Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

heart_slb

Época 2000/01
Plantel:
Fernando Meira, João Tomás, Van Hooijdonk, Maniche, Robert Enke, Ronaldo, Sabry, Miguel, Diogo Luís, Carlitos, Chano, Dudic, Calado, Marchena, Poborsky, Ednilson, André, Bossio, Kandaurov, Rui Baião, Geraldo, Dani, Toy, Sérgio Nunes, Uribe

Época 2004/05

Plantel:
Simão Sabrosa, Manuel Fernandes, Petit, Luisão, Ricardo Rocha, Geovanni, dos Santos, Miguel, Quim, Nuno Gomes, João Pereira, Moreira, Fyssas, Nuno Assis, Karadas, Argel, Sokota, Bruno Aguiar, Zahovic, Paulo Almeida, Alcides, Amoreirinha, Carlitos, André Luís, Toni, Everson, Yannick, Mantorras, Delibasic

Época 2014/2015

Artur, Paulo Lopes, Júlio César, Lisandro López, Luisão, Maxi Pereira, Eliseu, Loris Benito, Sílvio, Jardel, André Almeida, César, Ljubomir Fejsa, Rúben Amorim, Andreas Samaris, Miralem Sulejmani, Nico Gaitán, Ola John, Salvio, Pizzi, Bryan Cristante, Anderson Talisca, Derley, Lima, Jonas, Jonathan Rodríguez, Gonçalo Guedes

Será preciso colocar o do ano passado? Acham que os resultados no inicio da epoca de 2000 deviam ser os mesmos que agora? Se calhar é por aqui que temos de começar a analisar a renovação deste senhor!

Theroux

Citação de: heart_slb em 26 de Fevereiro de 2015, 20:38
Época 2000/01
Plantel:
Fernando Meira, João Tomás, Van Hooijdonk, Maniche, Robert Enke, Ronaldo, Sabry, Miguel, Diogo Luís, Carlitos, Chano, Dudic, Calado, Marchena, Poborsky, Ednilson, André, Bossio, Kandaurov, Rui Baião, Geraldo, Dani, Toy, Sérgio Nunes, Uribe

Época 2004/05

Plantel:
Simão Sabrosa, Manuel Fernandes, Petit, Luisão, Ricardo Rocha, Geovanni, dos Santos, Miguel, Quim, Nuno Gomes, João Pereira, Moreira, Fyssas, Nuno Assis, Karadas, Argel, Sokota, Bruno Aguiar, Zahovic, Paulo Almeida, Alcides, Amoreirinha, Carlitos, André Luís, Toni, Everson, Yannick, Mantorras, Delibasic

Época 2014/2015

Artur, Paulo Lopes, Júlio César, Lisandro López, Luisão, Maxi Pereira, Eliseu, Loris Benito, Sílvio, Jardel, André Almeida, César, Ljubomir Fejsa, Rúben Amorim, Andreas Samaris, Miralem Sulejmani, Nico Gaitán, Ola John, Salvio, Pizzi, Bryan Cristante, Anderson Talisca, Derley, Lima, Jonas, Jonathan Rodríguez, Gonçalo Guedes

Será preciso colocar o do ano passado? Acham que os resultados no inicio da epoca de 2000 deviam ser os mesmos que agora? Se calhar é por aqui que temos de começar a analisar a renovação deste senhor!

Tenho aqui mais uns dados para serem analisados:

Pontos por jogo no campeonato

2009/2010 a 2014/2015 22 jogos

porto      2.43
Benfica    2.41
Sporting 1.8

2003/2004 a 2008/2009

porto      2.24
Sporting 2.05
Benfica   2

1988/1989 a 1993/1994

porto      2.32
Benfica   2.27
Sporting 1.9

Endless

Citação de: Theroux em 26 de Fevereiro de 2015, 20:44
Citação de: heart_slb em 26 de Fevereiro de 2015, 20:38
Época 2000/01
Plantel:

Época 2004/05

Plantel:

Época 2014/2015

Tenho aqui mais uns dados para serem analisados:

Pontos por jogo no campeonato

2009/2010 a 2014/2015 22 jogos

porto      2.43
Benfica    2.41
Sporting 1.8

2003/2004 a 2008/2009

porto      2.24
Sporting 2.05
Benfica   2

1988/1989 a 1993/1994

porto      2.32
Benfica   2.27
Sporting 1.9

Como é que na década de 80 a 90 tinhas mais de 2 pontos por jogo, se a vitória dava só 2 pontos...?

Slb23

Deve ter feito as contas com base no novo sistema de pontuação.

Digo eu, não sei se o fez.

