Memórias Europeias

VitorPaneira7

Já algum tempo que procurava isto, não é uma memória europeia sobre o futbeol mas é uma noite europeia de andebol e talvez dos melhores resultados de uma equipa portuguesa. O Benfica derrotou o Barcelona por 20-18 e finalmente encontrei registos graças ao el mundo deportivo
http://hemeroteca.elmundodeportivo.es/preview/1982/10/15/pagina-40/1217317/pdf.html?search=benfica%20barcelona%20balonmano%20copa%2018%2020

antes da disputa da final a carreira do barcelona até à final contra o ska minsk, a derrota com o benfica por 20-18 está aí assinalado.

e aqui setá a equipa historica que venceu o barcelona

http://hemeroteca.elmundodeportivo.es/preview/1990/05/22/pagina-72/1197852/pdf.html?search=benfica%20barcelona%20balonmano

Benfica - Miguel Fernandes (Marques), rui Vale, Cautela, Allpgren 10 golos, paulo Bunze 1, Garret 1, Gentil 2, Crespo1, Pires 3, Kovaciu 3

XerifBill

As melhores são sem dúvida da época 2005/06.

Eu bem que tinha a sensação, mas fui confirmar e o Benfica já não ìa liga dos campeões desde 98/99.....grupo do Kaiserlaurten, PSV e uns Finlandeses manhosos.

O Jogo contra o Manchester, sentia-se a electricidade no ar, aqueles ambientes das noites europeias, que eu já tinha ouvido falar, mas nunca tinha presenciado. Foi mágico,mesmo quando sofremos o golo, continuava com uma fé inabalável que iamos vencer, era eu e todo o estádio.
A melhor noite europeia até hoje vivida no estádio da luz.

O jogo em Liverpool, estava num jantar com pessoal da faculdade, eramos todos benfiquistas menos um que era o típico anti-benfiquista primário. No golo do Simão o restaurante veio abaixo e sai um dos gajos da casa de banho ainda com picha na mão para se juntar à festa. ehehe
Outra noite inesquecivel.

Já a pior noite europeia, está ainda demasiado fresca.....ainda não consigo acreditar que perdemos uma oportunidade única para voltarmos a uma final. Contra o Braga caralho, foda-se.

O jogo do Marselha também merece uma menção honrosa.

Em 2006 a eliminatória com o Liverpool.

Ainda em 2006, nos quartos da Champions contra o Farsa, a mão do Thiago Motta dentro da área.

E sem dúvida, os 7 de Vigo.

Dandy

É oficial: somos um clube azarado.

Que me lembre... foi hoje a 4ª derrota do Anderlecht, na Luz, em 5 jogos disputados .

Na única vez em que o Benfica tinha de vencer... empatou e perdeu a Taça UEFA de 1983.

pcssousa

Citação de: Dandy em 17 de Setembro de 2013, 22:12

Que me lembre... foi hoje a 4ª derrota do Anderlecht, na Luz, em 5 jogos disputados .

Na única vez em que o Benfica tinha de vencer... empatou e perdeu a Taça UEFA de 1983.
A final acabou por ser perdida em Bruxelas. Um golo inacreditavelmente anulado (é sina em finais nossas na Taça UEFA / Liga Europa), e outro inacreditavelmente falhado por Diamantino, daqueles que dá vontade de dar um soco na parede e partir a mão. A juntar a isso, uma expulsão.
Na 2ª mão viveu-se um grande ambiente na Luz, o Presidente da República intercedeu de forma a que o jogo, à última da hora, fosse televisionado para Portugal. Tinha tudo para correr bem,Shéu sonha com o golo e marca-o exactamente da mesma forma, mas acabámos por sofrer um golo de cabeça marcado pelo jogador mais baixo em campo.
A bem da verdade, Eriksson mudou as rotinas da equipa. Hoje é fácil falar, mas é algo que não se deve fazer nunca. Assim como em equipa que ganha não se mexe, em rotina que funciona também não se deve mexer. É a vida... é a tal sucessão infindável de azares para um clube que esgotou toda a fortuna que lhe estava destinada naquele final de tarde de 1961. No ano seguinte, ainda teve um laivozinho com a bola à madeira que poderia ter significado o 4º golo do Real Madrid, mas a partir daí estava traçado para sempre o nosso destino.
Hoje estou convencido que jamais outro troféu europeu de futebol sénior rumará às vitrines da Luz.

