Museu Benfica: Cosme Damião

Manel dos Anzois

#15
Citação de: Manel dos Anzois em 20 de Março de 2010, 23:31
    Museu pronto em 2011
ALCINO ANTÓNIO VISITOU SANTUÁRIO DA NBA PARA TIRAR IDEIAS

Alcino António, vice-presidente do Benfica para o património, espera que o novo museu do clube esteja concluído e pronto a abrir as portas ao público em 2011. "Vai estar localizado na porta 18 do Estádio da Luz, mesmo em frente à estátua de Eusébio. Trata-se de um espaço de 2.200/2.300 metros quadrados", explicou o dirigente.
A construção do museu, onde estarão retratados os mais de 100 anos de histórias das águias e que substituirá a atual sala de exposições, é uma das bandeiras que Vieira acenou durante a campanha eleitoral do ano passado. Os encarnados estão, por isso, determinados em concretizar esta obra.
Nesta altura, Alcino António, de 53 anos, está em fase de recolha de ideias que possam ser aplicadas no museu benfiquista. Ontem, acompanhado de representantes das Casas do Benfica de Danbury e Fall River, esteve no Hall of Fame da NBA, uma espécie de santuário do basquetebol norte-americano, que há pouco tempo completou 50 anos.

Fonte: Record, 21 de Fevereiro de 2010

Como já foi dito aqui anteriormente, recordo que os responsáveis pela edificação do Museu falaram recentemente na admissão de "estagiarios" finalistas da Universidade de Lisboa, nas áreas de Museologia para tratar devidamente do espólio do clube.

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: sergio82 em 20 de Março de 2010, 23:14
De certeza que sera um museu digno de toda a nossa gloria
Amanha temos mais um trofeu para lá colocar
Força BENFICA


Humildade, meu caro !

PablitoAimar

Certamente que é preciso um museu muito grande para meter tantos trofeus já que para ter toda a grandeza do clube teria de ocupar portugal inteiro!

ES ENORME BENFICA!  :pray: :pray: :slb2: :slb2:

Vasilgon

Também espero ter na Luz algo em grande,e não o normal museu que costumamos ver nos clubes de futebol.

Espero que a entrada do museu seja também bem destacada "Las Vegas style" ;D ,espero que não seja nada ali "enfiado" debaixo das bancadas do estádio.

Que tenha destaque,para dar mais alguma vida a toda a envolvência.

goscinny13

-Por acaso no outro dia também dei por mim a pensar em quando é que teriamos um museu.
-Álguém se lembra do antigo museu no velho estádio da Luz? , ainda tenho algumas recordações de lá ter ido com o meu pai.
-Já agora onde é que os nossos troféus estão guardados?

skiD

se for parecido com o do Barcelona será fantástico.

Di_SLB

Não me importava nada de trabalhar lá... :whistle2:

Pedro84

Concordo quando dizem que o museu devia ser algo que se destaque, e não apenas mais um museu. Algo que marque quem o visitar, um ponto de passagem obrigatório e inesquecível. Uma coisa em grande! Infelizmente, não me parece que isso aconteça...

Vasilgon

Como disse o Monraigon,algo na linha do Oceanário seria muito interessante.O do Barcelona,pelos videos que já vi,é um bocadinho assim.

Calvinehobbes

em Fevereiro fui fazer a visita guiada pelo estádio da luz...já temos um museu com boas condições, melhor do que eu inaginava, mas nessa altura o rapaz que nos fez a visita guiada disse que as obras ja tinham arrancado e que a localização seria na porta 16...

e que no final da próxima época ja estaria pronto, que era vontade expressa do LFV que isso acontecesse...

