Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Maka

Citação de: nfgl em 22 de Janeiro de 2015, 16:55
Essa história dos jogadores que não cabem no esquema do Jesus é um bocado oca de substância.

Aliás, o próprio Jesus não tem um esquema ao qual tenha dado continuidade nestes 6 anos.
Mais, a realidade é que apesar de aparente ser tudo igual, as estratégias de jogo foram alterando em função dos jogadores disponíveis no plantel.

Se tivéssemos hoje o Aimar de 2009, ele não caberia neste esquema. Já viram o que teríamos perdido?

Chappu

Citação de: Maka em 22 de Janeiro de 2015, 16:55
Citação de: Chappu em 22 de Janeiro de 2015, 16:51
Citação de: Maka em 22 de Janeiro de 2015, 16:48
VALEBEM, muitas vezes falta coerência. Eu não consigo compreender como é que um jogador numa época é titular absolutamente indiscutível, e na época seguinte é dispensado sem sequer se apresentar na pré-época.
Ainda bem que aconteceu, porque o Emerson era horrível, mas estou a tentar ver isto do lado do treinador. Como é que se passa de indiscutível a persona non grata.

No caso de jogadores como o Emerson, o Roberto ou o Artur de certeza que deve existir muita pressão interna para correr com eles após uma época horrível por parte destes jogadores.

E sinceramente, acho muito bem que tal aconteça.

Concordo quando dizes que há, e concordo quando dizes que é bom que haja.
Mas assim voltamos ao que eu disse aqui sobre a formação, e que muitos diziam que era inconcebível que isso acontecesse, e que se acontecesse o Jesus bateria com a porta, etc: tem de haver directrizes por parte da direcção para que sejam enquadrados no plantel os nossos melhores 3/4 jovens. Gostem ou não, o Jesus não pode mandar no planeamento do plantel; pode e deve ter uma palavra a dizer, mas não pode mandar. E se houve imposição da direcção em casos como o Roberto e o Emerson, então também devia haver noutros.

Parece-me lógico e desejável que aconteça tudo isso que referes.

O JJ tem poder a mais que não deveria ter. Isso é óbvio.

nfgl

Citação de: Androico em 22 de Janeiro de 2015, 16:51
Citação de: nfgl em 22 de Janeiro de 2015, 16:46
Citação de: Aakeonan em 22 de Janeiro de 2015, 15:55
Excelente trabalho.  :clap1:

Agrada-me bastante a mudança de paradigma, este Benfica com mais bola no pé e menos "no espaço" é muito mais forte.

Ainda bem que não sou só eu que vê que o Benfica está a jogar de maneira totalmente diferente.
Não é totalmente diferente, já com o Rodrigo e Markovic jogava desta forma, só que com a entrada do Jonas, este processo é mais visível e eficaz.
Depois, o Benfica está muito mais experiente e mais rodado, basta ver que Jonas e Lima têm mais de 30, o Gaitán e o Salvio estão mais maduros e têm muitos anos de Benfica.

Não acho.
Por exemplo, actualmente a defesa já não baixa linhas como fazia na época passada.

O ataque está muito mais organizado e não se parte para a transição imediatamente após a recuperação, mesmo que esta seja no meio campo adversário.

O futebol do Benfica está como nunca esteve no passado.

nfgl

Citação de: Maka em 22 de Janeiro de 2015, 16:57
Citação de: nfgl em 22 de Janeiro de 2015, 16:55
Essa história dos jogadores que não cabem no esquema do Jesus é um bocado oca de substância.

Aliás, o próprio Jesus não tem um esquema ao qual tenha dado continuidade nestes 6 anos.
Mais, a realidade é que apesar de aparente ser tudo igual, as estratégias de jogo foram alterando em função dos jogadores disponíveis no plantel.

Se tivéssemos hoje o Aimar de 2009, ele não caberia neste esquema. Já viram o que teríamos perdido?

O caso do Aimar é paradigmático.
Enquanto cá esteve e não se decidiu que os ordenados dele deviam ser pagos pelo seguro fez 3 posições diferentes no Benfica com o Jesus.

nfgl

Citação de: VALEBEM em 22 de Janeiro de 2015, 16:55
Deve ter havido pressão interna, sobretudo no caso do Emerson. Acredito que o Jesus goste do Artur, e a verdade é que o homem, sem pressão, é um bom guarda redes. Mas, por uma ou outra razão, não estava a lidar bem com a mesma, e a sua saída da baliza pecou por tardia.

O que aconteceu ao Artur é o exemplo máximo daquilo que um clube não deve fazer para defender os seus atletas.
A responsabilidade aqui é única e exclusiva do Benfica.

Maldini

A Academia (estava-se a referir a Alvalade?) ... é para fazer dinheiro ...

Frase épica e que mostra o desfasamento ... ou não ... entre o discurso do presidente e do treinador.

Androico

Citação de: nfgl em 22 de Janeiro de 2015, 16:58
Citação de: Androico em 22 de Janeiro de 2015, 16:51
Citação de: nfgl em 22 de Janeiro de 2015, 16:46
Citação de: Aakeonan em 22 de Janeiro de 2015, 15:55
Excelente trabalho.  :clap1:

Agrada-me bastante a mudança de paradigma, este Benfica com mais bola no pé e menos "no espaço" é muito mais forte.

