Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Sparrow

O Benfica esteve bem na final da liga Europa...merecia pelo menos chegar ao final dos 90 empatados.
Mas, apesar do grande orgulho que seria ter ganho...a derrota contra o porto e consequente perda, quase garantida, do campeonato não me deixou sofrer e desiludir-me o que a nossa exibição merecia.

O golo do porto aos 92 foi a maior dor de toda a minha vida. Incrível com, principalmente na hora seguinte ao jogo estava completamente desorientado e sentia-me perfeitamente capaz de cometer qualquer loucura.
Algo comparável só a derrota pela margem mínima no dragão (em que eles marcaram cinco golos) e a eliminação da taça em 2011...mesmo assim longe da derrota da época passada.

Estes 3 jogos tiveram um impacto mais negativo para mim do que a final da liga Europa. Há 2 denominadores comuns nestas situações...o porto e Jorge Jesus.

Bailey

Citação de: JackWhite em 11 de Março de 2014, 00:21
Citação de: Bailey em 11 de Março de 2014, 00:19
Citação de: brazio em 11 de Março de 2014, 00:16
A finais são para se ganhar. O finalista é sempre o primeiro dos últimos...

O Benfica fez-se gigante não só pelos dois títulos Europeus mas muito também devido às finais europeias. Convém ter essa noção.

Finais da Taça dos Campeões Europeus. A Euroliga não faz 'gigantes', e ser finalista vencido muito menos.

vai dizer isso à equipa de 82/83. Se vocês tivessem verdadeira noção de como o Benfica passou a ser considerado um gigante, perceberiam a importância de chegar às finais Europeias. Que não foi só da taça dos campeões europeus. Foram todas. Inclusivé a final DA TAÇA UEFA em 82/83.

SURREAL9

Èpa eu só acho que a taça da liga é uma competição que não vale um tosto, é isto.

Taça de Portugal a minha conversa já muda de figura.

brazio

O Benfica fez-se gigante não só pelos dois títulos Europeus mas muito também devido às finais europeias. Convém ter essa noção.

Sim claro mas são Taças dos Campeões onde jogamos contra os melhores não era a segunda liga Europeia como é a Liga Europa. Mesmo a antiga Taça UEFA era muito mais competitiva e muito mais difícil de vencer do que é hoje a Liga Europa.

Androico

Eu prefiro ganhar a Liga Europa do que o campeonato e não tenho nenhum problema em o dizer. Como alguém já disse, o campeonato é uma obrigação, a liga europa pela sua dificuldade acrescida, por ser uma competição europeia, é um sonho.

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: Saveloy em 11 de Março de 2014, 00:21
Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 11 de Março de 2014, 00:13
Citação de: SURREAL9 em 11 de Março de 2014, 00:10
Citação de: Saveloy em 11 de Março de 2014, 00:09
Citação de: SURREAL9 em 11 de Março de 2014, 00:03
Se me dessem a escolher : Final europeia sem garantias de ganhar ou taça da liga garantida eu claramente queria a europa.

mas agora dá-se valor a taças da liga ? lolol

E se fosse final europeia com derrota garantida?

É que o que estamos a comparar foi mesmo uma final perdida, se fosse ganha ninguém tinha dúvidas.

Se fosse a liga europa... agora champions é champions... $$$$$$$

Uma final europeia não se resume ao jogo da final, pelo menos, para aqueles que vivem o Benfica 365 dias por ano...

Isso é uma sugestão que quem não troca vitórias por derrotas é menos benfiquista que os outros?

Claro que não. É dizer, simplesmente, que antes de chegar à final existe um número de conquistas e de vitórias que empolgam, entusiasmam e enchem de orgulho todos aqueles que seguem o Benfica e que, honestamente, (para mim, claro está) supera o que se sente na conquista de uma Taça da Liga (que, sem dúvida é um troféu para ganhar...) Ou seja, a comparação não é final ganha vs final perdida.

Sparrow

Citação de: SURREAL9 em 11 de Março de 2014, 00:25
Èpa eu só acho que a taça da liga é uma competição que não vale um tosto, é isto.

A taça da liga em si...não é nada de aliciante. Importância tem os jogos que se possam efectuar. E se o jogo é contra o porto...perder é sempre desastroso.

acemessiae

Citação de: karlussantus em 10 de Março de 2014, 22:44
Citação de: acemessiae em 10 de Março de 2014, 22:23
Citação de: karlussantus em 10 de Março de 2014, 22:13
Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 10 de Março de 2014, 22:11
Puxa Karlussantos, que lista tão catita. E agora, desculpa lá mas tem que ser, vem a pergunta incómoda: e títulos a sério ?

