Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Tiago1982

Potenciar um jogador, como o nome indica, é extrair o seu potencial.

O Di Maria não tinha mostrado metade do seu potencial antes de Jesus. Se foi "sorte" ou saber do treinador, cada um tem a sua opinião.


Velazquez

Citação de: Flirt4ever em 07 de Novembro de 2014, 17:19
Citação de: Velazquez em 07 de Novembro de 2014, 17:17
Não interessa onde jogam,potenciar um jogador é diferente
Então mas o que entendes por "potenciar" um jogador ?

Na minha ótica é levar a que se considere um jogador melhor do que aquilo que realmente é. Por exemplo um Paulo Ferreira num Chelsea.
Evoluir um jogador,só isso

Flirt4ever

Citação de: Velazquez em 07 de Novembro de 2014, 17:24
Citação de: Flirt4ever em 07 de Novembro de 2014, 17:19
Citação de: Velazquez em 07 de Novembro de 2014, 17:17
Não interessa onde jogam,potenciar um jogador é diferente
Então mas o que entendes por "potenciar" um jogador ?
Na minha ótica é levar a que se considere um jogador melhor do que aquilo que realmente é. Por exemplo um Paulo Ferreira num Chelsea.
Evoluir um jogador,só isso
Ok, temos noções diferentes do que é "potenciar" alguém.

Resumindo é mais uma questão de semantica do que de outra coisa. Para mim banaliza-se demais a palavra "potenciar".

Já agora, e só mesmo por curiosidade, no dicionário:

Citação de: Dicionáriopo·ten·ci·ar
1. [Matemática]  Elevar (uma quantidade) a qualquer potência.
2. Aumentar, reforçar. = POTENCIALIZAR


Velazquez

A palavra está mesmo a dizer,potenciar extrair o seu potencial

Flirt4ever

Citação de: Velazquez em 07 de Novembro de 2014, 17:29
A palavra está mesmo a dizer,potenciar extrair o seu potencial
Opah, não que interesse para nada na discussão mas acho que POTENCIAR não "deriva" de POTENCIAL mas sim de POTÊNCIA.   :confused: A não ser que achem que o Jesus deu mais potência aos jogadores....  :confused: he he he. Estou a brincar.

Mas adiante, já percebi que eu é que tenho uma noção diferente do que significar "Potenciar" um jogador.

policeMAN

o unico potenciado por JESUS foi o Coentrão!! efetivamente pegou num jogador que andava emprestado a jogar a AE ou na Ala... e fez dele um belo DE ( ou terá sido o Queirós?? )

de resto D Luiz, Di Maria, Ramires, Matic, Rodrigo, A Gomes, Witsel, Oblak, Garay seguiram o normal curso das coisas.. foram evoluindo conforme os jogos que iam disputando!! Por isso é que são todos melhores do que quando saíram daqui... ( tirando o Oblak que nem joga )

Flirt4ever

Citação de: policeMAN em 07 de Novembro de 2014, 17:37
o unico potenciado por JESUS foi o Coentrão!! efetivamente pegou num jogador que andava emprestado a jogar a AE ou na Ala... e fez dele um belo DE ( ou terá sido o Queirós?? )

de resto D Luiz, Di Maria, Ramires, Matic, Rodrigo, A Gomes, Witsel, Oblak, Garay seguiram o normal curso das coisas.. foram evoluindo conforme os jogos que iam disputando!! Por isso é que são todos melhores do que quando saíram daqui... ( tirando o Oblak que nem joga )

Citação de: Carlos Queiroz , a 22-04-2010Em primeiro lugar é importante notar que o clube onde ele está parece estar satisfeito com uma opinião e uma visão que nós tivemos um ano e meio antes. E ele próprio e os adeptos. Quarenta e cinco minutos depois do primeiro treino que vi dele, falei com a minha equipa técnica e dei-lhes indicações para apostarmos no Fábio como defesa lateral esquerdo, porque vi nele características para fazer esse lugar

:confused:

pica_foices

Exemplos que potenciou coentro,  david Luiz,  javi Garcia , matic,

pguerreiro

Se o homem obriga os jogadores a evoluir não vejo grandes problemas em admitir que os sabe potenciar. Quem diz ele diz outros, o Leonardo Jardim no ano passado, o Rui Vitória de há anos a esta parte, Marco Silva, não é preciso adaptações mirabulantes ou vendas astronómicas para lhes dar mérito

