Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Livrinhos

Citação de: Çula em 30 de Setembro de 2014, 12:29
Eu ainda me lembro de na manhã (ou na manhã anterior) ao jogo da 2ª mão dos 4ºs de final da Champions contra o Chelsea, andar aqui juntamente com o Edu, a Pilar e o Sagan a "lutar" contra a onda geral do "é cagar neste jogo para estarmos a 100% no campeonato"

Repito, 4ºs de final da Champions.

Como a vida dá voltas.......

Nesta altura da época não há qualquer necessidade de rotações (por todos os motivos e mais algum), um ou outro ajuste e está feito. É também para isso que temos um plantel extenso, para gerir um pouco nestas semanas de 3 jogos em pouco tempo.

Concordo com tudo, mas o último parágrafo deixou-me a pensar.

Não há necessidade de rotações, mas podem existir ajustes. De que ajustes falas tu? Trinco e Central?

Temos um plantel extenso para gerir nestas semanas de 3 jogos? Gerir como se não há necessidade de rotação?

É que a questão é um bocadinho esta última.

Eu posso considerar rotação e gestão apenas 2 ou 3 jogadores, enquanto que outros olham para isto a pensar que se tem de mudar o 11 todo.

Por exemplo, nesta altura acho que há uma necessidade intensa de equilibrar a equipa defensivamente e ainda não percebi se mudando somente o Samaris a coisa se resolve, ou mudando Samaris e Jardel, ou não mudando nada e dar tempo ou até mudando outros. Isto seria interpretado como o quê? Gestão? Rotação?

E dar banquinho ao Lima?

Concordo com a essência do teu post, acho que a discussão apenas existe quando se começam a debater (tal como eu acabo de fazer) o significado de determinadas expressões tão vulgarmente usadas.



Almareado

Citação de: Androico em 30 de Setembro de 2014, 12:32
Citação de: Almareado em 30 de Setembro de 2014, 12:27
Aliás, acho que mais facilmente perdemos pontos com a rotatividade nesta altura, do que o contrário.....

Ainda é uma fase muito precoce da época. As equipas ainda não estão no auge das respectivas capacidades, ainda não estão totalmente automatizadas, procuram entrosamento, e muitas mudanças ou mudanças constantes não promovem o atingir desses automatismos.

O exemplo do Porto é claro. Têm feito rotatividade e seis pontos já foram ao ar!
Em primeiro lugar, a rotatividade do Porto tem sido abusiva, não vejo aqui ninguém a exigir isso. Mudam de jogadores todos os jogos e num deles, fizeram 6 mudanças.
Depois, não vejo um grande influência da rotatividade nos seus resultados. Contra o Sporting, jogaram com o onze considerado de base, tirando o Maicon que estava suspenso.
Numa equipa à procura de entrosamento, automatismos e de articulação, mudar constantemente os jogadores retardam a concretização desses objectivos, e o futebol da equipa ressente-se!

Nesta altura só mesmo por lesão, mazelas, "toques", é que faz sentido promover rotação, por pouca que seja, e muito menos na Champions League.


Ramiro Lopes

Eu até aceitava se jogássemos com os mesmos 11 amanhã e Domingo se me dissessem que não temos boas opções no banco e que os titulares estão em alto rendimento. André Almeida tem estado tão bem ou melhor que Maxi e, principalmente Samaris. Jardel e Eliseu têm cometido erros graves. Salvio e Lima têm estado aquém do que podem dar.

Se o Benfica amanhã jogar com: Júlio César; Maxi, Luisão, Jardel, Eliseu; Salvio, Samaris, Enzo, Gaitán; Talisca e Lima;
Domingo pode jogar com: Júlio César; Maxi, Luisão, Jardel, Benito; Salvio, André Almeida, Enzo, Ola John; Gaitán e Lima.

3 alterações refrescando os sectores e mantendo a qualidade de jogo. Ainda há as opções Jardel/Lisandro, Salvio/Pizzi e Lima/Derley, dependendo do estado físico e mental dos jogadores. Quem fizer os 90 minutos nestes 3 jogos, fará 270 minutos em 8 dias. Não é um problema da época estar a começar, é a questão de recuperar fisicamente entre os jogos. Aliás, coisa que o Jesus se farta de referir.

