Direitos televisivos

Sexta-Feira

Estes imbecis de merda não podem ter o futuro do Benfica nas mãos deste jeito.

Não podem negociar mais nada daqui para a frente.

Centralizar os direitos com esta gente é o assassinato definitivo do clube.
Vejam lá o que querem analfabetos.

teps

Citação de: Sexta-Feira em 27 de Janeiro de 2026, 12:54Estes imbecis de merda não podem ter o futuro do Benfica nas mãos deste jeito.

Não podem negociar mais nada daqui para a frente.

Centralizar os direitos com esta gente é o assassinato definitivo do clube.
Vejam lá o que querem analfabetos.
"Nam sau us diretos televissivos que jogam"

o Noruego

Citação de: Madiria em 27 de Janeiro de 2026, 12:43
Citação de: Dandy em 27 de Janeiro de 2026, 12:21Só poderíamos avaliar este negócio ... se soubéssemos quanto é que a NOS ganha, anualmente, com a BTV.

Convenientemente, esse valor nunca é divulgado.

Logo, este negócio é (mais) um marco na falta de transparência.

Ora bem, para a NOS pagar ~52M€/ano ao Benfica, terá que entre as subscrições da BTV, comercialização da BTV a outros operadores e ganhos indiretos (por exemplo fidelização de clientes pela BTV, publicidade indireta por estar associada ao Benfica, etc) fazer mais que esse valor que está a pagar... se não eram uns autênticos nabos!
Mas as contas da tua pergunta não são extremamente difíceis de fazer. Uma pesquisa na net, e conseguimos ver vários links a afirmar que a BTV tem mais de 300.000 subscritores. Se pensarmos em números a rondar os 350.000, com uma média mensal de 10€ (entre promoções, subscrições de cafés que são mais elevadas, pessoal que não fica os 12 meses, bla, bla, bla), estaremos a falar em qualquer coisa como 42M€/ano brutos em subscrições.

Não me parece que em ganhos diretos com subscrições / comercialização a NOS ganhe mais do que o que paga... penso que o proveito do negocio estará em resultados indiretos.

Não me parece justo, que se peça à NOS para divulgar todos os custos/proveitos que tem com o negócio dos direitos de TV do Benfica. Apresentam os seus relatórios financeiros públicos ao final do ano, apresentam os valores de negócios relevantes à CMVM... mais do que isso, não me parece justo nem que tenha muito interesse.

Se a tua questão é, será que nós fariamos mais dinheiro se explorassemos os direitos sozinhos como fizemos no primeiro ano de BTV? Digo-te que tenho muitissimas dúvidas que conseguissemos sequer andar perto!

exacto,
mas há aqui algo a escapar, todos estes anos, se as subscrições estão incluídas... no fundo o nosso contrato televisivo acaba a ser muito inferior ao dos rivais !!
mesmo tendo o espaço da camisola à parte!

garantimos subscrições no negócio, e oferecemos todo o seu valor de bandeja ?

DB4700

Citação de: Dandy em 27 de Janeiro de 2026, 12:21Só poderíamos avaliar este negócio ... se soubéssemos quanto é que a NOS ganha, anualmente, com a BTV.

a NOS tem que ter 363 194 subscritores pagantes em média todos os meses para que ultrapasse o preço de custo deles. não sei se chega a isso. quando era o Benfica a explorar o negócio, fazia 32 milhões (e tinha Premier League e outras Ligas)

acho que o valor para a NOS está em poder utilizar a BTV como uma maneira de fidelizar clientes. o custo de aquisição de um cliente da NOS anda nos 200€. logo, pode perfeitamente dar 6 meses-12 meses de BTV gratuita a esse cliente desde que ele se fidelize com a empresa num determinado número de anos.

acho que é este o principal objectivo deles com este contrato.

Madiria

Citação de: o Noruego em 27 de Janeiro de 2026, 13:15

Ora bem, para a NOS pagar ~52M€/ano ao Benfica, terá que entre as subscrições da BTV, comercialização da BTV a outros operadores e ganhos indiretos (por exemplo fidelização de clientes pela BTV, publicidade indireta por estar associada ao Benfica, etc) fazer mais que esse valor que está a pagar... se não eram uns autênticos nabos!
Mas as contas da tua pergunta não são extremamente difíceis de fazer. Uma pesquisa na net, e conseguimos ver vários links a afirmar que a BTV tem mais de 300.000 subscritores. Se pensarmos em números a rondar os 350.000, com uma média mensal de 10€ (entre promoções, subscrições de cafés que são mais elevadas, pessoal que não fica os 12 meses, bla, bla, bla), estaremos a falar em qualquer coisa como 42M€/ano brutos em subscrições.

