Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Chefe

Eheheh a ver a capa do Record lembrei que já tinham dito que era aquilo que ele ia fazer e não o natural.

Sent from my iBloco using Tocafala - now Borliu

melo7

RoYal_EaGle_2004

É esperar para ver. O pasquim será sempre pasquim, portanto a probabilidade de dizerem qualquer coisa certa é muito baixa.

No fim-de-semana tirar-se-á a limpo se isso tem ou não algum fundo de verdade.

O-Rível

Citação de: Endless em 29 de Outubro de 2014, 01:57
Citação de: O-Rível em 29 de Outubro de 2014, 00:45
Qualquer jogador, numa equipa organizada, com métodos de trabalho decentes, demora bastante tempo a ter um rendimento próximo daquilo que é o desejado. Se joga, ou não, até lá, isso depende do treinador e do que achar melhor para a equipa. E sim, o nosso sistema é complexo. Só em sítios como este é que isso é desvalorizado, o que acaba por ser normal, já que isto é um fórum de adeptos, e não de treinadores.

Estás a vontade para levares esse tema para um fórum de treinadores.
Eles iam gostar de saber isso.
Já agora o já citado exemplo do Diego Costa, o único que mereceu um reparo, porque "cai que nem uma luva" no sistema do Mourinho, acaba de forma muito indirecta por contrariar a tua tese. Primeiro tudo porque o Diego Costa representa aquilo que deve ser feito num mercado de transferências: estabelecer um perfil e contratar segundo esse perfil, sem ser necessário adaptar. Segundo, o Perfil de um atleta só o consegue levar até um determinado ponto, é necessário que as suas capacidades respondam por ele para obter rendimento. São as próprias qualidades do Diego Costa  que o fazem ter um rendimento tão ou melhor que estava a ter no Atlético de Madrid o ano passado (e até me surpreende, porque esperava o pior). Não falta são exemplos de jogadores que dão o salto e rendem do imediato sem necessitar serem adaptados...
Quanto ao nosso sistema ser complexo, nada mais errado. As pessoas no nosso clube é que tornam tudo mais complexo do que é preciso: ora temos 2 atletas "8" a serem adaptados a "6" e temos um ala a ser adaptado a "8". Já antes queria adaptar BC a lateral esquerdo, Miguel Rosa ia ser preparado a lateral direito, Melgarejo foi lateral esquerdo, sem sucesso. Num clube, com todas as condições e mais algumas para o alto rendimento na performance desportiva, não faz sentido tanta mudança e alteração. E não vês isso em lado algum, entre clubes com as mesmas aspirações (ou até com outras aspirações bem mais complicadas) a desenvolver o seu trabalho neste método.

Estou à vontade para dizer o que penso, creio eu. O facto de treinadores ou jogadores, que são pessoas mais informadas do que a maioria de nós, contrariarem a maioria das coisas que se dizem acerca do modelo de jogo ou da forma como o Jesus organiza a equipa e trabalha com os jogadores individualmente acaba por ter pouca relevância aqui, daí o meu comentário.

Quanto ao exemplo do Diego Costa, não contraria a minha tese. Ou então, simplesmente, não percebeste o que eu disse. Penso que o Diego Costa irá render ainda mais quando o treinador tirar o melhor partido das suas capacidades, e este tiver aperfeiçoado o conhecimento e automatização das funções que o treinador lhe pede. O James é a mesmíssima coisa, com a agravante de não estar de momento a render grande coisa. O facto do Diego render agora acontece, não só porque ele é um grande jogador, mas também porque teve a felicidade de ter bons treinadores no seu percurso que o ajudaram a desenvolver as suas qualidades e a conferir maior plasticidade ao seu jogo - particularmente o Simeone. Não disse, em lado algum, que um jogador tem de ser adaptado e executar funções completamente diferentes daquilo a que está habituado, mas a realidade é que mesmo que o Diego não tenha sido adaptado a uma nova posição, as funções que exerce no Chelsea como avançado são diferentes das que exercia no Atlético, até porque as equipas jogam de maneira diferente, têm princípios diferentes, jogadas-padrão diferentes...

O que me parece é que o Benfica traçou um perfil de médio no mercado de transferências, procurando jogadores com determinadas qualidades, e pensando no que eles irão render. Há jogadores que interiorizam mais rapidamente os processos que o treinador pede, é verdade, mas não acho que neste aspecto tenhamos errado ao traçar o perfil como fizemos. A adaptação acaba por ser uma falsa questão pelas questões que enumerei antes. Há sempre adaptações, o que importa são as qualidades. Um jogador pode demorar um pouco mais tempo a ter rendimento, mas mesmo aqui tens casos em que o processo é mais rápido - Enzo, Markovic, Ramires, Witsel, ou mesmo o Lima.