Endless

Citação de: Slb23 em 26 de Fevereiro de 2015, 20:49

Ou seja, se o fez, são dados completamente inúteis que só servem para induzir em erro.

Slb23

Citação de: Endless em 26 de Fevereiro de 2015, 20:51

Ou seja, se o fez, são dados completamente inúteis que só servem para induzir em erro.
Não acho que sejam inúteis, eu olho para aquilo como uma mera curiosidade.

Cada um dá aos dados os valores que lhe quer dar, eu não consigo comparar o passado com o presente porque era tudo diferente.

Theroux

Ora nem mais.

Milhares de posts a dizer que só comparam o JJ com os piores e quando se faz uma comparação puramente matemática e do mais simples e objectivo possível... são dados "completamente inúteis" que "só servem para induzir em erro."

Vamo então fingir que nos anos 80 se jogava em carpetes, a bola era hexagonal e o objectivo era fazer xeque-mate ao adversário.

Endless

Citação de: Slb23 em 26 de Fevereiro de 2015, 20:52

Não acho que sejam inúteis, eu olho para aquilo como uma mera curiosidade.

Cada um dá aos dados os valores que lhe quer dar, eu não consigo comparar o passado com o presente porque era tudo diferente.

Por muita curiosidade que te suscite, não deixam de ser erróneos, ergo, inúteis.

paulomaia1972

por exemplo, o empate valia mais num sistema de 2 pontos.

muito provavelmente, teríamos outros campeões no passado se o sistema de pontuação fosse o atual.

Endless

Citação de: Theroux em 26 de Fevereiro de 2015, 20:57
Ora nem mais.

Milhares de posts a dizer que só comparam o JJ com os piores e quando se faz uma comparação puramente matemática e do mais simples e objectivo possível... são dados "completamente inúteis" que "só servem para induzir em erro."

Vamo então fingir que nos anos 80 se jogava em carpetes, a bola era hexagonal e o objectivo era fazer xeque-mate ao adversário.

Bem, matematicamente, simples e objectivo, estás errado.

É lidar.

Theroux

Só falta escreverem que o objectivo do Benfica nos anos 80 era empatar e, quando possível, ganhar.

Bem, ao menos aproveita-se metade da comparação... a não ser que tenham mais alguma objecção a apresentar.

Slb23

Citação de: paulomaia1972 em 26 de Fevereiro de 2015, 20:59

Tinha outro peso, a valia era a mesma.

Eu olho para aquilo como uma curiosidade apenas e só.

Aqui complica-se muito ;D

Não dá para comparar este tempo com o de antigamente pois é tudo diferente, a exigência, a qualidade, a diferença de qualidade entre as equipas, as bolas, os equipamentos, os números de jogos...

Endless

Citação de: paulomaia1972 em 26 de Fevereiro de 2015, 20:59

muito provavelmente, teríamos outros campeões no passado se o sistema de pontuação fosse o atual.

Acho que o sistema antigo valorizava mais a vitória, permitia mais competitividade não só pelo titulo, bem como pelo acesso à europa ou na luta pela despromoção.

paulomaia1972

Época 1978/79

FCPorto 50p   30J 21V 8E 1D
Benfica  49p   30J 23V 3E 4D 

Com 3 pontos vitória, seríamos campeões!!!

Çula

Citação de: Theroux em 26 de Fevereiro de 2015, 14:58
JJ, um catedrático da psicologia invertida.

Segunda Miúde, comé que foi o domingue? Não comeste frites pois não?
É que o Ri-bé-rri vai-te fritar todo na quinta eheheh

Terça Então miúde? Dormiste bem?
Espero que sim porque na quinta quando te fores deitar vais ter pesadêles com o Ri-bé-rri eheheh

Quarta Miúde, hoje só fazes corrida qué pra na quinta estares preparado para
passar o jogo todo a sprintáre atrás do Ri-bé-rri ehehe

Quinta Tás pronte miúde? Só faltam umas horas. Trouxeste os binóculos? ehehe

O trabalho que o Jesus fez no Belém foi fantástico, deixou a sua marca em quase toda a gente (aliás, tal como em todos os lados por onde passou).

Rodrigo Alvim

"A culpa é do Jesus! Tenho de agradecer a paciência que ele tem tido comigo... Ainda hoje o pessoal brinca comigo porque o Jesus cobrava-me muito, passava os treinos a chamar-me a atenção, a corrigir isto e aquilo... e no começo, muitas vezes nem percebia o que ele dizia, porque há expressões que eu desconhecia." E vai mais longe: "Gosto que ele faça isso comigo ainda hoje. Eu próprio em campo gosto de gritar com os colegas, discutir com eles, porque fico mais concentrado, mais motivado. Lembro-me que nas primeiras semanas nem chegava às bolas, passava sempre ao lado. Tenho consciência de que cresci muito como jogador e se estou sendo valorizado é por culpa do Jesus."

