Jorge Jesus

Treinador, 71 anos,
Portugal
Equipa Principal: 8 épocas (2009-2015, 2020-2021), 404 jogos (279 vitórias, 64 empates, 61 derrotas)

Títulos: Campeonato Nacional (3), Taça de Portugal (1), Supertaça (1), Taça da Liga (5)

André Sousa

Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 03:53
JJ não gostar da formação é mito.

E sim, treinava várias vezes com ele, já tinha alguma noção daquilo que o JJ pretendia.

Exato.

Há duas coisas que o JJ não gosta. Formação e títulos.

Parece ser meio avesso a eles, não percebo porquê.

O André Almeida, quando o JJ estava no Belenenses, tinha acabado de chegar do Alverca e era júnior de primeiro ano e nem sequer era titular indiscutível. A equipa do Belenenses de juniores que dá cartas é a da época seguinte com Filipe Paiva, Azeez, Pelé, Abel e Artur Lourenço.

Tem juízo, sff.

JonnyPT

Citação de: André Sousa em 19 de Setembro de 2022, 03:46
Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 03:37
Se com o conhecimento do jogo e andamento que tem comete estes erros é só perceber o fartote que seria na altura que estava cá... E a finalização de primeira não acontece por acaso, tinha ficado a marcar com os olhos... Lá está, lacunas defensivas graves.

É verdade.

Olha aqui uma coisa engraçada e só de cabeça.

https://www.youtube.com/watch?v=tSZXct0pKsA&ab_channel=Arantess

01:07

https://www.youtube.com/watch?v=uWYeH0xoflI&ab_channel=videosSLB01

00:11

https://www.youtube.com/watch?v=TXDkOc4l-bM&ab_channel=Aquismaia

E com paciência encontro mais.

https://www.youtube.com/watch?v=sV03M27Yyec&ab_channel=AndreBello

Olha outro que também não servia.
Só o do Zenit achei grave, os outros são erros fruto da gritante falta de velocidade do Maxi, mas ene lances em que esteve bem não se encontram assim, só vendo os jogos... O último sinceramente não percebi, houve um erro do Lindelöf, não percebi a associação...

André Sousa

Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 03:58
Claro que conhecia, já tinha trabalhado com ele.

Não podes analisar de forma tão subjetiva, estás a comparar jogadores que jogam com outros atualmente e graças a isso coletivamente com outra mentalidade, uma mentalidade proativa ao invés de reativa, que vinha sendo apanágio nos últimos anos.

Para mim o Walker dá 10x0, fácil. Mas podes mostrar esses erros.

Óbvio que eu estava à espera que fizesses esse jogo, nem vou passar cartão, se eu dissesse só um nome ias ridicularizar à mesma...

Não, não tinha. E, mesmo que efetivamente tivesse, isso não queria dizer nada. O André Almeida era 6 na formação e foi adaptado a lateral nos seniores do Belém.

Exatamente. Os jogadores que comparei jogaram com jogadores que o JJ escolheu, com a mentalidade que o JJ incutiu. Queres chegar onde mesmo?

Pois dá.

https://bitterandblue.sbnation.com/2020/11/10/21556411/manchester-united-legend-lambasts-kyle-walker-for-costly-mistakes

:2funny:

Eu não preciso de ridicularizar o que dizes, tu tratas de fazê-lo sozinho.

André Sousa

Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 04:02
Só o do Zenit achei grave, os outros são erros fruto da gritante falta de velocidade do Maxi, mas ene lances em que esteve bem não se encontram assim, só vendo os jogos... O último sinceramente não percebi, houve um erro do Lindelöf, não percebi a associação...

Velocidade, essa características que não tem qualquer valor na apreciação de um jogador de futebol.

Exatamente. Se formos ver os jogos vemos a quantidade absurda de erros que o Maxi cometia. Aliás, quando saiu viu-se bem a diferença que era ter um lateral direito em condições.

Claro que não percebeste. Também não vou ser que te vai explicar, tem calma.

JonnyPT

Citação de: André Sousa em 19 de Setembro de 2022, 03:51
Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 03:47
Não ter potenciado Bernardo não foi culpa dele, Bernardo forçou a entrada no 11 e não conseguindo forçou a saída. Culpa exclusiva do Bernardo.

Cancelo pelo que se sabe penso que podia ter sido melhor potenciado.

