Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

The_Riggs

Citação de: SURREAL9 em 09 de Dezembro de 2020, 16:42
É para puxar o racismo para os dois lados ? 
Ignorem o canal... é só um exemplo. Não sou Nazi nem de extremas direitas ou que merda seja.

https://www.youtube.com/watch?v=BmA8Mf2e5lM&ab_channel=InvictusPortucale

O Gilmário Mvemba é comediante, preto e de Angola, tem vindo a Portugal participar em alguns eventos de comédia e faz sempre essa piada do preto num país de brancos, de lhe estarem a pagar para dizer mal de brancos, etc e tal.

Nada contra, até acho piada, mas é apenas para mostrar as duas faces da questão. Se fosse um branco a fazer uma piada sobre um preto ser escravo estava fodido.

JPE

Citação de: The_Riggs em 09 de Dezembro de 2020, 16:48
Ignorem o canal... é só um exemplo. Não sou Nazi nem de extremas direitas ou que merda seja.

O Gilmário Mvemba é comediante, preto e de Angola, tem vindo a Portugal participar em alguns eventos de comédia e faz sempre essa piada do preto num país de brancos, de lhe estarem a pagar para dizer mal de brancos, etc e tal.

Nada contra, até acho piada, mas é apenas para mostrar as duas faces da questão. Se fosse um branco a fazer uma piada sobre um preto ser escravo estava fodido.
Já a fiz várias vezes com amigos meus Angolanos, sem stress. 

Espártaco

Citação de: JPE em 09 de Dezembro de 2020, 16:51
Citação de: The_Riggs em 09 de Dezembro de 2020, 16:48

Já a fiz várias vezes com amigos meus Angolanos, sem stress.

Já o Invictus Portucale não percebeu a piada.  :disgust:

JPE

Citação de: SURREAL9 em 09 de Dezembro de 2020, 16:52
Citação de: JPE em 09 de Dezembro de 2020, 16:45

Estou chocado....isto é algo que eu nunca imaginei, só peço a  Deus que nos ajude para não voltarmos a ter de ver vídeos com este tipo de conteúdo violento que prova o racismo dos pretos contra os brancos.

Não queres videos ? Só para chatear.. toma lá o Mamadou

https://www.youtube.com/watch?v=xA-sZlmFWQM&ab_channel=InvictusPortucale
Mete aí também aquele vídeo do José Rodrigues dos Santos a dizer que o gazeamento dos judeus foi uma "morte humana".

Ou esse já pode ser considerado fora de contexto?

SURREAL9

Citação de: JPE em 09 de Dezembro de 2020, 16:53

Estou chocado....isto é algo que eu nunca imaginei, só peço a  Deus que nos ajude para não voltarmos a ter de ver vídeos com este tipo de conteúdo violento que prova o racismo dos pretos contra os brancos.

Mete aí também aquele vídeo do José Rodrigues dos Santos a dizer que o gazeamento dos judeus foi uma "morte humana".

Não sei quem são os Judeus e muito menos quem é o Zé manel dos Reis.

pap12

Citação de: Almeida92 em 09 de Dezembro de 2020, 12:44
Citação de: pap12 em 09 de Dezembro de 2020, 12:35
Citação de: Almeida92 em 09 de Dezembro de 2020, 12:21
Ninguém no clube mete mão nisto? Agora cada vez que fala vem dizer alguma coisa imbecil?

Na tua opinião
Claro, capitão óbvio.

E não é obvio que dizeres que o clube tem que por mão nisto, com base na tua opinião não faz sentido? Capitão sem noção

FAGL_BEN

Estamos a tratar o racismo de um modo muito superficial e assente no ponto de vista, muitas vezes insensível, daqueles que o não vivenciam. E a verdade é que há muito racismo por aí.

Começando pelas palavras "preto"  e "negro", cujo sentido pejorativo tem um historial de séculos associado à escravatura, é óbvio que a maior parte das pessoas quando as usa não é inocentemente. E todos sabemos disso!  Claro que, em contextos de plena amizade e confiança, pode ser usado sem essa carga...

Tendo amigos das mais diversas proveniências culturais e diferentes fisionomias, nunca achei piada a que se referissem ao seu aspeto físico,  troçando e diminuindo-os em frente doutras - careca, gordo, baixo ...- , como se isso lhes retirasse algo da sua humanidade e os fizesse menos valiosos ou amados.

Agora, acrescentem a estes momentos, pelos quais, de uma maneira ou de outra, todos passamos, situações específicas decorrentes de racismo mais ou menos encapotado. É um acréscimo de humilhações para as pessoas e já presenciei muitos desses momentos.

Cabe a cada um de nós marcar a diferença, efetiva e ativa, nas nossas relações interpessoais.

Madiria

Lá está... quando se tiram as coisas do contexto (como aconteceu nesse caso), dá asneira.
Mas sem dúvida que esse é um bom exemplo para se comprar com o do caso do 4.º arbitro no jogo da L.C.
Parece-me, e digo parece-me porque não percebo romeno e por isso não consigo contextualizar o que disse o arbitro romeno, que em nenhum dos casos há racismo.

No caso do vídeo, para quem vir o discurso do Mamadu e não for mal intencionado ou quiser armar confusão, percebe perfeitamente que o "matar o homem branco" não é no sentido literal, obviamente! Que é uma expressão, de acabar com a mentalidade que ainda existe (sim ainda existe bastante, infelizmente) do homem branco colonizador. Que é, como todos sabemos, uma mentalidade de superioridade da raça branca, sobre a raça negra... e eu estou a 100% com o Mamadu. É urgente acabar com essa mentalidade.

