Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

Almareado

A passagem na Champions decide-se no primeiro terço de época.

Depois da pré-época passada, o Benfica teve que refazer e reajustar a equipa durante a competição. Resultado, Champions fraca.

Na época passada, não se apura com 10 pontos, enquanto noutros grupos houve equipas a conseguir o apuramento com 8.

O Benfica tem que tentar melhorar as prestações na Champions, mas o que me importa realmente é acabar as épocas a encher as vitrines do Museu Cosme Damião.

raymanzarek

Não sou dos principais apologistas do Jorge Jesus, mas honra seja feita esta época (ainda nada está ganho!).

Com um plantel com substancialmente menos qualidade e opções, conseguiu fazer mais pontos até agora do que a época passada e só está à frente de um dos maiores investimentos feitos pelos porquistas, e de um equipa cravejada de bons jogadores.

E apesar de tudo, teve que engolir a soberba e jogar como detesta (subjugado e com meio campo reforçado) nos jogos contra os rivais (independentemente de serem em casa ou fora). Isto porque sabe que o plantel que temos não é tão forte como todos os outros que sempre teve à disposição.


O meu principal medo é mesmo a sangria que vai sendo feita às referências da equipa e /ou aos jogadores que fazem a real diferença.

A sair Maxi Pereira, Gaitan, Salvio , ficamos sem um real desequilibrador, um virtuoso, e depois quero ver como é que vai ser numa equipa plena de boa vontade e de jogadores trabalhadores, mas sem aquele fio de magia.

É que alternativas não as vejo (Talisca é muito verde e tem que crescer ainda bastante, Jonathan Rodriguez está agora a começar a integrar-se, Pizzi é bom jogador mas não é um fora de série).

Perdendo os poucos magos que temos, não se mexam não. Depois fica uma turma de bons rapazes, mas na altura de abrir o livro e desemaranhar um jogo, não há ninguém.


lonstrup

Citação de: Red Eyes em 07 de Maio de 2015, 11:31
Citação de: lonstrup em 07 de Maio de 2015, 11:26
Citação de: Red Eyes em 07 de Maio de 2015, 11:19
Ganhar a hegemonia nacional é meio caminho andado para se fazerem boas prestações na Champions.
Não amigo. Com 2ºlugar ou com campeonatos vais ganhar a mesma experiência na liga dos campeões, porque a experiência ganha-se jogando a liga dos campeões.

Tens é de fazer jogos de liga dos campeões, tens de ganhar jogos de liga dos campeões, tens de passar fases da liga dos campeões. Isso é que nos vai fazer evoluir na liga dos campeões. Não são as vitorias contra Gil Vicente ou Boavista que o farão.
Estás enganado. Ser campeão é extremamente importante. Se fores campeão com facilidade podes despender mais energias e empenho nos jogos da Champions. Se estiveres em luta taco-a-taco com um rival interno pelo campeonato, já não o poderás fazer. A não ser que tenhas uma equipa recheada de jogadores que podem cobrir todas as posições e ainda sobram! E isso já foi chão que deu uvas no Benfica...
E um treinador que saiba mudar o chip para a LC também dava jeito.
Oh amigo, mas nós não passamos de Dezembro.Como é que tu és campeão com facilidade entre Setembro e Dezembro, que é quando decorre a liga dos campeões?

abar85

#883998
Citação de: Almareado em 07 de Maio de 2015, 11:32
A passagem na Champions decide-se no primeiro terço de época.

Depois da pré-época passada, o Benfica teve que refazer e reajustar a equipa durante a competição. Resultado, Champions fraca.

Na época passada, não se apura com 10 pontos, enquanto noutros grupos houve equipas a conseguir o apuramento com 8.

O Benfica tem que tentar melhorar as prestações na Champions, mas o que me importa realmente é acabar as épocas a encher as vitrines do Museu Cosme Damião.


