Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

andereberna

Bom texto, retirado de um blog chamado "O informador"

Jorge Jesus e o Benfica
Posted on Junho 4, 2015
Caro Jorge,

(Ia chamar-te Jesus mas agora que pareces estar prestes a trocar as forças do bem pelas do mal estás a perder a tua divindade)

Entraste como um furacão. Na tua primeira conferência de imprensa com o símbolo sagrado ao peito prometeste que, contigo, o Benfica ia jogar "pelo menos o dobro". Tinhas razão. Contigo, o Benfica não jogou apenas o dobro. Jogou o triplo, quem sabe o quádruplo. Naquela época de 2009/2010 a onda vermelha varreu os campos do país como um rolo compressor. O Cardozo parecia um velocista. O Di Maria finalmente explodiu. O Aimar, bom, era o Aimar. O Saviola voltou à vida. Havia ainda o Ramirez, o Luisão, o Maxi, o David Luiz, o Nuno Gomes e outros. Talvez um dos melhores planteis dos últimos anos. Mas não importa. Tu eras o capitão aos comandos do navio. Melhor: o comandante aos gritos no navio. Confesso que sempre me fez impressão a forma como falavas – ou melhor insultavas – com jogadores da craveira de Aimar e Saviola. Mas não importava. A equipa ganhava. Ganhou.

O teu segundo ano já foi diferente. Ainda antes de o campeonato começar, já mostravas o que podia acontecer: com uma proposta daquele clube cujo nome não deve ser mencionado, obrigaste o presidente do Benfica a aumentar-te o salário para os famosos quatro milhões. Nos bastidores futebolísticos consta mesmo que falaste com Pinto da Costa, com o telefone em voz alta, à frente de Luís Filipe Vieira. O presidente do Benfica, com medo de repetir o erro de Manuel Vilarinho  com Mourinho, cedeu. Tornou-te o treinador mais bem pago da história do futebol  português. Mas tu não eras o mesmo. Primeiro perdeste a equipa. Começaste a fazê-lo quando trataste de forma inacreditável o guarda-redes titular da equipa. Chama-se Quim, lembras-te? Dispensaste-o para contratar um que "desse pontos". Chamava-se Roberto, lembras-te? Ora o Quim era um elemento querido no plantel. Respeitado. Alguém que nunca abriu a boca em protesto apesar de todos os insultos que foste fazendo ao seu profissionalismo. Fizeste também umas maldades ao Nuno Gomes, outro de quem nunca ouviste uma crítica. Os jogadores percebem essas coisas. Tu gritavas, mas eles já não te ouviam. Nem respeitavam. Todos sabemos o que aconteceu nesse ano. Incluindo a eliminação humilhante da Taça de Portugal, em casa, que meteu uma festa do adversário às escuras.

No teu terceiro ano voltaste a falhar. Mas no quarto reinventaste-te. Prometeste uma época de sonho. Campeonato, Taça, Taça da Liga e Liga Europa – sim, porque a Liga dos Campeões nunca foi contigo. A equipa, renovada, jogava que se fartava outra vez. Prometeste ganhar o campeonato – e ajoelhaste-te no Dragão. Prometeste a Liga Europa – e falhaste outra vez. Prometeste a Taça de Portugal – e foste empurrado pelo Cardozo. Nessa altura tiveste um grande mérito: resististe aos insultos, aos palavrões, aos empurrões para sair. Ficaste. Renovaste o contrato. Resististe. E mostraste a todos que és um belo treinador. No ano seguinte voltaste a todas as finais em que tinhas estado e só perdeste a Liga Europa – outra vez. Calaste tudo e todos. Com a mesma equipa.

Este ano temia-se o pior. Saíram muitos jogadores bons, entraram outros de qualidade duvidosa. Mas tu definiste um objectivo – a conquista do bicampeonato – e conseguiste-o. Tudo o resto ficou para segundo plano. Com uma competência interna que nunca tinhas mostrado. Pela primeira vez em seis anos, não perdeste um jogo com os principais rivais. Um mérito que ninguém te tira. Tal como os 10 títulos em seis anos.

