Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

André Sousa

Citação de: RedEagleNN em 04 de Janeiro de 2016, 00:09
Reparem, o sporting é um clube tão insignificante, que está a fazer um excelente campeonato e tem apenas mais 2 pontos que o porto e 4 que o Benfica, que estão a fazer jogos de merda. É interessante, no mínimo. E não vou falar dos escândalos de arbitragem em determinados jogos deles.

O Sporting não está a fazer um bom campeonato por causa disso.

Está a fazer um bom campeonato porque tem 15 jogos feitos e 2 empates e uma derrota.

O Benfica, por esta altura do ano passado, tinha 1 empate e uma derrota, o que ainda era mais fabuloso.

koiok

Citação de: Lúcio Gomes em 04 de Janeiro de 2016, 00:10
Citação de: Shoky em 04 de Janeiro de 2016, 00:04
Aliás, davam ao Trap este plantel desta época...que é uma boa salgalhada...e ele até se benzia todo. Ainda lhe dava um ataque com tanto chocolate disponivel.

Achei que era unânime que num ano normal...aquele plantel do Benfica era para ficar em 6º lugar. Aquilo nem plantel se pode chamar. Foi um autêntico milagre...um Benfica com 7 ou 8 jogadores de qualidade mínima...sagrar-se campeão nacional. Nunca mais verei nada assim.
Se não ganhas ao menos tenta não perder! Que campeonato mítico! O nosso futebol era medonho...mas lá esta! Tínhamos o Trapp! E os nossos rivais também deram muitos tiros no pé... È bom dizer!

Os avançados do Trapattoni eram: um gajo que sabia fazer tabelinhas e falhava 3 em cada 4 isolado com o GR, um jogador que mais tarde veio-se a descobrir que afinal era defesa central, um gajo que deve ter passado 90% dessa época lesionado e um coxo que ia marcando golos de carambola quando a equipa já estava desesperada. Ter sido campeão com isto foi um milagre tremendo.

Baron_Davis

#939137
Citação de: André Sousa em 04 de Janeiro de 2016, 00:08
Citação de: Baron_Davis em 04 de Janeiro de 2016, 00:05
creio que foi bem mais cedo

sim, a meu ver, não podes dissociar totalmente, ou reduzir ao mínimo, o trabalho técnico do treinador ao ambiente e enquadramento onde se encontra

claro que, na final, foi caricata, disse o contrário? como foi a kelvinada, por ex

dito isto, como referi na 1ª posta, se Benfica e vara tivessem treinadores mais capazes e mais capacitados a nível técnico e táctico (vp, villas, m silva, fonseca, e tantos outros que andam por aí: Sampaoli, Marcelino Toral) , a vantagem que o sportem tem neste momento, no banco, seria praticamente residual

Risco o MS e o PF. Os outros até aceito, principalmente os dois portugueses. Mas, uma vez mais, vais de encontro ao que digo. A vantagem era residual. Mas aí estás a assumir que o JJ é um excelente treinador, principalmente no contexto em que nos encontramos, que é o que interessa considerar. Exista lá quem existir no Benfica e no Porto.
é francamente bom treinador e, actualmente, o melhor do tugão

a vantagem residual seria nos casos de MS e PF, com os outros não tem vantagem nenhuma

isso não impede de poder fracassar no campeonato, de já ter sido eliminado da taça, como infelizmente foi "n" vezes no Benfica e desdenhar a europa, ou pelo menos demonstrar isso

uma coisa é ter vitorias e lorpateguis na concorrência, outra, completamente diferente, é ter treinadores do outro lado

Çula

Citação de: Skjaer em 03 de Janeiro de 2016, 23:39
O trabalho de Vilas-Boas no Porto, conheço quem "jure a pés juntos" que não se voltou a repetir porque não tinha a seu lado o verdadeiro estratega daquele Porto, o Vitor Pereira.

As unidades de treino sei que era ele que as assinava e posteriormente as operacionalizava no campo, o AVB depois dava-lhes o seguimento.