Dandy

Citação de: pcssousa em 17 de Setembro de 2013, 22:49

A final acabou por ser perdida em Bruxelas. Um golo inacreditavelmente anulado (é sina em finais nossas na Taça UEFA / Liga Europa), e outro inacreditavelmente falhado por Diamantino, daqueles que dá vontade de dar um soco na parede e partir a mão. A juntar a isso, uma expulsão.
Na 2ª mão viveu-se um grande ambiente na Luz, o Presidente da República intercedeu de forma a que o jogo, à última da hora, fosse televisionado para Portugal. Tinha tudo para correr bem,Shéu sonha com o golo e marca-o exactamente da mesma forma, mas acabámos por sofrer um golo de cabeça marcado pelo jogador mais baixo em campo.
A bem da verdade, Eriksson mudou as rotinas da equipa. Hoje é fácil falar, mas é algo que não se deve fazer nunca. Assim como em equipa que ganha não se mexe, em rotina que funciona também não se deve mexer. É a vida... é a tal sucessão infindável de azares para um clube que esgotou toda a fortuna que lhe estava destinada naquele final de tarde de 1961. No ano seguinte, ainda teve um laivozinho com a bola à madeira que poderia ter significado o 4º golo do Real Madrid, mas a partir daí estava traçado para sempre o nosso destino.
Hoje estou convencido que jamais outro troféu europeu de futebol sénior rumará às vitrines da Luz.

A propósito do primeiro jogo, em Bruxelas, só no outro dia é que reparei que foi disputado no infame Heysel... e não no Constant Vanden Stock.

Quanto a golos anulados... só tenho conhecimento de um golo mal anulado, ao Filipovic, mas em Lisboa.

Infelizmente, apesar da segunda mão ser o primeiro jogo do Benfica de que tenho memória viva, nunca vi os filmes (completos) de nenhuma das partidas.

Tens a certeza de que nos anularam um golo em Bruxelas?

Çula

Já em Viena voltou a fazer o mesmo.

pcssousa

Citação de: Dandy em 18 de Setembro de 2013, 00:06

A propósito do primeiro jogo, em Bruxelas, só no outro dia é que reparei que foi disputado no infame Heysel... e não no Constant Vanden Stock.

Quanto a golos anulados... só tenho conhecimento de um golo mal anulado, ao Filipovic, mas em Lisboa.

Infelizmente, apesar da segunda mão ser o primeiro jogo do Benfica de que tenho memória viva, nunca vi os filmes (completos) de nenhuma das partidas.

Tens a certeza de que nos anularam um golo em Bruxelas?
Posso estar equivocado, posso até ter sonhado, e sim, sonho muitas vezes com o Benfica, mas é a lembrança que tenho.
ainda há não muitos meses vi esse jogo. Andou a circular pela net. Trata-se não de uma versão pro-shot mas tão só de uma filmagem amadora (!) sem recurso a multicãmaras, portanto, à qual foi adicionado o relato de uma rádio belga.

Um dia destes revejo o jogo.

pcssousa

Citação de: Çula em 18 de Setembro de 2013, 00:18

Já em Viena voltou a fazer o mesmo.
Verdade.

Mas a final de Viena foi disputada no "vamos ver no que isto dá", e tendo em mente que a simples presença na final seria uma vitória por si só. Achavam (mal) que era quase impossível bater o Milan... quando afinal eles até acabaram apenas por nos bater graças a uma marosca ensaiada e ilegal.