Teve impacto obviamente, sobretudo pelo contexto equipa B fundamental para o desenvolvimento dos atletas que não são predestinados.

É ver o Gelson com JJ e o Gelson sem JJ...

Era preferível ter um jogador contrariado se calhar por não começar logo a jogar e por não ter ido receber 20 vezes mais... O Bernardo quis sair o treinador e bem não se opôs. Jogadores desses também eu dispensava, pressionado pelos empresários (com estes a pressionarem a família) e consequentemente pela família.

Convém não mentir. O Bernardo não forçou a entrada no 11, tanto que foi para o Mónaco e começou como... suplente.

Pois é. Os predestinados, curiosamente, foram desperdiçados pelo JJ. O engraçado disto é que o Benfica tem dois jogadores que são claramente top mundial e ambos estavam no Benfica com o JJ... que os dispensou. Ele há coisas do diabo.

O que é que era o Gelson com o JJ? Um jogador banal para o panorama mundial, obviamente. No entanto, chegou para o JJ considerá-lo o jogador com mais potencial que tinha visto (ou treinado, não me recordo). Das duas uma, ou o JJ é mau a avaliar potencial, o que pela lista de jogadores que pediu e eram autênticos marretas não é nada descabido, ou então é só atrasado mental. Qual das duas?

Exatamente. Olha o Florentino a corroborar o que dizes.

É desta que fica no plantel? "É uma questão que não me cabe a mim."
Não é mentira nenhuma, é preciso voltar a transcrever o diálogo que houve entre ambos?

Ter começado no banco significa 0, 1º porque provavelmente foi com promessas de jogar, e em 2º porque um dos objetivos dele que era ganhar mais (20x, diz-se) já tinha sido cumprido.

Predestinados são jogadores nível Félix e não tinha concorrência como o Bernardo de qualquer forma...  Falas do Bernardo e do Cancelo, é isso? O único que se pode dizer que foi dispensado foi o Cancelo na minha opinião.

É a tua opinião, o Gelson tinha caraterísticas únicas muito importantes para aquela posição... Pós JJ estagnou completamente. Não é descabido o que o JJ disse dele.

Certo, não cabia ao Florentino... Possivelmente ao agente dele quando soube que ao não ter ficado lá na 1ª época a evoluir fez com que não fosse começar de início na época seguinte, lamento mas não me cabe na cabeça que se tenha emprestado o Florentino para ir buscar o Meité, houve qualquer coisa do lado do empresário, certeza absoluta! E se for provado o contrário estou disposto a vir aqui fazer um mea culpa!

JonnyPT

Citação de: André Sousa em 19 de Setembro de 2022, 03:55
Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 03:50
Se fosse dado como dispensável não exigia que não houvesse opção de compra. Iria ganhar o lugar com naturalidade, assim teve de comer banco 1 ano no Mónaco.

A treinar (e nisto incluo as análises por vídeo) aprende-se muito, eu preferiria ficar 1 ano no banco a trabalhar com o JJ do que ir para fora não jogar com alguém não tão bom treinador como ele. Tem toda a lógica e é isto que ele sempre defendeu com razão.

Exato. O JJ também disse que tinha travado a saída do João Teixeira por empréstimo e o que é que aconteceu depois?

Algo de errado não está certo aqui...

Então era preferível ter ficado a treinar com o JJ sem jogar do que ir para outro lado, mas mesmo sem jogar noutro lado e sem treinar com o JJ voltou muito mais jogador? O que é que se está a passar aqui?

Já deu para perceber que o que tu preferias não tem grande validade, convenhamos. Mas cada um sonha treinar com quem pode.
Depois sentiu que possivelmente a evolução dele não seria suficiente para figurar nos quadros do Benfica/precisava de ritmo de jogo fora do Benfica para ver se dava o salto com o conhecimento que já tinha bebido.

No Getafe jogou com alguma regularidade, e tendo voltado mais jogador se calhar significaria pouco naquele 3-4-3 fatela do JJ, a ideia de jogo seria completamente diferente e poderia já não encaixar na mesma, nesta ideia proativa encaixa que nem uma luva (como já se tinha visto com o Lage). O problema foi ele não ter ficado quando tentámos ser uma equipa proativa (até meio do primeiro ano do JJ)

Capitao Moura

Citação de: JonnyPT em 18 de Setembro de 2022, 23:50
Citação de: Capitao Moura em 18 de Setembro de 2022, 05:08
Citação de: JonnyPT em 18 de Setembro de 2022, 01:01
Citação de: Innuendo em 17 de Setembro de 2022, 21:14
2a passagem: 100 M investimento, mas não chegou. Não tem os jogadores que quer. Mas é top com os jogadores certos.