Não me parece que em ganhos diretos com subscrições / comercialização a NOS ganhe mais do que o que paga... penso que o proveito do negocio estará em resultados indiretos.

Não me parece justo, que se peça à NOS para divulgar todos os custos/proveitos que tem com o negócio dos direitos de TV do Benfica. Apresentam os seus relatórios financeiros públicos ao final do ano, apresentam os valores de negócios relevantes à CMVM... mais do que isso, não me parece justo nem que tenha muito interesse.

Se a tua questão é, será que nós fariamos mais dinheiro se explorassemos os direitos sozinhos como fizemos no primeiro ano de BTV? Digo-te que tenho muitissimas dúvidas que conseguissemos sequer andar perto!

exacto,
mas há aqui algo a escapar, todos estes anos, se as subscrições estão incluídas... no fundo o nosso contrato televisivo acaba a ser muito inferior ao dos rivais !!

As receitas dos outros também estão "linkadas" as subscrições, neste caso às da SportTV.

Se me disseres que o adepto Benfiquista é prejudicado por isso, porque para ver os jogos todos do Benfica tem de pagar duas subscrições... Estás correto!
Mas a nível de negócio, a coisa é equivalente. É nos pago um valor pelo valor dos nossos jogos, que tem uma parte muito grande de monetização (não a parte total) via subscrições de canais. No nosso caso é via BTV, no caso dos outros é via SportTV.

O ponto para percebermos que este negócio dá forma como está construído é inveavel é ver que a SportTV anunciou cerca de 200M€ de faturação o ano passado. Ora, se pensarmos num canal (estilo SportTv) a transmitir todos os jogos da liga portuguesa, percebemos que com o modelo atual jamais poderemos pensar em valores que se fala.

Vamos expor ao ridículo que a SportTV fica com os jogos todos e aumenta as suas subscrições em 30% (para acomodar o valor que os benfiquistas já pagam na BTV + SportTV). Vamos ainda ir a um ridículo maior e achar que a SportTV não perderia subscritores e que a faturação aumentava 30% também (que não é de todo direto, pois têm muitas competentes de faturação além das subscrições).
Chegamos a um ridículo (e que não funciona assim) de a SportTV ter receitas de 260M€.

Como é que alguém (tipo SportTV) com toda a estrutura e custos que tem, e com esta faturação, poderia pagar 150M€ (valor extremamente baixo, que depois de dividido iria dar uns 20M€/ano para os grandes) pelos direitos centralizados?! É impossível!

Os valores ao dia de hoje, para os 3 grandes, já estarão a ser pagos muito acima do que economicamente faz sentido neste modelo (e estão a este valor por existirem 2 canais com subscrições!)... Mais, com os pequenos a não receberem praticamente nada, subir o valor aos pequenos, é retirar aos grandes.

Nós temos alguma vantagem, por termos o nosso canal, mas deveríamos ter aproveitado estes dois anos para explorar modelos de streaming...

Posso estar totalmente errado, mas em 2028, acho que centralização ou sem centralização... Se não se mudar o modelo de negócio, os grandes portugueses vão dar uma cabeçada enorme na parede!

ZICKLER

Sócio que é sócio arrota 10 euros paga ter a BTV.

Stigmat

Citação de: ZICKLER em 27 de Janeiro de 2026, 13:39Sócio que é sócio arrota 10 euros paga ter a BTV.

Btv devia ser de borla para os sócios.

cwally

Citação de: DB4700 em 27 de Janeiro de 2026, 12:02Nove questões sobre o novo acordo do Benfica com a NOS

O Benfica anunciou um novo acordo com a NOS para as próximas duas temporadas. Este é um acordo que abala com o Futebol Português e que vai fazer correr muita tinta nos próximos meses à medida que uma proposta para a Centralização terá que se materializar.

Aqui fica a minha opinião.

1. A NOS diz uma coisa. O Benfica diz outra. Quais são, afinal, os valores do contrato?
A NOS divulgou que irá pagar 104.6 milhões pela cessão dos direitos de transmissão televisiva e multimédia dos jogos em casa do Benfica e pelos direitos de transmissão e distribuição da BTV durante dois anos. Isto dá 52.3 milhões por ano. O Benfica divulgou os mesmos valores e acrescentou também que estabeleceu um segundo contrato para a exploração publicitária da BTV que deverá atingir 2.4 milhões por dois anos, e que reteve o direito de exploração da publicidade dinâmica no Estádio da Luz, que valoriza em 7.2 milhões. A soma de todos estes valores dá os tais 114.2 milhões anunciados.