E colocar a equipa num hotel movimentadissimo, rodeada de joranalistas e adeptos foi amadorismo puro. Não aprenderam nada com aquilo que Guttmann tinha feito 29 anos antes. Nada mesmo... Alias, ainda hoje, tantos anos depois, em alguns pontos o Benfica está mais atrasado do que aquilo que estava nos anos 60 e mesmo meados dos 50, onde poucas coisas eram deixadas ao acaso. Já falei sobre isso, já dei a minha opinião, infelizmente não posso fazer nada.

Puritan

Guardo com carinho o primeiro jogo que pude assistir ao vivo na Luz: Benfica 6-0 Beitar de Jerusalém, pré-eliminatória da LC 98/99.

A primeira memória europeia que tenho do Benfica, porém, é a final de Viena contra o Milão que perdemos 1-0. Desde então, algumas alegrias, outras tristezas. Derrotas que nunca consegui superar bem foram contra o Parma nas meias-finais da Taça das Taças de 93/94, os inenarráveis 7 de Vigo ou a patética eliminação das meias-finais da Liga Europa aos pés do Braguinha.

Curiosamente a final do ano passado contra o Chelsea não me ficou tão entalada na garganta, talvez por estar misturada com o orgulho de ver o Benfica 23 anos depois numa final europeia, de termos feito uma boa exibição e do adversário ser de renome.

RedVC

Se calhar não vale nada mas a final com o Chelsea foi muito bem jogada da nossa parte e encheu-me de orgulho.
Para muita gente, Portugueses e estrangeiros seguramente que o Benfica poderia perfeitamente ter saido vencedor e se calhar até teria assentado melhor a vitória. Foi pena mas foi também um orgulho.

zerosas

Dos que vi ao vivo, o pior sem duvida a derrota em Vigo... Ainda por cima p meu pai conhecia umas pessoas em Vigo que me compraram um bilhete para a central, ao pé dos adeptos do Vigo que enquanto os golos iam entrando iam cada vez mais tendo pena de mim...

O melhor ap vivo foi o 0 2 em anfield, estava ao pé dos nossos e qd o micolli marca foi o delírio!!!

Mas o mais emotivo para mim de todos foi o 4 4 de leverkusen - que jogo!!!

Sent from my iPhone

zerosas

Esqueci-me do Benfica Marselha da TC, mas esse jogo foi fraquinho, valeu pelos últimos 5 minutos com o estadio todo em pé

Sent from my iPhone

Geovanni95

No velho estádio fui ver um contra uns polacos. Ganhamos 5-0 ou 5-1. E fui ver outra com o Beitar em que ganhamos por 6-0 e lá perdemos estupidamente 4-2.

No novo fui ver com o Inter, Molde, Dinamo de Zagreb, Manchester em 2005, Barcelona em 2006,  Austria de Viena, Celtic em 2006, Espanhol em 2007, AC Milan, Napoles, Bate Borisov, Liverpool, Hapoel, PSV, Twente, Otelul, Chelsea, Spartak Moscovo, Bordeus, Fernebache

Das que eu gostei mais:

Com o Inter fizemos um grande jogo. Grande exibição do Armando
Manchester foi fantástico
Barcelona foi um grande jogo e deveriamos ter ganho. Aquele penalty...
Austria de Viena e Celtic belas exibições
PSV também foi bom
Twente também gostei muito
Fernebache não foi das melhores exibições mas passamos para a Final

Das que eu não gostei:

Espanhol foi muito mau. Tínhamos perdido 3-2 lá e fartamos de falhar golos cá
Otelut e Bordeus foram secantes
Chelsea foi pena o resultado

Já o meu pai teve a felicidade de ver todos os jogos europeus na velha luz desde 1974 até 1992 com exceção:
- Benfica - 2-1 - Betis de 82
- Benfica - 6-0 - Hamrun de 91

E ainda foi ver as dois finais que perdemos em Bruxelas e em Estugarda