Se hoje falares com os jogadores campeoões nesse ano de 10/11 todos eles te falarão da importância do VP, na mesmíssima medida da importância que o Jesualdo teve nas coisas que conquistámos no tempo do Toni.

Já dizia o grande Mário Palma "não quero um adjunto que seja o meu braço direito, para isso trago a minha mulher pró treino. Quero um adjunto que seja muito melhor estratega do que eu e que veja em 5 segundos aquilo que eu demoro 6 a ver".

Shoky

Citação de: André Sousa em 04 de Janeiro de 2016, 00:06
Citação de: Shoky em 03 de Janeiro de 2016, 23:53
Acho que essa até é uma discussão interessante. Mas é se saírmos do básico e formos discutir o essencial.

a) A questão dos 21 pontos...claro que o campeonato estava perdido, mas resultou andarmos a alombar de toda a gente com suplentes? Respondo-te claramente. Não resultou. Pelo contrário.
O 11 em casa com o Portimonense é decadente e permitiu um empate. Esse empate permitiu que duas semanas depois o Porto fosse campeão na Luz. O que minou completamente a confiança para a Meia Final da Taça de Portugal. E obviamente para a Liga Europa.
Foi uma decisão de merda, que claramente não resultou. E que sirva para no futuro não voltarmos a fazer semelhante cagada.

b) 2009/10. Sim, o Braga foi levado ao colo.
Sim, o Benfica fez um campeonato fabuloso. Mas nas jornadas finais notava-se já a agora celebrizada miaufa jesuíta antes da decisão.
Garanto-te a ti que se aquele campeonato tivesse mais uma jornada fora de casa...o Benfica perdia aquele campeonato. A forma como ele vai ao Dragão perder contra 10 e não contente ainda mete os 3 jogadores em risco todos a titulares e os perde para a última jornada é má demais.
Depois, contra 10 do Rio Ave desde os 7 minutos e a ganhar 1-0. A precisar dum empate...e o cheiro a cócó era assustador.


Mas ganhou em 2009/10. E ganhou bem. No final de contas é o que interessa, meteu uma época inteira na história e nunca a esqueceremos.
O mesmo o fez em 2010/11 pela negativa.

A grande diferença foi: o Benfica começou o campeonato com 3 derrotas em 4 jogos. 2-1 contra o Gil, com a piçada do Laionel, o jogo na Choupana com aquele figurão do Roberto, e o saque do Benquerença. Tudo bem. A partir daí foi sempre a correr atrás do prejuízo. Após os 5 no Dragão lá engrenámos e fizemos uma série de 18 vitórias consecutivas em todas as competições. O Porto empatou em Guimarães, no jogo do mea culpa do AVB, e empatou em Alvalade. O Benfica ficou com 7 a menos e andou sempre com esperança de ver uma escorregadela do Porto, para, depois em casa, diminuir a desvantagem e tornar aquilo numa diferença de um jogo, apenas. Aconteceu o que aconteceu em Braga e o JJ entregou o campeonato, para tentar descansar uma equipa quase estoirada e sem Salvio, que ficou de fora em Estugarda.

Foi uma decisão de merda, certo. Não acho que tenha tido tanta influência como queres dizer, até porque o Benfica já tinha entregue o campeonato e praticamente não contava com ele para nada. Foi uma decisão de merda porque permitiu o Porto ser campeão na Luz, com tudo o que isso acarreta. Não acho que tenha uma influência assim tão grande para os jogadores, porque o foco já estava fora do campeonato. Para nós sim. Mas nós somos adeptos.

Influência, em termos psicológicos, para mim teve a Kelvinada e o golo do Ivanovic. Mesmo assim, o Benfica fez um jogaço contra o Chelsea. Contra o Vitória é que não jogámos um charuto.

Não garantes nada, Shoky... o Benfica acabou com mais 5 pontos e, na segunda volta, perdemos pontos em Setúbal e no Dragão. Só.

