Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Morrissey

O que me faz confusão é que o Enzo é um jogador que tem uma chegada brutal à área adversária. Podia perfeitamente jogar como terceiro médio e segundo avançado ao mesmo tempo. Assim:

André Almeida

Samaris

Enzo Pérez
                 Salvio                                   Gaitán
                                      Jonas

Aposto que, com Marco Silva, jogaríamos assim.

sergio19azb

Citação de: Aguia_Rea1 em 27 de Outubro de 2014, 16:09
Citação de: sergio19azb em 27 de Outubro de 2014, 16:08
Citação de: Aguia_Rea1 em 27 de Outubro de 2014, 16:01
Citação de: sergio19azb em 27 de Outubro de 2014, 15:58
4-3-3 é a receita para o sucesso. Em primeiro lugar, a defesa que é o nosso sector mais fraco fica mais salvaguardada de levar com jogadores rapidos em cima como ontem. Ter 1 médio de caracteristicas mais defensivas, que consiga anular movimentos ofensivos, servindo de tampão e ao mesmo tempo de constrututor de jogo mais recuado, com 2 médios que façam a posição 8, alternando um pouco, ora sobe um, ora sobe o outro, que consigam impor dinâmica à equipa, seja através de passes seja através da progressão com bola, pautando o jogo e controlando os ritmos do mesmo, com 2 extremos bem soltos, que consigam criar movimentações, receber a bola em zonas adiantadas no terreno em vez de terem que vir atrás buscar jogo e fazer tudo sozinhos, com 1 avançado que tem que ser o Jonas, pela sua classe, pela sua capacidade de se movimentar fora da área e também pela aptidão que tem para marcar golos.

o problema nao é a falta do 443, ou já se esqueceram da epoca passada em que ninguem o pedia e calaram-se (como eu). o problema é o jorge querer impor um modelo sem ter jogadores pra isso. Isto falando em termos gerais, obvio que nao se joga com o real no barnabeu como com o arouca em casa. Mas isso sao 2% dos nossos jogos.
Mas o ano passado o 4-3-3 não fazia muito sentido uma vez que Rodrigo e Lima na frente, para além de marcarem, conseguiam vir atrás pegar no jogo. Este ano, para além de não teres a dupla Fejsa+Enzo, não tens avançados que consigam desiquilibrar. La atrás eramos fortes, Garay e Siqueira são infinitamente superiores a Eliseu e Lisandro/Jardel/César ... Este ano para não te espores tanto, faz sentido optar por um estilo de jogo mais de posse e controlo do jogo e só com Enzo no meio campo (e em baixo de forma), acabas por não ter controlo de nada. O JJ não consegue nem quer fazer isso, pensa que a sua ideia de jogo é a melhor e como disseste, não tem jogadores para isso. Enquanto ele não der o braço a torcer, vamos continuar a vencer à rasquinha as equipas pequenas e a levar liçoes táticas das mais fortes.
Curioso ler-te e ver que nao mencionas a chave do sucesso do 442 do JJ: MARKOVIC como antes tinha sido o Ramires  ^-^
Não penso que o Markovic tenha sido a chave do sucesso uma vez que o sistema funciona igualmente bem com o Salvio. O Markovic foi um jogador muito importante no inicio da época porque ofensivamente desiquilibrava muito mas foi na 2ª metade que começou a crescer taticamente. O Ramires, esse sim, um dos principais obreiros do Benfica campeão, um pulmão com 2 pernas que tanto defendia como atacava com a mesma intensidade de jogo. O Markovic apesar de jogar na mesma posição é muito mais jogador de ataque, estilo Salvio, reconheço que foi bastante importante, mas tendo um meio campo dinâmico, 2 avançados em forma e a marcar e uma defesa coesa, o Markovic e o Gaitan acabam por ter um papel ainda que fundamental, menos decisivo para o sucesso desse modelo de jogo, penso eu.

Rikurveojmal

Citação de: Tacuara7 em 27 de Outubro de 2014, 16:06
Rua sff.

Claro!
A estarmos em 4º lugar no campeonato não se admite!!! Ainda para mais a perdermos no campo mais fácil do campeonato!

Livrinhos

Citação de: ZICKLER em 27 de Outubro de 2014, 16:08
Um estrangeiro que venha ao fórum e se aperceba que os adeptos da equipa estão contra o seu treinador porque ele é "louco" e arrisca demais,  ainda se ria.