Na época anterior não há a desculpa do plantel, há outra qualquer... houve quem não passasse com 12.
Há grandes responsabilidades a repartir por treinador  e direcção no facto de não passarmos normalmente a fase de grupos.

Pedro Nunes 28

Quando desde 1997 vejo clubes que como Valencia, Dortmund, Porto, Monaco, Liverpool (sim aquele que já eliminámos na Champions), Chelsea (sim aquele que tivemos quase a eliminar na champions...aqui elogio o Jorge Jesus por exemplo), Bayer Lerverkusen em finais de Champions....permitam-me sonhar e pensar que SIM, o Benfica poderia desde 1997 ter estado presente numa meia final ou final de champions. O plantel do Triplete ou o do ano anterior por exemplo, tinham qualidade mais que suficiente para estar numa meia final de uma Champions League! Eu acho que o Benfica é de Champions e tive já a sorte de ver 2 finais que infelizmente perdemos da antiga Taça dos Campeões Europeus e de estar presente na meia final com o Marselha....um jogo memorável com 120 mil pessoas no antigo estádio da Luz...esse é o Benfica que quero ver na Europa!

lonstrup

Citação de: Almareado em 07 de Maio de 2015, 11:32
A passagem na Champions decide-se no primeiro terço de época.

Depois da pré-época passada, o Benfica teve que refazer e reajustar a equipa durante a competição. Resultado, Champions fraca.

Na época passada, não se apura com 10 pontos, enquanto noutros grupos houve equipas a conseguir o apuramento com 8.

O Benfica tem que tentar melhorar as prestações na Champions, mas o que me importa realmente é acabar as épocas a encher as vitrines do Museu Cosme Damião.
É brutal como tu simplesmente não consegues assumir que temos falhado na Liga dos Campeões e que temos de melhorar, sem logo de seguida invocar os triunfos internos, como se isso apagasse ou desculpasse os fracassos na Liga dos Campeões.

E há sempre uma desculpa, um imponderável ... já lá vão 3 anos de imponderáveis.

Red Eyes

Citação de: lonstrup em 07 de Maio de 2015, 11:33
Citação de: Red Eyes em 07 de Maio de 2015, 11:31
Citação de: lonstrup em 07 de Maio de 2015, 11:26
Citação de: Red Eyes em 07 de Maio de 2015, 11:19
Ganhar a hegemonia nacional é meio caminho andado para se fazerem boas prestações na Champions.
Não amigo. Com 2ºlugar ou com campeonatos vais ganhar a mesma experiência na liga dos campeões, porque a experiência ganha-se jogando a liga dos campeões.

Tens é de fazer jogos de liga dos campeões, tens de ganhar jogos de liga dos campeões, tens de passar fases da liga dos campeões. Isso é que nos vai fazer evoluir na liga dos campeões. Não são as vitorias contra Gil Vicente ou Boavista que o farão.
Estás enganado. Ser campeão é extremamente importante. Se fores campeão com facilidade podes despender mais energias e empenho nos jogos da Champions. Se estiveres em luta taco-a-taco com um rival interno pelo campeonato, já não o poderás fazer. A não ser que tenhas uma equipa recheada de jogadores que podem cobrir todas as posições e ainda sobram! E isso já foi chão que deu uvas no Benfica...
E um treinador que saiba mudar o chip para a LC também dava jeito.
Oh amigo, mas nós não passamos de Dezembro.Como é que tu és campeão com facilidade entre Setembro e Dezembro, que é quando decorre a liga dos campeões?
Não precisas de ser campeão em Dezembro! Basta a equipa ter a confiança que será campeã porque é muito superior aos seus adversários directos. Se tu entrares para uma competição sabendo que, com maior ou menor empenho, vais acabar por conquistá-la, podes envidar mais esforços noutra competição que sabes ser mais equilibrada.

AnotherDoom

Citação de: lonstrup em 07 de Maio de 2015, 11:02
mas percebam, para equipas com o nosso orçamento , o objectivo é chegar aos 1/8 de final da liga dos campeões.

