Museu Benfica: Cosme Damião

SLB É O REI DO MUNDO

Há taças que inevitavelmente ficam guardadas. Outras vão para umas vitrines mais interiores. Estou com grandes expectativas para ver o que vai ser este museu. Espero mesmo chegar e ficar de pau duro a olhar para o museu.

Aka

Citação de: the.lowlight em 27 de Março de 2012, 03:43
Mas Aka, não achas que seria uma opção plausível termos, por exemplo, uma sala de exposições temporárias, onde se poderia dar o devido relevo a essas conquistas de vez em quando? É que o Benfica ainda vai durar muitos anos...podemos ir revelando, convenientemente, os troféus todos ao longo dos anos. É mais um motivo para se revisitar. E ficam guardados ou a serem restaurados, porque não acredito que 18 pessoas já 'limparam' 22 mil trofeus.
O futebol, sendo desporto rei, merece esse espaço... as outras, fica complicado ter tudo, acho. É que nos 22 mil trofeus estão taças de campeões regionais de sub 15 em hoquei, imaginemos. Não quero tirar relevância ao esforço dos nossos atletas, mas sendo objectivo, o interesse para um museu é muito menor do que outros  'artefactos'. Aqui é sempre a questão da alternativa, visto termos de ceder em algum lado...

Por um lado sim, por outro tenho algumas dúvidas.

A ideia de fazer exposições temporárias de taças menores tem a sua piada, mas a grande maioria das pessoas só irá ao museu uma ou duas vezes na vida (se é que vai). Isso significa que as histórias que acompanham esses troféus só irão ser conhecidas pelo pequeno número de pessoas que irá ver essa exposição em específico. As pessoas que poderão ver tudo são aquelas que passam a vida à volta do estádio, são poucas. Portanto, acaba por se tornar algo irrelevante e não se "espalha" pelos benfiquistas, não tem o efeito pretendido.

E não serão, certamente, exposições de troféus "menores" que irão trazer pessoas ao museu.

Aka

O Museu deveria funcionar de acordo com a maneira de pensar dos benfiquistas. O benfiquista tem um orgulho enorme na quantidade absurda de troféus que o clube conquistou e tem um desejo grande de as ver todas. É ou não é verdade? E é também por isso que acho que deveriam estar todas lá, porque é o que o benfiquista quer ver, é isso que o puxa, mais do que exposições temporárias.

the.lowlight

Eu quando me referia a essas exposições não era necessariamente trofeus menores, mas simplesmente trofeus duma modalidade especifica, por exemplo. Uma coisa bem feita, com diferentes suportes media e os respectivos trofeus conquistados naquela modalidade. Imaginemos todos os campeonatos de Basket, Taças, etc...

Aka

...

Não vão fazer isso já no definitivo?


Ai a porra...

the.lowlight

O Benfica, em seniores masculinos, títulos oficiais acho que tem por volta de 55 troféus. Mas se colocar camadas jovens, basket feminino, trofeus não oficiais, etc...não sei.

Aka

Mas, eu espero que até os troféus das modalidades já tenham a acompanhar suporte multimédia e que não estejam apenas numa estante com umas três fotos grandes a preto e branco atrás. Se é preciso esperar por exposições temporárias para isso...

Sharapova

#532
Citação de: Aka em 27 de Março de 2012, 04:02
Citação de: the.lowlight em 27 de Março de 2012, 03:43
Mas Aka, não achas que seria uma opção plausível termos, por exemplo, uma sala de exposições temporárias, onde se poderia dar o devido relevo a essas conquistas de vez em quando? É que o Benfica ainda vai durar muitos anos...podemos ir revelando, convenientemente, os troféus todos ao longo dos anos. É mais um motivo para se revisitar. E ficam guardados ou a serem restaurados, porque não acredito que 18 pessoas já 'limparam' 22 mil trofeus.
O futebol, sendo desporto rei, merece esse espaço... as outras, fica complicado ter tudo, acho. É que nos 22 mil trofeus estão taças de campeões regionais de sub 15 em hoquei, imaginemos. Não quero tirar relevância ao esforço dos nossos atletas, mas sendo objectivo, o interesse para um museu é muito menor do que outros  'artefactos'. Aqui é sempre a questão da alternativa, visto termos de ceder em algum lado...

Por um lado sim, por outro tenho algumas dúvidas.