Theroux

Citação de: pica_foices em 07 de Novembro de 2014, 17:51
Exemplos que potenciou coentro,  david Luiz,  javi Garcia , matic,

Para mim "potenciação" hardcore aconteceu com, por exemplo, o André Almeida. Quando chegou ao Benfica era um zé ninguém e agora só não joga a GR. Além de que ao contrário desses todos não tem nada de especial. Velocidade, físico, técnica, remate, agressividade, passe: mediano.

http://serbenfiquista.com/forum/geral/andre-almeida/ (para quem quiser ver as "avaliações" em 2011)

miniMilk

Citação de: policeMAN em 07 de Novembro de 2014, 17:37
o unico potenciado por JESUS foi o Coentrão!! efetivamente pegou num jogador que andava emprestado a jogar a AE ou na Ala... e fez dele um belo DE ( ou terá sido o Queirós?? )

de resto D Luiz, Di Maria, Ramires, Matic, Rodrigo, A Gomes, Witsel, Oblak, Garay seguiram o normal curso das coisas.. foram evoluindo conforme os jogos que iam disputando!! Por isso é que são todos melhores do que quando saíram daqui... ( tirando o Oblak que nem joga )

Sim, o Di andava cá há 2 anos e não jogava peva. Vem o JJ e por magia é MVP do campeonato.
percurso natural das coisas?

Matic era 8 sai daqui um dos melhores 6 do mundo.
percurso natural?

Toronto_SLB

Citação de: cardosox em 07 de Novembro de 2014, 18:02
Citação de: policeMAN em 07 de Novembro de 2014, 17:37
o unico potenciado por JESUS foi o Coentrão!! efetivamente pegou num jogador que andava emprestado a jogar a AE ou na Ala... e fez dele um belo DE ( ou terá sido o Queirós?? )

de resto D Luiz, Di Maria, Ramires, Matic, Rodrigo, A Gomes, Witsel, Oblak, Garay seguiram o normal curso das coisas.. foram evoluindo conforme os jogos que iam disputando!! Por isso é que são todos melhores do que quando saíram daqui... ( tirando o Oblak que nem joga )

Sim, o Di andava cá há 2 anos e não jogava peva. Vem o JJ e por magia é MVP do campeonato.
percurso natural das coisas?

Matic era 8 sai daqui um dos melhores 6 do mundo.
percurso natural?

Pura sorte.  Podia ter sido o JJ como o Manel a treinar, que o resultado seria o mesmo... :coolsmiley:

Flirt4ever

Citação de: pica_foices em 07 de Novembro de 2014, 17:51
Exemplos que potenciou coentro,  david Luiz,  javi Garcia , matic,
Desses que referiste, o que concordo que tenha potenciado é o Javi Garcia. É o único que acho que está a jogar num clube acima das suas reais capacidades.

Pedro84

Citação de: Theroux em 07 de Novembro de 2014, 17:58
Citação de: pica_foices em 07 de Novembro de 2014, 17:51
Exemplos que potenciou coentro,  david Luiz,  javi Garcia , matic,

Para mim "potenciação" hardcore aconteceu com, por exemplo, o André Almeida. Quando chegou ao Benfica era um zé ninguém e agora só não joga a GR. Além de que ao contrário desses todos não tem nada de especial. Velocidade, físico, técnica, remate, agressividade, passe: mediano.

http://serbenfiquista.com/forum/geral/andre-almeida/ (para quem quiser ver as "avaliações" em 2011)

Bom exemplo. O AA era o jogador que mais impressão me fazia ver jogar no Benfica. Não conseguia encontrar uma explicação plausível para que ele jogasse num clube como o nosso, tudo o que via nele era demasiado mau. Agora sou um fã.

kramxel²

Qual é a definição de potencializar?

O Coentros jogava noutra posição.
O Javi vinha em ascensão.
O André Almeida é mais bombeiro do que titular (e é médio de origem).
O Di Maria ainda não tinha atingido o seu potencial.

Qual é o critério?