Teve influência e de que maneira. E no próprio Jesus.
Aquele 1-3 na Luz é inenarrável. Imperdoável.

Em 2009/10 a coisa estava tremida para o final. O Braga simplesmente não cedia. Foram 5 pontos porque ganhámos ao Rio Ave, senão eles venciam na Madeira. E se o Benfica tem de ir a um Setúbal desta vida...o campeonato ia ao ar. Ok, não posso garantir. Mas sinto-o. Da mesma forma que sinto que se o Porto tem ganho na Choupana na época passada, o Benfica o perderia.

Hanzo

No ano de Vilas Boas o que aconteceu foi aquela jogo da Supertaça em que eles supostamente estavam por baixo  por causa dos resultados da pré-época e nós fomos com a ideia que já tínhamos aquilo ganho. Resultado perdemos (e bem) aquele jogo e começámos pessimamente em termos psicológicos o Campeonato com os resultados a condizerem. Depois de facto houve uma fase (Janeiro e Fevereiro se não estou em erro)em que não perdíamos pontos, mas que o Porto também não o fazia, até que explodiu por não haver rotação de equipa e definitivamente com a derrota em casa com eles. A partir daí o Jesus desiste do Campeonato por causa da Europa andando a colocar consecutivamente pessoal que praticamente não tinha jogado. Tinha tudo para também não dar bom resultado e foi isso que aconteceu.

RedEagleNN

Citação de: André Sousa em 04 de Janeiro de 2016, 00:13
Citação de: RedEagleNN em 04 de Janeiro de 2016, 00:09
Reparem, o sporting é um clube tão insignificante, que está a fazer um excelente campeonato e tem apenas mais 2 pontos que o porto e 4 que o Benfica, que estão a fazer jogos de merda. É interessante, no mínimo. E não vou falar dos escândalos de arbitragem em determinados jogos deles.

O Sporting não está a fazer um bom campeonato por causa disso.

Está a fazer um bom campeonato porque tem 15 jogos feitos e 2 empates e uma derrota.

O Benfica, por esta altura do ano passado, tinha 1 empate e uma derrota, o que ainda era mais fabuloso.
Sim, mas não podes separar os feitos de cada equipa com a sua dimensão. Foi isso que quis dizer.

Mas é verdade que o sporting não joga nada, e praticamente só jogou bem contra os grandes, mérito do treinador. De resto.. temos visto muita ajudinha e muito 1-0 aos 90. Mas conta, claro.

Shoky

Citação de: André Sousa em 04 de Janeiro de 2016, 00:13
Citação de: RedEagleNN em 04 de Janeiro de 2016, 00:09
Reparem, o sporting é um clube tão insignificante, que está a fazer um excelente campeonato e tem apenas mais 2 pontos que o porto e 4 que o Benfica, que estão a fazer jogos de merda. É interessante, no mínimo. E não vou falar dos escândalos de arbitragem em determinados jogos deles.

O Sporting não está a fazer um bom campeonato por causa disso.

Está a fazer um bom campeonato porque tem 15 jogos feitos e 2 empates e uma derrota.

O Benfica, por esta altura do ano passado, tinha 1 empate e uma derrota, o que ainda era mais fabuloso.

O mais fascinante no meio disto tudo é que o Rui Vitória se tem empatado os dois jogos grandes...estava em 1º, a fazer um belo campeonato.
Para mim é mesmo fascinante como se vai ganhar a Braga, Setúbal e Guimarães ...com este pseudo-futebol dos anos 80.

André Sousa

Citação de: Lúcio Gomes em 04 de Janeiro de 2016, 00:11
André, não achas que o MS era, neste momento, treinador para o Benfica?

Acho que era uma solução muito melhor que o RV, claramente. Mas, como se disse que o JJ ia para Alvalade, o meu eleito era o VP. Pela eficiência que mostrou em dois anos de Porto.

E eu disse aqui várias vezes que tinha as minhas dúvidas em relação a ele, mas para esta espécie de micro-clima estou em crer que era a melhor opção que tínhamos disponível.