Relativamente ao sistema, o sistema não é complexo. Nenhum sistema o é. O modelo de jogo é que é complexo, porque cabe ao treinador dar dinâmica ao sistema-base. Para esse modelo funcionar, de acordo com o que o treinador preconiza, são necessários alguns pressupostos, como, por exemplo, os jogadores terem determinadas características. E voltamos nós à questão das adaptações, e ao que disse anteriormente, noutro post. Enquanto se vir um jogador pelos terrenos que pisou no passado, e não pelas características físicas, tácticas, técnicas e psicológicas que tem, acho esta discussão fútil. É fútil até pela maneira como colocas as coisas, como se as adaptações que referes não tivessem, muitas delas, surtido efeito:

O Melgarejo, connosco, nunca poderia ser um extremo ou um avançado. Não tinha qualidade técnica para isso. Foi público que falhámos alguns alvos para o lado esquerdo da defesa nesse ano, e o treinador tentou olhar para dentro da equipa à procura de soluções, mais concretamente para o que paraguaio podia dar à equipa, e testou-o com funções diferentes. Não foi brilhante, é verdade, mas honestamente acho que isso se deve mais à falta de qualidade global do jogador do que da posição onde jogava.

O "ala a ser adaptado a 8" é só um jogador que a ala não tinha o rendimento que faz dele um dos melhores jogadores do campeonato. Aliás, no ano passado foi considerado o melhor jogador do campeonato. Mas pronto, já sei, é uma adaptação.

Por último, quanto ao trabalho ser desenvolvido neste método, não me parece sério dizê-lo. Pode acontecer em alguns casos, mas estes não constituem a regra. E nós até temos alguma tradição nesse aspecto, que talvez seja interessante recordar:

- Qual era a posição de Paulo Sousa até Eriksson ter visto nele características de médio defensivo?
- Quais as posições onde Calado jogou ao longo da sua carreira, e onde foi que ganhou maior notoriedade?
- Qual a posição inicial do Maniche no Benfica e onde teve mais rendimento ao longo da carreira?
- Qual a posição original do Miguel, e onde fez carreira no futebol profissional?
- Já agora, e para referir um da era Jesus, o que seria de Fábio Coentrão se continuasse a jogar a extremo?

Tacuara7

Pior que a adaptação de Talisca a 8, só a de Artur a GR.

Aguia_Rea1

olha que faça lá as loucuras e resulte ou parta de vez e saia... já nao tenho pachorra pra me chatear com isto

kramxel²

Em segredo?!

Foi assim que jogámos na 2ª parte em Braga.....

Estes jornaleiros.....

BELHA GUARDA

Depois da casa assaltada, trancas à porta...

Sempre atrasados em relação à concorrência, o que só mostra o profissionalismo existente

MAs para muitos, está tudo bem

Bem diz o Flopetegui: Em Maio estaremos cá para comemorar

VALEBEM

O Lima é que não há maneira de sair!

BELHA GUARDA

Citação de: VALEBEM em 29 de Outubro de 2014, 08:48
O Lima é que não há maneira de sair!

O Lima é como o presidente....

L@udrup

Citação de: Talisca8 em 28 de Outubro de 2014, 09:31
É a segunda vez que escrevo neste site, o benfica está em que posição no campeonato?
Quando estamos em em 2º 3º ou 4º somos uma porcaria porque não estamos em 1º, se estamos em 1º, a jogar assim não vamos a lado nenhum
Ainda é muito cedo para saber-se no que isto vai dar.
Benfica sff

VascoPaneira

Não sei se chore ou ria. Cada vez percebo menos disto e anseio pelo dia em que o Jesus vá embora. Podia ser o melhor de sempre no Benfica se não vivesse obcecado por transformar jogadores. A questão do 6 é fundamental. Até aceitaria a transformação do Samaris e do Cristante se houvesse um 6  titular no plantel. Assim fica difícil! Espero que quando estiver tudo bem adaptado, lá para Janeiro ou Fevereiro, ainda estejamos bem na luta pelo título.

Rigters

Então a nova ideia de Jesus é tirar jogadores da sua posição? E no fim continua com a mesma tática... Interessante...

paalexg

Tem tudo para dar merda...será que o Jesus não vê que dessa forma vai dar para o torto? Táctica suicida à moda de 10/11...

Trezeguet

qualquer dia, vemos Artur a extremo direito.