Luis Sénica (Hóquei em Patins)

Treinador, 60 anos,
Portugal
Estatísticas: 4 épocas

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1), Liga Europeia (1), Taça CERS (1), Taça Continental (1), Supertaça (2)

nokas7


Amigo das modalidades


BenficaCAMPEAO

Sinceramente gosto do homem, não me parece muito espalhafatoso mas trouxe competitividade ao Benfica. Esperemos que o titulo chegue:D

Slb23

Tem aspectos que se devem criticar mas também já fez coisas boas. Acho que estamos a evoluir de ano para ano e esta época espero o título!

Fut_Player

Caro Luis Sénica

Desejo-lhe um óptimo campeonado e que seja desta que possamos trazer o titulo para a Luz, confio em si, na sua equipa técnica e nos atletas.

Messi87

Luís Sénica, de treinador para treinador

Hélder Antunes, responsável pelo «TreinadoresHP» fala com Luís Sénica, treinador do SL Benfica, numa conversa, de treinador... para treinador.

1 – Como defines o perfil ideal do Jogador e do Guarda-Redes de Hóquei em Patins atual?

LS - Existem no meu entender um conjunto de características que se destacam e não tanto um perfil ideal...

No jogador o domínio da "trilogia" do Hóquei em Patins, com tão bem definiu Ernesto Honório, ou seja o domínio do patim, setique e bola, ao qual lhe juntava outros traços importantes reacções sensoriomotoras, capacidade de realizar acções complexas rápidas, procedimentos e resposta rápida, agilidade, controle emocional, cooperação, domínio do espaço, capacidade de mudança de movimentos, sentido de antecipação... entre outros.

No GR a grande diferença está na posição que adopta em relação aos seus colegas de pista, no material que usa para a sua posição específica o que implica o reforço de algumas características importantes como a patinagem específica da sua função, a coordenação fina intersegmentar, o sentido de ritmo, o sentido de equilíbrio a percepção óptima das distâncias a percepção da velocidade da bola dos colegas e dos adversários e um forte traço das capacidades volitivas. 

2 – Dás importância ao trabalho psicológico numa equipa? Como o podemos trabalhar?

LS - A capacidade psicológica pode influir positiva ou negativamente na capacidade de resposta dos atletas nas várias componentes do treino e do jogo. O objectivo principal do treinador será optimizar o rendimento do atleta e da equipa e nesse contexto o trabalho psicológico deve integrar-se no conjunto da preparação global, através da definição de objectivos, da imagética, da superação aos sinais de fadiga, da autoavaliação, dos jogos de treino, da marcação de livres directos, das grandes penalidades, dos jogos lúdicos, entre outros...

3 – Na tua opinião, qual a metodologia de treino mais adequada para o treino de Hóquei em Patins numa equipa Sénior? Porquê?

LS - Pessoalmente acredito na especificidade do treino a partir de uma "ideia de jogo", mas entendo que não devemos generalizar, todas as metodologias são boas importa é saber quando e como usá-las.

4 – Que características coletivas achas mais importantes que uma equipa deve ter, tendo em conta as regras atuais do Hóquei em Patins? Transições Rápidas? Posse de Bola? E porquê?

LS - Olho de forma holística para essa relação. Entendo o processo de preparação da equipa de forma global, assente num conjunto de interacções das diversas formas que comportam o rendimento da equipa na pista.

5 – Que lacunas, se é que elas existem, apontas à forma como se trabalha a formação em Portugal, nomeadamente nos atletas mais jovens? Para onde deve ser direcionado o trabalho dos treinadores?

LS - Qualquer que seja o nível da prática desportiva que se considere existe uma questão incontornável, a relação dinâmica entre os indivíduos ou os grupos que nela participam.
Esta relação torna-se processualmente decisiva quando nos centramos na prática desportiva de crianças e jovens e na influência que particularmente treinadores e pais exercem sobre esses mesmos praticantes na orientação dos seus objectivos e nas motivações que procuram nessa prática.
A formação desportiva de um atleta tem obrigatoriamente que ser entendida com uma actividade educativa realizada por etapas e concretizada a longo prazo.

http://www.mundook.net/interview/5926-luis-senica-de-treinador-para-treinador.html

Messi87

Sénica quer ganhar sempre

Luís Sénica inicia a sua terceira temporada como treinador do Hóquei em Patins do Benfica e depois de uma época em que ganhou a Taça CERS e terminou o campeonato em igualdade pontual com o campeão FC Porto, quer uma mentalidade ganhadora em todos os ringues onde as águias entrarem.

«Vamos entrar em todos os jogos para vencer e estar na luta por todas as competições. O objetivo é que o Benfica este ano seja ainda mais forte. Temos de olhar sempre para cima no sentido de nos irmos superando.»
Este ano os encarnados regressam à Liga Europa e embora a competição seja abordada com cautela, Sénica revelou em entrevista ao SAPO Desporto que há o sonho de vencer de novo a nível internacional.

«Seria irrazoável dizer que regressamos este ano à Liga Europa e que a vamos ganhar. Mas sonhamos com isso, obviamente», afirma o treinador encarnado, em tom semelhante àquele com que aborda a Supertaça Europeia, que o Benfica disputa a 5 de Novembro com a formação do Liceo.

http://desporto.sapo.pt/hoquei/artigo/2011/10/18/s_nica_quer_ganhar_sempre.html

Vídeo:

http://videos.sapo.pt/AfCnt9mSPD3dQcYwBOvk


Slb23

Vamos lá colocar os meninos a treinar a finalização e a jogar mais colectivamente.

Força Mister

crslb

Mete lá a equipa a jogar bem crl, e a finalizar como deve ser.

Este ano temos de ser Campeões pá !

Vá, força nisso, dasss.


JPSilva

Preocupe-se em passar o grupo primeiro que não é facil. Não vale a pena ter a pressão de objectivos tao altos.

JordanAir

Parabéns pelo grande trabalho mister.

faneca_slb4ever

Vamos lá dar mais tempo de jogo ao Diogo e João.

Fazem a diferença.

O_Glorioso

É preciso melhorar a defesa, pois tem estado muito permeável. Não é admissível sofrermos tantos golos. 

E continua-se a falhar muito nos livres e grande penalidades.