Foram anos bons. Contigo aos gritos no comando, o Benfica voltou ao lugar que é seu por direito. Esse mérito ninguém te tira. Independentemente de, nestes seis anos, o Benfica ter tido os melhores jogadores das últimas duas décadas. Independentemente dos autocarros de atletas que chegaram da América do Sul e que tão depressa apareciam como desapareciam. Independentemente de nunca teres apostado num único jogador da casa. E não, o André Gomes não é exemplo porque, contigo, raramente jogava. Independentemente dos gestos deselegantes que foste tendo e que não dignificam o clube: recordas-te dos cinco dedos apontados ao Manuel Machado? Recordas-te da cena insólita em Guimarães? Recordas-te dos três dedos ao treinador do Tottenham? Recordas-te de tentares aprender inglês porque querias ir para uma grande equipa europeia?

Todos os anos, no Verão, era a mesma coisa: sucediam-se as notícias de que ias para o Chelsea, Real Madrid ou Manchester City. Afinal, vais ali para o outro lado da Segunda Circular. Talvez vás ganhar mais dinheiro, talvez vás para o teu clube do coração. Mas o que te quero dizer é apenas isto. Afinal, vais para pior.

Saíste como entraste. Como um furacão. Agora, os sportinguistas que te insultavam vão idolatrar-te. Os benfiquistas que te idolatravam vão insultar-te. Os que gozavam com a tua forma pouco ortodoxa de lidar com o português vão defender-te. Os que te defendiam, vão gozar-te. Aqueles que toleravam a tua presença porque tinhas uma aura vitoriosa vão lavar a roupa suja em público. Os que diziam mal de ti sem tu saberes vão dar-te palmadinhas nas costas. É pouco racional, mas é a natureza humana quando aplicada ao futebol.

No fim da linha és só um treinador. Mais um dos muitos que passaram pelo clube. Sim, os últimos seis anos foram mais bons do que maus. Pelos vistos, acabaram. Mas só para ti. Perguntas-me se estou triste com a tua partida? Nem por isso. Sabes, é que o Benfica é maior do que qualquer treinador. Tu terás o teu lugar na história, no museu do clube. Mas nunca terás uma estátua à porta do estádio. #rumoao35

dfernandes

Citação de: Cenotaph em 05 de Junho de 2015, 00:03
Citação de: dfernandes em 05 de Junho de 2015, 00:00
Citação de: Holmesreis em 04 de Junho de 2015, 23:59
Só fiquei atemorizado com uma expressão de LFV: "Vou procurar com tempo e sem pressa um treinador ambicioso e comprometido com o Benfica."

"Com tempo e sem pressa", ou seja, este é um processo que pode arrastar-se por semanas, até mesmo ao final de julho. E como sabemos bem, LFV é um perito a preparar pré-épocas e defesos..."

Vamos voltar aos tempos do:

«Calma, o mercado está a correr a nosso favor..."

Mas há dúvidas que é o que vai suceder?

Não foi isso que sucedeu nestes últimos anos em que fomos campeões? É o pão nosso, não stressem.

O que sucedeu nos últimos 20 anos é que o Benfica só foi campeão 4 vezes. Não estou minimamente optimista. Aliás,  não me lembro de estar tão pessimista desde os anos 90.

Vale o que vale.

Palmeirinha

Citação de: Redceltic em 05 de Junho de 2015, 00:16
Citação de: Manso28 em 05 de Junho de 2015, 00:14
Citação de: misticaslb em 05 de Junho de 2015, 00:11
Citação de: Red Bullet em 05 de Junho de 2015, 00:09
Citação de: Survivor em 05 de Junho de 2015, 00:09
O Paulo Bento é Benfiquista.
falso

É de que clube então? Ainda à pouco na CMTV disseram que era desde pequenino.
Mas era a CMTV, que ao mesmo tempo disse que Ronaldo e....Moutinho também o eram  ;D

O Moutinho garanto-te que é Benfiquista!