Eu acredito num museu bem lindo...ainda me lembro de entrar no velhinho estádio da luz, subir as escadarias e do lado direito entrar numa sala cheia de troféus, por isso quero repetir muitas vezes isso, com os meus netos que ainda irão nascer

Manel dos Anzois

Citação de: Manel dos Anzois em 20 de Março de 2010, 23:37
Citação de: Manel dos Anzois em 20 de Março de 2010, 23:31
    Museu pronto em 2011
ALCINO ANTÓNIO VISITOU SANTUÁRIO DA NBA PARA TIRAR IDEIAS

Alcino António, vice-presidente do Benfica para o património, espera que o novo museu do clube esteja concluído e pronto a abrir as portas ao público em 2011. "Vai estar localizado na porta 18 do Estádio da Luz, mesmo em frente à estátua de Eusébio. Trata-se de um espaço de 2.200/2.300 metros quadrados", explicou o dirigente.
A construção do museu, onde estarão retratados os mais de 100 anos de histórias das águias e que substituirá a atual sala de exposições, é uma das bandeiras que Vieira acenou durante a campanha eleitoral do ano passado. Os encarnados estão, por isso, determinados em concretizar esta obra.
Nesta altura, Alcino António, de 53 anos, está em fase de recolha de ideias que possam ser aplicadas no museu benfiquista. Ontem, acompanhado de representantes das Casas do Benfica de Danbury e Fall River, esteve no Hall of Fame da NBA, uma espécie de santuário do basquetebol norte-americano, que há pouco tempo completou 50 anos.

Fonte: Record, 21 de Fevereiro de 2010

Como já foi dito aqui anteriormente, recordo que os responsáveis pela edificação do Museu falaram recentemente na admissão de "estagiarios" finalistas da Universidade de Lisboa, nas áreas de Museologia para tratar devidamente do espólio do clube.

"O Benfica assinou ontem um protocolo com a Faculdade de Letras de Lisboa para que esta ajude o clube a organizar o seu futuro museu. A colaboração passa pela cedência de estagiários que vão "classificar todo o centro documental do Benfica segundo parâmetros reconhecidos por qualquer historiador, em qualquer parte do mundo", explicou Luís Filipe Vieira na cerimónia que decorreu na Faculdade de Letras. O trabalho (que passa, entre outras coisas, pela digitalização e classificação de jornais) vai começar já, no Estádio da Luz, onde está guardado o vasto acervo histórico do clube. "Este é um protocolo fundamental para cuidar da memória da nossa instituição", considerou Vieira. Quanto ao museu propriamente dito, é para ficar concluído ao longo deste mandato, ou seja, durante os próximos dois anos e meio e terá a sua entrada na porta 18, junto à estátua de Eusébio. "Estão 300 mil euros orçamentados este ano para o museu, vamos ver se conseguimos aumentar o valor", disse Alcino António, vice-presidente para o património. Presentes na cerimónia estiveram o director da faculdade, António Feijó, e o coordenador do mestrado de Ciências Documentais, Paulo Alberto."

Calvinehobbes

a poco quando disse porta 16 queria dizer eta mesmo 18...peço desculpa

rkc

Citação de: Vasilgon em 21 de Março de 2010, 01:47
Como disse o Monraigon,algo na linha do Oceanário seria muito interessante.O do Barcelona,pelos videos que já vi,é um bocadinho assim.

O que é "na linha do Oceanário"? É que à primeira vista não tem nada a ver...

JotaTê

Espero que seja sobretudo um museu do século 21, com muita interactividade, com conteúdos digitais para serem consultados em PCs localizados em áreas específicas (isto é feito em vários museus, com wikis, com a vantagem dos conteúdos poderem vir do nosso jornal). Para mim não é tão importante colocar todos os troféus à vista, embora todos sejam importantes, porque isso pode colocar um problema logístico e inviabilizar a referida zona "interactiva".

Percorrer a nossa história nas várias modalidade é uma tarefa e pêras!

Ferreira29

O Alcino António também esteve no final de 2009 na Suiça para ver um museu, penso que do Basileia.

É o responsável pelo projecto do museu no Benfica, sei que se não se está a dedicar a tempo inteiro à coisa anda perto.