é esta a contextualização que deve ser feita. não é cá falar de Bosmans e afins.

temos de falar disto, porque no Benfica existe um silêncio insurdecedor sobre este assunto, exactamente porque todos sabem que vai melindrar a imagem do Jorge Jesus.

mas é a realidade , não vale a pena fazer de conta que não é.

Básico e transparente como água cristalina.

Almareado

Citação de: lonstrup em 07 de Maio de 2015, 11:37
Citação de: Almareado em 07 de Maio de 2015, 11:32
A passagem na Champions decide-se no primeiro terço de época.

Depois da pré-época passada, o Benfica teve que refazer e reajustar a equipa durante a competição. Resultado, Champions fraca.

Na época passada, não se apura com 10 pontos, enquanto noutros grupos houve equipas a conseguir o apuramento com 8.

O Benfica tem que tentar melhorar as prestações na Champions, mas o que me importa realmente é acabar as épocas a encher as vitrines do Museu Cosme Damião.
É brutal como tu simplesmente não consegues assumir que temos falhado na Liga dos Campeões e que temos de melhorar, sem logo de seguida invocar os triunfos internos, como se isso apagasse ou desculpasse os fracassos na Liga dos Campeões.

E há sempre uma desculpa, um imponderável ... já lá vão 3 anos de imponderáveis.
Vão duas finais europeias em 3 anos, o que financeiramente nos permitiu um encaixe ao nível da Champions.

Quero que o Benfica melhore na Champions, deve ser um objectivo. Mas, para mim, os objectivos prioritários são outros. Esse não é decisivo para se manter ou não um treinador no clube.

kasko

Citação de: lonstrup em 07 de Maio de 2015, 11:12
claro que houve grande capacidade do Koeman a preparar aqueles jogos da liga dos campeões.

houve sorte, mas também se criaram condições para a sorte aparecer.

Pena que a capacidade do Koeman se esgotasse na liga dos campeões...pois no campeoanto ( onde  o Benfica é obrigado a ganhar 95% dos jogos e por 3 ou 4 segundo o pessoal daqui..) em 34 jogos apenas conseguiu ganhar 20 fazendo um total de 67 pontos... (menos do que os lagartos tem agora... ) marcando 51 golos...brutal mesmo.

Como todos os benfiquistas, eu quero muito que o Benfica passe a fase de grupos da liga dos campeões. Quero que seja campeão, quero que não venda os melhores, quero que ganhe sempre..sempre...sempre.

lonstrup

Por cada campanha falhada da liga dos campeões, é mais um craque que tens de vender precocemente, e assim prejudicar a estabilidade desportiva da equipa.

ganhar o campeonato, passar a fase de grupos de liga dos campeões, são os obejctivos, e um não pode impedir o outro.

Assim como ninguém desculpa uma eliminação da taça de portugal com o facto de queremos ganhar o campeonato, acho eu.

Francescoli

Citação de: lonstrup em 07 de Maio de 2015, 11:45
Por cada campanha falhada da liga dos campeões, é mais um craque que tens de vender precocemente, e assim prejudicar a estabilidade desportiva da equipa.

ganhar o campeonato, passar a fase de grupos de liga dos campeões, são os obejctivos, e um não pode impedir o outro.

Assim como ninguém desculpa uma eliminação da taça de portugal com o facto de queremos ganhar o campeonato, acho eu.

Não tenho bem a certeza, é melhor ires confirmar ao topico do jogo com o braga.

