Museu Benfica: Cosme Damião

Theroux

20 mil taças não é um museu, é uma sucata.

O_Glorioso

Citação de: pcssousa em 26 de Março de 2012, 18:07
Citação de: ASMor em 26 de Março de 2012, 17:24
na semana passada fiz a visita ao estádio (novamente :P), e passamos pelo sitio onde estão a restaurar e armazenar as taças, pareceu-me tudo muito bem organizado e bem feito, muito bom trabalho que se faz por ali, e fiquei surpreendido com a quantidade de pessoas a trabalhar la, ainda deu para ver as 3 taças da liga a bota de ouro do Eusébio e pouco mais.

no caso do museu penso que meter la tudo exposto n faz muito sentido, claro que as duas taças da champions n podem faltar, mas por exemplo as taças da liga duas delas são iguais e se ganhar-mos este ano penso que também seja igual a do ano passado, portanto n faz muito sentido meter taças "repetidas", mete-se uma e depois algo com a historia de todas as que temos daquela "serie".
E que se faz às restantes taças? jogam-se fora ou amontoam-se num armazém qualquer, sem qualquer dignidade? para isso, se por ventura ganharmos a taça da Liga este ano mais vale dá-la ao Gil pois de certeza que lhe darão valor e a estimarão!

Eu aqui estou no meio-termo, caro Sousa. Não é possível, como é óbvio, meter tanta tacinha em exposição condigna num espaço. É virtualmente impossível e impraticável, a não ser que se metesse tudo num monte, que não era nada de nada.

Agora, fazer como já li aí atrás, colocar só o último troféu oficial a representar os outros, é ridículo. Não posso empregar outro termo que não este.

Os troféus oficiais têm de estar todos expostos, sejam eles do futebol ou do ténis de mesa. Se faltar um troféu e sua respectiva história, já está a falhar...

Os das camadas jovens, oficiais, também seria interessante colocá-los em exposição, mas não acho obrigatório. Eu, pessoalmente, também ponha estes em esposição, em segundo plano.

Troféus individuais, acho que só deveriam ser expostos aqueles com extrema importância.

Em relação aos troféus oficiosos, é claro que só deveriam ser expostos aqueles cuja importância, cuja beleza, cujo enquadramento histórico assim o obrigassem. Aqueles troféus oficiosos tipo "série" deveriam ser guardados noutro sítio.

Portuguese Giants

Ainda bem que LFV fomentou o Departamento de Restauro, pois ao ritmo a que ganha canecos no Benfica, arriscava-se a que as que existem se estragassem...

AI BENFICA...


†


Almodovar


Sharapova

#515
the.lowlight gostei bastante dos teus posts. Consigo compreender perfeitamente a opinião do pcssousa, é bastante válida, mas não é viável. Teríamos de ter um armazém do tamanho do IKEA e mesmo assim não sei até que ponto seria possível... seria exagerado, quer queiramos quer não perderia o interesse, ninguém teria paciência para ver tudo... além de que existirão muitos outros objectos carregadíssimos de significado que também devem estar no museu. O que interessa é a qualidade do que será posto (e como), e isso muito mais do que a quantidade. Tudo está dependente da maneira como estão a desenvolver o projecto, admito que tenho imensas expectativas e espero não me desiludir. Não se esqueçam que o museu é um projecto a longo prazo (espero) e que há sempre (ou pelo menos espero que o façam assim) a parte fixa do museu e as chamadas exposições temporárias... dessa forma com o passar dos anos vamos conseguindo expor um pouco de tudo. Devemos também pegar na tal interactividade e ter por exemplo quadros interactivos que incluam muitas das coisas que não estão expostas (por modalidade ou por ano, por exemplo).

Aka

O Louvre não expõe mais de 5% do que tem, mas o Louvre não tem apenas taças de desporto.

Não peço destaque igual para todas, mas a grande maioria das menos relevantes bem que poderiam estar expostas ao estilo do que o Sporting faz no seu:


mochila

A solução passará possivelmente (e desejavelmente) por fazer exposições temporárias em que o acervo do Museu vai sendo exibido parcialmente, havendo uma exposição permanente renovada anualmente, com destaque para os troféus mais significativos.

JoRiMaPi

Aka, não gosto desse estilo. Parece que são todas iguais e nenhuma delas tem significado próprio.

Aka

Citação de: JoRiMaPi em 27 de Março de 2012, 03:12
Aka, não gosto desse estilo. Parece que são todas iguais e nenhuma delas tem significado próprio.

É preferível a ficarem num caixote.