2. Porque é que os valores são diferentes?
Não me parece que o Benfica tenha divulgado os números com o intuito de os inflacionar e criar uma melhor percepção da Direção — até porque o comunicado é transparente quanto ao que cada valor representa. Parece-me que o Benfica está sim a posicionar-se para a discussão que vai ser a Centralização. Ao passar os jogos de Futebol na BTV, o Benfica recebe anualmente 4.8 milhões extra (1.2 pela publicidade na BTV e 3.6 pela publicidade dinâmica no Estádio). Parece-me lógico que quando chegar a Centralização, partindo da promessa que "nenhum clube ficará a perder", o Benfica vá alegar que recebe 57.1 milhões das suas transmissões televisivas e não 52.3 milhões, dado que garantidamente vai perder a publicidade da BTV, e pode perder a publicidade dinâmica no Estádio — que por exemplo Sporting e Porto têm incluídas nos seus contratos com a NOS e MEO.

3. Porque é que a publicidade dinâmica é relevante?
Se puxarmos a cassete atrás até 2015, a publicidade dinâmica foi uma das grandes diferenças nos contratos do Benfica, Sporting e FC Porto. Sporting e FC Porto incluíram esses valores nos seus contratos com a NOS e a MEO. O Benfica não incluiu. As outras diferenças prenderam-se com a publicidade nas camisolas (o Benfica foi o único que manteve outro contrato além das operadoras) e a duração do contrato (o Benfica foi o único que assinou um contrato de 10 anos). Houve muita gente na altura a dizer que os negócios do Sporting e FC Porto eram melhores que o do Benfica. Pois bem, 10 anos depois aqui temos a diferença: 104 milhões pelos dois anos extra de transmissão, cerca de 35-45 milhões em publicidade dinâmica no Estádio e cerca de 40 milhões extra com a publicidade da Emirates durante os anos que FC Porto e Sporting foram patrocinados pela MEO e NOS.

4. Os valores subiram relativamente a 2015?
Alguma coisa mas não muito. Em 2024/25 o Benfica reportou 52.7 milhões em receitas de televisão, e se se lembrarem, os 400 milhões que o Benfica assinou inicialmente com a NOS começavam abaixo dos 40 milhões nos primeiros cinco anos e iam crescendo gradualmente todos os anos. A minha estimativa é que em 2025/26 o Benfica vá receber cerca de 54.2-55 milhões em receitas de televisão. Logo, subir para 57.1 milhões é alguma coisa mas não tremendamente significante.

5. Estes valores acompanham a inflação?
Em primeiro lugar, todo o contrato da NOS meio que acompanhou a inflação, visto que os 400 milhões que a NOS pagou ao Benfica começavam abaixo dos 40 milhões anuais, e iam subindo gradualmente ano após ano. Não foram 40 milhões todos os anos. Logo, a pequena evolução destes dois anos até está incorporada nestes valores. Depois, a realidade é que a própria BTV também não tem subido preços e acompanhado a inflação. A inflação funciona nos dois sentidos. Se não há aumento de preços de subscrição, há menos margem para haver aumento no preço dos valores pagos ao Benfica.

6. Que outras alternativas é que o Benfica teria?
Nos Estados Unidos, a Netflix já começou a adquirir alguns jogos da NFL, e espera-se que o mercado mude completamente em 2029, quando a NFL tiver uma opção para sair do contrato que está actualmente e vá negociar com a Netflix (ou outro serviço de streaming) a transmissão dos jogos. A Netflix já tem uma secção de desporto. Acabou de pagar mais de 5 mil milhões de dólares à WWE, e vai tendo eventos como o do Alex Honnold no último fim-de-semana. Acho que o Benfica poderia ter-se antecipado e ter negociado com a Netflix algo. Acho que seríamos o clube perfeito para testar. Primeiro porque os valores do nosso negócio não são absurdamente grandes como um Real Madrid que envolveria um risco e um compromisso bem mais significativo para a Netflix. Segundo porque temos já um histórico de 10 anos da transmissão dos nossos jogos e dos adeptos verem num canal diferente do habitual. Mesmo que ficássemos a perder financeiramente nos direitos televisivos, é provável que depois fossemos buscar esse dinheiro na projeção que teria a nível mundial. Não sei se isto foi ou não equacionado pelo Benfica. Olhando apenas para a indústria em Portugal, é improvável que o Benfica fosse encontrar um acordo melhor do que este da NOS. A DAZN em Portugal não parece que tenha poder para se comprometer com 100 milhões num só clube. A SportTV já tem as subscrições todas dos benfiquistas, nunca teve um lucro superior a 10 milhões, e em vários anos operou em prejuízo. E para as operadoras como a NOS, isto é interessante porque podem explorar o cross-selling de outros produtos (exemplo: fidelização na NOS durante dois anos, com BTV gratuita durante seis meses), mas as subscrições da BTV em si provavelmente não chegam a compensar o investimento da NOS.