Porque o mais normal,  é ver adeptos de equipa grande suspirarem por um treinador que jogue literalmente ao ataque.

JJ tem ao menos esse mérito.  Traumatizou os adeptos ao ponto de celebrar-mos num determinado jogo, ter tirado um avançado.....para meter um médio.

Estás a comparar situações distintas.

Adeptos de outros clubes, devem ficar fodidos (é este o termo correto), porque o seu treinador joga com duplo pivot à frente da defesa...e a primeira alteração que faz é uma troca por troca...

...em nada, repito, em nada se compara com aquilo que temos assistido.

ZICKLER

E vcs acham que o JJ não tem noção das crateras que existem no nosso meio campo?

Ele está sempre a dizer que "somos uma equipa que sabe defender com poucos".....o que em português simplificado quer dizer " em Portugal a qualidade dos avançados contrários é fraca, ao ponto de eu acreditar que sempre que nos infligirem um contra ataque, que nos apanhe em inferioridade numérica,  eles não vão marcar."

" e nós,  com a carne toda no assador, numa das 300 vezes que lá formos, vamos acabar por fazer golo"

É esta a cartilha de JJ

Sr_Benfiquista_91

Citação de: Morrissey em 27 de Outubro de 2014, 16:14
O que me faz confusão é que o Enzo é um jogador que tem uma chegada brutal à área adversária. Podia perfeitamente jogar como terceiro médio e segundo avançado ao mesmo tempo. Assim:

André Almeida

Samaris

Enzo Pérez
                 Salvio                                   Gaitán
                                      Jonas

Aposto que, com Marco Silva, jogaríamos assim.
O pior é prender o Enzo a uma posição quando precisamos que ele pegue no jogo e faça as suas arrancadas.

sergio19azb

Citação de: Benfica hoje e sempre em 27 de Outubro de 2014, 16:16
Citação de: ZICKLER em 27 de Outubro de 2014, 16:08
Um estrangeiro que venha ao fórum e se aperceba que os adeptos da equipa estão contra o seu treinador porque ele é "louco" e arrisca demais,  ainda se ria.

Porque o mais normal,  é ver adeptos de equipa grande suspirarem por um treinador que jogue literalmente ao ataque.

JJ tem ao menos esse mérito.  Traumatizou os adeptos ao ponto de celebrar-mos num determinado jogo, ter tirado um avançado.....para meter um médio.

Estás a comparar situações distintas.

Adeptos de outros clubes, devem ficar fodidos (é este o termo correto), porque o seu treinador joga com duplo pivot à frente da defesa...e a primeira alteração que faz é uma troca por troca...

...em nada, repito, em nada se compara com aquilo que temos assistido.
A cena é que muitos desses adeptos gostavam de ter um treinador de ataque porque um 7º ou 3º lugar para eles é igual. Aqui o treinador, mais do que ter uma mentalidade suicida, tem que por a equipa a jogar para ganhar. O JJ no final do ano tem que ser campeão, se só pensar em atacar, vai-se dar mal, porque equipas como as de 2009 ele não apanha todos os anos.

Aguia_Rea1

Citação de: sergio19azb em 27 de Outubro de 2014, 16:15
Citação de: Aguia_Rea1 em 27 de Outubro de 2014, 16:09
4-3-3 é a receita para o sucesso. Em primeiro lugar, a defesa que é o nosso sector mais fraco fica mais salvaguardada de levar com jogadores rapidos em cima como ontem. Ter 1 médio de caracteristicas mais defensivas, que consiga anular movimentos ofensivos, servindo de tampão e ao mesmo tempo de constrututor de jogo mais recuado, com 2 médios que façam a posição 8, alternando um pouco, ora sobe um, ora sobe o outro, que consigam impor dinâmica à equipa, seja através de passes seja através da progressão com bola, pautando o jogo e controlando os ritmos do mesmo, com 2 extremos bem soltos, que consigam criar movimentações, receber a bola em zonas adiantadas no terreno em vez de terem que vir atrás buscar jogo e fazer tudo sozinhos, com 1 avançado que tem que ser o Jonas, pela sua classe, pela sua capacidade de se movimentar fora da área e também pela aptidão que tem para marcar golos.