AnotherDoom

Citação de: abar85 em 07 de Maio de 2015, 11:26
Citação de: Almareado em 07 de Maio de 2015, 11:21
Citação de: lonstrup em 07 de Maio de 2015, 11:08
Almareado

mas tu é que estás com teorias catastrofistas e fatalistas. tu é que dizes que somos pobrezinhos na europa, e por isso não devemos esperar passar a fase de grupos da liga dos campeões.

eu digo que temos de tentar sempre melhorar, alcançar patamares que nos permitam ainda ser mais fortes e melhores. é esse o espirito do futebol, antes do jogo tudo é possível, e o que acontece durante o jogo é que define o resultado, não são dados estatistico-finaceiros.

o mérito

se os outros forem melhores no campo, paciência, é mesmo assim o desporto, parabéns a eles.
O que acontece na Champions é exactamente o mesmo que acontece no campeonato português, espanhol, francês, italiano e por aí.....

Os argumentos do Benfica e do Porto em Portugal fazem com que acabem o campeonato sempre nos dois primeiros lugares ou como campeões, independentemente de não ganharem os 34 jogos do campeonato. Não é isso que vai fazer, com que no final, somadas as contas, seja campeão o Rio Ave ou o Paços de Ferreira.

O mesmo é na Champions. É uma prova em que o Benfica pode ganhar alguns pontos, pode conseguir algumas vitórias, mas no final ganham os mesmos de sempre. Ou seja, nós somos os "Paços de Ferreira" e "Rio Aves" da Champions, e os Chelseas, Barcelonas, Bayerns, Real Madrids, Uniteds os "Benfica" e "Porto" da competição.

O Benfica tenta ser melhor, luta por ser melhor, e está conseguir cimentar-se como força nº1 em futebol em Portugal, coisa que lhe fugia há duas décadas.

Ninguém fala em ganhar champions,  fala-se simplesmente em passar a fase de grupos.

Não vale a pena repetires isso... já foi dito 500 mil vezes.

Não percebem que o sucesso do Benfica na Champions não será ganhar, mas chegar à fase a eliminar e obter receitas suficientes que permita mais estabilidade e menos vendas.

Nem com um desenho eles vão entender... porque acham que são apenas criticas ao Jesus.

Francescoli

Citação de: kasko em 07 de Maio de 2015, 11:43
Citação de: lonstrup em 07 de Maio de 2015, 11:12
claro que houve grande capacidade do Koeman a preparar aqueles jogos da liga dos campeões.

houve sorte, mas também se criaram condições para a sorte aparecer.

Pena que a capacidade do Koeman se esgotasse na liga dos campeões...pois no campeoanto ( onde  o Benfica é obrigado a ganhar 95% dos jogos e por 3 ou 4 segundo o pessoal daqui..) em 34 jogos apenas conseguiu ganhar 20 fazendo um total de 67 pontos... (menos do que os lagartos tem agora... ) marcando 51 golos...brutal mesmo.

Como todos os benfiquistas, eu quero muito que o Benfica passe a fase de grupos da liga dos campeões. Quero que seja campeão, quero que não venda os melhores, quero que ganhe sempre..sempre...sempre.


Não sei se se esgotou.

Continuo a achar que é bom treinador. Provavelmente não percebeu bem como era o campeonato portugues e achou que seria um passeio. E tambem quis valorizar-se na maior montra.

Ganhamos os dois jogos ao porto, por exemplo. O problema foram os jogos "fáceis".

lonstrup

em anos que nada ganhámos, o desempenho europeu serviu de «troféu» , e diziam que nada tínhamos ganho mas tínhamos atingido uma final europeia. aí, a prioridade do campeonato ficou para segundo plano.

nos anos em que ganhamos o campeonato, o fracasso europeu é desvalorizado, porque afinal o que conta é o campeonato.

este comportamento, sempre a adequar-se ao que mais beneficia a imagem do treinador, não é benéfico para o que aqui importa, o Benfica.

assim como um discurso de diabolização do treinador e desvalorização do que vimos conquistando, também não é benéfico para o que aqui importa, o Benfica.

Não podemos continuar a fazer de conta que enquanto ganharmos o campeonato não faz mal fracassar na liga dos campeões.

Campeonato e 1/8 final da Liga dos Campeões, ambos os objectivos têm de ser alcançados. E alcançando, vamos crescer muito e ser cada vez mais fortes.