Revisão Estatutos

merlim

Citação de: arfm14 em 26 de Outubro de 2024, 11:46Os 50 votos têm a tendência de prender o Benfica ao passado e impedem o progresso do clube.

A maioria das pessoas com 50 votos são por norma mais velhas, mais conservadoras, mais tradicionais, mais avessas à mudança, mais reticentes a novas vagas de progresso.

Tem vantagens como é óbvio, porque é nelas que reside a essência do clube, a mística, e impede derivas perigosas e momentâneas.

Mas quando o peso do poder de decisão destas pessoas é muito grande, o fator prejudicial pesa muito mais do que os benefícios, impedindo também a inovação e progresso do clube.

Na minha opinião, a distribuição de votos deveria ser mais equilibrada, nas nunca "1 sócio, 1 voto". Isso é demasiado perigoso e expõe o clube a derivas momentâneas que levam a uma instabilidade crescente.

Como tudo na vida, deve haver equilíbrio e o sistema atual não é equilibrado, não é razoável, nem justo, mas também não é justificação para optar por outros sistemas radicais.

Essa ideia de que os 50 votos só estão nas mãos da malta mais velha não é assim tão linear. Os meus filhos têm os 2, 50 votos e estão longe de serem velhos. E felizmente há muitos assim.

arfm14

Citação de: Velazquez em 26 de Outubro de 2024, 11:47
Citação de: Since1904 em 26 de Outubro de 2024, 11:44
Citação de: Lebohang Mokoena em 26 de Outubro de 2024, 11:36
Citação de: Since1904 em 26 de Outubro de 2024, 11:311 sócio 1 voto,ou seja,a malta deixa de pagar quotas quando bem lhe apetecer e faz uma inscrição nova sem perder absolutamente nada.
É preciso pensar nas coisas antes de falar...

O Benfica é uma democracia, numa democracia ninguém tem mais votos que outro. Cabe na cabeça de alguém o Presidente da República ter direito a 50 votos só porque é PR enquanto um cidadão comum só tem um? Ou um veterano do ultramar ter direito a 25 só porque serviu numa guerra?

Um sócio, um voto não é um sistema perfeito mas recordo que no atual Benfica um Presidente de uma Casa tem 150 votos e uma atleta do clube, mesmo chegado a dois meses das eleições, tem direito a 50. Este modelo parece-me ser de uma injustiça menor que o atual.

Acabar com os votos das casas e com os votos dos presidentes das casas, betão não vota e atletas nem sequer deveriam poder votar quanto mais.
Agora 1 Sócio,1 voto lamento mas também não concordo,assim como não concordo com o sistema 1,5,10,20 e 50.
Tem que haver um meio termo.

Qual é a razão para se discordar de 1 sócio 1 voto?Mas está toda a gente em todo o mundo errada e só aqui está certo?

A questão é que em eleições normais, não tens poder de voto assim que nasces. Precisas de 18 anos de integração no contexto de comunidade para teres o mínimo senso para votares em consciência.

Ora, numa associação não podes esperar esses 18 anos sem poder votar, uma vez que afastaria as pessoas do associativismo. No entanto, elas precisam de tempo de integração no contexto da associação para que possam votar em consciência e de acordo com os valores da mesma. A única forma de o fazeres é ter votos progressivos com a antiguidade.

Isso, para mim, nunca deverá estar em causa. O que deve estar em causa, são os 50 votos e o desequilíbrio que eles criam, levando o clube a uma estagnação indesejável.

mojo_j0jo

Larga maioria das propostas desistiram para ficar a do Ricardo Solnado (antigos estatutos basicamente)

bozic

Para mim seria 1 voto após o 1º ano e depois mais 1 voto por cada 5 anos de associado.

Ter pessoas ou casas com 50 votos é uma loucura. Por algum motivo foi o Vieira que quis dessa forma.

arfm14

Citação de: merlim em 26 de Outubro de 2024, 11:56
Citação de: arfm14 em 26 de Outubro de 2024, 11:46Os 50 votos têm a tendência de prender o Benfica ao passado e impedem o progresso do clube.

A maioria das pessoas com 50 votos são por norma mais velhas, mais conservadoras, mais tradicionais, mais avessas à mudança, mais reticentes a novas vagas de progresso.

Tem vantagens como é óbvio, porque é nelas que reside a essência do clube, a mística, e impede derivas perigosas e momentâneas.

Mas quando o peso do poder de decisão destas pessoas é muito grande, o fator prejudicial pesa muito mais do que os benefícios, impedindo também a inovação e progresso do clube.