O Paulo Bento é Benfiquista e é sócio ou era desde a nascença. Se se lembrassem de qd foi contratado ao guimarães sabiam isso.
Confirmo q é benfiquista

miniMilk

Citação de: Rikurveojmal em 05 de Junho de 2015, 00:07
Citação de: cardosox em 05 de Junho de 2015, 00:04
Citação de: Rikurveojmal em 05 de Junho de 2015, 00:02
Citação de: Shoky em 04 de Junho de 2015, 23:57
Citação de: Maxi_14 em 04 de Junho de 2015, 23:56
Citação de: Fireeagle em 04 de Junho de 2015, 23:53
Jesus está a tentar levar Maxi para o Sporting (contactou-o directamente).


Ora aqui está.

Só prova o grande filho da puta que é.

Acho incrível é levarem a sério o que é dito por aqui.

Sendo assim...

Olhem o JJ falou com o Luisão para ir também e o Luisão disse que por ele ia até aos infernos e que sim que aceitava ir e rescindia o contrato pagando ao Benfica.
foste logo dizer isto do fireeagle Lolol

porquê? ele é o artur moraes?
uma pessoa juizo que saiba coisas do clube não vem para aqui contar coisas.
tao o rapaz tem sorte. Tem acertado contratações e info bem mais cedo que a confirmação da CS.

Eu levo-o a sério. Tal como levo mais uns quantos

Marrokinoum

Citação de: Red_Wings em 05 de Junho de 2015, 00:14
Ainda estou para perceber a vossa pancada com o Vítor Pereira...

É que sinceramente não entendo!

é grande treinador percebe muito de futebol!!!

bolas10

Citação de: magoslb em 05 de Junho de 2015, 00:15
MHP não vem. Corre que se retira qd acabar o contrato que tem.
A sério? Ainda é tão novo? Sabes qual é o motivo?

Godescalco

Citação de: PSantiago88 em 05 de Junho de 2015, 00:17
Citação de: klik em 04 de Junho de 2015, 23:43
O Vitoria tb cabe nessa descrição LOL.

Pois cabe e não deve estar descartado

Não só não está descartado, como devia estar, como é o principal favorito.

Deve ser mesmo ele.

Foda-se...é surreal isto.

sergioneo

Citação de: Sirgon em 05 de Junho de 2015, 00:00
Percebo perfeitamente o RAP e partilho da mesma ideia...
Comecei a ver futebol com dedicação a partir de 1993... desde ai até ao JJ só vi o Benfica ganhar 3 vezes... Na Europa miseravel... Apito dourado no seu esplendor...

Chega JJ ganhamos 3 campeonatos em 6 anos deixando o Porto a seco estes 2 anos e o Sporting sempre a comer pó no campeonato... Duas finais europeias... de 23º do Ranking da Uefa para 6º... equipa formatada em que sai o "Manel" e entra o "Manel" sem se notar já grande diferença e os jogadores quase a jogarem de olhos fechados...
E no final... deixa-se cair o Treinador que acompanha e lidera este projecto há 6 anos... logicamente fico fodido... Nao tanto por ir para o clube do coração mas sim por não se querer ao que parece dar continuidade ao presente de vitorias...

Prontos paciência... está feito e não é por isso que vou deixar de pagar quotas e apoiar...     será o Rui Vitória? Boa sorte ao escolhido e só temos é de apoiar!

o jesus acabava o contrato com o BENFICA esta época e deixou arrastar ate a fim da época para renovar com ele. Percebo isso pelo falhanços daqueles 2 campeonatos perdidos contra o vitor pereira do porto, não se queria renovar com ele antes de ter a certeza eu íamos ser Bi.
Mas depois do jogo  de guimaraes, acho que ele merecia prolongar o contrato..
O contrato acabando, o jesus tem todo o direito de ir para qualquer clube. Eu  por exemplo no lugar dele nunca iria para o sporting ou porto, mas isso sou eu que sou socio do BENFICA.Pelo passado que tinha, saindo para um clube fora de Portugal, mesmo voltando ums anos depois para ums daqueles clubes, não haveria problema.
imaginem o marco silva a acabar o contrato com o sporting e sendo campeão.. se ele recebesse um convite do BENFICA.. DEVERIA ACEITAR? SENDO benfiquista?
o jesus tinha tudo para ficar nos nossos imortais e agora quase não devia ter lugar nos ex-funcionários..
espero que a sua descida a nível desportivo comece a serio no dia 9 de agosto contra nos no algarve, com o marco silva no nosso banco.. e rumo ao 35..

