Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

lonstrup

Citação de: r22branco em 10 de Março de 2014, 18:40
Da época passada, muito pouco ou quase nada resta. O plantel é agora mais equilibrado e, surpreendentemente, tem mais do que uma solução de qualidade para cada uma das posições de jogo. A atitude da equipa é outra... nota-se agora maturidade em muito dos momentos de jogo. A luta pelo título não é a dois, mas sim a três... 

Curiosamente este ano tinha tudo para dar errado. Começou mal. muito mal. Com resquícios do «trauma» da época anterior. Mas está a correr melhor do que os melhores prognósticos. Temos feito uma campanha que enche de orgulho qualquer Benfiquista. Paulatinamente a equipa foi em crescendo atingindo por esta altura uma vantagem que permite sonhar... acreditar num desfecho muito positivo.

Nisto tudo, é impossível não haver mão de Jorge Jesus. Ele que sempre reclamou não ter um plantel equilibrado, este ano está a mostar que sabe colocar a equipa a jogar de uma maneira diferente. Definitivamente é um treinador muito ASTUTO e inteligente.

Se é ou não o melhor do mundo ou o segundo melhor do mundo... isso dos rankings pouco me interessa. Desejo que no final de época possa contar no seu currículo com mais um ou dois títulos, sendo o principal o da Liga.   

r22branco

desculpa lá mas esta época está a ser igual à anterior, e à antes da anterior.

acho que há aí algum wishfull thinking em crer procurar sinais para ter certezas que simplesmente não se podem ter no desporto.

tal como nas duas ultimas epocas estamos em posição privilegiada para vencer a liga, a equipa tem um bom momento de forma correspondente ao tempo que a equipa teve para criar rotinas desde Agosto. é assim todos os anos.

esperemos que neste ano as coisas sejam bem feitas, e não se cometam os mesmos erros nos momentos errados.

pauliter

Nada a apontar até ao momento. Tirando o discurso no final do jogo com o Estoril (esperado diga-se, Jesus sente-se "amedrontado" pelo carinho que os benfiquistas têm por MS.

Agora há que apostar na gestão, há mais que hipóteses para tal. Sai Markovic entra Salvio, sai Gaitan entra Sulejmani, sai Enzo entra André, Fejsa por Amorim, Siqueira ou Maxi por Silvio, enfim uma panóplia enorme para poder gerir o plantel da melhor forma.

Não espero outra coisa em inglaterra que não seja Enzo, Markovic, Gaitan e Rodrigo em descanso. Entra Amorim, Salvio, Sulejmani e Cardozo.

Uma gestão capaz e inteligente fará toda a diferença.

lonstrup

Citação de: Çula em 10 de Março de 2014, 19:45
Citação de: supersueca em 10 de Março de 2014, 19:34
Citação de: xiribiti em 10 de Março de 2014, 19:22
e de certeza que se ganharmos este ano - friso SE- a equipa vai ser toda desbaratada e o seguinte volta a ser dos porcos, e o seguinte, e o...

Com JJ e com esta direcção, torna-se difícil planear qq coisa q vá para além da presente época. Ninguém aqui sabe dos condicionalismos financeiros (e não só)a q estamos sujeitos. Como diz o nosso Presidente e bem, no Benfica não há impossíveis e por isso acredito q enquanto for matematicamente possivel podemos ser campeões, mesmo com JJ ao leme. E acredito mesmo no título qdo ninguem mais q nós tiver hipóteses de ser campeão.
Ser ou não ser campeão vai condicionar e mto o q vem ai. Mas independentemente disso não acredito q poderemos manter este ritmo gastador de ano para ano. E JJ só consegue brilhar com planteis mto melhores q a concorrência.

Isso é bem verdade, sueco.
Mas por outro lado, há algum treinador que possa dar essas garantias?

A ultima vez que tiveste um treinador que tenha ficado por cá mais de duas épocas ganhámos um em três campeonatos, zero em três edições da Taça, e uma supertaça. E era o treinador que era.

Ninguém nos garante a nós que se o Jesus ficasse mais dois anos no Benfica não ganhava dois campeonatos nem que se viesse para cá o Mourinho não ficávamos duas vezes em segundo lugar. Esse tipo de certeza nós nunca teremos.

Temos que ter é a capacidade de fechar e iniciar ciclos de forma inteligente sem medos de qualquer espécie, uma vez que não há treinador no mundo que seja insubstituível.

A mim não me choca minimamente que se feche um ciclo com um treinador acabado de ganhar nem que se continue um com um treinador que não o tenha conseguido fazer. Tem é que haver um plano bem definido por trás desse tipo de decisões. A meu ver é isso que a longo prazo tráz vitórias de forma consistente.
Concordo contigo.

E é por isso que defendo saída do Jesus, idealmente depois de sermos campeões.

O projecto do Benfica tem de dar passos em frente, e os passos que podíamos dar com Jesus já foram dados.

Jesus saindo campeão até era melhor para ele, para a sua imagem, e até para um dia poder voltar, quem sabe.

O processo de competitividade interna já foi alcançado alicerçado num extraordinario investimento em talento de jogadores. Agora o passo tem de ser outro, o de competitividade no primeiro palco internacional, e na capacidade de integrar os jogadores da formação no projecto.

é preciso outro homem, outra cara nova.

Toronto_SLB

Ao ganhar o campeonato, JJ e' para ficar!!  :metal:

PAslb

lonstrup

Citação de: pauliter em 10 de Março de 2014, 19:51
Nada a apontar até ao momento. Tirando o discurso no final do jogo com o Estoril (esperado diga-se, Jesus sente-se "amedrontado" pelo carinho que os benfiquistas têm por MS.