Na minha opinião, a distribuição de votos deveria ser mais equilibrada, nas nunca "1 sócio, 1 voto". Isso é demasiado perigoso e expõe o clube a derivas momentâneas que levam a uma instabilidade crescente.

Como tudo na vida, deve haver equilíbrio e o sistema atual não é equilibrado, não é razoável, nem justo, mas também não é justificação para optar por outros sistemas radicais.

Essa ideia de que os 50 votos só estão nas mãos da malta mais velha não é assim tão linear. Os meus filhos têm os 2, 50 votos e estão longe de serem velhos. E felizmente há muitos assim.

Eu disse maioria, e acho que não estou enganado.

Obviamente também há pessoas mais jovens com esses 50 votos, mas em minoria.

IloveSLB2014

Ficaram só duas propostas para votação

1 sócio 1 voto

E a proposta do Solnado

3, 5, 10 e 20 votos, bem mais equilibrado que atualmente.

Só se pode votar numa delas

bozic

É apenas uma questão de probabilidade. Negar isso é negar uma evidência.

DeSousa

Citação de: IloveSLB2014 em 26 de Outubro de 2024, 12:01Ficaram só duas propostas para votação

1 sócio 1 voto

E a proposta do Solnado

3, 5, 10 e 20 votos, bem mais equilibrado que atualmente.

Só se pode votar numa delas
Qual vai a votação primeiro?

LA Lakers

Não vai passar nenhuma. Ou era só uma ou não passa.

mojo_j0jo

Citação de: arfm14 em 26 de Outubro de 2024, 12:00

Eu disse maioria, e acho que não estou enganado.

Obviamente também há pessoas mais jovens com esses 50 votos, mas em minoria.

Para mim ainda é mais aberrante os anos enquanto menor contarem para a efectividade.

É socialmente injusto, é um privilégio que muitas pessoas não têm.

DeSousa

Citação de: LA Lakers em 26 de Outubro de 2024, 12:03Não vai passar nenhuma. Ou era só uma ou não passa.
É votar favorável nas duas

daniii95

Foi mostrado um ao utilizador em questão por ter desrepeitado as regras do fórum. O utilizador estará banido durante 21 dias.

Xanghai

1 sócio = 1 voto, não há nada para inventar.

Rui_Garcia

Citação de: daniii95 em 26 de Outubro de 2024, 12:04O Rui Costa deve estar a chegar agora

É complicado acordar cedo a um sábado
O Rui Costa não está presente?

Indiana Jonas

Citação de: pexim em 26 de Outubro de 2024, 11:55
Citação de: Lebohang Mokoena em 26 de Outubro de 2024, 11:36
Citação de: Since1904 em 26 de Outubro de 2024, 11:311 sócio 1 voto,ou seja,a malta deixa de pagar quotas quando bem lhe apetecer e faz uma inscrição nova sem perder absolutamente nada.
É preciso pensar nas coisas antes de falar...

O Benfica é uma democracia, numa democracia ninguém tem mais votos que outro. Cabe na cabeça de alguém o Presidente da República ter direito a 50 votos só porque é PR enquanto um cidadão comum só tem um? Ou um veterano do ultramar ter direito a 25 só porque serviu numa guerra?

Um sócio, um voto não é um sistema perfeito mas recordo que no atual Benfica um Presidente de uma Casa tem 150 votos e uma atleta do clube, mesmo chegado a dois meses das eleições, tem direito a 50. Este modelo parece-me ser de uma injustiça menor que o atual.
Em primeiro lugar, o Benfica não é uma democracia. O Benfica é uma associação que define as suas próprias regras, dentro daquilo que a legislação lhe permite.

Depois, apesar de eu ser liminarmente contra o facto de as casas terem direito de voto, não sei onde foste buscar a ideia de que o presidente de uma casa vota com 150 votos.

Também não sei de onde tiraste a ideia de que um atleta vota com 50 votos depois de cá estar há 2 meses.

Eu sou contra 1 sócio = 1 voto porque concordo que a fidelidade deve ser premiada. Embora prefira isso do que aquilo que temos atualmente, mesmo nesta nova versão.

Ouvi ontem no podcast Falar Benfica aquela que me parece ser a melhor proposta que já vi:
1 voto após o primeiro ano de sócio.
2 votos após receber a águia de prata - 25 anos de sócio.
3 votos após receber a águia de ouro - 50 anos de sócio.
5 votos após receber o anel de platina - 75 anos de sócio.

O Benfica não é uma democracia? Então há eleições para quê?

Comentário Idiota de 2024, e ainda nem em Novembro estamos.