SLB É O REI DO MUNDO

Citação de: Sharapova em 26 de Março de 2012, 23:51
the.lowlight gostei bastante dos teus posts. Consigo compreender perfeitamente a opinião do pcssousa, é bastante válida, mas não é viável. Teríamos de ter um armazém do tamanho do IKEA e mesmo assim não sei até que ponto seria possível... seria exagerado, quer queiramos quer não perderia o interesse, ninguém teria paciência para ver tudo... além de que existirão muitos outros objectos carregadíssimos de significado que também devem estar no museu. O que interessa é a qualidade do que será posto (e como), e isso muito mais do que a quantidade. Tudo está dependente da maneira como estão a desenvolver o projecto, admito que tenho imensas expectativas e espero não me desiludir. Não se esqueçam que o museu é um projecto a longo prazo (espero) e que há sempre (ou pelo menos espero que o façam assim) a parte fixa do museu e as chamadas exposições temporárias... dessa forma com o passar dos anos vamos conseguindo expor um pouco de tudo. Devemos também pegar na tal interactividade e ter por exemplo quadros interactivos que incluam muitas das coisas que não estão expostas (por modalidade ou por ano, por exemplo).

Gosto bastante dessa ideia da exposição temporal. Bem visto Sharapova e mochila :)



Eu por acaso gosto bastante da forma como o sporting expôs essas taças. Agora, não sei é se no espaço onde vai ficar o museu dá para organizar dessa forma. Até porque o museu não é só para taças. É para camisolas, bolas, galhardetes, quadros, medalhas, faixas, capas de jornais, calçado, isto tudo de várias modaldidades.

the.lowlight

Eu continuo a achar que podemos fazer muita coisa mal, ou alguma coisa bem. Não se esqueçam que, para qualquer dos efeitos, isto é um museu. Qualquer museu interessante não é um depósito de peças. Se assim for, as pessoas à 24ª taça estão a passar sem ver o que representaram.
A imagem que colocaram aí é bem ilustrativa. Mas isso tem algum significado? São taças, ponto final. Ninguém sabe do que são...se foi ping pong juvenil ou campeonato de andebol... parece cena de clube que quer provar "Não, nós ganhámos mesmo cenas!!"
Já para não falar que isso é tudo muito bonito ao inicio...daqui a 3 meses isso está com um pó que nem dá para ler o que diz no troféu.

Parece-me óbvio que para revelar, até para o turista que não conhece, a grandeza de trofeus conquistados pelo clube temos que o fazer com as taças, mas ao mesmo tempo não tornar o museu um mero depósito de taças....é algo no meio termo.

Tenho receio que estejam a levar este projecto de forma leviana...este é um museu para o futuro e se começamos já atrasados, daqui a 10 anos vai ser uma sala abandonada. Isto, para além da importância lógica que tem, pode ser uma fonte de receitas bastante interessante...

Aka

Citação de: the.lowlight em 27 de Março de 2012, 03:33A imagem que colocaram aí é bem ilustrativa. Mas isso tem algum significado? São taças, ponto final. Ninguém sabe do que são...se foi ping pong juvenil ou campeonato de andebol... parece cena de clube que quer provar "Não, nós ganhámos mesmo cenas!!"

Continuo a achar que tem mais significado do que tê-las escondidas num armazém, dentro de caixotes. Assim sempre têm "utilidade" e dão um ar de alguma grandeza.


Citação de: the.lowlight em 27 de Março de 2012, 03:33Já para não falar que isso é tudo muito bonito ao inicio...daqui a 3 meses isso está com um pó que nem dá para ler o que diz no troféu.

Ah! Agora sim estás a ir ao que interessa: o Benfica não está na disposição de gastar dinheiro na manutenção de tudo.

iSLBenfica

Este museu tem de ficar à altura da grandeza deste clube. Tem de ficar algo soberbo, um espaço fantástico, de lazer, que cative publico e acima de tudo, que consiga mostrar toda a nossa história.

the.lowlight

Mas Aka, não achas que seria uma opção plausível termos, por exemplo, uma sala de exposições temporárias, onde se poderia dar o devido relevo a essas conquistas de vez em quando? É que o Benfica ainda vai durar muitos anos...podemos ir revelando, convenientemente, os troféus todos ao longo dos anos. É mais um motivo para se revisitar. E ficam guardados ou a serem restaurados, porque não acredito que 18 pessoas já 'limparam' 22 mil trofeus.
O futebol, sendo desporto rei, merece esse espaço... as outras, fica complicado ter tudo, acho. É que nos 22 mil trofeus estão taças de campeões regionais de sub 15 em hoquei, imaginemos. Não quero tirar relevância ao esforço dos nossos atletas, mas sendo objectivo, o interesse para um museu é muito menor do que outros  'artefactos'. Aqui é sempre a questão da alternativa, visto termos de ceder em algum lado...