Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Tiago1982

Citação de: Workaluk em 11 de Março de 2014, 11:30
Citação de: VALEBEM em 11 de Março de 2014, 11:24
Não dar mérito ao Jesus se o Benfica for campeão revela no mínimo cegueira. Até o Guerra da Vila começa a ficar rendido...

Da mesma forma que não culpar o Jasus pelas 3 epocas anteriores a esta, revela no minimo desonestidade.

Cada um vê as coisas como quer, eu não lhe darei mérito nenhum, pelo simples facto que, se ganhar, e este SE ainda é muito grande, só o consegue fazer em anos que os porkos estão miseraveis, porque nos anos em que os porkos estão normais, ficamos a ver estrelas, num ficamos a ver 21 estrelas, no outro perdemos porque o senhor em questão achava que podia ganhar mundos e fundos e nada ganhou, e o do ano passado então, é PATÈTICO!

Portanto, da mesma forma que alguns fazem de conta que os 2!!! titulos perdidos, foram obra do acaso, arbitragem, karma, azar, destino, seja lá o que fôr... Eu reservo.me o direito de achar que o eventual titulo este ano, é mais obra da qualidade dos jogadores que do treinador, são opiniões.

Eu percebo o que queres dizer.

Claro que o Jesus tem culpas no cartório (muitas) nos três campeonatos que perdeu.

Para mim não é o único, mas é o principal responsável.

Agora é difícil separar "Benfica" de treinador (ou equipa técnica), jogadores e corpo dirigente em termos de mérito desportivo.

Não dar mérito desportivo ao Jorge Jesus caso venha a ser campeão este ano como todos esperamos, a meu ver, acaba por ser também retirar algum mérito ao Benfica.

Para mim, qualquer equipa que seja campeã terá sempre mérito, tal como tinha dito já em 2005 quando vencemos com o Trap.

Se o Porto está em baixo é porque teve um treinador que não teve a competência desejada, porque o corpo dirigente não soube escolher esse treinador nem por à disposição dele o melhor núcleo de jogadores possível e os próprios jogadores muitas vezes jogaram sem a garra que, julgo, todos lhes reconhecemos.

Há demérito do Porto em toda a linha.

Mas, para mim, isso não belisca em nada o mérito do Benfica.

Mérito da direcção que reforçou bem a equipa, melhor que o seu rival directo.
Mérito do treinador que, depois de por a pata na poça várias vezes acabou por conseguir recuperar animicamente o plantel e recuperar uma desvantagem que parecia comprometedora.
Mérito dos jogadores que estão a fazer uma época em crescendo.

Claro que a direcção também fez vários erros, o teinador idem (Artur é o exemplo mais óbvio, mas há mais) e os jogadores também.

E claro que ainda há muito campeonato.

Mas para mim, retirar totalmente o mérito ao treinador do Benfica é também retirar algum mérito ao Benfica na conquista do título.

Admito claramente que possam ter outra visão sobre o assunto, assim como esta é a minha.

J_PN

Rodar a equipa na quinta! Segunda ha jogo para o campeonato!

arodrigues84

Citação de: francisco em 11 de Março de 2014, 11:43
CitaçãoO Benfica é um carro de alta cilindrada, já se sabe. Um Ferrari encarnado, diria, com matrícula de 2009, ano em que Jorge Jesus assumiu o volante.

A paixão pela velocidade, a atração pelo risco, a adrenalina no sangue. Prego a fundo, sempre. «Carrega Benfica».

No lugar do «pendura» a sensação de ter as costas coladas ao banco, tal a vertigem. O coração nas mãos, constantemente, e o medo espelhado nos olhos. Aquela sensação de falta de ar, como se o peito estivesse a ser empurrado para trás.

O sorriso do condutor no final da viagem, e o convidado com o estômago às voltas. Tantas vezes. Mas aqui e ali começaram a aparecer uns «furos». Tal era a velocidade que nem se dava pelos buracos. Mas eles lá estavam, a travar a caminhada, para descanso do passageiro.

Mas agora a condução do Ferrari encarnado parece mais ponderada. Não se perdeu a paixão pela velocidade, a vontade de mostrar que é possível chegar dos zero aos cem em pouco tempo, mas a viagem deixou de ser toda assim.

Este carro de alta cilindrada já sai da auto-estrada. Já se entendem os prazeres de um bom passeio de fim de semana pela estrada nacional, a apreciar a paisagem. Viajar com calma e chegar com segurança ao destino traçado. Ter até a ousadia de deixar o volante noutras mãos.

Quer isto dizer que o Benfica de Jesus sempre foi asfixiante. Na dinâmica, na vocação ofensiva, na capacidade para pressionar em zonas adiantadas e para iniciar os ataques na mesma zona em que eles terminam, ou perto disso.

Entrava quase sempre a todo o gás, mas ficava desconfortável quando o perdia. A adrenalina nunca resistiria noventa minutos. E depois? Restavam duas opções.

A primeira que o Benfica experimentou foi descansar com bola. Pegar no jogo, circular a bola, baixar o ritmo. Não resultou. Basta lembrar o golo de Kelvin, no Dragão, que começa num lançamento lateral a favor do Benfica, no meio-campo ofensivo.

A solução era outra: descansar sem bola. É isso que o Benfica tem feito, com o sucesso que se tem visto pelos raros golos sofridos e até pelas escassas oportunidades de golo concedidas.

