Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

VitorPaneira7

Citação de: AyrtonSenna em 12 de Dezembro de 2014, 11:35
o Benfica entre 1995 até chegar o Quique teve excelentes jogadores :

Joao Pinto
P.Nunes
Donizete
Pierre V.H.
Cannigia
Preud'homme
Gamarra
P.Bento
Dimas
F.Meira
Simao
Miccoli
Karagounis
Amaral
Roger
Katsouranis
Poborski
N.Gomes
Valdo
Helder
Ricardo Gomes
Calado
Marchena
Zahovic
Argel
Miguel
Tiago
R.Rocha
J.Tomas
Mantorras
Petit
Geovanni
Luisao
Fyssas
M.Fernandes
Miguel
Nelson
Léo
R.Costa
D.Luiz

ect.... ect.....ect.....


E todos estiveram no mesmo ano e plantel, certo.

Taliscão

Citação de: abar85 em 12 de Dezembro de 2014, 11:34
Citação de: Taliscão em 12 de Dezembro de 2014, 11:24
Citação de: Pedro Nunes 28 em 12 de Dezembro de 2014, 11:19
Citação de: VALEBEM em 12 de Dezembro de 2014, 11:18
Citação de: Taliscão em 12 de Dezembro de 2014, 11:15
Citação de: Almareado em 12 de Dezembro de 2014, 10:59
Há malta aqui que claramente não conhece o Benfica. Sabem do que ouviram falar, mas vivenciaram o Benfica glorioso e não percebem o papel importantíssimo que este homem teve na inversão da dinâmica derrotista que caracterizou este clube nos ultimos 15 anos.
É por esse motivo que muita gente é benevolente em relação ao Vieira e ao JJ, mas o Benfica não é só esses 15 anos anteriores ao Jorge Jesus. Mesmo tendo em atenção estes últimos 6 anos, há muito por onde melhorar, mas também há o risco de piorar! Se calhar é por esse motivo que muita gente está satisfeita com os resultados.

Acho que o risco de piorar, é bem maior do que a possibilidade de melhorar, neste caso.
E sim, há obviamente por onde melhorar.
Vai depender SEMPRE das condições que o novo treinador tiver à disposição e obviamente da pessoa escolhida !
As condições também dependem do trabalho que o novo treinador fizer com os jogadores que estiverem à sua disposição. Se não conseguir tirar o máximo rendimento dos jogadores, se o Benfica não vender todas as épocas um ou outro jogador por valores elevados, também não haverá dinheiro para comprar bons jogadores. Uma coisa está associada à outra e aí esteve o maior mérito do Jorge Jesus, que foi dar relevo a determinados jogadores que depois era vendidos e com esse dinheiro o clube comprava outros bons jogadores. É um ciclo vicioso.

As condições que JJ teve ao seu dispor no primeiro ano não foram criadas por ele.
E se tivermos um treinador que aproveite o melhor dos quadros e queira menos jogadores novos, pode ajudar.
Estavam lá bons jogadores, só que mal aproveitados. Por aí se vê que não basta ter bons jogadores, é preciso ter um bom treinador.

VitorPaneira7

Entre 2001-2009 , em que anos houve efectivamente um forte investimento no futebol ?
Mente derrotista, porquê que em 5 anos ainda se tem medo de jogar com o Porto, só a época passada conseguimos  inverter isso e vamos ver se continuamos com essa tendência este ano? Se já não somos derrotistas porquê que falhamos na champions e verifica-se como consequência um esforço maior na liga europa para compensar o falhanço?
Os ingleses tem lata em falar de Jesus ,porque estes perderam com ele. Se fossem portugueses era porquê, inveja ou agentes anti benfiquistas ?
A estrutura está bem com Jesus? Porquê as péssimas pré épocas e a política  contratações? Disfarça muita coisa mas também não acentuado outras?

Vejo muitas vezes este tipo de conversa:
Para Jesus:Querem voltar aos tempos sem títulos?
Para Vieira:Querem voltar aos tempos que tinhamos dívidas e estavamos sem dinheiro?