Depois ainda ia para outros, mas com outro risco, nomeadamente o Sampaoli.

O Marco Silva, principalmente após a saída do Sporting, deixou-me muitas dúvidas, pelo modelo de jogo que tinha e pela operacionalização do mesmo.

RedEagleNN

Citação de: Shoky em 04 de Janeiro de 2016, 00:16
Citação de: André Sousa em 04 de Janeiro de 2016, 00:13
Citação de: RedEagleNN em 04 de Janeiro de 2016, 00:09
Reparem, o sporting é um clube tão insignificante, que está a fazer um excelente campeonato e tem apenas mais 2 pontos que o porto e 4 que o Benfica, que estão a fazer jogos de merda. É interessante, no mínimo. E não vou falar dos escândalos de arbitragem em determinados jogos deles.

O Sporting não está a fazer um bom campeonato por causa disso.

Está a fazer um bom campeonato porque tem 15 jogos feitos e 2 empates e uma derrota.

O Benfica, por esta altura do ano passado, tinha 1 empate e uma derrota, o que ainda era mais fabuloso.

O mais fascinante no meio disto tudo é que o Rui Vitória se tem empatado os dois jogos grandes...estava em 1º, a fazer um belo campeonato.
Para mim é mesmo fascinante como se vai ganhar a Braga, Setúbal e Guimarães ...com este pseudo-futebol dos anos 80.


É um caso de estudo, de facto.

André Sousa

Citação de: Hanzo em 04 de Janeiro de 2016, 00:15
No ano de Vilas Boas o que aconteceu foi aquela jogo da Supertaça em que eles supostamente estavam por baixo  por causa dos resultados da pré-época e nós fomos com a ideia que já tínhamos aquilo ganho. Resultado perdemos (e bem) aquele jogo e começámos pessimamente em termos psicológicos o Campeonato com os resultados a condizerem. Depois de facto houve uma fase (Janeiro e Fevereiro se não estou em erro)em que não perdíamos pontos, mas que o Porto também não o fazia, até que explodiu por não haver rotação de equipa e definitivamente com a derrota em casa com eles. A partir daí o Jesus desiste do Campeonato por causa da Europa andando a colocar consecutivamente pessoal que praticamente não tinha jogado. Tinha tudo para também não dar bom resultado e foi isso que aconteceu.

O Benfica abdicou do campeonato após a derrota na Pedreira.

RedEagleNN

Citação de: André Sousa em 04 de Janeiro de 2016, 00:16
Citação de: Lúcio Gomes em 04 de Janeiro de 2016, 00:11
André, não achas que o MS era, neste momento, treinador para o Benfica?

Acho que era uma solução muito melhor que o RV, claramente. Mas, como se disse que o JJ ia para Alvalade, o meu eleito era o VP. Pela eficiência que mostrou em dois anos de Porto.

E eu disse aqui várias vezes que tinha as minhas dúvidas em relação a ele, mas para esta espécie de micro-clima estou em crer que era a melhor opção que tínhamos disponível.

Depois ainda ia para outros, mas com outro risco, nomeadamente o Sampaoli.

O Marco Silva, principalmente após a saída do Sporting, deixou-me muitas dúvidas, pelo modelo de jogo que tinha e pela operacionalização do mesmo.


Não sei se isso não teve um peso determinante na escolha da estrutura do Benfica no RV.

André Sousa

Citação de: Shoky em 04 de Janeiro de 2016, 00:16
O mais fascinante no meio disto tudo é que o Rui Vitória se tem empatado os dois jogos grandes...estava em 1º, a fazer um belo campeonato.
Para mim é mesmo fascinante como se vai ganhar a Braga, Setúbal e Guimarães ...com este pseudo-futebol dos anos 80.

Acho que é elucidativo o suficiente de como o Benfica tem excelentes jogadores.

Eu retirava o Setúbal daí. E mesmo o Guimarães...