É top mundial. Quando faz merda nunca é culpa dele.

Pachorra para isto...
Foi precisamente isso que eu disse... Não é por acaso que encostou o keeper, a princípio encostou o Weigl mas foi obrigado a colocá-lo (disse ele que uma perna do Arão valia mais que ele inteiro, não é por acaso), Everton foi um flop, Yaremchuk fragilizado como o presidente disse, Taarabt num meio campo a 2... Entre outras questões...

Desde sempre disse que esses 100M (que não foram 100M, mas pronto) era pouco (ou no mínimo mal investido) para aquilo que o Benfica precisava, e este ano está-me a dar razão... Neste ano investiu-se bastante e corretamente, de acordo com a ideia do treinador, pena que quer o Lage quer o JJ da 2ª passagem não tenham tido direito a competência deste nível... O Lage teve de levar com Dyego Souza's e RDT's, o JJ com Waldschmidt's (que se queixam de pouco tempo de recuperação) e Meité's... O Schmidt (felizmente) está a levar com Enzo's, Neres', Bah's, Aursnes'... E isto não é tirar mérito ao trabalho do Schmidt, que vai sendo de top!

Voltando aos jogadores certos, é ver o que fez no Flamengo e na 1ª passagem cá. É um treinador de top. A própria escola portuguesa de treinadores é muito muito boa.

Mourinho à parte

Diz UM treinador português a fazer algo relevante no futebol mundial. Ou a estar num clube relevante.

Essa merda é uma falácia gigante
Tivemos JJ no Flamengo, Manuel José no Al-Ahly e atualmente Abel Ferreira no Palmeiras. Sim, futebol Mundial não se restringe ao continente Europeu.

Isso são cargos relevantes no futebol mundial?

É tipo considerar o campeão da Bielorrússia um grande treinador. Ninguém quer saber disso

JonnyPT

Citação de: André Sousa em 19 de Setembro de 2022, 03:56
Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 03:52
O que é que são essas equipas no panorama europeu? As portuguesas não devem nada às Italianas já há alguns anos... O nível qualitativo do campeonato Italiano é baixo, e quando era só Juve ainda havia mais desequilíbrio, era Juve e os outros, atualmente é um campeonato nivelado por baixo.

Alguma coisa devem de ter. Então têm jogadores como Spinazzola...

Ai ai.
E...? James e Marcelo estão no Olympiakos, faz do campeonato Grego um campeonato de nível alto?

André Sousa

Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 04:12
Não é mentira nenhuma, é preciso voltar a transcrever o diálogo que houve entre ambos?

Ter começado no banco significa 0, 1º porque provavelmente foi com promessas de jogar, e em 2º porque um dos objetivos dele que era ganhar mais (20x, diz-se) já tinha sido cumprido.

Predestinados são jogadores nível Félix e não tinha concorrência como o Bernardo de qualquer forma...  Falas do Bernardo e do Cancelo, é isso? O único que se pode dizer que foi dispensado foi o Cancelo na minha opinião.

É a tua opinião, o Gelson tinha caraterísticas únicas muito importantes para aquela posição... Pós JJ estagnou completamente. Não é descabido o que o JJ disse dele.

Certo, não cabia ao Florentino... Possivelmente ao agente dele quando soube que ao não ter ficado lá na 1ª época a evoluir fez com que não fosse começar de início na época seguinte, lamento mas não me cabe na cabeça que se tenha emprestado o Florentino para ir buscar o Meité, houve qualquer coisa do lado do empresário, certeza absoluta! E se for provado o contrário estou disposto a vir aqui fazer um mea culpa!

Em entrevista ao As, o jogador revelou não ter mágoas de JJ por ser preterido: "Nunca guardo rancor de ninguém. Todos os treinadores têm as suas opções e preferências. Naquela altura, o treinador do Benfica não contava comigo e tive de seguir a minha vida."

Estás a querer dar credibilidade ao JJ quando é que capaz de ser das pessoas menos credíveis porquê?

Predestinados são jogadores tipo Félix, Bernardo ou Cancelo. Dois passaram pelas mãos do JJ sem sucesso. Facto.