É que para o primeiro ter as condições actuais teve que se fazer um esforço de recuperação financeira e de credibilidade que começa em 2000 com Vilarinho e consequente entrada de Vieira e pessoas como Mário Dias.Para um parece que tinhamos tudo para vencer nesses anos negros e para outro parece que não tinhamos nada.


O período sem dinheiro e dívidas é igual ao período sem títulos. Sem dinheiro não há equipa competitiva e acho que isso foi objectivo do esforço que se fez entre 2001-2007.

No período de maior aperto, 2002-2007, em 5 anos fomos campeões uma vez, vencemos 1 taça e 1 supertaça e atingimos os quartos da champions. O maior esforço financeiro foram Katsouranis (2 milhões + um jogo em atenas) e a parelha Marcel-Kikin (3 milhões).
Em 5 anos de Jesus temos mais um título nacional e duas finais europeias (igual em quartos de final, taça e supertaça, vence nas taças de liga que só passaram a existir na época seguinte) e gastou-se em média 30 milhões  de euros mais 50 em salários.

abar85

Citação de: Taliscão em 12 de Dezembro de 2014, 11:34
Citação de: bolger em 12 de Dezembro de 2014, 11:29
e mesmo na Liga dos Campeões tem uma presença nos 4os de final.. coisa que não tem sido assim muito comum..

há pessoal que diz que o presidente é fraco.. mas ao mesmo tempo diz que o jesus tem condições que ninguém teve nos últimos 20 anos.. é um pouco incoerente..

estão longe de ser perfeitos mas.. é a dupla presidente/treinador menos má no Benfica desde Eriksson/João Santos..

tudo o resto foi mau de mais..
Esse é um tema interessante e neste site há muita incoerência sobre esse assunto.

O presidente deu-lhe meios como a mais nenhum excepto quique. E isso vê-se nos valores investidos.
ode depois ser incompetente também por não limitar mais JJ e investir quando não seria necessário.
Depende do que se esta a falar e pode não ser incoerência nenhuma.

SLBCARLOS

Citação de: Aguia_Rea1 em 12 de Dezembro de 2014, 10:00
Citação de: omgjh em 12 de Dezembro de 2014, 09:54
Citação de: SLBCARLOS em 12 de Dezembro de 2014, 03:36
o pior e que nem vai ser campeão,  nem vai sair. 

jorjao ou caos.
Também é a minha opinião. Não vai ganhar a liga e mesmo assim o Filipe Vieira vai-lhe renovar o contrato, se calhar até mesmo antes de acabar o campeonato. Infelizmente este é o cenário mais provável (do meu ponto de vista).

posso adiantar que pelo luis já estava renovado. O jorge é que não quis
o jorjao ainda não renovou porque sabe que mesmo não ganhando nada o NGL renova com ele.
Ele ainda pensa que vai vir um tubarão o buscar por isso vai esperar até a última.

Almareado

Citação de: Vieri em 12 de Dezembro de 2014, 11:12
Ambos têm razão no que dizem.
O JJ  teve um papel importante no ressurgimento de um Benfica competitivo.
Tem méritos, sem dúvida, e, embora já todos tenhamos percebido onde ele encontra os seus limites, há muitos cujo limite está abaixo do dele.

Mas isso levou muitos a um estado letárgico e benevolente, permitindo-lhe tudo.
Eu ainda hoje fico branco quando penso que ele disse ter, na condição de treinador do Benfica, negociado e acertado tudo com o fcp, e todos aceitaram isso candidamente, como se um triplete comprasse tudo, até o respeito e a honra de um clube gigante.
Mas por isso mesmo é que se pode falar em fim de ciclo, com o clube a querer subir mais um patamar para o qual este treinador pode estar esgotado. Mas isso não faz de JJ um treinador incompente ou mau neste percurso total de 5 anos.

