Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Reed

Citação de: JoRiMaPi em 16 de Maio de 2014, 02:40
Se sair este ano, sai pela porta grande. Espero que aconteça.

Eu acredito muito mais na continuidade. Era gajo de nos dar o bicampeonato.

20simao1

Citação de: jase25 em 16 de Maio de 2014, 02:39
Citação de: andre_04_SLB em 16 de Maio de 2014, 02:33
Citação de: jase25 em 16 de Maio de 2014, 02:31
Citação de: andre_04_SLB em 16 de Maio de 2014, 02:27
Citação de: 20simao1 em 16 de Maio de 2014, 02:25
Nos PL's também se notou essa parte emocional.
O Rodrigo sempre com as fintinhas :tickedoff:

E os jogadores pareciam que queriam entrar pela baliza adentro foda-se.
Ao menos o André Gomes tentou depois rematar, umas duas vezes, aí nesse aspecto não o posso criticar,  apesar que também se pode notar aí a parte emocional (remates para as nuvens)

Estavam todos "mijadinhos". Vejam o volume ofensivo criado, as ocasiões flagrantes para finalizar criadas, e o número de remates feitos. Inacreditável.

E ao contrário do que disse aí um utilizador atrás, eu não acredito que isto se trabalhe em homens.
Inteligência emocional claro que se trabalha. É isso que faz a diferença entre uma boa ou má decisão em situações limite. Entre o borrado e o gajo com tomates. Sim os indivíduos são diferentes, há uns que têm maior propensão natural para isto do que outros, mas claro que se trabalha. É psicologia, liderança, confiança mútua e autoconfiança.

Não acho que se trabalhe. Isso parece-me que ou nasce ou não com o indivíduo. O perfil psicológico de um atleta de futebol só se pode alterar durante a infância e muitas vezes fruto dos contextos onde vivem, educação que têm, e situações que são deparados. O que acontece com homens é que a maturidade por vezes fá-los lidar melhor com insucessos e daí mais serenidade em alguns momentos, mas nunca se altera o perfil tipo.
Claro que não podes mudar a personalidade. O que eu digo é adaptar a personalidade às exigências competitivas de situações limite. E isso é possível sim. Não sou nenhum expert na matéria, mas basta ler um pouco de psicologia para perceber que é possível. Mau era se não pudéssemos alterar pequenas coisas na nossa personalidade, que em determinados contextos fazem toda a diferença.

Indo agora para uma consideração mais pessoal, acho é que o jogador tem é de ser "mexido" pela pessoa certa, e confiar nessa pessoa cegamente (na maior parte dos casos será o treinador). O que me parece, e já o escrevi de tarde, é que no limite, vê-se essa falta de empatia entre Jesus e os jogadores, essa falta de confiança cega. E parece-me que o Emery aqui ganhou. Eu sei que é até injusto fazer isto a posteriori, mas sinceramente o que me pareceu é que os do Sevilla "sabiam" que iam ganhar, os nossos estavam com medo de falhar.

Falando no que se viu antes dos penalties, também notei no abraço de todos no Sevilha.
Mas acontece que normalmente nos penalties ganha aquele que se sentia menos favorito durante o jogo, que esteve mais tempo encostado às cordas, quase a perder. Aquele que tem menos pressão, menos "obrigação" de ganhar.

sbremoved_28408

Citação de: Gottschalk em 16 de Maio de 2014, 02:35
Tanto dinheiro pago ao catedrático e ao bruxo do Evandro Mota, e depois verificamos que a equipa continua completamente ansiosa ao ponto de bloquear em campo quando vamos disputar uma final.

É dinheiro deitado ao lixo.
A equipa não bloqueou em campo,tanto foi assim que criamos mais oportunidades do que o Sevilla e,portanto,fomos superiores.

O que aconteceu foi que em determinados momentos alguns jogadores falharam,quer por não serem finalizadores exímios (casos do Rodrigo e do Nico), quer por outras razões. Por exemplo,o Lima não é um portento técnico e ele sabe disso,daí que muitas vezes se precipite em momentos de maior tensão

Knight Of Wands

Estar a malhar no Jesus é de uma ingratidão sem limites.

Preso por ter cão e por não ter.

O Benfica teve imensas contrariedades. Reagimos como conseguimos, tivemos chances de ganhar e não conseguimos. Pelo meio uma arbitragem vergonhosa e a decisão madrasta nos penalties.

Que culpa tem o Jesus?

Tivéssemos ganho na lotaria, alguém vinha aqui apontar o dedo a alguma coisa?