A ideia de fazer exposições temporárias de taças menores tem a sua piada, mas a grande maioria das pessoas só irá ao museu uma ou duas vezes na vida (se é que vai). Isso significa que as histórias que acompanham esses troféus só irão ser conhecidas pelo pequeno número de pessoas que irá ver essa exposição em específico. As pessoas que poderão ver tudo são aquelas que passam a vida à volta do estádio, são poucas. Portanto, acaba por se tornar algo irrelevante e não se "espalha" pelos benfiquistas, não tem o efeito pretendido.

E não serão, certamente, exposições de troféus "menores" que irão trazer pessoas ao museu.

Aka desculpa mas isso é utópico. Eu também gostava de papar muitas exposições temporárias que se fazem em Lisboa e não posso, acho que não é por aí. É preferível assim do que ter um museu estático durante 50 anos... se o objectivo é meter logo tudo, que visitas é que teremos depois? Os que nunca foram ficam todos contentinhos mas com o passar do tempo perderemos cada vez mais visitantes. Tem de haver sempre algo novo que chame a atenção para o museu.


fil85

Será que se pode meter o Emerson no Museu?

ANTI OSGAS


misteryeyes

Citação de: O_Glorioso em 01 de Fevereiro de 2012, 23:55
Eu queria era ver o projecto, dados concretos, fotografias, etc., para se ir analisando, mas só vejo é propaganda, elogios patetas e tretas afins.

Isto sim é que era de valor...

Tenho muita curiosidade em saber o que vai sair daqui, mas ao mesmo tempo tenho ainda mais medo.  :-X

pcssousa

Citação de: Sharapova em 27 de Março de 2012, 08:07
Citação de: Aka em 27 de Março de 2012, 04:02
Citação de: the.lowlight em 27 de Março de 2012, 03:43
Mas Aka, não achas que seria uma opção plausível termos, por exemplo, uma sala de exposições temporárias, onde se poderia dar o devido relevo a essas conquistas de vez em quando? É que o Benfica ainda vai durar muitos anos...podemos ir revelando, convenientemente, os troféus todos ao longo dos anos. É mais um motivo para se revisitar. E ficam guardados ou a serem restaurados, porque não acredito que 18 pessoas já 'limparam' 22 mil trofeus.
O futebol, sendo desporto rei, merece esse espaço... as outras, fica complicado ter tudo, acho. É que nos 22 mil trofeus estão taças de campeões regionais de sub 15 em hoquei, imaginemos. Não quero tirar relevância ao esforço dos nossos atletas, mas sendo objectivo, o interesse para um museu é muito menor do que outros  'artefactos'. Aqui é sempre a questão da alternativa, visto termos de ceder em algum lado...

Por um lado sim, por outro tenho algumas dúvidas.

A ideia de fazer exposições temporárias de taças menores tem a sua piada, mas a grande maioria das pessoas só irá ao museu uma ou duas vezes na vida (se é que vai). Isso significa que as histórias que acompanham esses troféus só irão ser conhecidas pelo pequeno número de pessoas que irá ver essa exposição em específico. As pessoas que poderão ver tudo são aquelas que passam a vida à volta do estádio, são poucas. Portanto, acaba por se tornar algo irrelevante e não se "espalha" pelos benfiquistas, não tem o efeito pretendido.

E não serão, certamente, exposições de troféus "menores" que irão trazer pessoas ao museu.

Aka desculpa mas isso é utópico. Eu também gostava de papar muitas exposições temporárias que se fazem em Lisboa e não posso, acho que não é por aí. É preferível assim do que ter um museu estático durante 50 anos... se o objectivo é meter logo tudo, que visitas é que teremos depois? Os que nunca foram ficam todos contentinhos mas com o passar do tempo perderemos cada vez mais visitantes. Tem de haver sempre algo novo que chame a atenção para o museu.
Estás a gozar, certo?
Estás a dar a entender que durante esses tais 50 anos o Benfica não conquistará troféus, é isso? aparentemente desde que a sala de trofúes saiu da sede histórica, em que o nº destes se estimava em 12 mil até hoje, em que se estimam em 22 mil estes aumentaram de forma exponencial.
Só neste ano de 2012 e Março ainda não terminou, já conquistámos titulos nacionais e europeus (e falo só do oficial)... estático? estás a gozar certamente.

dudaslb


SLBCARLOS

Citação de: dudaslb em 30 de Março de 2012, 17:42
Citação de: ANTI OSGAS em 28 de Março de 2012, 09:45
Citação de: fil85 em 28 de Março de 2012, 09:43
Será que se pode meter o Emerson no Museu?

E o sr treinador?
Só o ego do JJ ocupava logo o museu todo.
nao chegava, tinham que expandir para um dos pavilhoes.

por isso o interresse em comprarem o pavilhao atlantico.