Ainda bem que não sou só eu que vê que o Benfica está a jogar de maneira totalmente diferente.
Não é totalmente diferente, já com o Rodrigo e Markovic jogava desta forma, só que com a entrada do Jonas, este processo é mais visível e eficaz.
Depois, o Benfica está muito mais experiente e mais rodado, basta ver que Jonas e Lima têm mais de 30, o Gaitán e o Salvio estão mais maduros e têm muitos anos de Benfica.

Não acho.
Por exemplo, actualmente a defesa já não baixa linhas como fazia na época passada.

O ataque está muito mais organizado e não se parte para a transição imediatamente após a recuperação, mesmo que esta seja no meio campo adversário.

O futebol do Benfica está como nunca esteve no passado.

Falando só em termos ofensivos, eu defendo o que estás  dizer. Concordo com tudo, e acho que a entrada do Jonas permitiu isso mesmo, temporizar um pouco mais, circular melhor a bola, jogar com apoios. Os médio alas jogam em todo o campo, consegue vir para zonas interiores - no caso do Salvio isso é surpreendente - o Lima descai bem para as alas, troca de posição com o Jonas constantemente. Devo dizer que a nível de organização atacante, o Benfica está quase perfeito.
O que eu também defendo é que o ano passado também se tentou isto, por exemplo, o Marko e o Gaitán também vinham para zonas interiores, apoiar os avançados e procurar espaços. O Lima e o Rodrigo descaíam para as alas e desciam para procurar jogo. A diferença é que o Marko e o Rodrigo são jovens e jogadores que gostam de ataque rápido. O Jonas é diferente, é muito mais experiente e joga naquela posição desde sempre, sente-se muito bem a procurar jogo, a construir e para mim foi a mudança necessária para se aprimorar um processo que vinha em crescimento desde o ano passado.
Não acredito que o Jesus tenha mudado muito em termos de organização, a colocação do Jonas é que o ajudou a fazer aquilo que queria.

Isai@sReis

Que nojo o despudor e a falta de vergonha com que ontem disse que não contava com o Bernardo.

ChamaImensaSLB

Bi campeonato, taça da liga e renovação.

Miguelito22

Outra coisa que não pode ser esquecida é que até este momento a nossa época tem sido mazinha:

Estamos em 1 no campeonato com 6/7 pontos de vantagem mas estamos muito longe de poder dizer que vamos ganhar.

Estamos fora da europa.

Estamos fora da Taça de Portugal

Estamos nas meias na Taça da Liga.

Ganhamos a Supertaça(pese embora seja referente a época passada)

Ou seja neste momento temos de ter a noção que so temos a supertaça como conquista e 2 desilusões com a europa e taça de portugal.
Ganhar o campeonato em especial torna sempre a nossa época positiva mas a verdade é que ainda falta muita e temos também a obrigação de discutir a final da taça da liga.

Miguelito22

A nossa forma de jogar mudou porque temos alguns jogadores de caracteristicas diferentes graças a deus porque o vai e vem a 200 km constante da equipa sem ter controlo nenhum no jogo com e sem bola levava-me ao desespero.

Para isso ter mudado e hoje em dia a gente jogar um futebol com mais de posse de bola temos de falar obviamente do Jonas e claro no meio campo seja cristante,samaris,talisca e pizzi e falo nestes porque são os que tem jogado mais naquelas 2 posições são jogadores que gostam de ter mais posse de bola,sem ter que andar a correr feito baratas tontas e mais numa de controlar o jogo sendo inteligentes nas movimentações.

Fernando Ferreira

É certo que as características dos jogadores mudaram, felizmente para características mais próximas daquelas que eu idealizo. No entanto, eles não oferecem apoios por magia, é algo que é trabalhado. Aliás, quando jogávamos um futebol mais de "vai e vem" esses apoios apareciam lá também, as características dos jogadores é que levavam a que não fossem tão aproveitados.

LuigiSLB83

Citação de: Isai@sReis em 22 de Janeiro de 2015, 17:14
Que nojo o despudor e a falta de vergonha com que ontem disse que não contava com o Bernardo.

Ele disse isso, ou simplesmente não respondeu à pergunta, alegando que o Bernardo tinha acabado de ser vendido?

Almareado

Gostava muito de ver o Samaris e o Cristante a formar a dupla de meio campo um dia.

Tiago1982

Citação de: Maka em 22 de Janeiro de 2015, 16:48
VALEBEM, muitas vezes falta coerência. Eu não consigo compreender como é que um jogador numa época é titular absolutamente indiscutível, e na época seguinte é dispensado sem sequer se apresentar na pré-época.
Ainda bem que aconteceu, porque o Emerson era horrível, mas estou a tentar ver isto do lado do treinador. Como é que se passa de indiscutível a persona non grata.

Carlo Ancelotti com o Diego Lopez passou-se o quê?

E falamos de um dos melhores treinadores de sempre.