7. O que é que este acordo impacta na Centralização?
O ponto de partida da Centralização foi sempre que nenhum clube ficaria a perder. Ora, será difícil para a Liga conseguir cumprir isso dadas todas as dinâmicas de mercado: são poucos players, o maior dos players, a SportTV, não vai ganhar novos subscritores com a Centralização e não tem margem para pagar os valores actuais, não sabemos se o Benfica negociou com algum serviço de streaming, mas uma coisa é um serviço de streaming transmitir os jogos de um clube médio da Europa, que já tem 10 anos transmissões próprias dos seus jogos, outra coisa é transmitir uma Liga que não é das mais vistas. Com este anúncio, o Benfica vai bater-se pelos 57.1 milhões que vai receber nos próximos dois anos, e a Liga vai-se ver numa situação complicada porque é matematicamente impossível agradar a todos.

8. Este é um bom negócio para o Benfica?
Os contratos de 2015 mudaram o Futebol Português. Se medirmos através dos pontos UEFA, nunca nos últimos 30 anos, a Liga Portuguesa esteve tão destacada de outras Ligas da sua dimensão como a Holandesa, Belga, Grega, Turca, etc. Esses contratos foram revolucionários. Estes dois anos de contrato, até porque são apenas dois anos, não são revolucionários. São positivos na medida que estamos numa indústria que já viu alguns contratos cair, como os casos da Liga Francesa e Belga. O Benfica consegue pelo menos segurar os seus valores e até subi-los marginalmente.

9. Este é um bom negócio para os Benfiquistas?
Financeiramente, não. O Benfiquista é o único que paga dois canais para ver o clube jogar Futebol. É verdade que o Benfica acaba por ganhar um pouco mais por isso do que os seus rivais (cerca de 10 milhões). Mas o esforço que os Benfiquistas fazem é significativamente maior do que isso. Desportivamente, se o Benfica fosse mais eficaz a gastar o dinheiro extra que vai recebendo em relação aos rivais, o Benfiquista se calhar nem se importaria. Esse não tem sido o caso nos últimos, claramente.

https://x.com/CurtaVermelha/status/2016118909439488503
9. Este é um bom negócio para os Benfiquistas?
Financeiramente, não. O Benfiquista é o único que paga dois canais para ver o clube jogar Futebol. É verdade que o Benfica acaba por ganhar um pouco mais por isso do que os seus rivais (cerca de 10 milhões). Mas o esforço que os Benfiquistas fazem é significativamente maior do que isso. Desportivamente, se o Benfica fosse mais eficaz a gastar o dinheiro extra que vai recebendo em relação aos rivais, o Benfiquista se calhar nem se importaria. Esse não tem sido o caso nos últimos, claramente.

Está aqui tudo.

ZICKLER

Que se lixem os títulos!!!

Direitos televisivos!!!!!

Alllez allez

o Noruego

Citação de: Madiria em 27 de Janeiro de 2026, 13:36

exacto,

As receitas dos outros também estão "linkadas" as subscrições, neste caso às da SportTV.

Se me disseres que o adepto Benfiquista é prejudicado por isso, porque para ver os jogos todos do Benfica tem de pagar duas subscrições... Estás correto!
Mas a nível de negócio, a coisa é equivalente. É nos pago um valor pelo valor dos nossos jogos, que tem uma parte muito grande de monetização (não a parte total) via subscrições de canais. No nosso caso é via BTV, no caso dos outros é via SportTV.

O ponto para percebermos que este negócio dá forma como está construído é inveavel é ver que a SportTV anunciou cerca de 200M€ de faturação o ano passado. Ora, se pensarmos num canal (estilo SportTv) a transmitir todos os jogos da liga portuguesa, percebemos que com o modelo atual jamais poderemos pensar em valores que se fala.

Vamos expor ao ridículo que a SportTV fica com os jogos todos e aumenta as suas subscrições em 30% (para acomodar o valor que os benfiquistas já pagam na BTV + SportTV). Vamos ainda ir a um ridículo maior e achar que a SportTV não perderia subscritores e que a faturação aumentava 30% também (que não é de todo direto, pois têm muitas competentes de faturação além das subscrições).
Chegamos a um ridículo (e que não funciona assim) de a SportTV ter receitas de 260M€.