Pois tinha... o problema é que, à imagem de outros, só resultava cá dentro. Não é descabido se dermos o desconto por ser o JJ. Se usarmos a massa encefálica e pensarmos um bocadinho olhamos para o Gelson e depois olhamos para o Bernardo e para o Cancelo. As diferenças são mais que óbvias.

Ora bem. O Benfica empresta o Florentino e vai buscar o Meité. No entanto, isso não te entra na cabeça, por isso têm que te provar que não houve marosca.

És dos raros. :2funny:

JonnyPT

Citação de: The_Riggs em 19 de Setembro de 2022, 03:56
Citação de: The_Riggs em 19 de Setembro de 2022, 03:30
Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 03:05
Citação de: André Sousa em 19 de Setembro de 2022, 02:53
Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 02:45
Cancelo da altura não era superior ao Almeida da altura.

Oblak foi um dos grandes erros dele.

Não acho o Sidnei superior ao Jardel (para além de ter a ideia que é mais problemático).

Não são factos nenhuns, pré-época significa 0, volto a dizer, Paulo Bernardo jogou pouco e a lateral direito e a melhor fase foi no meio campo com JJ...

O RV não tinha mais ninguém para pôr nem adaptações disponíveis, a 'aposta' na formação dele foi praticamente toda forçada.

Desonestidade intelectual e bla bla bla mas a verdade é que me deste razão, por fatores externos (lesões/troca de treinador) é que esses jogadores (entre tantos outros) que não começaram como apostas na pré-época acabaram como tal, provando que vale 0, o que vale é o trabalho desenvolvido durante a época.

É a minha opinião, é muito fraco a defender.

O Cancelo da altura não era superior ao André Almeida. Era muito superior. São coisas diferentes. Queres outro facto engraçado? O André Almeida jogava no meio campo na equipa B na época 12/13 e, quando o Maxi esteve indisponível, sabes quem é que o JJ chamou? Exatamente.

O problema do Sidnei foi mais um JJ trademark. Nunca foi com a cara dele e à primeira oportunidade tirou-o (Nolito cof cof).

Podes dizer o que quiseres. A seguir podes dizer que títulos significam zero, é irrelevante para a questão. O Paulo Bernardo fez o equivalente a 10 jogos. Isto é suposto dizer alguma coisa?

Exatamente. Repara, o JJ, quando não tinha mais ninguém para pôr, fazia uma adaptação. Consegues perceber a diferença? O JJ não tinha o Maxi e fez questão de ir à equipa B buscar o gajo que jogava a 6 e deixar lá o lateral direito que era DESTACADAMENTE o melhor jogador da equipa.

Se queres achar que eu te dei razão, go for it. Não quero que te falte nada. No entanto, convém leres e tentar perceber, mas se a primeira já parece complicada imagino a segunda.

Exato. És tu que estás certo. O facto de ser titular e indiscutível numa das melhores equipas do mundo (ou mesmo a melhor) não interessa para nada.

Diz aí uns quantos laterais melhores que o Cancelo, só para ver uma coisa.
Não concordo. O André Almeida já tinha conhecimento do jogo e da ideia do JJ fruto do (pouco mas algum) tempo que já tinha estado com ele. Não foi contratado por acaso.

Nolito é uma coisa, Sidnei outra, não o acho nada demais, volto a dizer, para mim o Jardel era superior.

O JJ não acabou a época, portanto medir o nº de jogos do PB é injusto, era fácil ter adaptado alguém contra o Braga depois do jogo com o Bayern (se a memória não me trai) mas apostou no miúdo!

Essa questão Maxi - Cancelo - Almeida já a expliquei no 1º parágrafo.

Cancelo não servir volto a dizer que é uma opinião pessoal por ser muito fraco a defender, muito mais fraco que o Grimaldo por exemplo.

Tinha de estar agora a ir ver Liga a Liga os laterais, mas aquilo que para mim são defesas laterais (mesmo que ofensivos) são imensos exemplos superiores ao Cancelo, nunca mais saía daqui a escrever nomes...

Que tempo a mais foi esse do AA com o Jesus ? Foi quando tinha 17 anos e era júnior de primeiro ano, aquando o último ano do Belenenses do JJ ?

Deve ter sido cá um fartote de aprendizagem, sabendo o quanto o JJ gosta da formação.

E sim, treinava várias vezes com ele, já tinha alguma noção daquilo que o JJ pretendia.