Braga sim, surpreendeu-me bastante.

Shoky

E não posso esquecer os 4 jogos que o Sporting ganhou com golos nos descontos...
8 pontos.

Simplesmente não é normal. Em 4 jogos em que não jogaram beata. Tondela (penalty absurdo do Murrilo aos 95), Arouca (deviam ter perdido), Nacional (contra 10 o jogo todo) e Belenenses (esta nem comento).

Godescalco

Citação de: Shoky em 04 de Janeiro de 2016, 00:12
Citação de: Gottschalk em 04 de Janeiro de 2016, 00:06
Citação de: Shoky em 04 de Janeiro de 2016, 00:01
Citação de: Gottschalk em 03 de Janeiro de 2016, 23:54
Citação de: Shoky em 03 de Janeiro de 2016, 23:45
Citação de: Gottschalk em 03 de Janeiro de 2016, 21:57
O 11 titular do Trap dá de calcanhar no 11 titular do Jesus no Sporting.´

Nem sei como pode haver dúvidas disso.

Então não dá...
Começa logo na baliza. De calcanhar mas para auto-golo.
E termina no ataque. De calcanhar, mas para fora do estádio...

Quem dera ao Sporting e ao Jorge ter o 11 do Trap.

Simão, Manuel Fernandes, Petit, Geovanni, Miguel, Luisão, Nuno Gomes...tudo no seu auge. Ui...

Estás a brincar com esta merda.
Que caralho fazia o Jesus com o Nuno 7 golos no campeonato Gomes? Metia-o a lavar pratos?
E aquele Luisão era o quê na altura?
O Geovanni?

Esse Benfica tinha 3 foras de série...Manuel Fernandes, Miguel e Simão (meia época todo fodido com pubalgia). Depois tinha Petit, Luisão e Ricardo Rocha. 3 bons jogadores que davam garantias.
Geovanni aparecia nos jogos grandes.

O resto era lixo.

Estamos a projectar essa equipa treinada pelo Jesus em vez do plantel do Sporting actual, o que faria com que o que até apelidas de "lixo" parecesse razoável. E o Nuno faria semelhante ou melhor do que fez com o Koeman na época seguinte, por exemplo.

Já o Luisão...bem, basta ver o que evoluiu com o "cérebro." Talvez o jogador onde se notou mais o dedo do treinador.

É um exercício teórico, Shoky. Já agora quais são os foras-de-série deste plantel do Sporting?

O plantel do Sporting não é nada de especial...mas o Aquilani ou o Montero são suplentes neste Sporting.
O Benfica simplesmente não tinha sequer 11 quanto mais banco. O Sporting tem um 11 relativamente forte e ainda tem 6 ou 7 bons jogadores para lançar vindos do banco e acrescentarem qualidade.

O nosso plantel também é fraco à luz do estado em que está o nosso futebol actualmente e o próprio Benfica. Porque no nosso banco tens gajos que eram titularissimos naquele tempo...
Aquele plantel era inenarrável. Em Penafiel tivemos 3 ausências, Nuno Gomes, Manuel Fernandes e Luisão. Jogaram André Luis, Bruno Aguiar e Karadas.
Estes 3 estarolas nem no actual Setúbal eram titulares. Tem noção disso.

Eu falei de 11 titular do Trap contra o 11 titular do Jesus neste Sporting, não falei de plantéis. Falei de um 11 titular óptimo, se preferires. Em abstracto (não estou a considerar lesões por exemplo) considero o nosso 11 titular da altura do Trap melhor do que o 11 do Sporting hoje. Experimenta ir buscar os plantéis e faz um melhor 11 de cada um. O nosso dá de taconazo mesmo.

Era esse o exercício teórico. Que o plantel de 04/05 era limitado sei eu bem. Que foi um título épico e inesquecível sei eu bem. Que se podia e devia ter jogado melhor também sei eu bem.

Basta ver o Nuno Gomes "acabado" a fazer uma grande época no ano seguinte, por exemplo.