Costa Pereira

Guarda-redes, (1929-12-22 - 1990-10-25),
Portugal
Equipa Principal: 13 épocas (1954-1967), 366 jogos (32335 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (7), Taça de Portugal (5), Taça dos Campeões Europeus (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

G10

#75
Citação de: Shoky em 02 de Maio de 2013, 14:41
Que jogo é?
no 4-1  >:( de manchester.. 1967/1968 

pcssousa

Citação de: G10 em 02 de Maio de 2013, 17:39
Citação de: Shoky em 02 de Maio de 2013, 14:41
Que jogo é?
no 4-1  >:( de manchester.. 1967/1968
Aí foi José Henriques, o "Zé Gato" quem jogou...


Grande Sr. Alberto da Costa Pereira, será hoje mais um dos muitos Benfiquistas que estarão lá em cima a torcer por nós. Saberá por ventura aquilo que poucos hoje entendem, que se jogará hoje a história do Benfica... Que seja uma fonte de inspiração para os que entrarem em campo com as nossas berrantes camisolas, que ajude a que não se apague a lenda das "papoilas saltitantes", que a chama do Benfica perdure e nos permita pôr fim à mais longa ausência de finais europeias da história do clube!

G10

Citação de: pcssousa em 02 de Maio de 2013, 17:52
Citação de: G10 em 02 de Maio de 2013, 17:39
Citação de: Shoky em 02 de Maio de 2013, 14:41
Que jogo é?
no 4-1  >:( de manchester.. 1967/1968
Aí foi José Henriques, o "Zé Gato" quem jogou...


Grande Sr. Alberto da Costa Pereira, será hoje mais um dos muitos Benfiquistas que estarão lá em cima a torcer por nós. Saberá por ventura aquilo que poucos hoje entendem, que se jogará hoje a história do Benfica... Que seja uma fonte de inspiração para os que entrarem em campo com as nossas berrantes camisolas, que ajude a que não se apague a lenda das "papoilas saltitantes", que a chama do Benfica perdure e nos permita pôr fim à mais longa ausência de finais europeias da história do clube!

pensei que era o Costa Pereira..

Shoky

Benfica 3-2 Barcelona | Taça dos Campeões Europeus 1960/61 - Final



A mítica bola nos 2 postes.

Tottenham 2-1 Benfica | Taça dos Campeões Europeus 1961/62 - Meia Final (2ªMão)


Feyenoord 0-0 Benfica | Taça dos Campeões Europeus 1962/63 - Meia Final (1ªMão)


jp23

Estou a ver agora o documentário "À conquista da Europa" na RTP2 e este senhor era impressionante!!! :O

Zlatan

Se não foi o melhor de sempre, foi sem dúvida dos melhores.

tms_cst

Citação de: jp23 em 15 de Setembro de 2013, 14:27
Estou a ver agora o documentário "À conquista da Europa" na RTP2 e este senhor era impressionante!!! :O

também vi, grandes defesas deste senhor

RedVC

#82
Sem grandes problemas de polémicas acho eu, Costa Pereira está no top 3 juntamente com Manuel Bento e Michel Preud'Homme. Era um homem de grande carácter e claro com algumas fragilidades que foram complicadas num ou outro jogo mas foi quase sempre um atleta de enorme rendimento numa posição em que a glória dista apenas uma defesa mal conseguida da crucificação.
O meu pai tinha uma admiração especial por ele, por Coluna, Águas, Germano e Eusébio.
Que descanse em paz. Honra à sua memória. Estará sempre no coração dos Benfiquistas.

pcssousa

E mais, além de ter grande qualidade foi pioneiro, em especial das saídas fora da pequena área. Assombrou o Maracaña aquando da sua primeira vez por lá. E não estou a exagerar.
Era homem de grandes defesas e grandes frangos, que felizmente foram poucos, mas de facto grandes.

Recordo-me que ainda de o ver no Domingo Desportivo, onde elegia o golo da jornada, era um homem com imensa classe.