Mito ? Essa é boa.

Toda a gente sabe que o JJ, treinador há mais de 30 anos tem um cardápio enorme de lançar jogadores da formação.
E voltamos à mesma questão, será de facto culpa dele? O Renato Paiva já falou disso mais abertamente.

André Sousa

Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 04:22
E...? James e Marcelo estão no Olympiakos, faz do campeonato Grego um campeonato de nível alto?

Parece-me que o principal problema aqui será estarmos em 2022.

Mas é isso. 

André Sousa

Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 04:18
Depois sentiu que possivelmente a evolução dele não seria suficiente para figurar nos quadros do Benfica/precisava de ritmo de jogo fora do Benfica para ver se dava o salto com o conhecimento que já tinha bebido.

No Getafe jogou com alguma regularidade, e tendo voltado mais jogador se calhar significaria pouco naquele 3-4-3 fatela do JJ, a ideia de jogo seria completamente diferente e poderia já não encaixar na mesma, nesta ideia proativa encaixa que nem uma luva (como já se tinha visto com o Lage). O problema foi ele não ter ficado quando tentámos ser uma equipa proativa (até meio do primeiro ano do JJ)

Hein? Estás a falar do quê?

Primeiro não tinha jogado, agora já jogou com alguma regularidade. Era suposto não ter percebido a contradição?

JonnyPT

Citação de: The_Riggs em 19 de Setembro de 2022, 03:58
Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 03:55
Citação de: The_Riggs em 19 de Setembro de 2022, 03:39
Dizer que o Cancelo é mau a defender mas dar como exemplo de melhor lateral Walker, Arnold ou DALOT. DALOT!!

Ai mãe.

E o Carvajal então, é de rebolar. Talvez em 2017 se pudessem comparar.
Arnold (no momento) é o único discutível, tão novo e já com tiques de Almeida...

discutível de quê mesmo ?

O Cancelo é considerado de forma unânime o melhor lateral do mundo hoje em dia por qualquer pessoa, até sportinguistas e portistas.

Se o ano passado o Arnold ainda era metido ao barulho, este ano está completamente a nu a diferença entre ambos.

Em relação ao Carvajal, Walker, Robertson e afins, em pleno 2022, nem sequer vou discutir isso, não quero entrar por aí que não vale mesmo a pena.
Ainda estou aqui, unânime nunca será ahaha

Não está a nu a diferença entre ambos, pode estar o nível de compromisso, a capacidade mental, qualquer coisa, qualitativamente continuo a achar o Arnold superior, se se mantiver assim muito mais tempo será mau sinal para ele.

Muito bem, nem acho que acrescente nada à 'discussão' sinceramente.

JonnyPT

Citação de: André Sousa em 19 de Setembro de 2022, 03:59

Exato.

Há duas coisas que o JJ não gosta. Formação e títulos.

Parece ser meio avesso a eles, não percebo porquê.

O André Almeida, quando o JJ estava no Belenenses, tinha acabado de chegar do Alverca e era júnior de primeiro ano e nem sequer era titular indiscutível. A equipa do Belenenses de juniores que dá cartas é a da época seguinte com Filipe Paiva, Azeez, Pelé, Abel e Artur Lourenço.

Tem juízo, sff.
E é o mais titulado da nossa história, imagina se não fosse.

O Almeida ia várias vezes treinar aos A.

André Sousa

Citação de: JonnyPT em 19 de Setembro de 2022, 04:23
E voltamos à mesma questão, será de facto culpa dele? O Renato Paiva já falou disso mais abertamente.

Pois falou.

A concorrência era muito forte.

Na altura do JJ havia Artur, o Oblak não podia jogar. Havia Maxi e André Almeida, o Cancelo não podia jogar. Havia Bebé, Ola John e Candeias, o Bernardo não podia jogar.

Na altura do RV é que era só rosas. Ederson? Há o marreco do Júlio César, assim era fácil jogar. Lindelof? Com Luisão, Jardel e Lisandro Lopes? Assim também eu jogo. Renato? Com um meio campo que tinha sido campeão com Samaris juntamente com Pizzi, Talisca e ainda o regresso do Fejsa, qualquer um jogava aqui. Nelsinho? Então com o substituto do Maxi a todo o gás, o poderoso André Almeida, até eu apostava no miúdo. Guedes? Oh sim, tendo sido treinado pelo JJ até eu dava cartas.