Jorge Jesus

Treinador, 70 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

André Sousa

Citação de: Mariachi em 25 de Maio de 2021, 01:51
Então mas isso foi o que eu disse, concordo em atribuir a culpa a quem planeou a equipa e descuidou este sector. E descuidou no sentido de não ter visto que os intervenientes que tinha para lá colocar não iam resultar, pelo menos se a ideia era usar um meio campo a dois.

Também aziei pela saida do Tino e sempre tive a panca desde o inicio de o ver a fazer dupla com o Weigl, ou pelo menos que se tentasse. Se foi o JJ que o chutou, não sei, mas devia ter ficado, claramente.

Não. No primeiro tivemos Enzo, no segundo tivemos Enzo/Pizzi/Talisca, no terceiro tivemos Renato e no quarto é que veio o Pizzi, na altura até começou o Horta a titular mas acabou por ser o Pizzi a jogar a 8.

Também foi o que eu disse. Mas esse Pizzi não é o mesmo de hoje, nem o seu colega é um jogador das caracteristicas do Fejsa. E foi muito por culpa do Fejsa e da sua capacidade de aguentar o meio que o Pizzi foi determinante nesse ano.

O Gabriel vale, por isso escrevi que pensei que o JJ conseguisse tirar mais dele, mas o Gabriel na sua melhor fase no Benfica, um pouco como o Pizzi, tinha um jogador ao lado completamente vocacionado para a vertente defensiva. O Weigl para mim não é esse jogador. Mas é verdade, o Lage tirou o melhor dele, mas também foi ainda na fase do Lage que ele entrou em modo "despreocupado".

Essa historia do top mundial é obviamente um exagero e não a colo a mim porque nunca defendi tal coisa. Achei ao inicio que o JJ viesse fazer a diferença, apesar de não ser melhor opção disponivel na altura.
Assim dentro das suas virtudes e limitações, acho que com os medios que ficaram disponiveis, seria complicado criar um meio campo solido e que funcionasse dentro do modelo que tinha planeado.

Eu até acho que nem "inventando" um meio campo a 3, com a intensidade dos nossos medios, alguma coisa iria resultar.

Não é porque tu terminas com um "(...)mas muito da tremideira no meio campo passou pelas caracteristicas dos intervenientes.", algo que mesmo sendo verdade, acaba por discordar na importância que lhe dás, porque ninguém vê o Sporting a jogar com o Bragança e com o João Mário em simultâneo, metendo dois extremos e dois avançados ao seu lado, nem ninguém vê o Porto a jogar com o Fábio Vieira e o Otávio no meio campo.

Mas isso tudo é responsabilidade do treinador.

Se o treinador não percebe que não tem jogadores para jogar de determinada forma, tem de alterar isso, tem de adaptar o modelo às características dos jogadores que tem. Da mesma forma que não fazia sentido em 10/11 jogar em 4-4-2 tendo Gaitán e Salvio para substituir Di Maria e Ramires, hoje também não faz grande sentido abordar uma época com um 4-4-2 jogando com dois extremos e dois médios que se destacam pela capacidade com bola.

O Benfica no meio campo tem opções mais do que válidas para jogar num meio campo a três. Dava inclusive para jogar num 4-2-3-1 se tem ficado com o Florentino e com o Weigl, deiaxando outro médio para jogar nas costas do avançado. Ou dava inclusive para jogar com Weigl, Gabriel e Pizzi/Chiquinho/Taarabt. Ou Florentino, Gabriel e outro criativo. Ou mesmo Weigl, Florentino e Gabriel.

O principal ponto é esse. Por alguma razão é que se pagam valores exorbitantes ao JJ e à sua equipa técnica, é para criar soluções que os outros, por norma, não conseguem criar. O que se vê é que o JJ sendo supostamente muito melhor que os outros, tem de ter condições à sua medida para triunfar, sendo desculpa quando isso não acontece, ao contrário do que acontece com outros que são corridos independentemente das condicionantes.

Ninguém esperava que o JJ criasse um 4-4-2 assimétrico no seu primeiro ano, transformando o Ramires numa espécie de falso ala, protegendo assim a utilização do Aimar como 8/10. Ninguém esperava que o JJ fizesse do Matic um 6, ou do Enzo um 8. Foda-se, custa muito olhar para o que tem e meter a equipa a jogar futebol?

O Amorim olhou para o plantel que tinha no Sporting, definiu que queria jogar com três centrais, subiu o Gonçalo Inácio, subiu o Nuno Mendes, contratou o Porro, repescou o Palhinha, apostou no Matheus Nunes e no Daniel Bragança...

Não dá para defender isto tendo como base a qualidade individual. 

André Sousa

Citação de: bmuc79 em 25 de Maio de 2021, 02:03

Mister vou ser titular?