Agora há que apostar na gestão, há mais que hipóteses para tal. Sai Markovic entra Salvio, sai Gaitan entra Sulejmani, sai Enzo entra André, Fejsa por Amorim, Siqueira ou Maxi por Silvio, enfim uma panóplia enorme para poder gerir o plantel da melhor forma.

Não espero outra coisa em inglaterra que não seja Enzo, Markovic, Gaitan e Rodrigo em descanso. Entra Amorim, Salvio, Sulejmani e Cardozo.

Uma gestão capaz e inteligente fará toda a diferença.
Não li o discurso depois do jogo do Estoril.

Mas isso também não é relevante.

Relevante é o que ele faz ou não faz no banco e na preparação da equipa.

Não há muitas complicações. Temos jogadores naturalmente muito superiores aos adversarios que vamos encontrar nas proximas jornadas da liga. Os nossos jogadores finalmente já estão rotinados uns com os outros, rotinas que foram sendo ganhas pelos jogadores ao longo da época.

O treinador só tem de se certificar de ter os melhores jogadores perto do 100% da capacidade todos os domingos, e tomar as decisões nesse sentido.

É melhor apostar nos jogadores a 100%, mesmo que seja um Cavaleiro na Liga Europa, do que andar a meter jogadores a arrastarem-se a 60-70%

lonstrup

Citação de: Toronto_SLB em 10 de Março de 2014, 19:54
Eu discordo. Eu acho que o Benfica tem de tomar outro caminho no seu todo, no que respeita à estratégia para o futebol, e tem de o fazer com outra pessoa, outra cara.

E como dizia, o ideal é Jesus sair vencedor, porque assim a porta fica aberta para voltar.

Toronto_SLB

Citação de: lonstrup em 10 de Março de 2014, 19:59
Eu discordo. Eu acho que o Benfica tem de tomar outro caminho no seu todo, no que respeita à estratégia para o futebol, e tem de o fazer com outra pessoa, outra cara.

E como dizia, o ideal é Jesus sair vencedor, porque assim a porta fica aberta para voltar.
Nao vejo o porque do ter outra cara.  O JJ esta a fazer um excelente trabalho.  Sendo assim e para continuar.

Rote Adler

Citação de: PAslb em 10 de Março de 2014, 19:55
Isso nem se discute.
Acho que se discute, sim.

Se ganhar o campeonato e for eliminado das taças pelos andrades, mais uma tareia na ultima jornada, está visto que só ganha o campeonato porque teve o bónus do PF.

Espero que nada disto aconteça, mas ganhar este campeonato não é grande cartão de visita.

lonstrup

Se ganhar ao campeonato é para ficar, então o ano passado e no anterior ao perder o campeonato deveria ter saído? O critério é esse? Porque a diferença entre ser e não ser campeão pode se dever a um penalti falhado, ou uma bola que bate no poste e em vez de sair entra.

O Benfica tem de respirar, e quanto mais tempo mantivermos sempre os mesmos, mais a nossa caixa toraxica se vai adptando e moldando a essas pessoas.

A Mudança faz bem, não devemos ter medo de tentar ser melhor, de tentar arriscar, de tentar inovar e evoluir. Errar, todos podem errar. A diferença é saber se todos têm a coragem de tentar, ou se todos têm medo de errar.

lonstrup

Citação de: Toronto_SLB em 10 de Março de 2014, 20:01

Nao vejo o porque do ter outra cara.  O JJ esta a fazer um excelente trabalho.  Sendo assim e para continuar.
Em 5 anos , dois campeonatos , não é excelente. 4 participações na Liga dos Campeões , e somente uma vez passámos a fase de grupos. Não é excelente.

E isto num paradigma em que o clube investe largas dezenas de milhões de euros em reforços anualmente, muitos jovens talentos e jovens internacionais.

E esse paradigma no curto prazo vai mudar. Vamos continuar a vender, e a comprar muito menos.

TJSF

lonstrup, isso parece-me outro clube qualquer, não o Benfica. Nós estamos presos ao Vieira e Jesus, ambos, porque "ninguém faz melhor.". Mudamos, quando eles quiserem sair, caso contrário, ficam.

Songoku

Citação de: Toronto_SLB em 10 de Março de 2014, 20:01

Excelente trabalho onde ? Onde é que estão os titulos ? Enfim.. O facto de estarmos em 1º faz toda a gente esquecer o resto. Os últimos jogos foram PATÉTICOS. Só se safa o do Estoril e mesmo assim não foi um grande jogo nosso como querem fazer parecer. Eu não me esqueço de nada. Não é um campeoanto (em que é devido aos porcos estarem na merda) que vai apagar as HUMILHAÇÕES que este....treinador... me fez passar nos últimos 3 anos. E vamos lá ver este.

lonstrup

Atenção, isto é a minha opinião. Que vale tanto como a tua Toronto.

Mas isto radica numa ideia que tenho, que Jesus não é um treinador extraordináriamente bom, que se desvie de outros treinadores «bons» da história recente da liga portuguesa.

Na minha cabeça ninguém me tira a ideia que outros treinadores como Fernando Santos, Jesualdo Ferreira ou Paulo Bento (só para citar alguns), com as mesmas condições que têm sido dadas ao Jesus, teriam alcançado os mesmos resultados provavelmente.

E a minha ideia do Benfica evoluir, aplicar-se-ia a qualquer um desses treinadores, pois juntamente com Jesus, parecem-me treinadores na mesma linha. Tendo tempo podem dar uma ideia de evolução competitiva da equipa, com alguns titulos à mistura, mas sempre numa perspectiva interna.

Não é por ser a pessoa Jorge Jesus, por ganhar ou perder o campeonato. É pelo tipo de treinador que é, como os que indiquei acima, que me fará sempre preferir a sua saída para entrar uma outra perspectiva de futebol de longo prazo.