Dady

"Sinto uma satisfação grande em ser o segundo melhor marcador do meu clube e ainda bem que estou a conseguir atingir os meus objectivos. O facto de ter começado a jogar mais vezes, permitiu-me ganhar mais confiança e subir de rendimento, mas o grupo foi importante para que isso acontecesse, corrigindo os meus erros."
Erros que o olhar atento e a voz crítica de Jorge Jesus apagaram de cena. Primeiro Dady sentiu vergonha, depois colheu a glória. "Nenhum jogador se sente bem com o treinador sempre em cima do que fazemos. Foi determinante e, se dúvida houvesse, agora vê-se que Jorge Jesus estava certo"

Gonçalo Brandão

Como definiria o sistema defensivo de Jorge Jesus?

É um sistema a nível táctico muito rigoroso. Não há ligação com os pontas de lança. Em Portugal vê-se muito os centrais agarrados aos ponta de lança, os laterais de um lado, tudo descoordenado. Ali não, é tudo muito metódico. Lembro-me que às vezes ele "passava-se" por falharmos uns centímetros na táctica, mas depois íamos a ver no final da época que uns centímetros para o lado esquerdo ou lado direito faziam a diferença, porque a bola já não entrava.

Em Itália passa-se o mesmo. Temos treinos de 1h30 ou 2h em que nós, defesas, não saímos do campo até aprendermos bem a táctica. Às vezes nem tocamos na bola, é só aspectos tácticos. Reforça muito a aprendizagem.

E como é Jorge Jesus no relacionamento com os jogadores?

É um treinador muito exigente. Quem for trabalhar com ele agora, se calhar ao principio vai ficar surpreendido pela maneira como ele fala e é exigente (nós não estávamos habituados). Para ele falhar um metro é o fim do mundo. Mas a meio da época já pensávamos e queríamos que ele não fosse embora. Todos sabem que fomos à UEFA com ele e quase eliminávamos o Bayern de Munique. Muito devido à maneira como ele estuda as equipas. É uma excelente aposta do Benfica.

Hoje todas as equipas usam muito o vídeo e estudam muito os adversários. Mas ele vai ao pormenor. Por exemplo, ao falar de um avançado ele não diz só que é forte fisicamente, explica a percentagem de jogadas habituais, pé mais utilizado, etc. O pormenor faz a diferença, recordo-me de vários exemplos em que esse conhecimento foi fulcral.

Meyong

"Aprendi mais com Jorge Jesus, até porque trabalhei com ele no Belenenses, Sporting de Braga e Vitória de Setúbal. Foi o treinador que me ensinou quase tudo o que sei. Para mim é o melhor treinador em Portugal, e em termos táticos não sei se há alguém que se possa comparar com ele"

Silas

"foi um dos melhores treinadores que já tive. O mister Jesus sabe muito de futebol e vive para o futebol"

Rolando

"Taticamente, foi ele que me ensinou tudo o que sei. Consegui aprender muito com ele e sou-lhe muito agradecido. Ele sabe-o, e acima de tudo é um amigo. Foi azar, porque foi para um clube rival, mas a ele desejo tudo de bom, sempre"

Djurjevic

O treinador a quem mais deves?

"Em todos os treinadores, mesmo o pior, tu aprendes sempre algo. Mas de longe, o que mais me deu foi Jorge Jesus, com quem trabalhei em Guimarães e Belém. Impressionava-me a forma como tratava todos os jogadores de forma igual, era duro mas justo. No campo era de outro mundo, toda a gente sabia o que tinha que fazer e quando fazê-lo. Motivava-nos a dar 100% todos os dias, tirando dessa forma o máximo desempenho de cada jogador. Quem não conhece o seu trabalho ri-se, mas para quem trabalhou com ele sabe que é dos melhores do mundo."

Rocatto

"É um amigo e um treinador raro, o melhor de Portugal, e um dia irá treinar a Selecção"

Etc, etc, etc.........

Isto é raro (raríssimo) no mundo do futebol.
Eu concordo em absoluto quando se diz que o medo da mudança nunca poderá ser argumento para a manutenção de um treinador (desde que faça sentido essa mesma mudança), mas também tenho a certeza que no dia que o Jesus sair do Benfica vamos perder muita coisa boa que na esmagadora maioria das vezes o adepto comum nem sequer se apercebe que estão lá.

É uma enorme treinador que tem deixado a sua marca há mais de 20 anos por onde tem passado.
Tivesse ele hoje 40 anos e teria uma carreira completamente diferente da que teve.