Rui Costa

Médio, 53 anos,
Portugal
Equipa Principal: 5 épocas (1991-1994, 2006-2008), 178 jogos (12491 minutos), 29 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1)

sardao

Ainda por cima com a 10 vestida...

Luis10e10

Citação de: sardao em 04 de Abril de 2013, 17:05
Ainda por cima com a 10 vestida...

Nessa época era usual ele usar o 10.

Tsoukalos

o ultimo grande e verdadeiro nr "10" nacional.

:bow2:

Zlatan

Rui Manuel César Costa. Lisboa, 29 de Março de 1971. Médio.
Épocas no Benfica: 5 (91/94 e 06/08). Jogos: 178. Golos: 29. Títulos: 2 (1 Campeonato Nacional e 1 Taça de Portugal).
Outros clubes: Fafe, Fiorentina e Milan. Internacionalizações: 94.

Ele é o príncipe encantado, que benfiquistas desencanta por um regresso sempre adiado. Ele é Rui Costa, o número 10 dos tempos já não tão românticos da bola. Tempos mais geométricos. Com a etiqueta rigor.

Cedo se revelou fantasia. De início, com seis anos apenas, nos torneios de futebol de salão, era treinador o pai, presença tutelar que não prescinde. Depois, a partir dos nove anos, nas escolinhas do Benfica, para todo um percurso até ao escalão júnior. Quis a vida que o seu primeiro treinador fosse Eusébio, logo "a mais excepcional das pessoas, a minha maior referência, o maior motivo de orgulho", na sua dívida eterna de gratidão.

Já sénior, Rui Costa viajou para o Minho, fixou-se em Fafe. "Não foi uma equipa que me desse grande currículo nem um grande prestígio, mas, por se tratar de um clube humilde, foi-me possível trabalhar bem, com pessoas que me ajudaram e me ensinaram muito. Consegui sair de lá para o Campeonato do Mundo de Juniores, no qual tive a sorte das coisas me terem saído bem, e regressei ao Benfica."

Fez-lhe mesmo bem o tirocínio no distrito de Braga. Por lá começou a dar-se ao respeito. Sempre presente e dinâmico, talentoso e versátil, atlético e útil, era jogador para outras galáxias. Definitivamente.

No Portugal 91, naquela noite mágico de 26 de Junho, na sua Luz, um portento de pontapé colocou a turma lusitana na final da competição, vencendo a resistência teimosa de uma Austrália sempre rija nos momentos decisivos. Depois, foi a maior enchente que os arquivos registam na catedral benfiquista, na final, com o Brasil, vista ao vivo por 240 mil olhos. De esperança, de emoção, de alegria.

Venceu Portugal. Rui Costa marcou o penálti conclusivo. Conquistou o título, a juventude, o país. E ao Benfica voltou.

Fez a pré-temporada com Sven-Goran Eriksson, um dos treinadores que maior cartel deixaram no clube. O sueco enamorou-se do bálsamo daquele futebol irreverente, quase virginal, mas profundo.

Gradativamente, começou a entrar na equipa, até garantir a titularidade. Foram três anos excepcionais. Ganhou um Campeonato e uma Taça de Portugal. Percorreu uma avenida que sucesso poderia chamar-se. À Selecção A chegou, também, com naturalidade. Na retina ficou aquela memorável final do Jamor (5-2, ao Boavista), com Toni ao leme das operações, ao lado de Vítor Paneira, Paulo Sousa, Paulo Futre, João Pinto e Rui Águas, numa manifestação de gala. Como também o magistral desempenho no empate a quatro bolas, frente ao Bayer Leverkusen, no tal jogo impróprio para cardíacos, assim reza o cliché.

Pelas portas que o Benfica abriu, saiu também Rui Costa, em 94/95, com destino à Fiorentina, a troco de um milhão e 200 mil contos, a maior transferência mundial dessa temporada. Foi um balão de oxigénio para o Benfica, com as finanças depauperadas, mas uma baixa dificilmente suprível nos anos subsequentes. Ele que até queria ingressar no Barcelona, rendido aos cantos de sereia do grande Joan Cruyiff, na monumental cidade italiana se estabeleceu. Florença viria a estremecer, amiudadas vezes, com a sua elegância em campo, o seu saber, a sua arte. Até que chegou ao Milan e campeão europeu se fez. Um feito igual, haviam-lhe contado quando criança, àquele de Coluna, de José Augusto, de Eusébio, de Simões.

Pena não ter sido com a camisola do Glorioso, o clube que ama, do qual é sócio, tal qual o filho, que também inscreveu, "com apenas um dia de idade", no vasto rol da massa associativa do Benfica.

No Verão quente de 93, ainda na presidência de Jorge de Brito, o clube viveu uma das crises mais humilhantes. Com os cofres vazios e ordenados em atraso, jogadores houve que rescindiram os contratos, rumando até para a mais directa concorrência. Não foi o caso de Rui Costa, sem embargo de ter sido assediado como talvez nenhum outro. Manteve-se irredutível na defesa do et pluribus unum. A sua divisa.

Mais tarde, a 13 de Agosto de 1996, pela Fiorentina jogou frente ao Benfica. Profissionalismo oblige, um golo fez. Assim como quem ficou apoderado pelo complexo de Édipo, não comemorou. Antes, chorou. E, sobre esse episódio enternecedor, também poderia escrever Eugénio de Andrade: "É juventude. Juventude ou claridade. É um azul puríssimo, propagado. Isento de peso e crueldade."

João Malheiro em Memorial Benfica, 100 Glórias.

Zlatan

Tenho saudades de ver em campo este extraordinário jogador e enorme Benfiquista.

Shoky

Benfica 2-0 Dinamo Moscovo | Taça UEFA 1992/93

Luis10e10

Citação de: Shoky em 24 de Abril de 2013, 14:44

Nao queres adicionar à primeira pagina os gifs dele no jogo contra a Fundação Luís Figo?

Shoky

Citação de: Luis10e10 em 24 de Abril de 2013, 19:24

Nao queres adicionar à primeira pagina os gifs dele no jogo contra a Fundação Luís Figo?

Se acharem por bem...eu adiciono.
Não vi grande interesse porque ele já tinha acabado a carreira e futebolisticamente não acrescentam nada.

Mas se quiserem adiciono...sem problemas. O0

Luis10e10

Citação de: Shoky em 25 de Abril de 2013, 01:26
Citação de: Luis10e10 em 24 de Abril de 2013, 19:24

Se acharem por bem...eu adiciono.
Não vi grande interesse porque ele já tinha acabado a carreira e futebolisticamente não acrescentam nada.

Mas se quiserem adiciono...sem problemas. O0
Por mim pode ser. Era porque em momentos como esse, nós recordamo-nos como era ele com o manto sagrado vestido, ele e outros. Se nimguem levantar problemas com isso.

Kal-El

Citação de: Luis10e10 em 23 de Abril de 2013, 23:47

Não há nenhum video dessa entrada dele nesse jogo?? penso que foi contra a pobreza?? ou algo assim certo?? é que não estive presente nesse jogo, gostava de ouvir a recepção que teve

Luis10e10

Citação de: Kal-El em 25 de Abril de 2013, 10:27
Citação de: Luis10e10 em 23 de Abril de 2013, 23:47

Não há nenhum video dessa entrada dele nesse jogo?? penso que foi contra a pobreza?? ou algo assim certo?? é que não estive presente nesse jogo, gostava de ouvir a recepção que teve

http://www.youtube.com/watch?v=MJzV3Xh67YA

Não é em português, mas penso que da para o que pretendes.