abar85

#822486
Citação de: Taliscão em 12 de Dezembro de 2014, 11:37
Citação de: abar85 em 12 de Dezembro de 2014, 11:34
Citação de: Taliscão em 12 de Dezembro de 2014, 11:24
Citação de: Pedro Nunes 28 em 12 de Dezembro de 2014, 11:19
Citação de: VALEBEM em 12 de Dezembro de 2014, 11:18
Citação de: Taliscão em 12 de Dezembro de 2014, 11:15
Citação de: Almareado em 12 de Dezembro de 2014, 10:59
Há malta aqui que claramente não conhece o Benfica. Sabem do que ouviram falar, mas vivenciaram o Benfica glorioso e não percebem o papel importantíssimo que este homem teve na inversão da dinâmica derrotista que caracterizou este clube nos ultimos 15 anos.
É por esse motivo que muita gente é benevolente em relação ao Vieira e ao JJ, mas o Benfica não é só esses 15 anos anteriores ao Jorge Jesus. Mesmo tendo em atenção estes últimos 6 anos, há muito por onde melhorar, mas também há o risco de piorar! Se calhar é por esse motivo que muita gente está satisfeita com os resultados.

Acho que o risco de piorar, é bem maior do que a possibilidade de melhorar, neste caso.
E sim, há obviamente por onde melhorar.
Vai depender SEMPRE das condições que o novo treinador tiver à disposição e obviamente da pessoa escolhida !
As condições também dependem do trabalho que o novo treinador fizer com os jogadores que estiverem à sua disposição. Se não conseguir tirar o máximo rendimento dos jogadores, se o Benfica não vender todas as épocas um ou outro jogador por valores elevados, também não haverá dinheiro para comprar bons jogadores. Uma coisa está associada à outra e aí esteve o maior mérito do Jorge Jesus, que foi dar relevo a determinados jogadores que depois era vendidos e com esse dinheiro o clube comprava outros bons jogadores. É um ciclo vicioso.

As condições que JJ teve ao seu dispor no primeiro ano não foram criadas por ele.
E se tivermos um treinador que aproveite o melhor dos quadros e queira menos jogadores novos, pode ajudar.
Estavam lá bons jogadores, só que mal aproveitados. Por aí se vê que não basta ter bons jogadores, é preciso ter um bom treinador.

E vieram jogadores como Ramires, Saviola ou Javi ainda.
Não nego que ele os aproveitou bem, mas ao contrário do que dizes, e se os anteriores não o faziam, para iniciar o ciclo tiveram que lhe dar condições para as quais ele não contribuiu.

Depois por outro lado, com os excessos de JJ quando podia ter aproveitado outros, porventura já tivemos que vender u ou outro titular, isso também é um ciclo.

Taliscão

Citação de: abar85 em 12 de Dezembro de 2014, 11:38
Citação de: Taliscão em 12 de Dezembro de 2014, 11:34
Citação de: bolger em 12 de Dezembro de 2014, 11:29
e mesmo na Liga dos Campeões tem uma presença nos 4os de final.. coisa que não tem sido assim muito comum..

há pessoal que diz que o presidente é fraco.. mas ao mesmo tempo diz que o jesus tem condições que ninguém teve nos últimos 20 anos.. é um pouco incoerente..

estão longe de ser perfeitos mas.. é a dupla presidente/treinador menos má no Benfica desde Eriksson/João Santos..

tudo o resto foi mau de mais..
Esse é um tema interessante e neste site há muita incoerência sobre esse assunto.

O presidente deu-lhe meios como a mais nenhum excepto quique. E isso vê-se nos valores investidos.
ode depois ser incompetente também por não limitar mais JJ e investir quando não seria necessário.
Depende do que se esta a falar e pode não ser incoerência nenhuma.
Dessa forma sim, pode-se analisar de várias formas. Não há ninguém perfeito porque todos tomam decisões positivas e decisões negativas.

abar85

Citação de: Almareado em 12 de Dezembro de 2014, 11:40
Citação de: Vieri em 12 de Dezembro de 2014, 11:12
Ambos têm razão no que dizem.
O JJ  teve um papel importante no ressurgimento de um Benfica competitivo.
Tem méritos, sem dúvida, e, embora já todos tenhamos percebido onde ele encontra os seus limites, há muitos cujo limite está abaixo do dele.