FelixBermudes

Citação de: Manso28 em 05 de Junho de 2015, 00:14
Citação de: misticaslb em 05 de Junho de 2015, 00:11
Citação de: Red Bullet em 05 de Junho de 2015, 00:09
Citação de: Survivor em 05 de Junho de 2015, 00:09
O Paulo Bento é Benfiquista.
falso

É de que clube então? Ainda à pouco na CMTV disseram que era desde pequenino.
Mas era a CMTV, que ao mesmo tempo disse que Ronaldo e....Moutinho também o eram  ;D

O Moutinho garanto-te que é Benfiquista!

Era em puto. Agora é só filho da puta.

dfernandes

Citação de: The_King em 05 de Junho de 2015, 00:17

AINDA MAIOR PARA VER SE ENTENDEM DADO QUE A CAPACIDADE DE INTERPRETAÇÃO FICA CARA PARA ALGUNS
A SER VERDADE O QUE VIEIRA DISSE A DEPUTADOS NO JANTAR E NÃO NO DISCURSO ENTENDAM QUE NA TVI 24 DISSERAM

PROVAS DADAS NUM GRANDE CLUBE E NÃO PROVAS DADAS NUM CLUBE GRANDE

É DIFERENTE!


E?

paalexg

Citação de: misticaslb em 05 de Junho de 2015, 00:16
Citação de: Manso28 em 05 de Junho de 2015, 00:14
Citação de: misticaslb em 05 de Junho de 2015, 00:11
Citação de: Red Bullet em 05 de Junho de 2015, 00:09
Citação de: Survivor em 05 de Junho de 2015, 00:09
O Paulo Bento é Benfiquista.
falso

É de que clube então? Ainda à pouco na CMTV disseram que era desde pequenino.
Mas era a CMTV, que ao mesmo tempo disse que Ronaldo e....Moutinho também o eram  ;D

O Moutinho garanto-te que é Benfiquista!

A sério? Foi a primeira vez que o ouvi.
Sempre pensei que fosse do porto. Afinal o cabrão tem bom gosto.
Ele era...depois, segundo o próprio, passou a lagarto e depois para o porto...um verdadeiro vira-casacas...

VitorFernando

Citação de: Oblivium em 05 de Junho de 2015, 00:15
Malta elucidem-me, vejo gente a dizer que não se anunciou o treinador do Benfica porque LFV está a ponderar.

Ora o contrato do Judas não está ainda em vigor?
Só depois da rescisão é que tal pode ser feito. Na minha opinião não há cá ponderações, está mais que decidido e passará pelo Rui Vitória com muita pena minha.
o Benfica pode anunciar o treinador quando quiser, até porque já anunciou que ele vai sair no fim do contrato que acaba este mês.

sobral da serra

Citação de: Gottschalk em 05 de Junho de 2015, 00:16
Para as fontes de gajos como o José Manuel Freitas ou do Seara confirmarem categoricamente agora ao fim da noite que é o Chouriço é porque deve ter havido alguma indicação nesse sentido.

Infelizmente, parece que é mesmo ele.

Estou completamente inconformado.

O Vieira disse que vai decidir nos próximos dias... Não há nada para saber.

Baron_Davis

Citação de: Roting em 05 de Junho de 2015, 00:11
O bdc começa a ser alvo de alguma contestação de alguns sportinguistas que conseguem pensar por si mesmo.
E agora o homem voltava atrás e não contratava o joelhos? Seria épico
ele foi buscar o joelhos tb para amenizar a saída do marco silva

os lags, na generalidade, gostam do marco silva e alguns questionam este despedimento (por não usar o fato  ;D)

agora com que $ foram buscar o joelhos, isso já são outros quinhentos

Velazquez

Citação de: klaxxon em 05 de Junho de 2015, 00:01
Serei o único a preferir o Paulo Bento ou Peseiro ao Rui Vitória?

Para mim, o ideal mesmo era o Leonardo Jardim! Marco Silva tanto pode dar certo como torto, sinceramente não sei se tem o perfil e a experiência adequados.
Claro que não.E quem não prefere não consegue dizer porquê