Museu Benfica: Cosme Damião

pirolito1

#5160
Fui hoje mais uma vez ao museu e como o pessoal que trabalha lá não tem poder para fazer nada, as competências de organização e espólio pertencem a outros departamentos enviei-lhes um email:


Fiz hoje uma visita ao Museu Cosme Damião e tenho algumas questões e sugestões.

Questões:

- A Taça dos Clubes Campeões Europeus de triatlo vencida pelo SL Benfica em 2017 não se encontra na secção de conquistas internacionais das modalidade, por que razão?

- A International Champions Cup, troféu de prestígio internacional actual, não se encontra na secção de títulos internacionais, por que razão?

- Existem 2 Taças de Porugal de hóquei em campo expostas que a FPH não considera nas suas listas, a de 1943-44 e 1946-47, o Clube de Futebol Benfica (que também venceu esta competição por 2 vezes nos anos 1940) considera esses títulos como campeonatos nacionais, a FPH só considera títulos depois de 1951 quando criaram o campeonato nacional. Podem-me esclarecer quanto ao âmbito desta competição?

- Em jornais da época encontra-se a vitória do SL Benfica na supertaça de andebol masculino na época 1982/83, no entanto, já li que essa competição foi mais tarde atribuída ao CF "os Belenenses". Confirmam isto? Têm no vosso espólio alguma Supertaça de andebol masculino vencida nos anos 1980?

Sugestões:

- Há uma TCCE de atletismo de estrada masculino que foi perdida, no seu lugar têm um recorte de jornal. Por favor, façam algo em relação a isto, não deve ser difícil encomendar uma réplica e colocar essa informação.

- A secção de títulos internacionais das modalidades está a ficar pequena, necessita de uma remodelação.

- Têm dezenas de troféus nacionais oficiais nas diversas modalidades expostos, mas é muito confuso e fica difícil de assimilar. Porque não criar uma secção por modalidade com um exemplar de cada troféu (o último) listando o total e edições vencidas? Podem depois continuar com a molhada para causar impacto. Assim fica difícil assimilar a informação desses troféus. Então quem procurar troféus de algumas modalidades vai andar perdido.

- Em 1962, o SL Benfica venceu a Taça das Nações de hóquei em patins em Montreux, essa competição era destinada a clubes campeões nacionais, assim decidido no Congresso da FIRS em Paris em Dezembro de 1960. E assim foi em 1961, quando o SL Benfica foi vice-campeão, e em 1962, quando o SL Benfica foi campeão, depois deixou de ser para clubes campeões. É uma verdadeira Taça dos Campeões europeus. É uma vitória que deve ser valorizada no museu. Sei que o SL Benfica não tem essa taça (a Taça Hispania), porque era entregue ao país que vencesse a competição por 3 vezes consecutivas ou 5 vezes no total, foi entregue a Espanha em 1978. Podem, no entanto, pedir autorização para fazer uma réplica menor do troféu e expô-lo no nosso museu. É uma grande conquista do nosso clube que actualmente se encontra esquecida.

pirolito1


Darkboy



Excelente iniciativa.

Infelizmente até nas visitas ao museu temos o GR como calcanhar de aquiles.

Blitzer


Eduardo Gomes






Eduardo Gomes




Di Nes

Nos meses de novembro e dezembro, visita o Estádio e o @museubenfica com acesso exclusivo ao balneário da equipa principal!

https://www.instagram.com/p/ClBxrdrNshb/

EusebioRei


Notguilty

Citação de: Di Nes em 16 de Novembro de 2022, 20:31
Nos meses de novembro e dezembro, visita o Estádio e o @museubenfica com acesso exclusivo ao balneário da equipa principal!

https://www.instagram.com/p/ClBxrdrNshb/
Sempre que abrem o principal ao publico é porque vão remodelar a decoração pelo menos.
Deve ser o caso.