Como é que alguém (tipo SportTV) com toda a estrutura e custos que tem, e com esta faturação, poderia pagar 150M€ (valor extremamente baixo, que depois de dividido iria dar uns 20M€/ano para os grandes) pelos direitos centralizados?! É impossível!

Os valores ao dia de hoje, para os 3 grandes, já estarão a ser pagos muito acima do que economicamente faz sentido neste modelo (e estão a este valor por existirem 2 canais com subscrições!)... Mais, com os pequenos a não receberem praticamente nada, subir o valor aos pequenos, é retirar aos grandes.

Nós temos alguma vantagem, por termos o nosso canal, mas deveríamos ter aproveitado estes dois anos para explorar modelos de streaming...

Posso estar totalmente errado, mas em 2028, acho que centralização ou sem centralização... Se não se mudar o modelo de negócio, os grandes portugueses vão dar uma cabeçada enorme na parede!
muito bem,
mas por mais que os nossos direitos digam respeito aos jogos em casa,
também há muita subscrição sport tv para ver o Benfica jogar fora e na Champions.

por mais que não seja formal, o Benfica contribui e de que maneira para as subscrições da Sport tv, e isso tem de ser reconhecido na valorização do contrato - quase contrário é oferta dois por um, cortesia do Benfica

Spartans

Também vamos fazer factoring deste contrato e pagar uns 10%-15% àquela empresa da América Latina que ninguém sabe a quem pertence?

slb_0793

É indiferente, não pago sport tv ou btv. O contrato até poderia ser de 1€.

Quero é que se fodam, operadoras e esta direção.

Madiria

Citação de: o Noruego em 27 de Janeiro de 2026, 14:30
Citação de: Madiria em 27 de Janeiro de 2026, 13:36

exacto,

muito bem,
mas por mais que os nossos direitos digam respeito aos jogos em casa,
também há muita subscrição sport tv para ver o Benfica jogar fora e na Champions.

por mais que não seja formal, o Benfica contribui e de que maneira para as subscrições da Sport tv, e isso tem de ser reconhecido na valorização do contrato - quase contrário é oferta dois por um, cortesia do Benfica

Os direitos da Champions são nos pagos via prémios da Champions (e por isso é que eles são tão altos). Nós não somos donos dos direitos de TV da L.C.. Aliás a SportTv paga à UEFA para transmitir os jogos (ainda há pouco tempo nesses jogos estavam na DAZN).

Quanto aos nossos jogos fora... não são nossos os direitos, são dos clubes que nos recebem. É quase como a bilhética, sempre que vamos jogar fora, levamos mais pessoas que outro clube qualquer, mas o proveito da receita referente à bilhetica é para o clube da casa e não para nós.
Nós temos zero a ver com isso, alias a sporttv para ter esses jogos tem que os comprar aos clubes da casa... Repara, por exemplo este ano a TVI comprou os jogos do Moreirense, e o nosso jogo em Moreira de Conegos deu na TVI e não na SportTv.

Por isso, sim é verdade que os adeptos benfiquistas são prejudicados em relação aos outros que só fazem a subscrição de um canal.
Também é verdade, que a SportTV aos dias de hoje passa os jogos do Benfica. No entanto, a SportTV paga-nos indirectamente os jogos europeus (via UEFA) e paga aos clubes que nos recebem quando jogamos fora de casa e nós não temos absolutamente direito nenhum em relação a isso.

Para concluir, os direitos televisivos que estamos a falar são só referentes aos jogos em casa da liga... nada mais do que isso!

jpcslb

Citação de: Red Eyes em 26 de Janeiro de 2026, 22:33
Citação de: jpcslb em 26 de Janeiro de 2026, 17:53
Citação de: Red Eyes em 25 de Janeiro de 2026, 12:58Então mas os direitos televisivos não iam ser vendidos à TVI???
Para pagar o favor de andarem a rebaixar o Noronha???

É impressão minha ou li isso por aqui de pessoas que diziam que estava tudo já combinado?
Fui eu que disse isso...
Pelos visto estava enganado...
E já agora, já confirmaste a veracidade das mentiras que rebentaram com o JNL, na abertura do jornal da noite da tvi???
                         um Benfiquista da provincia
Se por acaso tens dúvidas sobre a minha posição sobre o resultado destas eleições, basta veres o que tenho escrito por baixo do meu avatar...
                         um Benfiquista urbano e racional
Por isso é que somes diferentes...
Tu és urbano e racional ( e eu acredito piamente em ti )... já para mim, a centenas de Km de Lisboa, o Benfica é uma paixão irracional...

jpcslb

correção "somos" e não "semos", não sou urbano, mas tenho a 4ª classe...