«Sabemos que há períodos do jogo em que podemos não estar tão fortes e o adversário pode ter o controlo do jogo, mas também nos sentimos confortáveis. Deixamos que façam alguma circulação na zona de construção, mas não mais do que isso», disse Jesus após a receção ao PAOK.

O Benfica é agora um bloco muito coeso em organização defensiva. Mérito de Jorge Jesus, uma vez mais, e assente em três pontos. O primeiro tem a ver com a saída de Matic, um jogador que tinha o dom de pressionar em todo o campo. Dado que Fejsa é um jogador bem mais fixo, a equipa não se podia comportar da mesma forma. Depois a utilização de dois avançados móveis, que formam uma primeira linha defensiva bem agressiva (com Cardozo seria diferente). Por fim o papel defensivo dos extremos, nomeadamente Markovic, que não estava habituado a tal trabalho. Jesus já destacou, de resto, a evolução do jovem sérvio no que diz respeito ao sacríficio em prol do coletivo.

Não explicaria melhor, muito bom!

iKatz

Eu peço o campeonato e a taça de portugal pelo menos. Para alem dos dois trofeus temos o bonus de  garantir a supertaça e garantir jogar a mesma com um adversario banal.

PRECISAMOS DE TROFEUS TAÇAS SUPERTAÇAS! TUDO, TA NA HORA DE ACORDAR O MONSTRO!

Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: Workaluk em 11 de Março de 2014, 11:21
Citação de: Tiago1982 em 11 de Março de 2014, 10:38
Se o Benfica for campeão esta época, há aqui pessoas que vão dar menos mérito ao Benfica por esse título do que os sportinguistas e portistas... e olhem que isso é difícil...

E confundes o Benfica com o Jasus porquê?

Se dissesses que há muitos aqui que se formos campeões não darão nenhum mérito ao Jasus, ainda te dava razão porque eu provavelmente até me incluirei nesse grupo, agora dar mérito ao Benfica?

O Benfica tem todo o mérito, sempre!!!!! Portanto mais uma vez confundem o Benfica, com o Jasus, isso é que dificil de perceber!

Esta nunca tinha ouvido. Uma equipa é campeã e o Treinador não tem mérito nenhum.

Pedro Nunes 28

Citação de: VALEBEM em 11 de Março de 2014, 11:38
Claro que teve responsabilidade nas derrotas como teve no claro acréscimo competitivo do Benfica e Portugal e na Europa nestes 4 anos. Falta materializar isso em mais títulos.
Na Europa ? Onde ?

VALEBEM

Reformulando:por mim ganhavamos tudo desde que o Campeonato não seja minimamente posto em causa.

arodrigues84

Citação de: Joaquim Ferreira Bogalho em 11 de Março de 2014, 11:50
Citação de: Workaluk em 11 de Março de 2014, 11:21
Citação de: Tiago1982 em 11 de Março de 2014, 10:38
Se o Benfica for campeão esta época, há aqui pessoas que vão dar menos mérito ao Benfica por esse título do que os sportinguistas e portistas... e olhem que isso é difícil...

E confundes o Benfica com o Jasus porquê?

Se dissesses que há muitos aqui que se formos campeões não darão nenhum mérito ao Jasus, ainda te dava razão porque eu provavelmente até me incluirei nesse grupo, agora dar mérito ao Benfica?

O Benfica tem todo o mérito, sempre!!!!! Portanto mais uma vez confundem o Benfica, com o Jasus, isso é que dificil de perceber!

Esta nunca tinha ouvido. Uma equipa é campeã e o Treinador não tem mérito nenhum.

Não percebes que o mérito é todo dos apanha bolas? lol

Nramos

Jesus terá tanta responsabilidade no titulo desta época, como responsabilidade pela ausencia do titulo nos ultimos 3.

Que ganhe tudo e se vá embora.

arodrigues84

Citação de: Nramos em 11 de Março de 2014, 11:51
Jesus terá tanta responsabilidade no titulo desta época, como responsabilidade pela ausencia do titulo nos ultimos 3.

Exactamente, no bom e no mau ele é o culpado maior.

Ganhe tudo, vá para um clube estrangeiro (como sempre quis) e venha o Marco Silva  :metal:

Pedro Nunes 28

Isto.

J_PN

Citação de: Pedro Nunes 28 em 11 de Março de 2014, 11:51
Claro que teve responsabilidade nas derrotas como teve no claro acréscimo competitivo do Benfica e Portugal e na Europa nestes 4 anos. Falta materializar isso em mais títulos.
Na Europa ? Onde ?

Eu estou-lhe eternamente grato por ter visto pela primeira vez o Benfica numa final europeia.

10Baggio

Citação de: arodrigues84 em 11 de Março de 2014, 11:52

Exactamente, no bom e no mau ele é o culpado maior.

Ganhe tudo, vá para um clube estrangeiro (como sempre quis) e venha o Marco Silva  :metal:

SAD do Benfica gosta

Bekambol

sim, seria o melhor...!!!!

Pedro Nunes 28

Citação de: Jaime_PN em 11 de Março de 2014, 11:53
Citação de: Pedro Nunes 28 em 11 de Março de 2014, 11:51
Na Europa ? Onde ?

Eu estou-lhe eternamente grato por ter visto pela primeira vez o Benfica numa final europeia.
Ok...e eu a pensar que ser eliminado 2 em 3 vezes na Champions seria uma má campanha Europeia. Eu felizmente ainda vi o Benfica em 2 finais da Taça dos Campeões.....já na altura ninguem ligava muito à Taça UEFA e ainda menos à Taça das Taças.