o problema nao é a falta do 443, ou já se esqueceram da epoca passada em que ninguem o pedia e calaram-se (como eu). o problema é o jorge querer impor um modelo sem ter jogadores pra isso. Isto falando em termos gerais, obvio que nao se joga com o real no barnabeu como com o arouca em casa. Mas isso sao 2% dos nossos jogos.
Mas o ano passado o 4-3-3 não fazia muito sentido uma vez que Rodrigo e Lima na frente, para além de marcarem, conseguiam vir atrás pegar no jogo. Este ano, para além de não teres a dupla Fejsa+Enzo, não tens avançados que consigam desiquilibrar. La atrás eramos fortes, Garay e Siqueira são infinitamente superiores a Eliseu e Lisandro/Jardel/César ... Este ano para não te espores tanto, faz sentido optar por um estilo de jogo mais de posse e controlo do jogo e só com Enzo no meio campo (e em baixo de forma), acabas por não ter controlo de nada. O JJ não consegue nem quer fazer isso, pensa que a sua ideia de jogo é a melhor e como disseste, não tem jogadores para isso. Enquanto ele não der o braço a torcer, vamos continuar a vencer à rasquinha as equipas pequenas e a levar liçoes táticas das mais fortes.
Curioso ler-te e ver que nao mencionas a chave do sucesso do 442 do JJ: MARKOVIC como antes tinha sido o Ramires  ^-^
Não penso que o Markovic tenha sido a chave do sucesso uma vez que o sistema funciona igualmente bem com o Salvio. O Markovic foi um jogador muito importante no inicio da época porque ofensivamente desiquilibrava muito mas foi na 2ª metade que começou a crescer taticamente. O Ramires, esse sim, um dos principais obreiros do Benfica campeão, um pulmão com 2 pernas que tanto defendia como atacava com a mesma intensidade de jogo. O Markovic apesar de jogar na mesma posição é muito mais jogador de ataque, estilo Salvio, reconheço que foi bastante importante, mas tendo um meio campo dinâmico, 2 avançados em forma e a marcar e uma defesa coesa, o Markovic e o Gaitan acabam por ter um papel ainda que fundamental, menos decisivo para o sucesso desse modelo de jogo, penso eu.

nao podiamos estar mais em desacordo. ^-^ O Markovic era a pedra chave que equilibrava o meio campo em desiquilibrio natural, recuperava, defendia, compensava. Algo que o Salvio nunca conseguirá fazer, só sabe por os cornos linha de fundo, não sabe compensar o miolo, não ajuda a defesa

claro que nao estou com isto a negar a importancia de um oblak ou siqueira atenção  O0

jgilcruz

Citação de: ilgiocobp em 27 de Outubro de 2014, 16:13
Citação de: Pedro Nunes 28 em 27 de Outubro de 2014, 16:11
Parece que o Koeman está outra vez a ter sorte em Inglaterra...já aqui teve sorte em chegar aos quartos de uma champions depois de eliminar o Liverpool....com um plantel inferior a qualquer dos 5 que o Jorge teve á disposição....

O Koeman se tem dado importância ao tugão igual à que deu à champions e bem aconselhado por alguem conhecedor do nosso campeonato, tinha sido campeão à vontade.

O Koeman é subvalorizado.

Flirt4ever

Citação de: Flirt4ever em 27 de Outubro de 2014, 16:14
Citação de: Sparrow em 27 de Outubro de 2014, 16:13
O Jesus ontem não esteve mal...
Esteve absolutamente ridículo. Inacreditável.

Uma equipa que joga com Lisandro, Eliseu e samaris a 6...só não sofre golos por milagre...
E aqui nem vou falar do Artur...

Eu gosto do lima...mas é surreal como pode haver alguém no mundo que tenha paciência para ele neste momento.

Enfim...a derrota de ontem não foi nada que não viesse de encontro ao que muita gente previa.
Já te respondi à MP.
Esquece. :D Não sei porquê em vez de "sparrow" eu li "Shoky" ... :D

Shoky

Mas em Braga é sempre esta merda. Até vou analisar os jogos todos de Jesus em Braga, 1 por 1:

2009-10, derrota 2-0:
http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=853003

A perder 1-0 tira Javi Garcia e coloca Keirrison, ficando o meio campo entregue a Ramires.
Leva o 2-0.

2010/11, derrota 2-1:

http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=1270648

Em poupanças para uma Liga Europa, que iria perder também em Braga, começa o jogo com Felipe Menezes e Jara no lugar de Salvio e Gaitán.
Depois da expulsão e do empate morremos para o jogo.