Godescalco

Citação de: Reed em 16 de Maio de 2014, 02:42
Citação de: JoRiMaPi em 16 de Maio de 2014, 02:40
Se sair este ano, sai pela porta grande. Espero que aconteça.

Eu acredito muito mais na continuidade. Era gajo de nos dar o bicampeonato.

Acho que é mais gajo para fazer ressuscitar o Porto para o ano.

ZICKLER

Quanto às questões tácticas do jogo, na minha opinião o que podia ser feito era com a perda do sulejmani, passarmos do 442 para o 433 mais confortável,  neste caso com almeida mais recuado e amorim e gomes na frente.

A questão é que aquelas escabrosas transições ataque-defesa feitas pelo Sevilha,  deixavam a antever que nós mesmo sofrendo com a inferioridade numérica no miolo,  a qualquer momento podíamos marcar 1 golo.

Eu vi neste Sevilha coisas inacreditáveis,  do género ver aos 47 min uma situação em que estão 4 para 2 defesas sevilhanos..

20simao1

Citação de: Knight Of Wands em 16 de Maio de 2014, 02:42

O Benfica teve imensas contrariedades. Reagimos como conseguimos, tivemos chances de ganhar e não conseguimos. Pelo meio uma arbitragem vergonhosa e a decisão madrasta noa penalties.

Que culpa tem o Jesus?

Várias coisas a apontar ao jesus ontem, que vimos referindo.
Mas os penalties não é "lotaria".

Keiroxes

O andré gomes ontem perdeu muita bola, e mastigou muito o jogo, tinha sempre que dar um ou dois toques a mais na bola, saídas de bola rápidas para o ataque foram quase inexistentes(coisa que o Enzo faz na perfeição), sempre com a cabeça espetada no chão, tem lá 2 ou 3 passes completamente disparatados, para ninguém mesmo, deixou qualquer santo maluco, e o JJ aguentar com ele lá tanto tempo, foi um erro tremendo, mudava o sistema, fazia qualquer coisa, lançava o Djuricic, mas mexia com o jogo, tentava ganhar, e não deixar andar, como foi o que aconteceu, sabendo nós que ir a penaltis era derrota certa.

ZICKLER

Citação de: Ricardo Teixeira em 16 de Maio de 2014, 02:39
Recordo que o Benfica jogou desfalcadissimo...

Vocês imaginam o Atlético de Madrid entrar na final da LC sem Juanfran...Koke...Gabi...Arda Turan...e Diego Costa?

Ou o Real Madrid sem Carvajal...Xabi Alonso...Modric...Di Maria e Ronaldo?

Alguém quer saber disso.

Nós somos um mundo à parte

Godescalco

Citação de: Benfiquista_de_1ª em 16 de Maio de 2014, 02:42
Tanto dinheiro pago ao catedrático e ao bruxo do Evandro Mota, e depois verificamos que a equipa continua completamente ansiosa ao ponto de bloquear em campo quando vamos disputar uma final.

A equipa não bloqueou em campo,tanto foi assim que criamos mais oportunidades do que o Sevilla e,portanto,fomos superiores.

O que aconteceu foi que em determinados momentos alguns jogadores falharam,quer por não serem finalizadores exímios (casos do Rodrigo e do Nico), quer por outras razões. Por exemplo,o Lima não é um portento técnico e ele sabe disso,daí que muitas vezes se precipite em momentos de maior tensão

As falhas que existiram na finalização, que já tinha acontecido o ano passado contra o Chelsea, são resultado da ansiedade que esmagou a equipa. Isso notou-se em todos os momentos do jogo, desde os passes para o lado ao não querer assumir o remate, aos remates sem convicção, etc.

Entra pelos olhos adentro. Não temos mentalidade para estas finais. Nesse aspecto, o Sevilha comeu-nos de cebolada.

Karel Alinho

Citação de: jase25 em 16 de Maio de 2014, 02:39
Citação de: andre_04_SLB em 16 de Maio de 2014, 02:33
Citação de: jase25 em 16 de Maio de 2014, 02:31
Citação de: andre_04_SLB em 16 de Maio de 2014, 02:27
Citação de: 20simao1 em 16 de Maio de 2014, 02:25
Nos PL's também se notou essa parte emocional.
O Rodrigo sempre com as fintinhas :tickedoff:

E os jogadores pareciam que queriam entrar pela baliza adentro foda-se.
Ao menos o André Gomes tentou depois rematar, umas duas vezes, aí nesse aspecto não o posso criticar,  apesar que também se pode notar aí a parte emocional (remates para as nuvens)

Estavam todos "mijadinhos". Vejam o volume ofensivo criado, as ocasiões flagrantes para finalizar criadas, e o número de remates feitos. Inacreditável.

