deste ponto de vista, não espero outra coisa dos profissionais do Benfica.

O que aconteceu ao Bayern foi pior? Em que medida?

Ricardo Teixeira

O Bayern no ano anterior não perdeu o campeonato no último minuto...como nós...
O Dortmund foi campeão algumas jornadas antes do campeonato acabar...
Foi tranquilo...

Depois perdeu com o Dortmund na Final da taça...
E a LC...

abar85

Citação de: Nramos em 22 de Fevereiro de 2014, 01:26
Citação de: André Sousa em 22 de Fevereiro de 2014, 01:21
Citação de: Nramos em 22 de Fevereiro de 2014, 01:17
Isso não é menosprezar o papel do treinador?

Os exemplos vêm de cima, e esses no Benfica, não são os melhores.

Os jogadores são o reflexo em campo do treinador. Tem de ser.

Não acho que seja. As coisas devem ser introduzidas dentro de um determinado contexto. E o contexto daquela época, como já disse atrás, é demasiado cruel para se avaliar as coisas de forma tão fria. A equipa tinha vindo de duas derrotas que nos tinham custado dois títulos. Aos 92'. Pá, foi uma estocada como poucas vezes vi no futebol. Depois, para melhorar, ainda leva com um golo irregular a pouco tempo do fim do jogo.

Pois, e a reacção, as declarações no final do jogo...
Este ano já diz outra vez que tem 25 jogadores e não há titulares na altura também havia...

Johnny|SLB

SE tivéssemos ganho tudo, tinha sido uma época fantástica. Mas o meu sonho, é ver o Benfica ganhar a Champions. Como já o fez. 2 vezes.
Nunca sonhei com o Benfica a ganhar a Liga Europa, mas tudo bem, cada um sonha com o que quer.

A Liga Europa é a 2ª divisão europeia, onde partimos sempre como um dos principais candidatos à vitoria. Aliás, esta época igual. Se não apanharmos adversários mais fortes no meio de jogos cruciais do campeonato, arrisco-me a dizer que chegaremos de novo às decisões, com facilidade.

Mas isto é tudo acessório, porque o que me fez responder ao André foi ele dizer que até ao jogo do Estoril, estava a ser uma época de sonho. Ora a única certeza que havia, até ao jogo do Estoril, é que um objectivo tinha ido à vida. E eu não entendo esta necessidade de escamotear os falhanços constantes na Champions e 'mascará-los' com o quase-sucesso da Liga Europa.

Este ano, como disse, vamos provavelmente voltar a chegar às decisões na Liga europa e vão estar aqui os mesmos a falar em "sonho", quando fomos eliminados da Champions pelo 3ª vez com JJ ao leme, pelo poderoso Olympiakos.

André Sousa

Não seja por isso. Este ano, também estarão por aqui alguns que dirão que sonho, só mesmo ganhar a UCL.

É preciso dizer mais alguma coisa? Ou a utopia disto não é óbvia?