Mas isso levou muitos a um estado letárgico e benevolente, permitindo-lhe tudo.
Eu ainda hoje fico branco quando penso que ele disse ter, na condição de treinador do Benfica, negociado e acertado tudo com o fcp, e todos aceitaram isso candidamente, como se um triplete comprasse tudo, até o respeito e a honra de um clube gigante.
Mas por isso mesmo é que se pode falar em fim de ciclo, com o clube a querer subir mais um patamar para o qual este treinador pode estar esgotado. Mas isso não faz de JJ um treinador incompente ou mau neste percurso total de 5 anos.
Concordo

Almareado

Citação de: AnotherDoom em 12 de Dezembro de 2014, 11:27
Citação de: Almareado em 12 de Dezembro de 2014, 10:59
Há malta aqui que claramente não conhece o Benfica. Sabem do que ouviram falar, mas vivenciaram o Benfica glorioso e não percebem o papel importantíssimo que este homem teve na inversão da dinâmica derrotista que caracterizou este clube nos ultimos 15 anos.

O Benfica tem tantos campeonatos ganhos nos 13 anos antes de Vieira, como nos 13 anos a seguir a Vieira. (tendo em conta que chegou em 2000, como Director para o Futebol)

Se considerarmos que antes dele não havia Taça da Liga.

3 campeonatos, 2 Taças e 1 Supertaça.

Ou seja, 6 trofeus em 39 possíveis.


Não é mau, é miserável.
Estou a falar do JJ, não do Vieira.

VALEBEM

Teve investimento, porque fruto do seu trabalho vendemos jogadores como nunca, e por valores como nunca tínhamos feito. Como em tudo, não há só uma verdade, nem uma interpretação.
Quando Jesus chegou, basicamente saíram Suazo, Reyes e Katsouranis, e entraram Saviola, Ramires e Javi Garcia. À partida, poucos poderiam garantir que os que entraram são/eram melhores do que aqueles que saíram.

abar85

Citação de: Taliscão em 12 de Dezembro de 2014, 11:41
Citação de: abar85 em 12 de Dezembro de 2014, 11:38
Citação de: Taliscão em 12 de Dezembro de 2014, 11:34
Citação de: bolger em 12 de Dezembro de 2014, 11:29
e mesmo na Liga dos Campeões tem uma presença nos 4os de final.. coisa que não tem sido assim muito comum..

há pessoal que diz que o presidente é fraco.. mas ao mesmo tempo diz que o jesus tem condições que ninguém teve nos últimos 20 anos.. é um pouco incoerente..

estão longe de ser perfeitos mas.. é a dupla presidente/treinador menos má no Benfica desde Eriksson/João Santos..

tudo o resto foi mau de mais..
Esse é um tema interessante e neste site há muita incoerência sobre esse assunto.

O presidente deu-lhe meios como a mais nenhum excepto quique. E isso vê-se nos valores investidos.
ode depois ser incompetente também por não limitar mais JJ e investir quando não seria necessário.
Depende do que se esta a falar e pode não ser incoerência nenhuma.
Dessa forma sim, pode-se analisar de várias formas. Não há ninguém perfeito porque todos tomam decisões positivas e decisões negativas.

E depois podemos também olhar para os que dizem que Vieira é fraco mas ao mesmo tempo ele é que escolheu JJ. Será que como se diz por vezes de JJ, Vieira não pode aprender também?