E ao contrário do que disse aí um utilizador atrás, eu não acredito que isto se trabalhe em homens.
Inteligência emocional claro que se trabalha. É isso que faz a diferença entre uma boa ou má decisão em situações limite. Entre o borrado e o gajo com tomates. Sim os indivíduos são diferentes, há uns que têm maior propensão natural para isto do que outros, mas claro que se trabalha. É psicologia, liderança, confiança mútua e autoconfiança.

Não acho que se trabalhe. Isso parece-me que ou nasce ou não com o indivíduo. O perfil psicológico de um atleta de futebol só se pode alterar durante a infância e muitas vezes fruto dos contextos onde vivem, educação que têm, e situações que são deparados. O que acontece com homens é que a maturidade por vezes fá-los lidar melhor com insucessos e daí mais serenidade em alguns momentos, mas nunca se altera o perfil tipo.
Claro que não podes mudar a personalidade. O que eu digo é adaptar a personalidade às exigências competitivas de situações limite. E isso é possível sim. Não sou nenhum expert na matéria, mas basta ler um pouco de psicologia para perceber que é possível. Mau era se não pudéssemos alterar pequenas coisas na nossa personalidade, que em determinados contextos fazem toda a diferença.

Indo agora para uma consideração mais pessoal, acho é que o jogador tem é de ser "mexido" pela pessoa certa, e confiar nessa pessoa cegamente (na maior parte dos casos será o treinador). O que me parece, e já o escrevi de tarde, é que no limite, vê-se essa falta de empatia entre Jesus e os jogadores, essa falta de confiança cega. E parece-me que o Emery aqui ganhou. Eu sei que é até injusto fazer isto a posteriori, mas sinceramente o que me pareceu é que os do Sevilla "sabiam" que iam ganhar, os nossos estavam com medo de falhar.

Como é que querem empatia se, nos momentos de paragem do jogo, enquanto que os do Sevilha estavam todos a juntos a ouvir o treinador, os nossos estavam cada um para seu lado?

"Os líderes com os melhores resultados não se apoiam somente num estilo de liderança, mas em vários, dependendo das situações."

Na hora de ser autoritário e gritar com eles, ficou encostado ao placards. Na hora de ser visionário...nem sei que raio foi.

"Imagine os estilos como os diferentes tacos existentes num saco de golfe dum jogador profissional. Durante o jogo, o profissional escolhe os tacos com base nas exigências da tacada. Por vezes tem de ponderar a sua selecção, embora normalmente esta seja automática. Ele sente o desafio à sua frente, escolhe a ferramenta que melhor se coaduna com a situação e joga. Esta é a forma como os líderes de grande impacte operam"

Jorge Jesus simplesmente não sabe jogar com a questão emocional dos jogadores.

É pena. É o "danoninho" que lhe falta para ser top mundial.

Shoky

Citação de: 20simao1 em 16 de Maio de 2014, 02:44

O Benfica teve imensas contrariedades. Reagimos como conseguimos, tivemos chances de ganhar e não conseguimos. Pelo meio uma arbitragem vergonhosa e a decisão madrasta noa penalties.

Que culpa tem o Jesus?

São.

Para mim é a forma mais patética de decidir uma final.
Só mesmo num desporto do tempo da pedra como o futebol.

Se o Beto não faz aquela batota, quem me garante que a seguir o M´Bia não ia atirar para fora do estádio?

Toribas

Citação de: Gottschalk em 16 de Maio de 2014, 02:45

As falhas que existiram na finalização, que já tinha acontecido o ano passado contra o Chelsea, são resultado da ansiedade que esmagou a equipa. Isso notou-se em todos os momentos do jogo, desde os passes para o lado ao não querer assumir o remate, aos remates sem convicção, etc.

Entra pelos olhos adentro. Não temos mentalidade para estas finais. Nesse aspecto, o Sevilha comeu-nos de cebolada.

Mas o Sevilha também falhou oportunidades.

sbremoved_28408

Citação de: Gottschalk em 16 de Maio de 2014, 02:45

O Sevilla falhou 2 golos com gajos isolados...

Knight Of Wands

Citação de: 20simao1 em 16 de Maio de 2014, 02:44

Que culpa tem o Jesus?

Não? É o quê então?

Foi por incompetência do Jesus que perdemos os penalties?