Nramos

Mudar 6 jogadores não é rotação, é apenas estupidez.

Androico

Citação de: Almareado em 30 de Setembro de 2014, 12:47
Citação de: Androico em 30 de Setembro de 2014, 12:32
Citação de: Almareado em 30 de Setembro de 2014, 12:27
Aliás, acho que mais facilmente perdemos pontos com a rotatividade nesta altura, do que o contrário.....

Ainda é uma fase muito precoce da época. As equipas ainda não estão no auge das respectivas capacidades, ainda não estão totalmente automatizadas, procuram entrosamento, e muitas mudanças ou mudanças constantes não promovem o atingir desses automatismos.

O exemplo do Porto é claro. Têm feito rotatividade e seis pontos já foram ao ar!
Em primeiro lugar, a rotatividade do Porto tem sido abusiva, não vejo aqui ninguém a exigir isso. Mudam de jogadores todos os jogos e num deles, fizeram 6 mudanças.
Depois, não vejo um grande influência da rotatividade nos seus resultados. Contra o Sporting, jogaram com o onze considerado de base, tirando o Maicon que estava suspenso.
Numa equipa à procura de entrosamento, automatismos e de articulação, mudar constantemente os jogadores retardam a concretização desses objectivos, e o futebol da equipa ressente-se!

Nesta altura só mesmo por lesão, mazelas, "toques", é que faz sentido promover rotação, por pouca que seja, e muito menos na Champions League.



Eu concordo contigo. Acho que a rotação a ser feita, deve ser contra o Arouca.

Aguia_Rea1

não podemos ir pra CL com um meio campo a 2 ainda pra mais com Samaris a carvão, nem com Jardel e Eliseu juntos. Chamem rotação ou "arroz de polvo" devia mexer.

Çula

#781941
Citação de: Benfica hoje e sempre em 30 de Setembro de 2014, 12:45
Citação de: Çula em 30 de Setembro de 2014, 12:29
Eu ainda me lembro de na manhã (ou na manhã anterior) ao jogo da 2ª mão dos 4ºs de final da Champions contra o Chelsea, andar aqui juntamente com o Edu, a Pilar e o Sagan a "lutar" contra a onda geral do "é cagar neste jogo para estarmos a 100% no campeonato"

Repito, 4ºs de final da Champions.

Como a vida dá voltas.......

Nesta altura da época não há qualquer necessidade de rotações (por todos os motivos e mais algum), um ou outro ajuste e está feito. É também para isso que temos um plantel extenso, para gerir um pouco nestas semanas de 3 jogos em pouco tempo.

Concordo com tudo, mas o último parágrafo deixou-me a pensar.

Não há necessidade de rotações, mas podem existir ajustes. De que ajustes falas tu? Trinco e Central?

Temos um plantel extenso para gerir nestas semanas de 3 jogos? Gerir como se não há necessidade de rotação?

É que a questão é um bocadinho esta última.

Eu posso considerar rotação e gestão apenas 2 ou 3 jogadores, enquanto que outros olham para isto a pensar que se tem de mudar o 11 todo.

Por exemplo, nesta altura acho que há uma necessidade intensa de equilibrar a equipa defensivamente e ainda não percebi se mudando somente o Samaris a coisa se resolve, ou mudando Samaris e Jardel, ou não mudando nada e dar tempo ou até mudando outros. Isto seria interpretado como o quê? Gestão? Rotação?

E dar banquinho ao Lima?

Concordo com a essência do teu post, acho que a discussão apenas existe quando se começam a debater (tal como eu acabo de fazer) o significado de determinadas expressões tão vulgarmente usadas.




Sim, o pessoal normalmente fala em rotação numa perspectiva de descanso e nesta altura não só não é uma situação que faça muito sentido porque o desgaste acumulado é coisa que ainda não existe, como por outro lado isso não se deve fazer numa equipa que ainda está a crescer tacticamente.

No entanto há ajustes que podem e devem ser feitos nestas alturas de maior numero de jogos, principalmente naqueles jogadores que não estão a render tanto.