Por outro lado no caso do arbitro (e aqui faço a ressalva, que é o que me parece, não percebo romeno) utilizou uma característica de uma pessoa para a identificar. Isso deveria ser tão natural como dizer o ruivo, o loiro, o alto, etc etc etc. Percebo também, que como ainda existe ainda muito a tal mentalidade "de homem branco colonizador", esta expressão possa ter sido sentida com ofensiva por quem pertence a uma etnia que foi e ainda é muito reprimida, descriminada e mal tratada.
No entanto, para mim não me parece que tenha existido racismo por parte do 4.º arbitro.
E mais, será um optimo sinal, quando dizer que alguém é preto, moreno, ruivo, loiro, etc, tenha a mesma conotação e nem se pensa que será uma ofensa. Será sinal que vivemos numa sociedade bem melhor.

Almeida92

Citação de: pap12 em 09 de Dezembro de 2020, 16:59
Ninguém no clube mete mão nisto? Agora cada vez que fala vem dizer alguma coisa imbecil?

Na tua opinião
Claro, capitão óbvio.

E não é obvio que dizeres que o clube tem que por mão nisto, com base na tua opinião não faz sentido? Capitão sem noção
Não, o clube tem de pôr mão nisto porque ele só diz merda. É o Messi que não tem paixão pelo jogo, o racismo que é uma moda.

Espártaco

Citação de: FAGL_BEN em 09 de Dezembro de 2020, 17:02
Estamos a tratar o racismo de um modo muito superficial e assente no ponto de vista, muitas vezes insensível, daqueles que o não vivenciam. E a verdade é que há muito racismo por aí.

Começando pelas palavras "preto"  e "negro", cujo sentido pejorativo tem um historial de séculos associado à escravatura, é óbvio que a maior parte das pessoas quando as usa não é inocentemente. E todos sabemos disso!  Claro que, em contextos de plena amizade e confiança, pode ser usado sem essa carga...

Tendo amigos das mais diversas proveniências culturais e diferentes fisionomias, nunca achei piada a que se referissem ao seu aspeto físico,  troçando e diminuindo-os em frente doutras - careca, gordo, baixo ...- , como se isso lhes retirasse algo da sua humanidade e os fizesse menos valiosos ou amados.

Agora, acrescentem a estes momentos, pelos quais, de uma maneira ou de outra, todos passamos, situações específicas decorrentes de racismo mais ou menos encapotado. É um acréscimo de humilhações para as pessoas e já presenciei muitos desses momentos.

Cabe a cada um de nós marcar a diferença, efetiva e ativa, nas nossas relações interpessoais.

Também sempre tive a mesma atitude e por isso sou avesso a todo o tipo de extremismos.

goldfrapp

Citação de: JPE em 09 de Dezembro de 2020, 16:53

Ok, mas, tirando por exemplo no 'Documents of Destruction: Germany and Jewry, 1933-1945' (Hilberg, Quadrangle Books, 1971), ou por exemplo no 'Two Decisions Concerning the "Final Solution to the Jewish Question": Deportations to Lodz and Mass Murder in Chelmno' (Witte, Holocaust and Genocide Studies, Volume 9, Issue 3, Winter 1995: 318-345), ou por exemplo no 'Initiating the Final Solution: The Fateful Months of September-October 1941' (Browning, Center for Advanced Holocaust Studies, United States Holocaust Memorial Museum, 2003), ou por exemplo no 'The Routledge History of the Holocaust' (Friedman, Taylor & Francis, 2010), ou por exemplo no 'The Holocaust: An Encyclopedia and Document Collection' (Bartrop e Dickerman, ABC-CLIO, 2017), ou por exemplo no 'Perpetrating the Holocaust: Leaders, Enablers, and Collaborators' (Bartrop e Grimm, ABC-CLIO, 2019), aposto que não é possível encontrar em lado nenhum qualquer referência académica e/ou documental que suporte aquela afirmação infame e tresloucada do José Rodrigues dos Santos.

The_Riggs

Citação de: Almeida92 em 09 de Dezembro de 2020, 17:12

Na tua opinião
Claro, capitão óbvio.

Não, o clube tem de pôr mão nisto porque ele só diz merda. É o Messi que não tem paixão pelo jogo, o racismo que é uma moda.

O JJ dá-me um nó no cérebro cada vez que fala.

Ouvi a sua CI no domingo e a parte do VAR ...

" O VAR faz sentido se virem as três jogadas antes "

para segundos depois dizer

" não faz sentido anular um golo porque a jogada se iniciou com uma falta à entrada da área da equipa que marcou"

Barolas

Citação de: bmuc79 em 09 de Dezembro de 2020, 16:11

Voltou a turminha da moral e bons costumes...

A culpa é da CS que só faz perguntas de merda e que não tem assunto.

Não, a culpa é de um tipo que simplesmente não se sabe exprimir. Há dias para falar do VAR, não foi capaz de ser claro no que quis transmitir. Se não sabe o que dizer fica calado. Mais grave é quando são temas sensíveis da sociedade.

Jotenko

Citação de: The_Riggs em 09 de Dezembro de 2020, 17:17
Citação de: Almeida92 em 09 de Dezembro de 2020, 17:12

Na tua opinião
Claro, capitão óbvio.

O JJ dá-me um nó no cérebro cada vez que fala.

Ouvi a sua CI no domingo e a parte do VAR ...

" O VAR faz sentido se virem as três jogadas antes "

para segundos depois dizer

" não faz sentido anular um golo porque a jogada se iniciou com uma falta à entrada da área da equipa que marcou"

a única cena que não faz sentido é alguém ainda tentar tirar sentido das merdas que o jj diz