Nick Valensi

O meu avô chamava-lhe o "Costa dos Frangos", mas carinhosamente. Dizia que tinha sido o melhor guarda-redes do Benfica, mas não lhe perdoava o frangalhão na final com o Inter.

pcssousa

#85
Sim, Costa dos frangos era a alcunha dele.
Devemos é ter a noção que sem ele provavelmente não seriamos campeões europeus em 61 e nem teriamos chegado à final em 62, tal o nível da sua exibição em Londres. Não me parece que o Barroca conseguisse safar qualquer um desses jogos.
Mas já na final de 62, em pelo menos um dos golos podia ter feito melhor, ele e o Germano, felizmente Guttmann sempre dizia que não se importava de sofrer 4 desde que marcasse 5 (o que não quer dizer que não tenha dado uma bronca ao intervalo) e a equipa foi para a frente e pumbas.

Dandy






   Morreu muito novo.




Çula

Citação de: pcssousa em 22 de Setembro de 2013, 15:56
E mais, além de ter grande qualidade foi pioneiro, em especial das saídas fora da pequena área. Assombrou o Maracaña aquando da sua primeira vez por lá. E não estou a exagerar.
Era homem de grandes defesas e grandes frangos, que felizmente foram poucos, mas de facto grandes.

Recordo-me que ainda de o ver no Domingo Desportivo, onde elegia o golo da jornada, era um homem com imensa classe.

Então lembras-te bem da máxima que ele defendia vezes sem conta, nesse programa.
"É impensável um GR deixar que se marquem golos dentro da pequena área".

Batia nesta tecla vezes sem conta.

pcssousa

#88
Citação de: Çula em 04 de Outubro de 2013, 22:09
Citação de: pcssousa em 22 de Setembro de 2013, 15:56
E mais, além de ter grande qualidade foi pioneiro, em especial das saídas fora da pequena área. Assombrou o Maracaña aquando da sua primeira vez por lá. E não estou a exagerar.
Era homem de grandes defesas e grandes frangos, que felizmente foram poucos, mas de facto grandes.

Recordo-me que ainda de o ver no Domingo Desportivo, onde elegia o golo da jornada, era um homem com imensa classe.

Então lembras-te bem da máxima que ele defendia vezes sem conta, nesse programa.
"É impensável um GR deixar que se marquem golos dentro da pequena área".

Batia nesta tecla vezes sem conta.
Lembro-me muitissimo bem e acabo por adopta muitas vezes uma das expressões que usava: "bola na pequena área é sempre do guarda-redes"!

De entre os seus campeões da Europa o Benfica teve um punhado de homens excepcionais, realço a palavra homens para lá de desportistas. Tanto quanto me foi transmitido por quem viveu com ele inesquecíveis jornadas, Costa Pereira foi um deles. Um homem de inquestionável formação moral e um desportista de postura exemplar. Uma pessoa muito culta que colaborou com várias publicações, a mais duradoura colaboração terá sido com o Diário de Lisboa.

José Águas, aquando da morte do ex-futebolista e basquetebolista do Sport Lisboa e Benfica diria: "A morte de Costa Pereira foi uma grande perda para todos os que tiveram a felicidade de com ele conviver. O Costa era muito educado e a sua vivência tornava-o diferente dos restantes colegas de equipa. A sua forte personalidade impunha-o junto dos colegas e por eles se batia em casos de injustiça, contestando situações sem medo de represálias".

Dentro de 20 dias passarão 23 anos da sua partida para um Mundo melhor, onde estará certamente a fazer claque pelo nosso Clube. Na hora da partida levou consigi a mágoa da injustiça da sua não convocação (muito injusta, diga-se) para o Mundial de 66.

NunoDuarte

Citação de: Dandy em 04 de Outubro de 2013, 20:52





   Morreu muito novo.
Verdade...
À umas semanas vi uma foto do José Torres a carregar o seu caixão, nem tenho palavras...