Não

Então xau.

Mister vou ser titular?

Vais, quando não houver Weigl. E Gabriel. E Samaris.

Então espera aí só um bocadinho que já venho.

André Sousa

Citação de: bmuc79 em 25 de Maio de 2021, 01:54
Empandeirou...
Dispensou...

Discutir semântica no tópico do JJ não deixa de ser irónico, mas sim, foi o JJ que o dispensou. Contava tanto com ele como contava com o Bernardo, com o Cancelo e com o João Teixeira. Iam jogar... quando as três ou quatro opções à sua frente não estivessem disponíveis.

O próprio JJ admite isso quando diz que o Florentino pediu para sair porque ia jogar pouco, a não ser que tu aches que o deixou sair quando contava com ele para ter um papel importante na equipa.

bmuc79

Citação de: André Sousa em 25 de Maio de 2021, 02:06
Citação de: bmuc79 em 25 de Maio de 2021, 02:03

Mister vou ser titular?

Não

Então xau.

Mister vou ser titular?

Vais, quando não houver Weigl. E Gabriel. E Samaris.

Então espera aí só um bocadinho que já venho.

Mister vou ser titular?

Não.

Então xau.

Ok, para a tua posição tenho Weigl, Gabriel e Samaris, podes ir.

Preciso de jogar, vou para o Monaco fazer 235 minutos..

André Sousa

Citação de: bmuc79 em 25 de Maio de 2021, 02:13
Mister vou ser titular?

Não.

Então xau.

Ok, para a tua posição tenho Weigl, Gabriel e Samaris, podes ir.

Preciso de jogar, vou para o Monaco fazer 235 minutos..

A história termina na parte do Gabriel e nem chega à do Samaris.

Mas depois chora-se porque não há jogadores para jogar em 4-2-3-1.

É um bocado como a história do "precisamos de um jogador que marque golos" e a dispensa do Vinicius.

bmuc79

Citação de: André Sousa em 25 de Maio de 2021, 02:09
Citação de: bmuc79 em 25 de Maio de 2021, 01:54
Empandeirou...
Dispensou...

Discutir semântica no tópico do JJ não deixa de ser irónico, mas sim, foi o JJ que o dispensou. Contava tanto com ele como contava com o Bernardo, com o Cancelo e com o João Teixeira. Iam jogar... quando as três ou quatro opções à sua frente não estivessem disponíveis.

O próprio JJ admite isso quando diz que o Florentino pediu para sair porque ia jogar pouco, a não ser que tu aches que o deixou sair quando contava com ele para ter um papel importante na equipa.

Semântica?
Isto não é uma questão de semântica, é uma questão de deturpares os factos.
Ele nem foi dispensado, nem empandeirado.
Percebeu que não ia ser titular, como já não era e queria jogar...

André Sousa

Citação de: bmuc79 em 25 de Maio de 2021, 02:16
Semântica?

Eu não deturpei nada.

O JJ não contava com ele, ele pediu para sair e o JJ acedeu e dispensou-o.

Simples.

André Sousa

Isto faz lembrar o episódio que aconteceu com o João Teixeira.

A diferença é que esse não saiu porque o JJ não deixou, e mesmo depois de ficarmos sem o Enzo, nem um minuto fez pela equipa A.

bmuc79

Citação de: André Sousa em 25 de Maio de 2021, 02:19
Semântica?

Eu não deturpei nada.

Simples.

Exacto.

S1Benfica

Citação de: bmuc79 em 25 de Maio de 2021, 02:21
Citação de: André Sousa em 25 de Maio de 2021, 02:19
Semântica?

Eu não deturpei nada.

Simples.

Exacto.
O caso do Florentino, como outros, apenas se deve a uma nova politica interna do Clube.

zappendrix

Põe-te no caralho, fedorento.

paulomaia1972

Citação de: Matique21 em 24 de Maio de 2021, 23:57
Citação de: Endless em 24 de Maio de 2021, 23:56
Citação de: André Sousa em 24 de Maio de 2021, 23:54
JJ > Simeone

Toda a gente sabe que o grande barómetro é Libertadores.
Assim que o Simeone ganhar uma falamos.
Sempre os títulos e só os títulos porque não sabeis falar de mais nada.

vai então o apoiar o Vizela, para quê os títulos!

cernache1

Obrigado Mister !

Sempre a anticipar. Depois os pulhas ainda têm a lata de darem opiniões !

Mês de agosto carregado ? Toca a libertar uma data.

Obrigado, Mister ! Uns 10 anos à frente, como sempre.

HeijiHattori

Ainda jao foi despedido?

Fechem o clube. Qualquer mija na escada tem mais competencia e mais ambiçao que o Benfica.

Jamal

Leu o record e disse calma que ainda não acabei com tudo.