E não estou a defender o presidente porque por mim iam os dois bem juntinhos embora.

vcart31

Citação de: Pedro Nunes 28 em 12 de Dezembro de 2014, 11:06
Citação de: Almareado em 12 de Dezembro de 2014, 10:59
Há malta aqui que claramente não conhece o Benfica. Sabem do que ouviram falar, mas vivenciaram o Benfica glorioso e não percebem o papel importantíssimo que este homem teve na inversão da dinâmica derrotista que caracterizou este clube nos ultimos 15 anos.
Querer comparar as condições que o Jesus teve nos ultimos 5/6 anos e o Quique por exemplo com os anteriores 10 é de facto desonesto.....e eu conheço o Benfica desde os anos 80 e sei a exigência que existia, o que era ser do Benfica, o que era sentir o clube, o que aconteceria se um treinador viesse para um CI a rir depois de levar 3, o que aconteceria se um treinador viesse para um CI desvalorizar uma eliminação da Europa, um treinador se ajoelhasse no campo do nosso maior rival....eu sei isso todo porque não sou adepto do Jorge ou do Luis sou do BENFICA !!!! Amo este clube !

Eu tenho 34 anos por isso já tenho alguns anos de acompanhar o Benfica, eu vi o Benfica pré circulação de jogadores no espaço europeu e o Benfica pré Bosman e agora o Benfica pós estas situações, vi o Benfica na década de 80 com grandes equipas com 3 finais europeias, vi o Benfica na primeira metade dos anos 90 com grandes equipas e com boas campanhas europeias com pelo menos uma meia final da taça das taças, e vi depois a queda do benfica que coincidiu não só com a entrada de Manuel Damásio, e depois Vale e Azevedo no clube, mas também com a livre circulação e a lei Bosman que deixou de pssoibilitar o Benfica de ficar com alguns bons valores que teve, o vi treinadores como artur jorge, Paulo Autuori, Manuel José, Graeme Sousness, Mourinho, Toni, Jesualdo Ferreira, Camacho na 2ª passagem, Fernando Santos, Quique a falharem, mas, nenhum teve o investimento feito pelo presidente, nem nenhum teve as condições de trabalho, nem nenhum conseguiu sequer completar 2 anos à frente do Benfica, porque quando falharam foram despedidos, equanto que o actual treinador que tem tido os maiores orçamentos da história do clube e não tem mais que 2 titulos em 5 anos, todos estes treinadores dispunham de jogadores de qualidade duvidosa e mesmo assim se não fossem algumas arbitragens, se calhar até tinham ficado mais tempo e tínhamos tido mais algumas alegrias, todos sabemos o que se passou nos anos 90 ao nível das arbitragens, que foi bem mais grave que o apito dourado, mas nunca ninguém quis investigar. Por isso querer endeusar um treinador que teve condições que outros não tiveram e que mesmo assim, por muito que queiram fazer parecer, não fez um bom trabalho, porque 40% de vitória no campeonato e 20% de vitórias na taça de portugal, é muito negativo, para mim pelo menos como benfiquista não faz o menor sentido esse endeusamento. Falamos de um treinador que apenas por uma vez chegou aos oitavos de final da liga dos campões, e apesar de boas campanha na liga europa a verdade é que perdeu duas finais e uma meia final contra um Braga. Quem foi o treinador na história do Benfica que perdeu 3 campeonatos seguidos e da forma que os perdeu e mesmo assim renovou? Tirando o Sr, Jorge Jesus eu não me lembro de nenhum...
E vamos ver quando o actual presidente abandoar o clube, quais os custos reais para o nosso clube, devido ao aumento brutal do nosso passivo...

Rei

Citação de: Skjaer em 12 de Dezembro de 2014, 11:11
Citação de: Almareado em 12 de Dezembro de 2014, 10:53
Vai acontecer ao JJ aquilo que aconteceu com o Cardozo.

Era deprimente abrir o tópico do Cardozo no final da época passada, onde tivemos o pior Cardozo de sempre, onde tudo e qualquer argumento servia para rebaixar, enxovalhar e ridicularizar um jogador que tanto deu ao Benfica.

Com o JJ é a mesma coisa.

O facto de estarem ambos em fim de ciclo. Por mim, o Benfica fez bem em vender o Cardozo esta temporada, como não me vou opor a uma saída do JJ do Benfica por considerar que tudo na vida tem um ciclo. Daí a partir para a critica fácil, para o enxovalho e menosprezando o papel fundamental que JJ teve no Benfica jamais.

