Rui Costa, o Maestro

Médio, 52 anos,
Portugal
Equipa Principal: 5 épocas (1991-1994, 2006-2008), 178 jogos (12491 minutos), 29 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça de Portugal (1)

Pancho Lopes 67

Citação de: Alexandre1976 em 06 de Março de 2020, 20:21
Pancho,acho que na altura se equiparavam em termos de qualidade.E o João Pinto não sai para o estrangeiro por causa do que se tinha passado em Madrid.

Tinham potencial semelhante, aliás os 4 melhores jogadores da geração de Ouro (Figo, João Pinto, Paulo Sousa e Rui Costa), tinham todos potencial parecido, quem evoluiu mais foi quem teve melhor direcção na carreira, o JVP a ficar num Benfica a cair aos bocados obviamente não evoluíu tantos como os outros. Mas em 1994 o JVP era melhor que o Rui Costa e os outros 2 na minha opinião, sem dúvida o melhor jogador português nessa altura. O único português em 1993-94 que tinha chances de estar a frente do JVP era o Futre, mas esse teve a lesão nesse ano no Reggiana e começou a queda na carreira com lesões sucessivas, infelizmente.

sazuke

upa

é para dar mais uma força ao excelente trabalho do gajo que é ídolo porque uma vez marcou um golo por uma equipa adversária

Red Zeppelin

Se só existe o tópico de jogador, é nesse. Sinceramente o mal que já fez ao Benfica não tem comparação ao mal que já fez. Este é um dos 3 cavaleiros do apocalipse, tem o negócio imobiliário no topo das prioridades, não dá para o Benfica. A luta passa por assegurar que ratos desta estripe nunca mais metam os pés no Benfica.

rotepa

Um ídolo a virar vilão.

Tinha eram olhos de garoto. Hoje em dia  já não me ilude.

AguiaFX

Faz o teu trabalho. Não fazeres nada é estares satisfeito com a vergonha que se está a passar.

Trapattoni

Corrompeu-se por completo naquela direcção e isso é algo que não tem perdão.
Era um ídolo na minha infância, aliás eu sonhava o dia em que voltasse a vestir a nossa camisola e lembro-me bem da felicidade e alegria que foi ao saber do seu regresso. Agora é isto.
Por mim era corrido a pontapé.

força Benfica

Todo sorridente e feliz da vida no inicio do jogo, deprimente!

cernache1

Desilusão ?

Não. Confirmação.

Ainda querem um gajo destes como Presidente ?

slb2tuga

desde Quique Flores que foste metido de lado em tudo o que é futebol,

se não trabalhas para o futebol, o que estas ai a fazer ...

dinheiro é mais importante do que a dignidade !

ruibenfica80

Citação de: Pancho Lopes 67 em 07 de Março de 2020, 12:21
Citação de: Alexandre1976 em 06 de Março de 2020, 20:21
Pancho,acho que na altura se equiparavam em termos de qualidade.E o João Pinto não sai para o estrangeiro por causa do que se tinha passado em Madrid.

Tinham potencial semelhante, aliás os 4 melhores jogadores da geração de Ouro (Figo, João Pinto, Paulo Sousa e Rui Costa), tinham todos potencial parecido, quem evoluiu mais foi quem teve melhor direcção na carreira, o JVP a ficar num Benfica a cair aos bocados obviamente não evoluíu tantos como os outros. Mas em 1994 o JVP era melhor que o Rui Costa e os outros 2 na minha opinião, sem dúvida o melhor jogador português nessa altura. O único português em 1993-94 que tinha chances de estar a frente do JVP era o Futre, mas esse teve a lesão nesse ano no Reggiana e começou a queda na carreira com lesões sucessivas, infelizmente.

Não querendo entrar na discussão do potencial que isso é muito relativo. Convém no entanto não ignorar que o João Vieira Pinto era ligeiramente mais velho. Tinha portanto já mais desenvolvimento muscular e mais experiência. Mal ou bem, já tinha treinado 1 ano em Espanha. Se tirou ou não rendimento disso é lá com ele.

Depois entre o Figo, Paulo Sousa e Rui Costa, há pequenas questões.
Creio que não é segredo nenhum que o Rui Costa sempre gostou de fumar e cagou um bocadinho no corpo. Não sabemos o que é que ele poderia ter sido ou não. Mas a verdade é que teve uma carreira com mais lesões e nunca teve uma resistência por aí além.
O Paulo Sousa e o Figo levaram bem mais a sério a profissão.

Eu diria que depende aquilo que se chama de potencial.
Se nos limitarmos apenas a potencial técnico é uma história. Se quisermos avaliar potencial num contexto que inclua personalidade....aí já será outra história. O João Vieira Pinto não tinha tanto potencial porque a sua personalidade nunca o permitiu. Não deixa de ser um aspeto relevante dele enquanto pessoa e profissional de futebol. Ao contrário, o Figo era talvez o que tinha mais potencial porque aliava potencial técnico com determinação e foco na carreira. Visível na forma como adicionou potência física ao seu jogo em Barcelona. Também na forma como sempre foi regular e em grande nível em todo o lado. Até visível na forma como ainda conseguiu fazer alguns golos e assistências num Inter Milão já em fase decadente. Numa idade em que um JVP já só servia ao Braga e o Rui Costa tinha dificuldades em ser decisivo no Benfica.

Não se pode olhar só à técnica. Esse é um erro tremendo. A personalidade até pode ser um factor com maior peso. A personalidade pode ser a diferença entre se ter um Cristiano Ronaldo ou um Fabio Paim.

Unpopular Opinion

#3565
Depois do que representou para o Benfica devia ter vergonha e abandonar a estrutura.

cernache1

Citação de: Unpopular Opinion em 08 de Março de 2020, 10:28
Depois do que representou par o Benfica devia ter vergonha e abandonar a estrutura.

O que representou ao certo ?

Até Maxi Pereira deu mais ao Sport Lisboa e Benfica e é a merda que é.

Unpopular Opinion

Citação de: cernache1 em 08 de Março de 2020, 10:30
Citação de: Unpopular Opinion em 08 de Março de 2020, 10:28
Depois do que representou par o Benfica devia ter vergonha e abandonar a estrutura.

O que representou ao certo ?

Até Maxi Pereira deu mais ao Sport Lisboa e Benfica e é a merda que é.
O Maxi também era obviamente um jogador querido no Benfica até ter feito o que fez e começado com aquelas conversas sem sentido. O Rui Costa também fez muitos jogos pelo Benfica, acho que teve a sua importância.

pedromrm2


cernache1

Citação de: Unpopular Opinion em 08 de Março de 2020, 10:33
Citação de: cernache1 em 08 de Março de 2020, 10:30
Citação de: Unpopular Opinion em 08 de Março de 2020, 10:28
Depois do que representou par o Benfica devia ter vergonha e abandonar a estrutura.

O que representou ao certo ?

Até Maxi Pereira deu mais ao Sport Lisboa e Benfica e é a merda que é.
O Maxi também era obviamente um jogador querido no Benfica até ter feito o que fez e começado com aquelas conversas sem sentido. O Rui Costa também fez muitos jogos pelo Benfica, acho que teve a sua importância.

Formou-se e reformou-se.

Jogador sem relevância para o Benfica tirando ter chorado. Nem no 3-6 foi titular.