Beijinhos e abraços !

:amigo:   (uma carinha só para dar um ar menos 'pesado' ao post)

- ganhou em 4 anos tantos campeonatos como nos 15 anos anteriores
- ganhou em 4 anos o quádruplo dos troféus, relativamente aos 4 anos anteriores e o triplo comparativamente aos 15 anos anteriores;

:drunk:

1 Campeonato, 3 Taças da Liga em 4 anos, equivale a cerca de 4 campeonatos e 11 Taças da Liga em 15 anos.

Ora nos 4 anos anteriores 1 Taça da Liga, e nos 15 anos anteriores 1 Campeonato, 2 Taças de Portugal, 1 Taça da Liga e 1 Supertaça.

Além da competitividade que a equipa apresenta todos os anos, em títulos tb estamos melhor, mas ainda é insuficiente.

E agora compara os plantéis e os orçamentos desses 15 anos anteriores.
Se tivesse um Jaguar certamente faria melhor a distância Porto-Lisboa do que tendo um Fiat. O que não demonstra explicitamente o fato de ser bom ou mau condutor.

Nas duas épocas anteriores ao JJ o investimento no plantel foi igual ao da era JJ. Aliás o maior investimento foi mesmo na época de 2007/08, a diferença é que o retorno desportivo foi nulo e na época seguinte apenas 7,5M€ em vendas. Em 2008/09 igual, retorno desportivo... uma taça da liga, e vendas na época seguinte 6,8M€.

Já com JJ no final da 1ª época 91,0M€ em vendas, 2ª época 41,1M€, 3ª 76,2M€, 4ª 39,6M€ mais 45M€ de Rodrigo e André Gomes. Há retorno do investimento feito o que dá a ideia que o plantel é muito mais valioso, quando na verdade está é muito mais rentabilizado e valorizado.

O que me refiro é à qualidade dos jogadores. E atenção que quando falo em orçamento falo também em ordenados. E no reinado do JJ os ordenados são principescos como nunca tinham sido na última década.
E mais, JJ teve condições de trabalho que os anteriores não tiveram, a todos os niveis.

Não estou aqui a criticar o JJ por criticar. Sempre o defendi, até ao final do ano passado. Agora, estou a criticar essas tuas comparações iniciais, que para mim não têm fundamento por serem realidades diferentes!

pcssousa

Citação de: VALEBEM em 11 de Março de 2014, 00:23
A final do ano passado deu imensa visibilidade ao Benfica, até por ter sido contra um adversário mediático. Mas acho que o Benfica deve primeiro preocupar-se em ganhar 2 ou 3 campeonatos de seguida, antes de olhar para a Europa com outros olhos.
O Benfica tem é que aproveitar as oportunidades. Se estas lhe cairem no colo é de aproveitar.
Se sairmos vivos de Londres, e atendendo a que tem uma vantagem pontual de que não dispunha há 30 anos, se não aproveitar agora então nunca mais aproveita.

Fomos campeões europeus sem esses tais 3 campeonatos seguidos.

É simples, ou aproveitamos as oportunidades ou não.

Joaquim Ferreira Bogalho

Talvez.

PAslb

Citação de: brazio em 11 de Março de 2014, 00:26

Sim claro mas são Taças dos Campeões onde jogamos contra os melhores não era a segunda liga Europeia como é a Liga Europa. Mesmo a antiga Taça UEFA era muito mais competitiva e muito mais difícil de vencer do que é hoje a Liga Europa.
Porquê, se para a Liga Europa vão equipas da Champions?

pcssousa

Citação de: PAslb em 11 de Março de 2014, 00:30

Fácil... Este ano teriamos uma Taça Uefa com Real Madrid, Dortmund e por aí fora...

|OnE|

Citação de: pcssousa em 11 de Março de 2014, 00:32

Fácil... Este ano teriamos uma Taça Uefa com Real Madrid, Dortmund e por aí fora...
No tempo em que a Taça dos Campeões era para... os campeões.

SURREAL9

Citação de: Sparrow em 11 de Março de 2014, 00:29

A taça da liga em si...não é nada de aliciante. Importância tem os jogos que se possam efectuar. E se o jogo é contra o porto...perder é sempre desastroso.

Jogos contra o Porto é pra ganhar seja até a feijões.

brazio

É o próprio formato da competição em oposição À antiga Taça UEFA que beneficia equipas de gama média\alta como o Benfica.

E é verdade que os terceiros da Champions depois caem na fase a eliminar mas basta olhar para o historial recente da prova para ver que os maiores clubes não encaram com os mesmo empenho esta competição salvo nos casos em que não têm já nada para ganhar nas suas competições internas.