2010/11, derrota 1-0:

http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=1654793

Aos 58 minutos entra em modo desesperadinho. Tira Peixoto e coloca Jara. Jara, Saviola e Cardozo na frente. Anarquia.
Aos 81 minutos tira Martins e coloca Kardec. Temos agora Gaitán, Jara, Saviola, Cardozo e Kardec.
No meio campo...o pobre Javi.
O resultado são 6 minutos deprimentes a ver o Braga jogar. Tira aos 87 Saviola para colocar o craque Felipe Menezes, numa substituição que entra para o anedotário mundial.

2011/12, empate 1-1:

http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=1730463

Empatado a 1, tira Aimar e coloca Nolito, tira Amorim e coloca Bruno César. Resultado, uma confusão do caralho.

2012/13, vitória 1-2:

http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=2256649

Entra forte. 2-0 aos 35 minutos. Jogo na mão. Tira Ola John e coloca André Almeida a defesa esquerdo e sobe Melgarejo. Dá merda. 1-2. De calças na mão vê o Braga crescer, congela e só 7 minutos depois coloca Urreta no lugar de Gaitán.
Mesmo com 10 o Braga ameaça. A resposta é trocar Lima por Kardec aos 90+4.

Mesmo assim, primeira vitória em Braga à 5ª tentativa.

2012/13, empate 0-0, derrota nos penaltys:

http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=2516499

O 11 ridiculo, com Roderick e Carlos Martins a fazerem de Matic e Enzo compromete totalmente o apuramento à final. Nos penaltys ainda coloca o Roderick a bater.

2013/14, vitória 0-1:

http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=2838245

Benfica entra forte e na máxima força (tinha poupado meia equipa no Dragão para este jogo de xamps com consequências que podiam ter sido definitivas na Taça). Marca. Decide desacelarar contra o pior Braga dos últimos 10 anos, de Nurios, Dabós e Piquetis.
75 minutos horríveis a meter gelo no jogo.

Salvou-se a 2ª vitória em 7 jogos em Braga. Ontem viria a 4ª derrota (5ª se contarmos os penaltys) em 8 jogos.

Jesus fez de Braga uma ida ao Dragão para o Benfica.
Imperdoável.

ilgiocobp

Lembram-se quando na apresentação do jj ou nas primeiras conferências de imprensa ele disse que a solidez defensiva é 80% mérito do treinador e 20% dos jogadores e na qualidade ofensiva 80% jogadores e 20% treinador?

Pois...

Obi-Juan Kenobi

Acho que estão os dois a dizer essencialmente a mesma coisa.

Eu por acaso sou adepto do 4x3x3. É táctica que me cai no goto, faz-me sentido numa perspectiva de equilíbrios da equipa e que, infelizmente, não me recordo de ver aplicada no Benfica.

Não obstante, no ano passado, o 4x4x2 de facto resultou. Pelo Fejsa, por um Super-Enzo, por Gaitan e Markovic que fechavam bem as alas (e que não se está a observar este ano) e pela dupla de avançados que constituíam a primeira linha de defesa.

A pedra de toque está no facto de o JJ ser incapaz de se adaptar aos jogadores e às circunstâncias que tem em mãos.

A defesa foi desfeita. Para além da qualidade (ou falta dela) dos intervenientes, existem necessariamente menos rotinas. Fejsa lesionado, não há jogador que se afigure inequivocamente o 6 desta equipa. Enzo em baixo de forma, falta de pressão dos alas e dos avançados... acho que qualquer pessoa com senso comum tentaria povoar mais o meio-campo para fazer face a estas circunstâncias. Mas não o JJ. O JJ insiste que o 4x4x2 é que é.

Sinto-me como se estivesse a ver um puto a brincar com aqueles brinquedos das formas, em que colocam o cubo no quadrado, o cilindro no círculo, etc. O JJ espeta o cubo no círculo. Até que vai acabar por rebentar com o brinquedo.

jgilcruz

Citação de: Flirt4ever em 27 de Outubro de 2014, 16:19

Uma equipa que joga com Lisandro, Eliseu e samaris a 6...só não sofre golos por milagre...

Eu gosto do lima...mas é surreal como pode haver alguém no mundo que tenha paciência para ele neste momento.

Enfim...a derrota de ontem não foi nada que não viesse de encontro ao que muita gente previa.
Já te respondi à MP.

Vêm aí gifs do Artur. Certinho direitinho.

Endless

Citação de: Flirt4ever em 27 de Outubro de 2014, 16:19

Já te respondi à MP.

Almoço foi bem regado... :disgust: