Museu Benfica: Cosme Damião

Arhamiis

Citação de: O_Glorioso em 06 de Abril de 2010, 19:06
Citação de: Manel dos Anzois em 20 de Março de 2010, 23:31
    Museu pronto em 2011
ALCINO ANTÓNIO VISITOU SANTUÁRIO DA NBA PARA TIRAR IDEIAS

Alcino António, vice-presidente do Benfica para o património, espera que o novo museu do clube esteja concluído e pronto a abrir as portas ao público em 2011. "Vai estar localizado na porta 18 do Estádio da Luz, mesmo em frente à estátua de Eusébio. Trata-se de um espaço de 2.200/2.300 metros quadrados", explicou o dirigente.
A construção do museu, onde estarão retratados os mais de 100 anos de histórias das águias e que substituirá a atual sala de exposições, é uma das bandeiras que Vieira acenou durante a campanha eleitoral do ano passado. Os encarnados estão, por isso, determinados em concretizar esta obra.
Nesta altura, Alcino António, de 53 anos, está em fase de recolha de ideias que possam ser aplicadas no museu benfiquista. Ontem, acompanhado de representantes das Casas do Benfica de Danbury e Fall River, esteve no Hall of Fame da NBA, uma espécie de santuário do basquetebol norte-americano, que há pouco tempo completou 50 anos.

Fonte: Record, 21 de Fevereiro de 2010

Estão confirmados esses 2200/2300 m2? É que se estão, a coisa está mais composta...

Quando li aqui dizer, há uns meses e por uma pessoa que supostamente teve e tem (?) facilidades para falar com pessoal de dentro do Clube, que a área a alocar para o museu seria de 400 m2. Ora bem...

Caro Glorioso a pessoa que te disse que a obra do museu iria arrancar este ano fui eu, aliás, vim aqui repetir o que o próprio Presidente do Benfica me disse  de forma clara e directa, durante um jantar organizado pela Casa do Benfica da TAP,  nesse jantar estavam presentes mais de 100 pessoas caso o entendas informa-te, confirma e depois podes  pedir-me desculpa por essa pequena insinuação.   

Quanto ao tema em si, repito o que escrevi na altura, não estava certo quanto às medidas exactas do espaço, não foi algo que prestasse grande atenção, simplesmente  fiquei todo contente porque finalmente ia nascer o tão desejado museu do Benfica, sabia que ia ser lá no estádio e isso foi o suficiente para a minha satisfação. 

pauliter

Citação de: tobigh em 06 de Abril de 2010, 20:16
Hola amigos, les dejo dos links del museo mas importante de la Argentina, obviamente no podía ser de otra forma que el de River.

Son bienvenidos a visitarlo.

http://www.infobae.com/deportes/483230-0-0-River-inaugur%C3%B3-el-museo-m%C3%A1s-grande-del-mundo

Web del museo: http://www.museoriver.com/   :clap1: :clap1: :clap1:

Que belo museu sim senhor!
Parabéns! :clap1:

Espero que o Benfica tenha um museu proporcional ao seu historial e não apenas "vitrines com taças".

Gostava honestamente que fosse algo arrojado, vanguardista.

Partizan

Quero enviar para lá o meu CV.  :smitten:

O_Glorioso

Citação de: Arhamiis em 08 de Junho de 2010, 01:07
Citação de: O_Glorioso em 06 de Abril de 2010, 19:06
Citação de: Manel dos Anzois em 20 de Março de 2010, 23:31
    Museu pronto em 2011
ALCINO ANTÓNIO VISITOU SANTUÁRIO DA NBA PARA TIRAR IDEIAS

Alcino António, vice-presidente do Benfica para o património, espera que o novo museu do clube esteja concluído e pronto a abrir as portas ao público em 2011. "Vai estar localizado na porta 18 do Estádio da Luz, mesmo em frente à estátua de Eusébio. Trata-se de um espaço de 2.200/2.300 metros quadrados", explicou o dirigente.
A construção do museu, onde estarão retratados os mais de 100 anos de histórias das águias e que substituirá a atual sala de exposições, é uma das bandeiras que Vieira acenou durante a campanha eleitoral do ano passado. Os encarnados estão, por isso, determinados em concretizar esta obra.
Nesta altura, Alcino António, de 53 anos, está em fase de recolha de ideias que possam ser aplicadas no museu benfiquista. Ontem, acompanhado de representantes das Casas do Benfica de Danbury e Fall River, esteve no Hall of Fame da NBA, uma espécie de santuário do basquetebol norte-americano, que há pouco tempo completou 50 anos.

Fonte: Record, 21 de Fevereiro de 2010

Estão confirmados esses 2200/2300 m2? É que se estão, a coisa está mais composta...

Quando li aqui dizer, há uns meses e por uma pessoa que supostamente teve e tem (?) facilidades para falar com pessoal de dentro do Clube, que a área a alocar para o museu seria de 400 m2. Ora bem...

Caro Glorioso a pessoa que te disse que a obra do museu iria arrancar este ano fui eu, aliás, vim aqui repetir o que o próprio Presidente do Benfica me disse  de forma clara e directa, durante um jantar organizado pela Casa do Benfica da TAP,  nesse jantar estavam presentes mais de 100 pessoas caso o entendas informa-te, confirma e depois podes  pedir-me desculpa por essa pequena insinuação.   

Quanto ao tema em si, repito o que escrevi na altura, não estava certo quanto às medidas exactas do espaço, não foi algo que prestasse grande atenção, simplesmente  fiquei todo contente porque finalmente ia nascer o tão desejado museu do Benfica, sabia que ia ser lá no estádio e isso foi o suficiente para a minha satisfação. 

Vou pedir desculpa, porquê? Ofendi alguém? Menti? Ter dúvidas é insinuar?

É que, dúvidas da minha parte à parte, passe a redundância, "amandar" medidas assim é um pouco irresponsável, para não dizer outra coisa. É que 400 m2 é muito diferente de 2000 m2 (!).

Relê o que foi escrito depois de teres referido essa área, para perceberes a "gravidade" da coisa.

O_Glorioso

Quanto ao museu, queria era ver aqui desenhos do mesmo, quando estiver pronto o projecto. Mas, como se pode facilmente constatar, 2200/2300 m2 podem chegar, mas vai ficar tudo um bocado ao monte, ou... 

Aliás, e esquecendo todas as outras componentes que um museu deve ter, que até, se calhar, serão as mais importantes, não acredito que vão colocar vitrinas para todos os troféus que foram ganhos ao longo de 100 anos, até porque alguns já nem devem existir...

El Chouriçon

Citação de: pauliter em 08 de Junho de 2010, 01:26
Citação de: tobigh em 06 de Abril de 2010, 20:16
Hola amigos, les dejo dos links del museo mas importante de la Argentina, obviamente no podía ser de otra forma que el de River.

Son bienvenidos a visitarlo.

http://www.infobae.com/deportes/483230-0-0-River-inaugur%C3%B3-el-museo-m%C3%A1s-grande-del-mundo

Web del museo: http://www.museoriver.com/   :clap1: :clap1: :clap1:

Que belo museu sim senhor!
Parabéns! :clap1:

Espero que o Benfica tenha um museu proporcional ao seu historial e não apenas "vitrines com taças".

Gostava honestamente que fosse algo arrojado, vanguardista.

x2
espero que fique algo bastante bonito super completo com acesso a mta informação de preferência de forma digital ( refiro-me a ecrãs interactivos peço desculpa mas não sei como se chama ao certo..) e algumas ideias se podem tirar do museu do River..
que honre a historia deste nosso grande clube mas que tb seja bastante moderno, que venha a ser uma referência a nivel nacional e internacional, que fique algo bastante completo e que tenha tb todas as taças das modalidades não só do futebol até porque assim o impacto será bastante maior..

ziabloO

Citação de: O_Glorioso em 08 de Junho de 2010, 02:03
Quanto ao museu, queria era ver aqui desenhos do mesmo, quando estiver pronto o projecto. Mas, como se pode facilmente constatar, 2200/2300 m2 podem chegar, mas vai ficar tudo um bocado ao monte, ou...

Aliás, e esquecendo todas as outras componentes que um museu deve ter, que até, se calhar, serão as mais importantes, não acredito que vão colocar vitrinas para todos os troféus que foram ganhos ao longo de 100 anos, até porque alguns já nem devem existir...

Nem sabes como anseio ver os desenhos desse projecto.
Até lá, parece que estamos a falar de algo que nem sabemos bem o que é...
E espero que este seja O museu!

pangea

tenho um feeling que infelizmente esse tal museu não demostre a grandeza do clube, acredito mesmo que o museu vai muito tradicional e antiquado, ja estive no do barça ha uns 10 anos e era porreiro mas nada do que dizem por aí, o do barça tb tinha muitas vitrinas a nao ser que ja o tivessem remodelado. alem do mais 2200m2 nao me parece nada grande....enfim espero estar enganado mas vamos levar com um museu  pró parolito.... :tomates: ja sei que vou ser criticado mas é a minha opiniao, a direccao fez tudo muito bem ate agora, estadio, centro estagio, mas convelhamos os pavilhoes são horriveis pelo menos exterior parecem hangares para guardar material de construção, e prevejo um museu na "mesma linha"

Ian

em quantos projectos não surpreendemos e não fomos vanguardistas?
tenho a certeza de que este será mais um!

rcoelho

Citação de: fariabete1 em 08 de Junho de 2010, 09:25
tenho um feeling que infelizmente esse tal museu não demostre a grandeza do clube, acredito mesmo que o museu vai muito tradicional e antiquado, ja estive no do barça ha uns 10 anos e era porreiro mas nada do que dizem por aí, o do barça tb tinha muitas vitrinas a nao ser que ja o tivessem remodelado. alem do mais 2200m2 nao me parece nada grande....enfim espero estar enganado mas vamos levar com um museu  pró parolito.... :tomates: ja sei que vou ser criticado mas é a minha opiniao, a direccao fez tudo muito bem ate agora, estadio, centro estagio, mas convelhamos os pavilhoes são horriveis pelo menos exterior parecem hangares para guardar material de construção, e prevejo um museu na "mesma linha"

é verdade que os pavilhões são horriveis, mas ao menos existem. Por exemplo o Sporting anda a jogar por pavilhões desde o centro de Lisboa até Loures para manter vivas as modalidades, diga-se, com grande dificuldade e apenas graças a alguns sportinguistas fiéis que muitos sacrificios fazem para que isso aconteça. O Porto apenas recentemente construiu o seu caixote.

Os pavilhões são feios mas dá para perceber que a sua construção não foi muito cara, isso na altura era muito importante.

Em relação ao Museu, espero que seja digno mas de certeza que não vai ser consensual. Fazer o museu no estádio foi uma 2ª escolha porque não foi aprovada pela camara a alteração ao PDM para a construção do edificio sede na "Pêra" junto à 2ª circular.

Não tenho muitas expectativas e não sei até que ponto a sua construção será a definitiva.

Em relação ao estádio da luz só digo mais uma coisa, o maior problema não é ser feio, é não estar preparado para receber os benfiquistas fora dos espectaculos desportivos que lá acontecem, a área comercial é curta, não há espaços de lazer para "passar o tempo", ao nivel da restauração também deviam alargar a oferta.

A ideia disto tudo seria trazer as pessoas nos seus tempos livres ao estádio proporcionando-lhes um espaço agradável de estar, como consequencia directa disso acho que ao nivel das assistencias das modalidades ia haver um aumento.

Ainda este fim de semana estive no palácio do gelo em viseu e eles têm lá um espaço espectacular para deixar as crianças enquanto se fazem as "compras", já o disse muitas vezes e repito aqui, um espaço desse género era muito interessante num estádio da luz preparado para receber os seus adeptos.

pangea

Citação de: rcoelho em 08 de Junho de 2010, 09:43

é verdade que os pavilhões são horriveis, mas ao menos existem. Por exemplo o Sporting anda a jogar por pavilhões desde o centro de Lisboa até Loures para manter vivas as modalidades, diga-se, com grande dificuldade e apenas graças a alguns sportinguistas fiéis que muitos sacrificios fazem para que isso aconteça. O Porto apenas recentemente construiu o seu caixote.

Os pavilhões são feios mas dá para perceber que a sua construção não foi muito cara, isso na altura era muito importante.

Em relação ao Museu, espero que seja digno mas de certeza que não vai ser consensual. Fazer o museu no estádio foi uma 2ª escolha porque não foi aprovada pela camara a alteração ao PDM para a construção do edificio sede na "Pêra" junto à 2ª circular.

Não tenho muitas expectativas e não sei até que ponto a sua construção será a definitiva.

Em relação ao estádio da luz só digo mais uma coisa, o maior problema não é ser feio, é não estar preparado para receber os benfiquistas fora dos espectaculos desportivos que lá acontecem, a área comercial é curta, não há espaços de lazer para "passar o tempo", ao nivel da restauração também deviam alargar a oferta.

A ideia disto tudo seria trazer as pessoas nos seus tempos livres ao estádio proporcionando-lhes um espaço agradável de estar, como consequencia directa disso acho que ao nivel das assistencias das modalidades ia haver um aumento.

Ainda este fim de semana estive no palácio do gelo em viseu e eles têm lá um espaço espectacular para deixar as crianças enquanto se fazem as "compras", já o disse muitas vezes e repito aqui, um espaço desse género era muito interessante num estádio da luz preparado para receber os seus adeptos.

nao percebo nada disso mas fazer 2 pavilhoes como o benfica tem nao ficaria mais em conta apenas um pavilhao maior e mais bonito??
qt ao museu nao percebo o pq de o benfica ter um tipo a andar a viajar pra ver exemplos nos estados unidos e outros paises para quase que aposto decidirem por umas mesas de pic-nic com panos vermelhos compradas nos chineses e com as taças em cima....pelo que vi tem 600 mil euros pro museu, nao é preciso ser muito expert pra ver que nao dra pra fazer nada de jeito...so de saber que o que pagam ao zoro e balboa dava pra fazer um guggenhein como o de bilbao :whistle2: :whistle2: :whistle2: :whistle2: :whistle2:

O_Glorioso

Ó Faria, como muito bem disseste, não percebes nada disto. Então, só se ia construir um pavilhão maior do que o Império-Bonança, para estar ainda mais vazio (excepto meia dúzia de jogos por ano) e para ser mais "bonito", principalmente por fora?! Ora bem, temos dinheiro para dois pavilhões razoáveis, mas vais torrar o dinheiro num só e depois vamos andar a jogar noutros pavilhões em certas alturas, já para não falar que mais jovens da formação iriam ter de jogar noutros sítios e sem condições nenhumas.

Sabes quantas modalidades tem o Benfica, por acaso? Sabes que há as camadas jovens de cada uma delas, certo? Sabes que há eventos extradesportivos (que dão carcanhol) que se realizam nos pavilhões, não sabes? É só para confirmar...

Quero aqui dizer que meia dúzia de melhoramentos, principalmente no interior, davam logo outra estética à coisa. Isto já foi falado algures, mas neste tópico é off-topic, pois é sobre o museu que interessa se falar, e, aí, dou-te razão e partilho do teu receio: podemos vir a ter um museu que não está à altura da História do Clube.

Ferreira29

Conheço o Alcino António e segundo me disse há um par de meses, está a trabalhar em exclusivo neste projecto.

goscinny13

Citação de: rcoelho em 08 de Junho de 2010, 09:43

x2 concordo com tudo

O_Glorioso

Eu gostava de saber que tipo de construção o PDM permite para esse terreno denominado 'pêra'.

Dá-me impressão é que não quiseram chatear-se mais com o assunto, ou não há dinheiro para a sede (pode ser preciso para mais um Balboa ou dois).

É que PDMs são atropelados todos os dias, e sem piedade nenhuma.
Mais: quer-me parecer que o PDM relativo à zona onde está implantada a maior cagadeira do mundo, talvez da Europa, também foi alterado para permitir lá ser construída uma sauna ladrilhada a azulejos 15 x 15...