A jogar uma vez por semana e tendo uma sequência positiva de resultados eu entendo que se deve mexer o menos possivel no 11 (um pouco à semelhança do que aconteceu o ano passado nos jogos do campeonato), mesmo relativamente àqueles jogadores que possam não estar tão bem.
Nestas semanas de 3 jogos em poucos dias acho que é a altura ideal para se colocar alguma novidade na equipa relativamente a uma ou outra posição que não esteja no ponto pretendido.

Se eu fosse o treinador aproveitava um destes dois jogos (Bayer ou Arouca) para experimentar o Cristante ou o André na posição 6 e o Derley na vez do Lima.

Ou seja, nada de rotações, apenas gerir e aproveitar o calendário para dar alguma novidade à equipa nas zonas do terreno onde o rendimento está uns furos abaixo.

Edu

Percebo o que o Çula disse e até concordo. Por norma, a rotatividade é feita em função do desgaste físico, situação que ainda não ocorreu até pela fase da época em que nos encontramos.

Para este jogo da champions, o Benfica só tem que jogar com os seus melhores jogadores.

No entanto, para o jogo com o Arouca e apesar do que disse no primeiro parágrafo, também acho que devemos dar rotatividade a outros jogadores, não no sentido de poupança mas para que outros ganhem rodagem.

A rotatividade deve ser de dois ou três jogadores, para não por em causa o entrosamento com a equipa. Gostava de ver o Cristante, o Derley, o Lisandro a terem mais minutos. E depois ainda há o Ola John, o Tiago e o Jonas para ver melhor.

TFFS

Rodar para a Champions e das cenas mais parvinhas que ja li

Marc:slb

O que me preocupa este ano é que parece que o Jesus só tem 11 jogadores ( falo para o campeonato).. Sempre os mesmos e nao existe quase rotação nenhuma. Só quando está na merda e aí sim ocorrem as substituições.

Como é possível termos o Lima e o Jardel num plano fraquissimo este ano e serem constantemente titularissimos? Qual é a ideia que se dá aos jogadores que estão no banco?

Temos bons jogadores que mereciam (mais) minutos, Pizzi, Derley, Lisandro, Benito, Ola Jonh ( este ainda tem jogado), o proprio Nelson e Bébé.. Faz me confusão como não se ajusta um pouco mais esta rotação entre jogadores..

Edu

Não faz qualquer sentido se pensar em rodar para a Champions nesta fase. E a minha prioridade também é o campeonato.

Çula

Citação de: Marc:slb em 30 de Setembro de 2014, 13:21
O que me preocupa este ano é que parece que o Jesus só tem 11 jogadores ( falo para o campeonato).. Sempre os mesmos e nao existe quase rotação nenhuma. Só quando está na merda e aí sim ocorrem as substituições.

Como é possível termos o Lima e o Jardel num plano fraquissimo este ano e serem constantemente titularissimos? Qual é a ideia que se dá aos jogadores que estão no banco?

Temos bons jogadores que mereciam (mais) minutos, Pizzi, Derley, Lisandro, Benito, Ola Jonh ( este ainda tem jogado), o proprio Nelson e Bébé.. Faz me confusão como não se ajusta um pouco mais esta rotação entre jogadores..

Depois da sangria que houve neste defeso, achas que fazia sentido começar a repartir tempo de jogo pelo plantel?

Nesta altura tem que haver outras prioridades, e a mecanização da equipa tem de ser a maior de todas. Isso não é compativel com oportunidades a toda a gente.

Na pré época é que essa gestão de minutos deveria ter sido feita de forma diferente.

TFFS

Rotacao, rotacao, rotacao, rotacao.... que raio de obcessao. estamos em Setembro, a equipa tem de ganhar e consolidar processos, os jogadores estao frescos.

nfgl

Rodar na Champions é a mesma coisa que pedir a outro gajo para dar uma trancada na Scarlett Johansson porque estamos cansados de acabar de pinar a Xica da Esquina.

Livrinhos

Citação de: nfgl em 30 de Setembro de 2014, 13:49
Rodar na Champions é a mesma coisa que pedir a outro gajo para dar uma trancada na Scarlett Johansson porque estamos cansados de acabar de pinar a Xica da Esquina.

E quando somos nós a Scarlett Johansson?

Ah...deixa estar...