O JJ virou uma página no Benfica. O Benfica não ganhava 2 em 5 (mas sim 1 em 15), não estava nos momentos de decisão, e há 24 anos que não ia a uma final europeia nem fazia sonhar os seus adeptos. Foi o Benfica de JJ que mais se aproximou do Benfica por quem me apaixonei na década de 80, mais competitivo, com mais qualidade e mais mobilizador.

Lanço aqui o desafio, quantos anos iremos esperar mais por uma nova final europeia e quem será esse treinador que lá nos levará.

O Jesus, como já escrevi, será um treinador muito difícil de substituir porque na verdade o treinador que lhe suceder apenas terá 2 pontos onde pode melhorar o seu trabalho: Vencer mais títulos (nomeadamente taças e campeonatos) e fazer melhor trabalho na Liga dos Campeões, e se ele é campeão este ano mesma a questão dos títulos deixa de fazer sentido porque vencer 3 em 6 é uma marca muito boa.

Em todas as outras vertentes será bastante complicado fazer melhor do que tem feito Jorge Jesus.
O Benfica hoje raramente perde jogos/pontos com equipas que não sejam de qualidade acima da média, o Benfica tem uma % de vitórias muitíssimo boa, o Benfica marca golos o alguma facilidade, em 3 participações na Taça Uefa o Benfica consegue 2 finais e umas meias finais e ainda existe a questão dos vários milhões que o treinador permite ao clube encaixar fruto do trabalho meritório com vários jogadores que posteriormente são transferidos.

Todas estas coisas não são de desprezar, pelo contrário, são grandes feitos conseguidos pelo treinador do Benfica que são muito difíceis de igualar. Há por onde melhorar mas basicamente isso resume-se a ganhar mais títulos e melhores prestações na Europa dos milhões.

O Benfica não deve pensar que sem Jesus está entregue ao caos (porque de facto não o está) talvez até seja hora de Benfica e o seu treinador caminharem caminhos diferentes mas não devemos ignorar o bom trabalho que fez em inúmeras vertentes, trabalho que será complicado de igualar.

A marca de 3 em 6 seria excelente se compararmos com o passado recente. Ainda por cima foi por um triz que ele perdeu o campeonato de 2012/13. Eu com o Jesus a cada ano que passa sinto que estamos cada vez mais perto de ganhar consecutivamente. Acho que se ele for embora o treinador que vem vai ter muita dificuldade em manter o registo do Jesus. Eu com o Benfica de Jesus sinto-me completamente tranquilo a ver os jogos na luz por exemplo, sei que mais cedo ou mais tarde acabamos por marcar e ganhar o jogo. Tem sido quase sempre assim. Noutros anos, lembro-me que a equipa suscitava-me sempre incerteza.

Taliscão

Citação de: Almareado em 12 de Dezembro de 2014, 11:40
Citação de: Vieri em 12 de Dezembro de 2014, 11:12
Ambos têm razão no que dizem.
O JJ  teve um papel importante no ressurgimento de um Benfica competitivo.
Tem méritos, sem dúvida, e, embora já todos tenhamos percebido onde ele encontra os seus limites, há muitos cujo limite está abaixo do dele.

Mas isso levou muitos a um estado letárgico e benevolente, permitindo-lhe tudo.
Eu ainda hoje fico branco quando penso que ele disse ter, na condição de treinador do Benfica, negociado e acertado tudo com o fcp, e todos aceitaram isso candidamente, como se um triplete comprasse tudo, até o respeito e a honra de um clube gigante.
Mas por isso mesmo é que se pode falar em fim de ciclo, com o clube a querer subir mais um patamar para o qual este treinador pode estar esgotado. Mas isso não faz de JJ um treinador incompente ou mau neste percurso total de 5 anos.
Mas temos de ter consciência que há patamares para cima e para baixo. Há sempre riscos, e os riscos têm de ser assumidos por todos, porque será fácil no futuro culpabilizar o novo treinador ou o Presidente pela escolha.

O Benfica não pode ficar refém do Jorge Jesus, mas deve-se reconhecer que o Benfica mudou muito para melhor nos últimos 6 anos.